Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Brasil aos olhos da Copa do Mundo de Futebol

 

19/06/2014

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
  • Ampliar seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita;
  • Aprender sobre os símbolos pátrios;
  • Conhecer mais sobre a história da Copa do Mundo de Futebol no Brasil;
  • Conhecer as cidades sedes da Copa do Mundo de Futebol;
  • Desenvolver atitudes de colaboração em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 10 de junho 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Pátria amada Brasil!

Discutindo na rodinha: desencadeando o tema

Professor, comece a aula com um momento cívico se na sua escola este momento é feito semanalmente aproveite-o, se não, inicie a aula explicando aos alunos sobre o momento cívico que foi criado em 1936, no governo de Getúlio Vargas. A execução do Hino Nacional Brasileiro tanto nas escolas públicas quanto privadas tinha o objetivo de fazer com que as crianças aprendessem o Hino, além de demonstrar amor à pátria. Leve para a sala de aula a Bandeira do Brasil, coloque o Hino Nacional e oriente seus alunos sobre a posição adequada para cantar o Hino (mão direita sob o coração ou os dois braços para baixo ao lado do corpo), é recomendado para a apresentação dos símbolos do país- a Bandeira, as Armas Nacionais e o Hino - uma "atitude respeitosa" dos cidadãos. Traga também um cartaz com o Hino Nacional ou escreva-o na lousa para que possam acompanhá-lo.

 

Bandeira do Brasil

Fonte: Sitio: "OMDCG". Disponível em:<http://www.omelhordecamposgerais.com.br/oficial/index.php/component/k2/item/115-momento-c%C3%ADvico>. Acesso em: 13 de jun. 2014.

Após a execução do Hino, ainda em atitude respeitosa, faça com os alunos  uma rodinha e converse sobre o que eles entendem por "atitude respeitosa" dos cidadãos. Analisem cada uma das palavras com o auxílio  de um dicionário  para que possam formular o conceito da expressão acima. Aproveite para observar com os alunos, que uma mesma palavra tem várias definições, e cabe a quem consulta o dicionário escolher a mais adequada de acordo com o contexto.

 Atividades - aluna

Professor, monte com seus alunos um dicionário de apoio, onde poderão anotar as palavras e novas expressões que forem aprendendo durante as aulas. Sugestão: Use papel Kraft  com aproximadamente 1m e fixe-o em uma parede para que todos possam visualizá-lo e sempre que possível recorrer a ele  para anotar ou consultar alguma palavra já estudada.

 

DICIONÁRIO DE APOIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem do próprio autor.

 

Atividade de casa

Professor, aproveite a empolgação dos alunos com a Copa do Mundo Fifa 2014 e as informações que aprenderam nesta aula e proponha que, com a ajuda de seus familiares confeccionem uma Bandeira do Brasil e tragam na próxima aula para exposição. Dica: use o material que desejar e seja bem criativo. Se necessário, dê uma bandeira como modelo para eles.

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Brasil sede da copa do mundo: como tudo começou

Professor, entusiasme seus alunos com a exposição das bandeiras criadas por eles com suas famílias, escolha um corredor ou outro lugar de destaque na escola e coloque a identificação da turma, turno e professor. Veja alguns exemplos de bandeiras a seguir:

 

Bandeira do Brasil reciclavel

Fonte: Sitio: "Ideia criativa". Disponível em: <http://www.ideiacriativa.org/2012/08/fazendo-arte-com-bandeira-do-brasil.html>. Acesso em: 13 de jun. 2014.

 

Bandeira do Brasil - folhas

Fonte: Blog: "Borboletando". Disponível em:<http://meuamorvirtual.loveblog.com.br/image/135332452101-jpg/>. Acesso em: 13 de jun. 2014.

 

Bandeira do Brasil - papelao

Fonte: Sitio: "Espaço Educar". Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/11/bandeira-do-brasil-feita-com-rolinhos.html>.  Acesso em: 13 de jun. 2014.

 

Bandeira do Brasil - tampinhas

Fonte: Sitio: "Espaço Educar". Disponível em: <http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/11/bandeira-do-brasil-feita-com-rolinhos.html>. Acesso em: 13 de jun. 2014.

Um pouquinho da nossa história

A Copa do Mundo é um evento que ocorre de 4 em 4 anos, onde seleções de futebol do mundo todo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da FIFA – Federation International Football Association( a mais importante instituição de futebol do  mundo). Desde então a Copa do Mundo vem ocorrendo sempre sendo sediada por um país diferente, deixando de ocorrer apenas no período da 2ª Guerra mundial  entre 1942 a 1946. No ano de 1950 o Brasil foi escolhido para sediar a Copa  do Mundo, os brasileiros ficaram empolgados e chegaram inclusive a final contra o Uruguai. Os dois times jogaram no Maracanã terminando a partida com a derrota do Brasil de 2 x 1 para o Uruguai. Para ser sede da copa do mundo atualmente  existem vários critérios, envolvendo a eleição do país sede.No caso do Brasil, para sediar os jogos em 2014, como em outros países o processo foi  longo e bem criterioso,  tendo  iniciado em 2003, com o então Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva,para  só  então sediar a Copa do Mundo FIFA em 2014. O Brasil  se candidatou  e precisou  provar que teria condições de se preparar para sediar a copa, um evento de proporções homéricas.Assim começou o processo, inicialmente para ser aceito como sede,  e  posteriormente em preparar-se para receber tal evento. Professor você poderá se aprofundar no tema no sitio:Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_da_sede_da_Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014>. Acesso em: 13 de jun. 2014.   

 

ABC da Copa

Fonte: Sitio: "Memora Football. Disponível em: <http://www.memorafootball.com/shopping/es/press-literature/507-diario-abc-27-junio-1950-estadio-maracana-brasil-mundial-1950.html>. Acesso em: 13 de jun. 2014.

 

Professor, utilize o texto acima para introduzir o tema com os alunos.

Atividades - aluna

 

1 ) Marque com um (X) a alternativa  correta:

A) Ano que foi criada a Copa do Mundo:

(   ) 1945                    (   ) 2011

(   ) 1928                    (   ) 1945

 

B) Criou a Copa do Mundo:

(   ) Pelé                              (   ) Jules Rimet

(   ) Dilma Rousseff         (   ) Neymar Jr.

 

C) Primeira  vez que o Brasil sediou a Copa do Mundo:

(   ) 2014                 (   )1938

(   ) 1950                 (   ) 2003

 

D) A Bandeira Brasileira:

Bandeiras                                           

2) Observe a arena Mário Rodrigues Filho, conhecida como Maracanã em 2014. Escreva uma frase falando como você espera que sejam os jogos nesta arena.

 

Maracana

Fonte: Sitio: "Veo Verde". Disponível em: www.veoverde.com. Acesso em: 13 de jun. 2014.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Brasil aos olhos da Copa

Professor, comece a aula comentando sobre as cidades que irão sediar os jogos da copa em 2014 como elas vêm se preparando  exaustivamente, com atenção especial aos estádios, e como não poderia deixar de ser também os serviços que vem agregados como:  culinária, hotelaria, transporte, vestuário e pontos turísticos. Ao  todo são 12 as cidades que estão sediando as partidas da Copa são elas: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Natal, Fortaleza, Salvador e Recife. No site oficial da FIFA foi disponibilizado um mapa do Brasil  destacando as cidades que são sedes dos jogos. É possível observar à direita as 12 cidades com fotos de seus principais pontos turísticos  e o nome de seus respectivos estados.

 

Mapa do Brasil - Copa

Fonte: Sitio: "FIFA". Disponível em:<http://pt.fifa.com/ >. Acesso em: 13 de jun. 2014.

Conte aos alunos como todo este movimento da Copa alterou a rotina e toda a estrutura econômica da cidade. Pergunte se algum deles já conhece alguns destes estádios. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática. Peça que acessem o Google mapas e inicie uma visita às cidades da copa e seus respectivos estádios.

 

Alunos no computador

Fonte: Sitio: "Foto Search" Disponível em: <http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens/crian%C3%A7a-computador_2.html>. Acesso em: 13 de jun. 2014.

Atividades - aluna

Professor, após todo este tour  pelo Brasil peça que os alunos registrem  no caderno de História , o que aprenderam neste tour, o que viram de interessante, as curiosidades, enfim como foi ver o Brasil aos olhos da Copa do Mundo. 

Recursos Complementares

Sítio: "Super Esportes que utiliza gráficos para contar a história das copas". Disponível em:  <http://www.superesportes.com.br/app/1,307/2014/02/06/noticia_copa_do_mundo,275833/site-utiliza-material-grafico-para-contar-historia-da-copa-do-mundo.shtml>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Sítio: "Portal do professor. MEC".  Aula "Aprendendo com a copa do mundo de futebol. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54655>. Acesso em: 05 de jun. 2014. Aborda a história da Copa do Mundo de Futebol, o mascote da Copa do Mundo no Brasil/2014, dentre outras informações interessantes.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; conheceram mais sobre a história da Copa do Mundo de Futebol no Brasil e também sobre os símbolos pátrios. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.