21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.
Informações ao professor
Professor, o folclore é comemorado no mês de agosto. Estimule os alunos a descobrirem as lendas folclóricas existentes na comunidade onde moram. Procure dialogar com a turma os aspectos da cultura brasileira ao longo do ano letivo e não apenas em datas comemorativas. Neste planejamento, trazemos um dos vários pontos a serem trabalhados em sala de aula: histórias folclóricas da cultura brasileira.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Motivando os alunos...
Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Professor, inicie a aula conversando com os alunos sobre o significado da palavra folclore. Você poderá se basear no diálogo abaixo.
Observação: Durante o diálogo, ouça as opiniões dos alunos. Faça questionamentos sempre que necessário para que seja feita uma exploração coerente à temática de nossa aula. Ao responder seus questionamentos, chame a atenção dos alunos para o fato do folclore ser uma festa que une todas as tradições e lendas de um país. Ele é comemorado no dia 22 de agosto e foi criado em 1965. Professor, para maiores informações consulte os sítios a seguir:
. Sítio: “Carta do folclore brasileiro” - Fonte: BRASIL. COMISSÃO NACIONAL DE FOLCLORE. Carta do folclore brasileiro. Salvador, 1995. Disponível em: <http://www.fundaj.gov.br/geral/folclore/carta.pdf >. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Sítio: “Brasil Cultura - Dia do Folclore: 22 de agosto”. Disponível em: <http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/dia-do-folclore-22-de-agosto/ >. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Leitura de texto
Para consolidar as informações dadas por você, convide os alunos para lerem o texto “O que é folclore”. Para isto utilize o Sítio: “Ensino Fundamental 1”. Disponível em: <http://ensfundamental1.wordpress.com/textos-folclore/>. Acesso em: 04 de jul. 2014. Para ter acesso ao texto é só clicar na imagem abaixo e em seguida você terá acesso ao texto.
Fonte: Sítio: “Ensino Fundamental 1”. Disponível em: <http://ensfundamental1.wordpress.com/textos-folclore/>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Ensino Fundamental 1”. Disponível em: <http://ensfundamental1.wordpress.com/textos-folclore/>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Leia o texto em voz alta ou solicite que os alunos leiam silenciosamente. Isto poderá ser feito em texto impresso, pelo tablet ou por meio do programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), caso os alunos possuam laptop do Projeto UCA. Você também poderá fazer slides do texto.
Depois da leitura, dialogue com a turma sobre as impressões causadas pelo texto, o que cada aluno compreendeu e trabalhe outras questões que possam aparecer no decorrer da discussão.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Leitura e discussão de cenas: dialogando sobre folclore
Professor, apresente as imagens a seguir para que os alunos possam visualizar a diversidade do folclore brasileiro, você poderá utilizar recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de data show ou DVD apresente à turma.
Fonte: Sítio: “Ensino Fundamental 1”. Disponível em <http://ensfundamental1.wordpress.com/lendas-e-mitos-do-brasil/>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Portal Escolar”. Disponível em: <http://www.portalescolar.net/2011/09/dia-da-cultura-brasileira-05-de.html>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Estabeleça um diálogo, indagando:
a- O que vocês estão vendo nessas cenas?
b- Vocês conhecem estes personagens? Qual é o nome deles?
c- Vocês sabem qual é a lenda mais contada em nossa região? (Professor, aproveite e explore as diferentes regiões do Brasil. Utilize a imagem acima e peça que a turma descubra qual a lenda folclórica contada na região onde eles moram e também nas demais regiões. Estimule-os a pesquisarem sobre suas próprias comunidades e até mesmo seus familiares, ou seja, as lendas contadas por eles. Se você ainda não trabalhou os elementos estruturais da lenda e sua finalidade consulte o Sítio: “Portal do Professor” - Coleção de aulas. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=2>. Acesso em: 04 de jul. 2014. Neste endereço você terá acesso há várias aulas que tratam sobre lendas.).
Observação: Durante o diálogo, ouça as opiniões dos alunos. Faça questionamentos sempre que necessário para que seja feita uma exploração coerente à temática de nossa aula.
Salientamos que na prática da sala de aula, competirá a você, professor, adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar, ou acrescentar atividades que possam ampliar os conhecimentos da turma. |
Selecione uma das histórias citadas durante o diálogo e conte para a turma. Você poderá utilizar uma das indicadas na aula postada no sítio Portal do Professor - “O folclore brasileiro na sala de aula: histórias e lendas”, disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49913>. Acesso em 04 de jul. 2014. (Se possível leia mais de uma. Explore os elementos presentes em cada uma delas: características dos personagens, informações sobre o mito. Importante: esclareça para turma que elas são lendas. Veja o Sítio: “Ensino Fundamental 1”- Lendas e mitos do Brasil”. Disponível em: <http://ensfundamental1.wordpress.com/lendas-e-mitos-do-brasil/>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com Literatura Infantil
O trabalho com obras de literatura infantil possibilita o desenvolvimento da linguagem oral, transmite conhecimentos de uma geração para outra, ajuda a refletir sobre problemas morais, éticos, sociais. Desta forma, literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar hábito de leitura. Utilize-a como possibilidades de diálogos, debates, conto e reconto, dramatizações, realizando releituras das mesmas.
Ratificamos Ferreira, Rosa e Teles (2012, p. 17.) ao registrar que “a literatura também é repleta de informações acerca do mundo que nos cerca e também sobre as relações humanas. Neste sentido, propor que a literatura se integre ao ensino dos diferentes componentes curriculares não significa reduzir a leitura literária a um mero desencadeador temático de algum conteúdo escolar e sim aproveitar a densidade e riqueza do acervo literário para agregar conhecimentos e novos olhares sobre o que está sendo estudado”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Callland de Sousa; TELES, Rosinalda. A literatura, o brincar e o aprender a língua e outros conteúdos curriculares. In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias. Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 16- 27, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 04 de jul. 2014. |
Sugerimos que você leia com os alunos as obras:
SOUSA, Mauricio. Turma da Mônica: folclore brasileiro. São Paulo: Girassol, 2010. (Neste livro, os personagens da Turma da Mônica apresentam o rico e diversificado folclore brasileiro. São Cantigas de roda, parlendas, pegadinhas, trava-línguas, músicas, adivinhas, provérbios, crendices, trovas, acalanto, e brincadeiras que atravessaram gerações e gerações e até hoje encantam as crianças. Esta obra faz parte dos livros enviados pelo acervo complementar do PNLD 2013. (Verifique se a sua escola recebeu este livro.). Conforme dados apresentados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os acervos deste Programa estão incluídos nos materiais didáticos distribuídos. Para saber sobre a lista de obras dos acervos complementares do PNLD 2010 e 2013 que favorecem a reflexão sobre conceitos matemáticos acesse o Sítio: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de jul. 2014.
Fonte: Acervo da autora.
Fonte da Obra: ILBÁNEZ, Célia Ruiz. Folclore brasileiro infantil. São Paulo: Girassol, 2006. (Esta obra faz parte do Acervo Complementar do PNLD 2013. Apresenta uma seleção de textos do folclore infantil brasileiro, como parlendas, adivinhas, trava-línguas...)
.
Fonte: Acervo da autora.
Leitura online
O trabalho com textos online em sala de aula é um excelente recurso pedagógico. Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa da história em quadrinhos “Você sabia? Folclore - Turma da Mônica”. Este tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação, além de possibilitar um ótimo momento para “Leitura Deleite”.
Leitura Deleite: leitura que realizamos apenas para a simplicidade do prazer em ler! A inserção do momento da Leitura Deleite na sala de aula permite ao aluno entender que em nossa vida lemos com várias finalidades (seguir instruções, obter uma informação precisa, revisar escrito próprio, aprender.) e uma delas é a leitura só por prazer, para nos divertimos e distrairmos; contribui para o alcance de um dos objetivos atitudinais: a formação de leitores, pois desperta o gosto pela leitura. |
Para fazer a leitura da história em quadrinhos utilize o Sítio: “Cantinho da Mami”. Disponível em: <http://cantinhodamami.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Fonte da imagem da capa história em quadrinhos: Sítio: “Cantinho da Mami” Disponível em: <http://cantinhodamami.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html >. Acesso em: 05 de jul. 2014.
A atividade a ser realizada, após a leitura da turma é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos, a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Lendo uma tirinha
Professor, o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização. Na sala de aula, a tirinha é um recurso bastante eficaz, pela sua característica humorística, devido ter um roteiro muitas vezes curioso, por ter personagens cativantes, por ser construído por diálogos que lembram os diálogos possíveis no dia a dia (possibilitando um olhar entre as relações de oralidade e escrita) e por ter uma história curta, que não solicitará do aluno um tempo maior para se fazer a leitura. Desse modo, a tirinha promove maior interesse por parte dos alunos e ao mesmo tempo, trabalha a linguagem de forma geral. Além disso, permite que o aluno passe a entender a imagem como discurso, atribuindo-lhe sentidos sociais e ideológicos. Assim, sugerimos que você utilize algumas tirinhas sobre folclore. Para isto utilize:
Fonte: Sítio: “Blog da Gibiteca”. Disponível em: <http://gibitecacom.blogspot.com.br/2011/05/tirinha-do-xaxado-o-saci.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Turma em quadrinhos”. Disponível em: <http://tirasemquadrinhos.blogspot.com.br/2010/08/turma-do-xaxado-no-correio-popular-de.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Fonte: Sítio: “Menino Caranguejo”. Disponível em: <http://nossajoinville.com.br/meninocaranguejo/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Apresente as tirinhas e converse com a turma sobre as mesmas, faça:
Leitura individual das tirinhas.
Observação e leitura guiada das tirinhas (Chame atenção sobre o que acontece em cada quadro, faça analise das expressões fisionômicas dos personagens...).
Questione a opinião dos alunos sobre as tirinhas apresentadas.
Pergunte:
As tiras têm humor? Que sensação vocês tiveram ao lerem os textos? E as imagens?
Finalize pedindo que os alunos avaliem a aula. É importante que justifiquem suas respostas.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Fazendo dobradura
Professor, a partir do que foi trabalhado sobre a temática de nossa aula disponibilize um momento para os alunos conhecerem sobre a arte de dobrar papéis. Pergunte se já fizeram alguma dobradura e se conhecem ou já ouviram falar sobre origami, dentre outros questionamentos.
Explique que:
Origami significa: Ori (dobrar) Kami (papel).
Origami é a arte japonesa de dobrar o papel. (Para obter mais informações sobre origami, acesse o sítio: “Origami Art's”). Disponível em: <http://artsorigami.blogspot.com.br/p/kusudamas.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Você poderá utilizar a obra: GRILLO, Leila; QUEIROZ, Tânia. Origami & folclore. São Paulo: Êxito, 2003. Para ter acesso a este livro você poderá usar:
Fonte: Sítio: “Ensino Fundamental”. Disponível em: <http://ensfundamental1.wordpress.com/dobraduras-do-folclore/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Ou
Fonte: Sítio: “Scibd”. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/221163045/Leila-Maria-Grillo-Tmnia-Queiroz-Origami-Folclore-pdf >. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Observação: Os alunos poderão confeccionar as dobraduras seguindo os modelos apresentados por você, por meio de recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de data show ou DVD apresente à turma. Ou, solicite que os alunos acessem a internet a partir do programa Mozilla Firefox (Área de Trabalho > Navegador de Internet) utilizando o laptop Classmate e proponha que observem as dobraduras e selecionem a que desejarem confeccionar.
Solicite que os alunos sigam corretamente as instruções para construir a dobradura. Oriente sempre que necessário. (Aproveite para trabalhar com texto instrucional, veja algumas sugestões apresentadas nas coleções de aulas do Portal do Professor, acesse o sítio disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=562>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Socializando: expondo os trabalhos
Professor, aproveite as dobraduras dos alunos e façam uma exposição, mas para isso planeje o evento com os alunos:
Sugestão de links para alunos e professores:
. Sítio: “Velhos amigos”. Disponível em: <http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diafolclore4.html>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
. Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/dia-do-folclore.htm>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “UOL”. Disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/cfolc.htm>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
. Sítio: “UOL Educação”. Disponível em:
<http://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/folclore-brasileiro-festas-comidas-e-lendas-tradicionais-do-brasil.htm >. Acesso em: 05 de jul. 2014.
. Sítio: “Brasil Cultura”. Disponível em: <http://www.brasilcultura.com.br/cultura/dia-do-folclore-atvidades-para-alunos/>. Acesso em: 05 de jul. 2014.
Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:
. SANTOS, Joel Rufino dos. O saci e o curupira. São Paulo: Ática, 2002.
. GARCIA, Luciana. O mais legal do folclore. São Paulo: Caramelo, 2003.
A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento do folclore como parte de nossa cultura. Utilize seus registros e suas observações para acompanhar os avanços da turma, com relação às histórias do folclore brasileiro. Verifique também se os alunos foram capazes de: refletir sobre a cultura do povo brasileiro; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade e a riqueza do folclore brasileiro; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
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