Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Gêneros do Substantivo: Masculino e Feminino

 

19/06/2014

Autor y Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Interpretar o texto proposto;
  • Ler e interpretar uma narrativa;
  • Perceber e comparar finalidade de um texto;
  • Diferenciar masculino de feminino;
  • Conhecer a regularidade da escrita de nomes masculinos e femininos;
  • Classificar e identificar os substantivos de acordo ao gênero;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler, de interpretar: ilustrações, pequenos textos e histórias. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los. 

Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>.  Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 02 de jun. 2014. 

Sítio: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 02 de jun. 2014. 

Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Conversando com a turma

Professor, para a presente aula, inicie com a turma organizada em uma roda de conversa, para que os alunos troquem experiências e argumentem sobre o que sabem a respeito dos termos masculino e feminino. Explique a eles que os gêneros do substantivo masculino e feminino se referem a um conceito gramatical que classifica as palavras.

 Em seguida, apresente a narrativa Arca de Noé para os alunos.

arca

 A arca de Noé

Chovia muito. O plic...plic... das águas não parava.

Em breve, os animais morreriam afogados.

Nosso Senhor teve pena deles. Mandou que o velho Noé os abrigasse. Este morava em uma grande casa.

Em uma arca. Fora presente do Senhor.

O bondoso Noé sorriu. Depois abriu a porta de sua arca.

Para lá subiram os animais, aos casais... um animal masculino e outro feminino:

O galo e a galinha.

O peru e a perua.

O coelho e a coelha.

O pavão e a pavoa.

O macaco e a macaca.

Depois de alguns dias, a chuva parou. Uma pombinha branca foi ver a terra. Encontrou o sol a secá-la.

Então Noé abriu a porta da arca. De lá partiram os animais.

Foram para suas antigas moradas.

Até hoje vivem tranquilo.

Cada qual com sua companheira:

O bode e a cabra.

O porco e a porca.

O boi e a vaca.

O leão e a leoa.

O cavalo e a égua.

O carneiro e a ovelha.

O cão e a cadela.

Nazir Cardoso. Em: Revista Pedagógica Brasileria.

Fonte: Sítio: "Conect  na Educação Infantil, Criando e Contando Histórias – A Arca de Noé". Disponível em:<http://criandoecontandohistoria.blogspot.com.br/2014/01/a-arca-de-noe.html>.  (Neste sítio você encontrará o texto Arca de Noé de Nazir Cardoso). Acesso em: 06 de jun. 2014.

Professor, explique aos alunos que a narrativa se refere ao dilúvio, que segundo a Bíblia foi uma grande enchente que ameaçou extinguir a vida na terra.

Posteriormente, promova uma discussão com eles sobre o texto.

  • O que mais lhe chamou a atenção na narrativa?
  • Você já conhecia a história?
  • Como foi que Noé ficou sabendo que as águas haviam abaixado?
  • Dos animais que subiram na arca quais eram masculinos? E quais eram femininos?

Professor, como forma de registro peça aos alunos que respondam as atividades no caderno de Língua Portuguesa.

 

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

01-  O que significa o “plic...plic... das águas” a que o texto se refere?

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

02-  Se você fosse Noé que bichos colocaria na arca?

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

03-  Como você imagina que os animais viviam dentro da arca? Desenhe-os.

 

 

04-  Observe os casais de animais que subiram na arca e complete o quadro com os nomes de alguns animais formando os casais:

 

NOMES DOS ANIMAIS MASCULINOS

NOMES DOS ANIMAIS FEMININOS

 

 

GALO

 

GALINHA

 

PERU

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

05- Troque ideias com seus colegas e escreva a que conclusão vocês chegaram sobre os

nomes que vocês escreveram no quadro.

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

       06-  Escreva o feminino das palavras a seguir:

Padrasto:______________________

Carneiro:______________________

Zangão:_______________________

Padrinho:______________________

Rei:__________________________

a)      As palavras que você escreveu há apenas nomes de animais?

________________________________________________________________

b)      O que aconteceu com os nomes quando você passou para o feminino?

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

 

Fonte da imagem - Acervo da própria autora.

Professor, proponha aos alunos a confecção dos personagens da arca de Noé. Faça um sorteio dos pares de animais que aparecem na história.  

Leve para a sala de aula materiais de artes como: papéis coloridos cola colorida, tinta guache, pincéis, cola tesoura dentre outros que achar necessário para os alunos usarem sua criatividade.

Depois faça uma exposição no pátio da escola.

 

2ª Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, para a presente aula, retome com os alunos o conteúdo estudado na atividade anterior e brinque com eles o jogo da mímica.

Antes de iniciar o jogo, escrevam em pequenos cartões, os substantivos que os alunos deverão imitar. Por exemplo: macaco, mãe, galo, ovelha e assim por diante.

Em seguida, divida a turma em duas equipes e cada vez, uma tenta adivinhar o que um dos seus integrantes está imitando. Se conseguir, marca pontos e joga de novo, se não, passa a vez para a outra equipe. Enquanto o colega do grupo adversário está fazendo a mímica o outro marca o tempo para que adivinhem.

Observação: Os alunos não poderão falar o substantivo que está sendo imitado e sim o masculino ou feminino dele.

Professor, ao término da brincadeira convide os alunos para recortarem o jogo da memória. Separe a turma em duplas e entreguem a eles a impressão das figuras para que eles possam recortar e brincar.

 

jogo

Fonte: Sítio: "Fonaudiologia e Música – Jogo da memória – Masculino / feminino. Disponível em: <http://fonoaudiologiaemusica.blogspot.com.br/2013/05/jogo-da-memoria-masculinofeminino.html>. (Neste sítio, você encontrará a sugestão do jogo da memória masculino e feminino.). Acesso em: 06 de jun. 2014.

Ou se preferir:

 

jogo

Fonte: Sítio: "Smartkids – Jogo da memória Substantivos Heterônimos". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/masculino-e-feminino-jogo-da-memoria.html>.  (Neste sítio você encontrará o jogo da memória para imprimir, recortar e brincar.). Acesso em: 06 de jun. 2014.

Professor, depois que alunos brincarem proponha as seguintes atividades no caderno de Língua Portuguesa:

 

01-  Passe para o masculino as palavras abaixo:

A porca - _________________________________

A ursa - __________________________________

A pata - __________________________________

A vaca - __________________________________

A leoa - __________________________________

Quando você passou os substantivos para o masculino, o que foi preciso fazer? Explique com suas palavras.

_________________________________________________________________________________________________

02-  Preste bastante atenção! Se o substantivo estiver no masculino passe para o feminino. Faça o mesmo com o feminino.

a)      Cachorro branquinho:___________________________________________

b)      Senhor educado:_______________________________________________

c)      Galinha esperta:_______________________________________________

d)      Moça elegante: ________________________________________________

e)      Menino inteligente:_____________________________________________

·         Ao fazer as mudanças, o que você descobriu quanto às palavras que acompanham os substantivos.

___________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

 

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

3ª Atividade: Aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, acesse o sítio abaixo e apresente o vídeo aos alunos no Laboratório de Informática ou caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA, você poderá solicitar  que assistem o vídeo: A gramática Cantada, acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox).

video2

Fonte: Vídeo: "A gramática Cantada – Masculino & Feminino". Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_-OgGGXhowY>. (Neste sítio você encontrará  o  vídeo de uma música com ilustrações e explicações sobre o masculino e feminino.). Acesso em: 06 de jun. 2014.

Logo após, o vídeo  converse com os alunos sobre o que eles aprenderam a respeito dos gêneros dos substantivos masculino e feminino que as coisas, pessoas, animais, objetos, comida tudo tem nome. Esses nomes são chamados de substantivos e aparecem nos diferentes gêneros masculinos e femininos. Conforme o gênero de cada coisa, usamos  “o, um” para masculino e “a, uma” para feminino. Professor, elabore cartazes informativos com exemplo, para fixar na sala de aula o conteúdo ministrado. Veja uma sugestão:
 

cartaz

Fonte da imagem: Acervo da própria autora.

 

Organize os alunos em duplas e solicite que cada dupla elabore 6 frases, sendo três com exemplos no substantivo masculino e três no substantivos femininos, vocês poderão utilizar os exemplos da música cantada no vídeo ou criar outros. Registre as frases em seu caderno de Língua Portuguesa.

 

Atividade Complementar

APRENDENDO COM JOGO

 

Professor, caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá solicitar aos alunos que brinquem com o jogo: Masculino e Feminino . Auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), a seguir o sítio do jogo:

jogo

Fonte: Sítio: "Smartkids – Jogos – Masculino e Feminino Relacione".  Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/masculino-e-feminino-relacione.html>.  (Neste vídeo você encontrará o jogo que deverá relacionar os objetos aos seus respectivos baús.). Acesso em: 06 de jun. 2014.

Como registro, proponha aos alunos que em grupos, elaborem cartazes com figuras ou desenhos dos objetos que apareceram no jogo separando – os em colunas masculino e feminino.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que representem os cartazes com desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

Professor, o trabalho a ser realizado após o jogo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Sítio: "Infoescola Navegando e Aprendendo". Disponível em: <http://www.infoescola.com/portugues/flexao-de-genero-nos-substantivos/ >. (Neste sítio você encontrará o conceito gramatical do gênero do substantivo masculino e feminino.).  Acesso em: 06 de jun. 2014.

Sugestões de links para os alunos:

Sítio: "Smartkids – Para Colorir". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/masculino-e-feminino.html>.  (Neste sítio você encontrará atividades para imprimir, colorir e brincar.). Acesso em: 06 de jun. 2014.

Sítio: "Escola games - masculino e feminino. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/masculinoFeminino/ >. (Neste sítio você encontrará um jogo muito divertido sobre os gêneros masculino e feminino.). Acesso em: 06 de jun. 2014.

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; interpretar o texto proposto; ler e interpretar uma narrativa; perceber e comparar finalidade de um texto; diferenciar masculino de feminino; conhecer a regularidade da escrita de nomes masculinos e femininos; classificar e identificar os substantivos de acordo ao gênero; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ANA PAULA LIMA DUARTE MACHADO, E.E.E.M ALBERTO PASQUALINI , Rio Grande do Sul - dijo:
    anapldm@ig.com.br

    24/10/2015

    Cinco estrelas

    Excelente atividade, ainda consegui trabalhar meio ambiente!


  • Cristiane da Silva, Cristiane da Silva , Rio de Janeiro - dijo:
    cristianecresponascimento@hotmail.com

    22/06/2015

    Cinco estrelas

    Abordagem inteligente e conteúdo dinâmico. Parabéns!


  • Silvia Helena Ferreira, Centro de Referência Professor Fleury Santos , Ceará - dijo:
    fsilviasilva@bol.com.br

    24/11/2014

    Cinco estrelas

    aulas muito produtivas, dinamicas e chamativas. Ligar teoria e prática dentro da sala de aula surte um grande efeito. O lúdico vem aumentando a aprendizagem das crianças de desejável e satisfatória.


  • Jéssica , C.E. Dr Feliciano Sodré , Rio de Janeiro - dijo:
    jessica15cf@gmail.com

    21/08/2014

    Quatro estrelas

    Sua aula é ótima. Pude perceber que você trabalhou com o lúdico, que por sinal isso é ótimo, pois as crianças aprendem mais rápido, com a utilização de histórinhas também.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.