Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Histórias sobre animais: é com a leitura que vamos aprender mais

 

21/07/2014

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar atividades que envolvam leitura sobre animais;
  • Trabalhar com a escrita de nomes de animais;
  • Ampliar o vocabulário; 
  • Produzir textos a partir do tema trabalhado;
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Histórias sobre animais

 

Professor, o tema animais faz parte da vida cotidiana dos alunos. Por isso, conhecer histórias sobre os animais pode favorecer o contato do aluno com novos conhecimentos que despertem o interesse de cuidar dos animais. Além disso, trabalhar com um assunto  próximo ao dia a dia da turma pode trazer oportunidades de envolvimento dos alunos com a leitura e a escrita. Sendo assim, propomos a presente aula para que os alunos possam experienciar momentos de reflexão, de alegria, e vivenciar um trabalho em equipe, a partir das múltiplas relações com o sistema alfabético de escrita. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Informações ao professor

 

Você sabia? O estudo de temas que participam da cultura da criança favorece a sua inserção crítica e também consciente na sociedade por meio da condição de ser letrado, configurando na utilização social da leitura e da escrita nos diferentes contextos que vivencia. Aprender a ler e a escrever é um processo social constituído pela própria vida cotidiana da criança e sua aprendizagem necessita estar em consonância com uma função e utilização na vida.

 

Para saber mais consulte o material abaixo:

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Peça para cada aluno contar alguma história real que envolva animais. Instigue a participação de todos.

 

Em seguida, proponha uma brincadeira.  Entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e um lápis de escrever. Explique que, enquanto a música estiver tocando, os alunos deverão fazer um desenho de algum animal. Quando a música parar de tocar, todos trocarão de  folha de papel com o colega da direita. A brincadeira continua até que o desenho de cada aluno volte para o seu dono inicial.

 

Ao final da brincadeira, faça um momento de diálogo sobre qual animal cada aluno havia iniciado o desenho e qual animal ficou mais parecido ao final.

 

Agora, organize os alunos em duplas e entregue aleatoriamente os trabalhos anteriores para cada dupla. Explique que terão como desafio elaborar uma história sobre animais a partir dos desenhos recebidos. Para isso, cada aluno poderá utilizar o caderno de Língua Portuguesa.

 

Ao final, cada dupla poderá ler sua história para a turma.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, providencie o livro abaixo do autor José Paulo Paes, intitulado de “Olha o bicho”.  Faça a leitura com a turma e peça aos alunos que prestem muita atenção nos tipos de animais que aparecerem em cada poesia.

 

Aula5.18_Jul

Fonte: Sítio: “Livraria Cultura”. Disponível em: <http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=29401706>. Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

Depois, faça uma lista na lousa dos nomes dos animais que apareceram na história, dentre os quais citamos:

 

  • Formiga;
  • Arara;
  • Tatu;
  • Jacaré;
  • Tamanduá;
  • Cutia.

 

Com a lista pronta, organize os alunos em duplas e peça  que escolham um dos animais. Agora, solicite que façam um desenho representando o animal e escrevam o que já sabem sobre o mesmo. Tal trabalho poderá ser feito no caderno de Ciências.

Depois, solicite ainda, que façam uma pesquisa na internet sobre o animal escolhido e elaborem um novo desenho, bem como escrevam o que descobriram sobre o animal. Se preferir, poderá entregar uma cópia da atividade abaixo para cada aluno. A seguir também sugerimos alguns sítios para pesquisa:

 

Desenho do animal escolhido

O que já sabemos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenho do animal pesquisado

O que descobrimos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aula2.1_jul

Fonte: Sítio: “InfoEscola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/repteis/jacare/>. Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

Aula2.3_Jul

Fonte: Sítio: “InfoEscola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/mamiferos/tamandua-bandeira/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

 

Aula5.16_Jul

Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/arara.htm>. Acesso em: 05 de jul.  2014.

 

Após terminarem o trabalho, peça  que o apresentem para a turma.

 

Professor, proponha aos alunos a elaboração de uma frase para cada um dos animais da lista e que tenha relação com a pesquisa realizada. As frases poderão ser registradas no caderno de Língua Portuguesa e depois socializadas com o grupo.

 

Animal de estimação? Vamos descobrir!

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem os sítios abaixo e assistirem aos vídeos sugeridos ou utilize um projetor multimídia.

 

Aula2.4_Jul

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=q7dC_DnY17E>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Aula2.5_Jul

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FOzpGy45mQM>. Acesso em: 05 de jul. 2014.

 

Após assistirem aos vídeos, converse com a turma sobre quais animais podem ser criados em casa. Depois, faça uma lista com a turma sobre as características de um animal de estimação. A lista poderá ser feita no caderno de Ciências e também em uma cartolina para ser afixada no mural da escola, de forma que toda a comunidade escolar possa ter acesso.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

O animal que tenho medo!

 

Professor, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e explique que cada um deverá fazer um desenho representando o animal que mais teme. Em seguida, os alunos deverão apresentar para a turma o animal desenhado e dizer os motivos pelos quais tem medo do mesmo.

 

Afixe os desenhos da turma em um mural da sala de aula, para que todos possam conhecer os animais mais temidos pelos colegas.

 

Agora, peça para cada aluno fazer uma pesquisa na internet sobre o animal que mais teme. Para isso, auxilie os alunos a identificarem os sítios para pesquisa, colocando inicialmente o nome do animal na barra de busca do sítio: www.google.com. É importante que os alunos encontrem imagens, características e os riscos que o animal apresenta para o ser humano.

 

Depois, peça para cada aluno fazer um resumo contendo as informações encontradas. O resumo poderá ser feito em uma folha de papel em branco, a qual poderá ser afixada no mural da sala de aula. Quando todos terminarem faça um momento de socialização dos trabalhos.

 

Diante do resumo e do conhecimento sobre o animal, peça para cada aluno elaborar uma história que tenha como personagem principal o animal que mais teme. Para isso, a turma poderá utilizar o caderno de Ciências. Na história, os alunos poderão expressar situações em que tenham medo do animal escolhido e como fazem para vencer o medo.

 

Ao final, peça para que leiam a história para a turma.

 

O animal que mais gosto!

 

Professor, solicite que cada aluno fale pelo menos um nome de animal que mais gosta. É importante favorecer a participação oral de todos. 

Em seguida, proponha que façam uma pesquisa na internet sobre o animal que mais gostam e depois utilizem o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint) para que façam um registro do animal que mais gostam. Mas, se a sua escola não possui os laptops do Projeto UCA, os alunos poderão fazer os desenhos em folhas de papel.

 

Professor, imprima os desenhos dos alunos e peça para cada um elaborar uma produção de texto sobre o animal escolhido. A produção de texto poderá ser realizada no caderno de Ciências e depois lida para os colegas.

 

Professor, entregue uma cópia da atividade abaixo para cada aluno. Preencha a tabela com os nomes dos animais que os alunos temem e que gostam.

 

Animais temidos

Animais que gostamos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a tabela preenchida peça que  façam um desenho representando cada animal da tabela. Para isso, auxilie os alunos a organizarem os nomes em ordem alfabética e depois fazer os desenhos dos animais.

 

Ao final, faça um momento para socialização dos registros. 

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize os alunos em duplas e peça que criem um dicionário de animais. Para isso, cada dupla poderá fazer uma pesquisa na internet de imagens e de características dos animais. A turma deverá fazer uma pesquisa e montar um arquivo no programa KWord ou outro editor de texto, contendo uma ou duas imagens de animais e digitar as características dos mesmos, contemplando todas as 26 letras do alfabeto.

 

Ao final, proponha que façam uma apresentação para a turma do trabalho realizado. O material digitalizado poderá ficar disponível no sítio da escola para consulta da comunidade escolar.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

. Sítio: “SmartKids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/animais-cao-fujao.html >. Acesso em: 03 de jul.  2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Mundo entre Patas”. Disponível em: <http://animais.mundoentrepatas.com/curiosidades-animais.htm>. Acesso em: 03 de jul.  2014.

Avaliação

Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, retome seus objetivos e verifique se foram concretizados, ou seja se as aprendizagens propostas foram efetivadas. Sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação os diálogos com os alunos e a análise de suas produções. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.