21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
· Conhecer como os animais dormem;
· Descobrir curiosidades sobre a forma como os animais dormem;
· Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;
· Ampliar o vocabulário;
· Conhecer palavras diferentes;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
O sono dos animais!
Professor, o trabalho com a temática animais pode ser de interesse para os alunos e favorecer o envolvimento com as atividades de leitura e de escrita. Sendo assim, torna-se instigante desenvolver uma aula enriquecida com as curiosidades sobre o sono dos animais. Para isso, é necessário buscar atividades que possam favorecer uma aprendizagem significativa do aluno por meio de atividades instigantes que utilizem situações de leitura e de escrita como desafio para que eles avancem em suas hipóteses e agreguem novos conhecimentos. Vamos lá!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Você sabia? O estudo de temas que participam da cultura da criança favorece a sua inserção crítica e também consciente na sociedade por meio da condição de ser letrado, configurando na utilização social da leitura e da escrita nos diferentes contextos que vivencia. Aprender a ler e a escrever é um processo social constituído pela própria vida cotidiana da criança e sua aprendizagem necessita estar em consonância com uma função e utilização na vida.
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Fonte da imagem: Sítio: “FreePik”. Disponível em: <http://br.freepik.com/fotos-gratis/caixa-magica_22505.htm>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie uma caixa surpresa contendo algumas imagens de animais (leão, cachorro, gato, morcego, coruja, girafa e outros) em quantidade suficiente para cada dupla de alunos. Solicite que cada dupla retire da caixa uma imagem e a observe. Instigue os alunos a falarem sobre o que sabem.
Em seguida faça a seguinte pergunta:
Como o animal da imagem dorme?
Peça que as duplas dialoguem sobre o que sabem sobre a forma como o animal dorme.
Depois, entregue uma folha de papel em branco para cada dupla e peça que representem o que conversaram, ou seja, ilustrem a forma como o animal dorme.
Quando todos terminarem faça uma roda de conversa e peça para cada dupla explicar para a turma o seu próprio desenho.
Em seguida, afixe os trabalhos no mural da sala de aula.
Como dormimos?
Agora, instigue os alunos a refletirem sobre como gostam de dormir. Cada aluno poderá explicar para a turma a posição que gosta de dormir, o horário e até mesmo o que gosta de fazer para que o sono chegue.
Professor, acesse com a turma o sítio abaixo e descubra algumas curiosidades sobre o sono:
Fonte: Sítio: “Terra”. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/curiosidades-sobre-o-sono/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Após a exploração do sítio acima faça um momento de diálogo com a turma sobre o que descobriram.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Mas afinal o que é sono?
Professor, converse com a turma sobre o que é o sono e para que ele serve. Depois, acesse com a turma os sítios abaixo e auxilie os alunos na leitura dos textos online para que possam ampliar os conhecimentos sobre o sono.
Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/o-misterio-do-sono/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quanto-tempo-uma-pessoa-pode-ficar-sem-dormir>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Após a leitura do texto online peça que os alunos registrem no caderno de Ciências uma resposta para as perguntas abaixo. Para isso, a turma poderá estar organizada em duplas para que possam trocar ideias.
Quando todos terminarem as atividades, faça um momento de socialização das respostas para cada dupla ler sua produção para a turma.
Agora, ouça com a turma a gravação disponível no sítio abaixo para que descubram a relação entre o sono e a aprendizagem:
Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/bons-motivos-para-dormir/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Ao terminarem de ouvir a gravação, elabore com a turma uma lista de dicas para ter uma boa noite de sono.
Depois que a lista estiver pronta, os alunos poderão copiá-la no caderno de Ciências. Faça algumas cópias da lista e distribua pela escola para que a comunidade escolar possa aprender mais sobre o sono.
Atividade de casa
Professor, peça para cada aluno dialogar com seus familiares e descubra o tempo de sono de cada um, inclusive o seu próprio período de sono. Para isso, disponibilize a atividade abaixo.
Nome do entrevistado |
Horário que dorme |
Horário que acorda |
Tempo total de sono |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, retome a atividade de casa com a turma e descubra o tempo que cada um dorme. Disponibilize a tabela abaixo para cada aluno e preencha a mesma com a turma, a partir das informações do sono de cada um:
Nome do aluno |
Tempo de sono |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Depois de preenchida, a tabela poderá ser colada no caderno de Matemática.
Agora, pegue novamente as imagens dos animais na caixa surpresa e distribua-as para as duplas que as retiraram na roda de conversa.
Explique para a turma que terão como desafio realizar uma pesquisa sobre como tais animais dormem. Para isso, sugerimos os sítios abaixo:
Como as girafas dormem?
Fonte: Sítio: “Notícias UOL”. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/ultnot/bichos/ultnot/2011/05/25/biologa-explica-por-que-as-girafas-dormem-em-pe.jhtm>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Como os leões dormem?
Fonte: Sítio: “Planeta Sustentável”. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/bichos/animais-jeitos-diferentes-dormir-610999.shtml>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Como os gatos dormem?
Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-os-gatos-dormem-tanto>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Como os cachorros dormem?
Fonte: Sítio: “Animale”. Disponível em: <http://www.animale.me/quantas-horas-um-cachorro-deve-dormir-por-dia/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Como os morcegos dormem?
Fonte: Sítio: “Curto e Curioso”. Disponível em: <http://www.curtoecurioso.com/2014/06/por-que-os-morcegos-dormem-de-cabeca.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Como as corujas dormem?
Fonte: Sítio: “Bicho do Brasil”. Disponível em: <http://www.bichosbrasil.com.br/coruja-um-animal-com-os-olhos-bem-atentos/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Depois da pesquisa, peça para cada dupla fazer um novo desenho representando como o animal escolhido dorme e solicite que comparem com o primeiro desenho feito e afixado no mural da sala de aula, para que observem o que pode ter mudado a partir dos novos conhecimentos.
Quanto tempo dormem?
Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo ou leve-os ao laboratório de informática.
Fonte: Sítio: “Fio Cruz”. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=724&sid=2>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Projeto Amora”. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/projetoamora/areas-de-conhecimento-1/ciencias/mamiferos>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
A partir dos sítios acima a turma poderá realizar a leitura dos textos online e descobrir mais sobre o sono dos animais. Em seguida, proponha que cada dupla escolha cinco animais citados no texto online para preencher a tabela abaixo:
Nome do animal escolhido |
Tempo de sono |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Quando todos terminarem de preencher a tabela acima, solicite que respondam no caderno de Ciências:
Professor, se possível faça um momento de observação com a turma do sono de alguns animais. Para isso, a turma poderá visitar algum parque zoológico ou mesmo fazer a observação no ambiente escolar de animais como: passarinhos, gatos e outros. É importante que o alunos fiquem atentos ao modo como os animais dormem, tendo em vista a posição e o tempo do sono.
Como forma de registro, propomos que cada aluno faça um desenho e um resumo do que observou.
Brincadeira do sono!
Professor, organize a turma em dois grandes grupos. Distribua uma das tabelas abaixo para cada grupo.
Animal |
Tempo de sono |
Gato |
15 hora |
Boi |
4 horas |
Rato |
13 horas |
Elefante |
3 horas |
Foca |
6 horas |
Animal |
Tempo de sono |
Baleia |
1 hora |
Girafa |
2 horas |
Golfinho |
10 horas |
Leão |
18 horas |
Porco |
8 horas |
Peça que cada grupo organize os nomes dos animais na ordem do que dorme menos para o que dorme mais.
Depois, comece a brincadeira. Explique que cada grupo deverá falar o nome de um dos animais da tabela e o tempo que ele dorme. O outro grupo deverá consultar a sua própria tabela e dizer o nome de outro animal que dorme o mesmo tanto ou a mais que o animal do outro grupo. A brincadeira termina quando todos os nomes dos animais forem falados.
Agora, crie com a turma uma tabela única com todos os nomes dos animais, colocando em ordem do que dorme menos para o que dorme mais, ou seja em ordem crescente. A tabela poderá ser feita em uma cartolina e afixado no mural da sala de aula.
Em seguida, peça que os alunos coloquem os nomes dos animais em ordem alfabética. Para isso, a turma poderá utilizar o caderno de Língua Portuguesa.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo para que descubram mais sobre o sono dos animais.
Fonte: Sítio: “UOL”. Disponível em: <http://mais.uol.com.br/view/72snjh1nfaf3/papo-esperto-sobre-bichos-0402346CC49953E6?types=A>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Depois de assistirem ao vídeo, dialogue com a turma sobre o que descobriram.
Agora, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para cada grupo escolher quatro animais para representá-los dormindo. Para isso, disponibilize massas de modelar coloridas e peça que representem os animais escolhidos.
Depois que todos terminarem, faça um momento de apresentação dos trabalhos. Convide outras turmas para prestigiar o trabalho da turma.
Sugestões de links para alunos:
. Sítio: “O Brasileirinho”. Disponível em: <http://www.obrasileirinho.com.br/curiosidade-sobre-o-jeito-dos-bichos-dormirem/#.U7aoz_ldXzM>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/todos-bichos-dormem-736935.shtml#ad-image-0>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada aluno o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.
Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!