Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Tipos de linhas: corporeidade e grafismo

 

29/10/2009

Autor y Coautor(es)
LUIS FELIPE DE SOUZA CARBOGIM
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer diversos tipos de linhas através do seu corpo e do grafismo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, como nesta aula iremos explorar o corpo, não são necessárias mesas nem cadeiras. Sugiro que você vá com os alunos para um local mais amplo onde todos possam se ver sem impedimentos e se movimentar livremente.

Comece perguntando aos alunos o que é uma linha e quais tipos de linhas eles conhecem. Enquanto eles respondem, diga para eles encontrarem nas linhas do seu corpo os correspondentes para as linhas ditas. Deixe que cada um perceba isto no seu próprio corpo. Os tipos de linhas que eu sugiro para você trabalhar primeiramente são: reta, curva, ondulada e quebrada. 

Depois peça para alguns alunos, um de cada vez, mostrarem com os seus corpos os tipos de linhas que eles descobriram. Os demais deverão imitar estas "linhas" com seus corpos.

Em seguida peça aos alunos que procurem estes tipos de linhas no espaço que os circunda.

Conceitue com a turmas os tipos de linha.

Divida a turma em quatro grupos. Diga em segredo para cada grupo o nome de um dos quatro tipos de linha (reta, curva, ondulada ou quebrada). Este grupo deverá representar coletivamente o tipo de linha que você pediu e os demais alunos deverão tentar descobrir qual tipo de linha o grupo está representando. Repita isto até que todos os grupos tenham se "apresentado". Por fim lance um desafio: peça que os grupos tentem construir o mesmo tipo de linha só que de uma maneira diferente; por exemplo: o grupo 1 representa uma linha reta com os alunos em pé, em seguida eles representam esta mesma linha (reta) com todos deitados.

Aula 2

Retome oralmente com os alunos o que foi feito na aula anterior. Divida-os em duplas. Entregue a cada dupla um pedaço de barbante medindo aproximadamente 1,5 metro. Peça às crianças que façam com o barbante (no espaço, sobre a mesa, no chão) linhas dos quatro tipos, uma de cada vez. Em seguida distribua para cada dupla um suporte quadrado de aproximadamente 40cm de lado (de preferência papel colorido) e peça para que eles façam uma colagem com o barbante em que estejam presentes os quatro tipos de linhas estudados.

Avaliação

Como o objetivo geral é reconhecer os quatro tipos básicos de linha, não será dificíl de você, professor, perceber quais alunos estão seguros deste conhecimento. Como as atividades das duas aulas colocam os alunos o tempo todo em relação com as linhas e tendo o entendimento delas como pré-requisito para realizar as atividades, será bem fácil perceber quais pontos do assunto e para quais alunos não ficou claro. Aconselho também que você envie para casa uma tarefa pedindo para que eles desenhem os quatro tipos de linha estudados e/ou que eles identifiquem os tipos de linhas em desenhos dados, afinal será uma atividade individual feita após as aulas que servirá também para avaliá-los.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.