27/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
No laboratório de informática
Pedir aos alunos que abram o recurso “Estrutura dos vírus”
E depois de visualizarem este recurso, que os alunos abram o recurso “Ciclo lítico”.
Após a visualização dos recursos, peça aos alunos para pesquisar as principais doenças causadas por vírus e as características que os vírus possuem para serem denominados de seres vivos.
Sites recomendados:
Canal Kids, um texto bem compreensível para crianças entenderem o que é vírus. http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/biologia/vocesabia/index.htm
O que a descoberta do DNA como material genético tem a ver com vírus? Leia o texto e descubra. http://cienciahoje.uol.com.br/view/1913
A diferença entre vírus e virose, a origem dos vírus e se eles são ou não seresv vivos, você descobre lendo este artigo.http://www.publisaude.com.br/portal/content/view/126/2/
Página sobre vírus. http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/virus.htm
Página que mostra em animação o ciclo do vírus da AIDS, o HIV. http://www.roche.pt/sida/virus/life.cfm
Atividade em Sala de Aula
Atividade 1: Peça aos alunos que comparem as semelhanças e diferenças entre os vírus que afetam os seres vivos e os vírus que afetam os computadores. Os alunos podem explicar na forma de redação ou de mapas conceituais. Para a confecção de mapas conceituais, é interessante usar do programa CMap Tools.
Atividade 2: A idéia aqui é trabalhar os conceitos aprendidos com a criatividade dos nossos alunos. Você contará a eles o início de uma história e eles deverão terminá-la, usando para isto pelo menos 50% dos conceitos aprendidos na aula (O mapa conceitual é muito bom para ajudá-los nesta tarefa). Eles poderão apresentar esta tarefa no formato de redação impressa, ou em um blog, previamente aberto por você e com permissão para que eles comentem o fechamento da história.
O exemplo que dou em seguida é de uma história do ponto de vista dos três envolvidos em uma virose – o vírus, a célula infectada e a célula linfócito, produtora do anticorpo.
“Um dia daqueles
Autora: Andrea da Silva Castagini
O vírus: Vinha eu perambulando sozinho pelos vasos sanguíneos de um indivíduo qualquer, sabendo que meu tempo era curto, quando eu a vi... Sozinha e redonda, linda e inocente. Uma célula comum. Cheguei até ela com o meu melhor discurso, quem sabe eu tinha encontrado o que tanto precisava?
A célula: Eu estava na circulação sanguínea, cumprindo minhas atividades diárias quando eu o vi. Tão diferente de tudo que já havia visto antes... Ele se aproximou e parecia ser muito interessante. Sua proposta era tentadora... Prometeu que eu sentiria coisas nunca imaginadas com ele. Eu pensei muito, já haviam me falado para não conversar com estranhos, mas a curiosidade era muito grande....
O linfócito: Meu trabalho é proteger o organismo. Sou a tropa de elite do corpo, se eu vejo um ser estranho, acabo com ele. Infelizmente, acabo com a célula que está com ele também. Baixas necessárias para a saúde do corpo. A central havia dado o aviso de um espertinho perambulando pelo corpo. Ainda não sabia se era uma bactéria ou um vírus. Tinha que estar alerta no meu setor....”
A partir deste ponto os alunos complementam com as ações do vírus, da célula infectada e do linfócito. Lembrando que eles devem completar todo o ciclo lítico na história.
A imagem que segue abaixo refere-se a uma planilha de rubrica que pode ser uti lizada para avaliar os alunos e suas produções.
Nome | Tipo |
---|---|
Ciclo lítico | Animação/simulação |
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!