21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
· Compreender para que servem as vacinas para cachorros;
· Descobrir curiosidades sobre as vacinas;
· Investigar como é organizado um cartão de vacinação;
· Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;
· Ampliar o vocabulário;
· Conhecer palavras diferentes;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Vacina para cachorro!
Professor, a vacinação para os cachorros é um assunto de extrema necessidade para se trabalhar com os alunos, uma vez que, muitos convivem com tais animais e podem auxiliar na conscientização da necessidade da vacinação. Além do mais, a aprendizagem da leitura e da escrita a partir de temas de interesse dos alunos favorece o envolvimento dos mesmos e uma relação mais próxima com a aprendizagem. Vamos lá!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Você sabia? A utilização de atividades que possibilitam a criança pensar sobre as características do sistema alfabético de escrita favorece a sua reflexão e autonomia frente à sua própria escrita. Sendo assim, quando o tema é de interesse do aluno, o próprio envolvimento favorece uma relação mais profunda e elaborada com a leitura e a escrita.
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de jul. 2014.
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Fonte: Sítio: “Bicho Saudável”. Disponível em: <http://www.bichosaudavel.com/vacinas-em-caes-e-gatos-quando-e-quais-usar/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa, perguntando para os alunos o que sabem sobre vacinação. Instigue a participação de todos e depois faça a seguinte pergunta:
Os cachorros precisam de vacina?
Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e peça que dialoguem sobre o que sabem da vacinação dos cachorros. Entregue uma folha de papel em branco para cada grupo e solicite que escrevam ou façam um desenho representando o que conversaram.
Depois, faça um momento de socialização das respostas e afixe as produções no mural da sala de aula.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, investigue com a turma para que servem as vacinas e como elas funcionam no organismo. Para isso, a turma poderá ler os textos abaixo e assistir aos vídeos sugeridos, para descobrir como as vacinas funcionam em nosso organismo. Para isso, utilize um projetor multimídia ou leve-os ao laboratório de informática.
Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/saude/vacina/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2IxJ7xMqZt8>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KHFt_3j_rqU>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=hfkSORTX8_s>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Agora, que tal propor que a turma pense sobre as seguintes questões:
O que é vacina?
Como a vacina funciona em nosso corpo?
Para registrar as respostas, organize os alunos em duplas para que possam criar uma ilustração a partir do laptop Classmate, do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint). Cada dupla poderá criar uma forma de representar a resposta para as duas perguntas acima. Mas, se a sua escola não faz parte do Projeto UCA, leve-os ao laboratório de informática.
Quando terminarem o trabalho, proponha uma apresentação para a turma do que descobriram.
Professor, auxilie a turma a acessar os sítios sugeridos abaixo para que assistam aos vídeos e descubram quais vacinas os cachorros devem tomar:
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g5RrKYAzv5c>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=uOrDeCm-s9M>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Quando terminarem de assistir aos vídeos, proponha que em dupla, os alunos façam um relatório contendo informações sobre o que descobriram. Para isso, poderão utilizar o caderno de Língua Portuguesa.
Após terminarem o relatório, proponha que cada dupla realize a leitura da atividade para a turma.
Meu cachorro está doente?
Agora, investigue com a turma possíveis sintomas que os cachorros podem apresentar e que precisamos estar atentos para ver se é preciso levar ao veterinário.
Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/doenca-de-bicho/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Agora, organize os alunos em duplas e peça que criem uma lista contendo alguns sintomas que precisamos estar atentos para identificar a necessidade de levar o cachorro ao veterinário.
Quando todos terminarem, peça que apresentem para a turma. Em seguida, crie um cartaz com as produções da turma para ser afixado no mural da escola e favorecer a troca de conhecimentos com outras turmas da escola.
O que o veterinário faz?
Professor, investigue com a turma a função de um veterinário, para descobrirem mais sobre esta profissão. Para isso, sugerimos os sítios abaixo:
Fonte: Sítio: “Ciência na Mão”. Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=chc&cod=_quandocrescervouserveterinariocienciahojedascriancas150set2004>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Guia do Estudante”. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/medicina-veterinaria-686733.shtml>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Depois que explorarem os sítios acima, solicite que cada aluno escreva uma frase que envolva a palavra "veterinário". A atividade poderá ser feita no caderno de Língua Portuguesa. Ao final, cada aluno poderá ler a frase elaborada para a turma.
Trabalhando com gênero textual "lista"
Agora, crie uma lista com a turma de algumas funções de um veterinário. A lista poderá ser feita em uma cartolina, a qual deverá ser afixada no mural da sala de aula para possível consulta da turma.
Entrevistando um veterinário
Professor, podemos optar também por outras estratégias para os alunos conhecerem um pouco mais sobre os veterinários e as vacinas. A entrevista é uma excelente estratégia de investigação, mas ela demanda uma série de atividades. É importante envolver os alunos em todas as etapas.
Planejando a entrevista
Discuta com os alunos a possibilidade de entrevistarem um veterinário. Verifique se eles conhecem algum, assim você estará valorizando a participação deles e promovendo uma interação com a família, caso seja algum parente de seus alunos.
Decidam:
Professor, se a sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize os laptops dos alunos. Para filmar a entrevista, acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).
Para fotografar: utilize Wxcam ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ). Mas, se a sua escola não participa do Projeto UCA, utilize uma máquina fotográfica digital no modo filmar.
Após a entrevista, organize os alunos em duplas e peça que escrevam, no caderno de Língua Portuguesa, sobre o que o veterinário faz. Depois que todos terminarem, faça um momento de socialização com a turma.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, a partir do sítio abaixo a turma poderá descobrir os tipos de vacinas que os cachorros precisam tomar e o que cada uma previne:
Fonte: Sítio: “Tudo sobre cachorros”. Disponível em: <http://tudosobrecachorros.com.br/2012/03/vacinas.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Vamos construir um cartão de vacinação!
Professor, a partir das informações disponíveis no sítio acima, proponha para a turma a construção de um cartão de vacinação para os cachorros. Para isso, organize os alunos em quatro grupos e peça no dia anterior para os alunos que possuem cartão de vacinação de cachorro em casa, leve para a escola. Solicite que observem o cartão levado e também vejam alguns exemplos nos sítios abaixo:
Fonte: Sítio: “Site do Cachorro”. Disponível em: <http://www.sitedocachorro.com.br/documento/vacina/vacina.asp>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Pet Graf”. Disponível em: <http://www.petgraf.com.br/vacinacao.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Explique que dois grupos ficarão responsáveis para criar um cartão de vacinação e deixá-lo em branco e os outros dois grupos deverão estudar os tipos de vacina que os cães precisam tomar e anotá-las em um papel em branco.
Para os grupos que criaram o cartão de vacinação, disponibilize algum cachorrinho de pelúcia e peça que criem um nome para o mesmo e uma idade em que tenha que ser vacinado.
Os outros grupos que estudaram os nomes das vacinas, peça que organizem um mini pet shop para atender os outros grupos. Para isso, deverão investigar com o outro grupo a idade dos cachorros e descobrir qual a vacina que precisam tomar. Explique que também deverão preencher o cartão de vacinação com os dados do cachorro (nome do cachorro, nome do dono, idade, peso, assinalar a vacina que tomou, dentre outras).
Quando terminarem a dramatização, faça uma roda de conversa e descubra o que aprenderam e as dúvidas que surgiram.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, organize a turma em três grupos e peça para cada grupo escolher uma das etapas de vacinação para fazer uma apresentação para as outras turmas da escola. Para isso, os grupos poderão retomar as pesquisas já realizadas e escolher uma forma de apresentação, dentre as quais citamos:
Professor, no momento da apresentação sugerimos que filme os trabalhos para que a turma possa assistir posteriormente.
Sugestões de links para alunos:
.Sítio: “Blog do Cachorro”. Disponível em: < http://www.blogdocachorro.com.br/importancia-da-vacinacao-para-cachorro/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Folha Uol”. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u458629.shtml>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita, ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem.
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