Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os passarinhos e suas curiosidades

 

21/07/2014

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir diferentes tipos de passarinhos;
  • Analisar o habitat dos passarinhos;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Produzir textos a partir do tema trabalhado;
  • Reconhecer alguns gêneros textuais trabalhados;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Passarinhos!

 

Professor, o trabalho com o tema animais é fundamental uma vez que favorece o envolvimento do aluno com o seu processo de aprendizagem. Sendo assim, explorar as possibilidades de conhecer mais sobre os pássaros, viabiliza o contato do aluno com o meio ao seu redor e o instiga a preservar o meio ambiente. Para isso, é necessário buscar atividades que possam favorecer uma aprendizagem significativa do aluno favorecendo uma relação com a leitura e a escrita a partir do tema proposto. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Você sabia? O trabalho com temas do interesse do aluno favorece o envolvimento do aluno, se articulando com uma proposta que favorece diferentes tipos de registros e é um grande aliado no trabalho com o lúdico em sala de aula em prol da aprendizagem da leitura e da escrita (BRASIL, 2012.).

 

Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Que brincadeira é essa? E a alfabetização? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, 2012, p. 14-21. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de abr. 2014.

Aula3.1_Mar_2014

 

Fonte da imagem: Sítio: “Ranulpho”. Disponível em: <http://www.ranulphofazadiferenca.com.br/index.php?paginas_ler&noticias&cat=&id=398>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça um diálogo com a turma sobre as seguintes perguntas:

 

Quem já viu um passarinho? Como ele é?

 

Instigue a participação de todos e explore o que os alunos já sabem sobre passarinhos. 

 

Professor, providencie o livro abaixo e leia com a turma as poesias de José Paulo Paes.

 

Aula1.1_jul

Fonte: Sítio: “Saraiva”. Disponível em: <http://busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Jose-Paulo-Paes?PAC_ID=127108>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Após a leitura, organize os alunos em duplas e peça que escolham uma das poesias e façam uma ilustração no caderno de Língua Portuguesa.

 

Depois, providencie uma cópia do poema abaixo para cada aluno e solicite que façam a leitura do mesmo.

 

Passarinho fofoqueiro


Um passarinho me contou 
que a ostra é muito fechada, 
que a cobra é muito enrolada, 
que a arara é uma cabeça oca, 
e que o leão marinho e a foca...
Xô , passarinho! Chega de fofoca!

 

Fonte: Sítio: “Caravana Poética”. Disponível em: <http://www.caravanapoetica.com.br/varal_de_poesias/josepaulopaes_infantojuvenil.pdf>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

A partir da leitura do poema acima, converse com a turma sobre as questões abaixo:

 

  • O que entenderam do título do poema?
  • Por que o passarinho é fofoqueiro?
  • Quais são os animais que são mencionados no poema?

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e o sítio sugerido abaixo ou leve-os ao laboratório de informática:

 

Aula1.2_Jul

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/caprichos-de-um-passaro-arquiteto/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

A partir do sítio acima a turma poderá ouvir o som de diferentes passarinhos e também conhecer os seus nomes.

 

Quando terminarem de ouvir a gravação peça para cada aluno escrever no caderno de Ciências os nomes dos passarinhos que foram mencionados. Aproveite para trabalhar com o gênero textual "lista", este é um gênero textual muito importante no processo de alfabetização e  letramento, pois faz parte do cotidiano da criança, em casa e na escola:

 

  • João de Barro.
  • Gavião.
  • Uirapuru.
  • Curruíra.

 

Após escreverem os nomes organize os alunos em duplas e peça para que façam uma pesquisa sobre cada um dos passarinhos que descobriram. Para isso, as duplas poderão escolher apenas um dos passarinhos para fazer uma pesquisa aprofundada. Abaixo, sugerimos alguns sítios para consulta.

Aula1.8_mar_2014

Fonte: Sítio: “Info Escola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/aves/gaviao-harpia/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Aula1.9_Jul

Fonte: Sítio: “Abril”. Disponível em: <http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/blog/curiosidade-animal/uirapuru-verdadeiro-uma-ave-cercada-de-mitos-e-lendas/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Depois da pesquisa proponha um momento de troca de ideias sobre o que descobriram. Peça para cada dupla fazer um desenho representando o passarinho e escreva as principais características que encontraram. Em seguida afixe as produções no mural da escola.

 

Professor, assista com a turma ao vídeo abaixo para que descubram mais sobre o sabiá e principalmente a necessidade de viverem livres.

 

Aula1.8_Jul

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cqx_AdA-N5s>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Após assistirem ao vídeo, peça para que cada aluno faça uma ilustração representando dois momentos de um passarinho:

 

Passarinho livre

Passarinho preso na gaiola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois que fizerem o registro, peça para que apresentem para o grupo o trabalho e explique o significado de cada ilustração. 

Agora, troque os desenhos entre os colegas e peça para  cada aluno fazer uma produção de texto a partir da ilustração do colega. Para isso, os alunos poderão utilizar o caderno de Língua Portuguesa. Quando todos terminarem proponha um momento de leitura das histórias na turma. 

 

Professor, entregue para cada aluno uma folha de papel colorido e auxilie-os a acessarem o sítio abaixo para que façam a dobradura do pássaro sugerido.

 

Aula1.3_Jul

Fonte: Sítio: “Crianças Uol”. Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/album/passarodapaz_passoapasso_album.jhtm>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Professor, depois que todos os alunos conseguirem fazer a dobradura, faça uma pesquisa no sítio abaixo para  descobrirem mais sobre o pássaro Tsuru. 

 

Aula1.4_Jul

Fonte: Sítio: “Significados”. Disponível em: <http://www.significados.com.br/tsuru/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Após descobrirem as curiosidades sobre o Tsuru, que tal pedir para cada aluno fazer um resumo sobre o que aprendeu e também um desenho do pássaro estudado? Para isso, a turma poderá utilizar o caderno de Ciências. Depois que cada aluno fizer o registro, peça que socializem suas respostas com a turma.

 

Como os passarinhos fazem seus ninhos?

 

Agora, auxilie os alunos a investigarem sobre como são feitos os ninhos dos passarinhos. Para isso, leia os textos online com a turma e assistam ao vídeo disponível no sítio abaixo:

 

Aula1.6_Jul

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/caprichos-de-um-passaro-arquiteto/ >. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Aula1.7_Jul

Fonte: Sítio: “Veja Abril”. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/passaros-constroem-ninhos-baseados-na-experiencia-nao-na-genetica-afirmam-cientistas>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Aula1.8_mar_2014

Fonte: Sítio: “Info Escola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/aves/andorinha/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

 

Aula5.6_mar_2014

Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-o-joaodebarro-constroi-sua-casa>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Após descobrirem mais sobre como os ninhos de passarinhos são feitos, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Proponha que cada grupo colete materiais no pátio da escola ou mesmo tragam de suas residências, para construírem um ninho.

 

Quando todos os grupos terminarem, faça um momento de socialização dos trabalhos e peça para cada grupo explicar como fizeram o ninho.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, faça uma cópia da letra da música abaixo e auxilie os alunos na leitura da mesma. Cante e dance com a turma.

 

Baile dos Passarinhos

A Turma do Balão Mágico

 

Passarinho quer dançar
O rabicho balançar
Porque acaba de nascer
Tchu tchu tchu

Passarinho quer dançar
Quer ter canto pra cantar
Alegria de viver
Tchu tchu tchu

Seu biquinho quer abrir
As asinhas sacudir
E o rabicho remexer
Tchu tchu tchu

Joelhinho vai dobrar
Dois saltinhos só pra ver
Vamos voar

É dia de festa
Dança sem parar
E depois voar no azul
Cruzar de norte a sul
O céu e o mar

Passarinho quer dançar
O rabicho balançar
Porque acaba de nascer
Tchu tchu tchu

No seu ninho dançará
Passarinho passará
A alegria de viver
Tchu tchu tchu

Seu biquinho quer abrir
As asinhas sacudir
E o rabicho remexer
Tchu tchu tchu

Joelhinho vai dobrar
Dois saltinhos só pra ver
Vamos voar

É dia de festa
Dança sem parar
E depois voar no azul
Cruzar de norte a sul
O céu e o mar

Fonte: Sítio: “Letras Mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/a-turma-do-balao-magico/766234/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Após a exploração da letra da música, solicite que cada aluno registre em forma de desenho utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint). Explique para a turma que os alunos deverão fazer um registro de cada parte da letra da música. Se preferir, também poderá utilizar a atividade abaixo fazendo uma cópia para cada aluno:

 

 

Letra da música

Ilustração

 

Passarinho quer dançar
O rabicho balançar
Porque acaba de nascer
Tchu tchu tchu

 

Passarinho quer dançar
Quer ter canto pra cantar
Alegria de viver
Tchu tchu tchu

 

Seu biquinho quer abrir
As asinhas sacudir
E o rabicho remexer
Tchu tchu tchu

 

Joelhinho vai dobrar
Dois saltinhos só pra ver
Vamos voar

 

É dia de festa
Dança sem parar
E depois voar no azul
Cruzar de norte a sul
O céu e o mar

 

No seu ninho dançará
Passarinho passará
A alegria de viver
Tchu tchu tchu

 

 

Após realizarem a atividade proposta, faça um momento em que, cada aluno apresente para a turma a sua própria produção. Ao final, organize um painel para expor as atividades da turma de forma que possam observar as construções dos colegas.

 

Olha o passarinho! 

 

Professor, faça um passeio com a turma pela escola ou em um local em que tenha a presença de passarinhos como um parque arborizado. Organize os alunos em duplas e peça para que registrem por meio de fotos, os passarinhos que encontrarem.  Para fotografar utilize a câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, solicite que utilizem câmeras digitais, selecionando o modo de fotografar.

 

Em sala de aula, peça para  cada dupla apresentar as imagens que conseguiram, para a turma, e tentem descobrir os nomes dos passarinhos encontrados. Depois, se possível, convide um biólogo para conversar com a turma sobre os tipos de passarinhos encontrados e suas características.

 

O que os passarinhos gostam de comer?

 

Agora, descubra o que os passarinhos gostam de comer. Para isso, a turma poderá explorar os sítios abaixo:

 

Aula5.6_mar_2014

Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-os-passaros-encontram-as-minhocas-debaixo-da-terra>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 
Aula5.17_Jul
 
 
Fonte: Sítio: “Toda Biologia”. Disponível em: < http://www.todabiologia.com/zoologia/aves.htm>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
 

Após a exploração dos sítios, solicite que os alunos façam um desenho no caderno de Ciências representando o que os passarinhos gostam de comer. Explique que terão como desafio desenhar e escrever os nomes dos alimentos.

 

Professor, organize os alunos em duplas e peça que acessem o sítio abaixo e se divertam com o jogo online.

 

Aula1.5_Jul

Fonte: Sítio: “Jogos UOL”. Disponível em: <http://mrjogos.uol.com.br/jogo/alimente-o-passarinho.jsp>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Depois de jogarem faça um momento de diálogo sobre o tipo de alimento para os passarinhos e o que acharam do jogo.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e peça que montem um álbum contendo o desenho dos passarinhos estudados, o nome e as características dos mesmos. Para isso, cada grupo poderá utilizar um caderno pequeno ou mesmo montar um caderno dobrando algumas folhas de papel em branco e grampeando o meio.

 

Crie com a turma um título para o trabalho, o qual deverá estar escrito na capa do material criado.

 

Agora, peça para cada grupo montar uma apresentação, a partir do álbum criado utilizando slides.

 

Orientações para elaboração dos slides

 

Cada grupo poderá utilizar laptop Classmate, acessando o programa KPresenter, seguindo os comandos: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação).

 

Este aplicativo está voltado para a criação de apresentações por meio de slides. Auxilie os alunos a escolherem no programa KPresenter a opção “Apresentações na Tela” e o slide modelo KDE e clicarem no botão do lado direito “Usar Este Modelo”.

 

Cada grupo poderá escolher um título para sua apresentação inserindo-o ao slide por meio de um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo.

 

Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo: “Passarinho”.

 

Instrua os alunos a inserirem um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e Clicarem em OK. Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque as partes que serão apresentadas.

 

Agora você deverá orientar os alunos, que insiram as imagens de acordo com a parte do álbum em cada slide.

 

Cliquem na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagens Passarinho) e escolham a imagem que representa o conteúdo de cada slide, cliquem em OK e com um clique com o cursor dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente. Repitam o processo para inserirem as outras imagens, em novos slides. Assim que terminarem, salvem o arquivo.

 

Para isso, cliquem em Aba Arquivo > Salvar. Para visualizar as apresentações cliquem na aba Apresentação > Iniciar.

 

Finalizado o trabalho, organize um momento na sala de aula para que cada grupo possa apresentar o trabalho. Para isso, providencie um aparelho de Data Show para projetar as imagens dos slides, para que possam ser visualizadas por todos os alunos.

 

Vocês poderão convidar outras turmas para assistirem as apresentações e aprenderem mais sobre os passarinhos.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Smart Kids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/cadeia-alimentar-quiz.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Super Abril”. Disponível em: <http://super.abril.com.br/cotidiano/aves-fazem-xixi-440940.shtml>. Acesso em: 05 de jul. 2014. 

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como: a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos descobriram mais sobre os passarinhos, se ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.