Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Aprendendo tabuada de forma lúdica e divertida

 

21/07/2014

Autor y Coautor(es)
VANEIDE CORREA DORNELLAS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Memorizar a tabuada de forma lúdica e divertida;

Raciocinar rapidamente;

Exercitar o cálculo mental;

Desenvolver a linguagem oral;

Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada é necessário que os alunos saibam contar, conheçam as operações matemáticas, tenham compreensão dos fatos fundamentais e do significado de somar, subtrair, multiplicar ou dividir, dependendo do conteúdo em que a aula vai ser trabalhada.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Contemplando ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

 

Professor, esta aula objetiva contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Essa aula se justifica dentro da visão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, porque considera alguns direitos de aprendizagem dos conteúdos de Matemática, entre eles, segundo Brasil (2012, p. 28) o aluno deve: “utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade: contagem oral, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos”.

 

BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula. Ano: 1 unidade 4  . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Brasília: MEC, SEB, 2012.

 

É importante que o professor, conheça os direitos de aprendizagem dos alunos que estão contemplados em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles estão disponibilizados no sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em: "Cadernos de Formação".   Acesso em: 06 de jul. 2014. 

 

Inúmeras são as situações do dia a dia que exigem cálculos rápidos para se resolver problemas do cotidiano da vida das pessoas e da vida escolar. Por isso se faz necessário oferecer aos alunos situações de aprendizagem, a fim de que possam interagir e memorizar a tabuada de forma dinâmica.

Porém, antes de apresentar a tabuada para os alunos para memorização é necessário trabalhar o processo de sua construção. Não se pode exigir que os alunos repitam a tabuada “de cor” sem que tenham entendido o significado do que estão recitando. A noção de número, os cálculos, os fatos fundamentais e o sistema de numeração precisam ser construídos e compreendidos. Só depois de compreendidos os fatos fundamentais é que os alunos devem, aos poucos, memoriza-los por meio da tabuada.

A necessidade de memorização justifica-se pela necessidade de, ao explorar novas ideias matemáticas o aluno não perca tempo construindo a tabuada, fazendo contas ou contando nos dedos, desviando sua atenção das novas ideias que estão sendo trabalhadas. Ou seja, a memorização da tabuada precisa ser precedida pela compreensão de sua construção.

Portanto, essa aula não objetiva construir as ideias de adição, subtração, multiplicação ou divisão, e sim a memorização da tabuada de forma significativa e prática para os alunos.

 

 

1ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

Em sala de aula -  Bingo da Multiplicação

  

Professor, para que o ensino da tabuada seja bem sucedido o aluno precisa memorizá-la. Essa memorização deve ser realizada por meio de situações significativas para o aluno e deve ser  incentivado para esse aprendizado.

Em roda de conversa fale aos alunos sobre a importância do estudo da Matemática e de saber a tabuada memorizada no dia a dia.

Explique que a memorização da tabuada facilita a resolução de problemas e a realização de cálculos mentais, pois, quando já está memorizado os resultados podem ser encontrados em menos tempo e com mais eficácia.

Peça aos alunos que escrevam em seus cadernos um exemplo de uma situação do seu cotidiano em que é necessário cálculo rápido.

Professor, não se esqueça que antes de incentivar os alunos a memorizarem a tabuada eles devem compreendê-la e saberem o que significa cada número nos lugares determinados, por meio de atividades que mostram a relação entre os números e as propriedades das operações.

Nessa atividade, os alunos deverão usar seus conhecimentos sobre os resultados das operações, quer sejam de adição, subtração, multiplicação ou divisão, dependendo da operação que você estiver trabalhando em sala de aula.

Apresente a atividade para os alunos. Explique que deverão colocar um feijão ou qualquer outro objeto determinado por você em cima do resultado da operação em que você vai cantar (ditar).

Proponha que a atividade seja realizada individual ou em duplas.

Entregue aos alunos as cartelas, produzidas antes e os feijões, ou outro material para marcar a cartela.

Você deverá produzir a cartela com resultados dependendo do tipo de operação e do nível em que a turma se encontra. E também devem ter resultados aleatórios.

 

Exemplo de uma cartela para multiplicação com fatos de 1 a  9:

8

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Exemplo de uma cartela para subtração:

9

Fonte: Imagem da própria autora.

 

Dentro de uma sacolinha devem estar várias fichas com  operações de onde você deverá ir sorteando e falar aos alunos. Eles vão marcando em suas cartelas o resultado da operação, se estiver marcado na cartela dele. Por exemplo: Se você “cantar” as operações 2x9, 9x2, 3x6 ou 6x3, os alunos que tiverem em sua cartela o número 18 deverão colocar o feijão no quadradinho desse número.

O aluno ou dupla que preencher toda a cartela primeiro ganha o bingo.

Você deve sempre corrigir a cartela para evitar que alguém que  tenha marcado errado ganhe o jogo.

Você pode premiar os vencedores.

  

 

2ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

No pátio da escola – Gincana da Matemática

  

Essa atividade deve acontecer no pátio ou quadra da escola. É uma pequena gincana entre os alunos, que pode ser composta por três atividades específicas. Essas atividades são apenas sugestões, mas você pode definir as atividades como achar melhor, incluindo desafios e ações.

Divida a turma em três equipes.

Incentive-os a combinarem um nome para a equipe e um grito de guerra.

Defina uma cor para cada equipe.

 

 -  Estourando balões

 

Providencie balões das cores das equipes. Dentro de cada balão você deve colocar um papelzinho escrito uma operação (adição, subtração, multiplicação ou divisão)  dependendo do conteúdo que você estiver trabalhando. O número de balões deve ser o dobro do número de alunos de cada equipe, pois, cada aluno poderá pegar dois balões, ou seja, duas rodadas, ou  quantas você quiser.

As três equipes precisam ficar em três filas – uma equipe em cada fila.

Distribua um balão para os primeiros alunos das filas.

Ao seu sinal, pode ser um apito, os alunos devem encher os balões até estourá-los. Quando o balão estourar o aluno deve pegar o papel e dizer o resultado da operação.

 


1

Fonte: Sítio : "Gincana da Matemática". Disponível em:  <http://gincanadamatematica2013.blogspot.com.br/2013/05/nosso-3-dia-de-gincana.html>.

Acesso em: 06 de jul. 2014.

 

A equipe que responder primeiro ganha o ponto.

Marque os pontos em uma tabela.

 

 

-  Pescando continhas

 

Providencie peixinhos e escreva uma operação embaixo de cada peixinho. Esses peixinhos podem ser confeccionados em papel, feltro, papelão, E V A ou podem ser peixinhos feitos de plástico ou de qualquer outro material que você preferir.

Se os peixinhos forem de plástico você pode colocá-los em uma bacia com água. Se for de papel você pode colocar dentro de uma caixa de papelão com areia ou serragem.

Distribua os peixinhos e dê aos alunos varas para pescarem os peixes.

As equipes devem estar nas filas e cada representante das equipes (um por vez) chega perto da bacia ou caixa e tenta pescar os peixes.

 

2

Fonte: Sítio disponível em: <http://semanamundialdobrincar.wordpress.com/category/gestao-nacional/page/3/>. 

Acesso em: 06 de jul. 2014.

 

Quem conseguir pescar, levanta o peixinho e fala qual é o resultado da operação escrita abaixo do peixe.

Quem falar primeiro ganha um ponto.

 

 

-  Formando resultados

 

Providencie 30 cartões de 20cm x 30cm  com um cordão para pendurar no pescoço dos alunos, nas três cores das equipes. Use 10 cartões para cada equipe. Dessa forma deve haver 10 cartões de cada cor. Enumere os cartões de 0 a 10.

Cada aluno recebe um cartão e fica enfileirado com os colegas de sua equipe com os cartões pendurados no pescoço.

 

3

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.slideshare.net/alcimaria/gincana-da-tabuada>.

Acesso em: 06 de jul. 2014.

 

Você fala uma operação e os alunos de cada equipe com os algarismos  que formam o número do resultado correm até um determinado ponto, combinado anteriormente e formam o resultado. Os alunos que chegarem primeiro formam pontos para a sua equipe. Por exemplo: se você ditar 3X9, o resultado será 27, assim os alunos que tiverem os números 2 e 7, devem correr até o ponto combinado e formarem o número 27, não podem trocar a ordem e fazerem 72, por exemplo.

A equipe que formar o resultado correto primeiro, ganha o ponto.

  

Pontuando a Gincana

 

Analise a tabela dos resultados junto com os alunos e anuncie a equipe vencedora.

Premie a equipe se desejar.

  

 

3ª Atividade – Aproximadamente 60 minutos.

 

No laboratório de informática  –  diferentes jogos para memorizar a tabuada

 

Essa aula deve ser desenvolvida no laboratório de informática. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem os jogos por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).  Caso sua escola não possua os laptops, leve-os para o laboratório de informática e permita que acessem a internet nos computadores.

Na internet existe uma diversidade e quantidade muito grande de jogos que trabalham com essa temática. Segue abaixo alguns exemplos para consulta. Pesquise você mesmo, de acordo com as necessidades da sua turma ou proponha que eles mesmos encontrem.

No sítio: “Tabuada do Dino”. Disponível em:  <http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/>,  acesso em: 06 de jul. 2014, você encontra um jogo  com níveis fáceis e difíceis, envolvendo cálculos relacionados às quatro operações e estimula o raciocínio, a concentração. Você escolhe uma das quatro operações, dependendo da necessidade dos alunos e do conteúdo em que está sendo trabalhado. Cada vez que o jogador acerta aparece um dinossauro vibrando de felicidade, mas se erra ele faz uma cara de choro. O jogador escolhe o número da tabuada que quer brincar.

 

4

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/>.  Acesso em: 06 de jul. 2014.

 

No sítio: “Velila y la Matenave". Disponível em:  <http://www.escolovar.org/mat_adicao_naves-calculo_com.subtracao.swf>,  acesso em: 06 de jul. 2014,  você encontra um jogo que também envolve cálculos de: adição, subtração e multiplicação, que estimula o raciocínio rápido. A astronauta Velila tem que destruir os meteoritos para defender o seu planeta. As contas vão aparecendo em cima dos meteoritos. Se seu resultado estiver correto o jogador deve colocá-lo na mira e apertar a tecla B para disparar, mas se o resultado da conta estiver errada ele tem que apertar a tecla M.

 

5

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.escolovar.org/mat_adicao_naves-calculo_com.subtracao.swf>.  Acesso em: 06 de jul. 2014. 

 

No sítio: “Cilênia". Disponível em:  <http://math.cilenia.com/pt>,  acesso em: 06 de jul. 2014, você encontra outro jogo com as quatro operações. O jogador escolhe a operação que deseja brincar: adição, subtração, multiplicação ou divisão. Aparece a conta e ele precisa dar o resultado usando o mouse no desenho dos número que aparecem na tela. Se acertar passa para a próxima operação que é aleatória.

 

6

Fonte: Sítio disponível em: <http://math.cilenia.com/pt>.  Acesso em: 06 de jul. 2014

 

No sítio: “Gen Magic”. Disponível em:    <http://www.genmagic.org/mates3/jtauc.swf>,  acesso em: 06 de jul. 2014, você encontra um jogo que está em língua espanhola, mas isso não atrapalha o entendimento dele. Deve ser jogado por duplas. O jogador 1 é definido pela cor azul e o jogador 2 é definido pela cor vermelha. Cada jogador tem a sua vez de jogar. Inicialmente o jogador 1 escolhe a operação clicando sobre os números escolhidos na barra abaixo e logo depois, clica sobre o seu resultado no quadro à direita. Se errar vai marcando os pontos no placar à esquerda. E depois o jogador 2 percorre o mesmo caminho marcando os números de sua preferência. Ganha quem tiver menos erros marcados.

 

7

Fonte: Sítio disponível em: <http://www.genmagic.org/mates3/jtauc.swf>.  Acesso em: 06 de jul. 2014.

 

Permita que os alunos visitem outros sítios de jogos e pesquisem jogos que abordam o tema.

 

Avaliando 

 

Depois de realizarem os jogos, faça uma avaliação com o grupo de alunos e questione-os:

  • O que aprenderam;
  • O que gostaram mais;
  • O que foi mais difícil;
  • O foi  mais fácil.

 

Solicite que registrem sua avaliação, citando as principais aprendizagens e os jogos mais interessantes.

Recursos Complementares

O vídeo “Como fazer tabuada com as mãos”, disponível em:    <http://www.manualdomundo.com.br/2012/11/como-fazer-tabuada-com-maos-e-dedos/>, acesso em: 06 de jul. 2014, ensina como fazer a tabuada da multiplicação, a partir do 6 (os fatos considerados mais difíceis de serem memorizados) com as mãos, escrevendo números nas pontas dos dedos e fazendo pequenos cálculos.

Avaliação

A avaliação deve ser compreendida como parte do processo da educação escolar. Deve ter como finalidade acompanhar o desenvolvimento e o desempenho do aluno durante o processo de aprendizagem. Sua prática deve criar condições para que o professor possa adequar suas intervenções às necessidades de cada aluno e analisar os resultados obtidos em relação aos objetivos propostos.Os alunos devem ser avaliados conforme a sua participação durante a competição; deverão apresentar interesse, competitividade, raciocínio, lógica; buscar fazer o cálculo de maneira rápida e correta e respeitar os colegas de equipe e a forma de raciocínio de cada um. Devem compreender que conhecer a tabuada é uma forma de facilitar o cálculo nas operações, sobretudo a multiplicação e a divisão. Devem compreender que tal conhecimento pode ajudá-los muito, inclusive em situações cotidianas em que o cálculo é muito importante.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/7 - 71,43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28,57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rayane Carla de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Rio Grande do Norte - dijo:
    rayanecarla.ufrn@gmail.com

    19/07/2017

    Cinco estrelas

    Estou participando de um projeto da universidade que abrange professores e alunos do 5º ao 9º, São dicas excelentes e muito criativas e dinâmicas. Ótimo trabalho.


  • Valdenia Ferreira dos Santos, Escola Saul Gomes de Matos , Ceará - dijo:
    valdenia200933@hotmail.com

    13/09/2015

    Quatro estrelas

    Considere esse seu trabalho maravilhoso ,estou pesquisando algo com esse nível de conhecimento para um trabalho com minhas turmas de 6º ao 9º ano, de Matemática. Onde procuro algo interessante e inovador e esse seu projeto é uma jóia, será de uma grande ajuda. Desde já , Parabenizo e obrigada pelas dicas. ABRAÇOS. Valdenia


  • Israel Bruno de Oliveira Pinheiro, Escola Municipal Amine Daou Lindoso , Amazonas - dijo:
    israelbrunopinheiro@gmail.com

    02/09/2015

    Cinco estrelas

    Muito bacana, gostei muito da brincadeira do bingo. Acredito que atividades assim devam ser sim ensinadas e compartilhadas. Por exemplo a <a href="http://tabuada.blog.br">Tabuada da Multiplicação</a> que existe hoje, já está quase esquecida. E trazendo assim as tabuadas. as crianças aprendem muito mais e mais rápido.


  • Tereza Cristina, Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria , Minas Gerais - dijo:
    tetyribeiro@hotmail.com

    02/09/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito e começarei hone mesmo. Aguardo envio. Obrigada. Abraços. Tereza


  • Natália, Escola Leandro Martins de Almeida , Bahia - dijo:
    natyla885@gmail.com

    16/07/2015

    Cinco estrelas

    achei excelente. Realmente muito bom!!


  • luis, não vinculado a nenhuma instituição , Rio Grande do Sul - dijo:
    luiscarlisfredo@gmail.com

    07/05/2015

    Cinco estrelas

    ótimas indicações quanto ao material on-line. obrigado.


  • Maria Cristina, Colégio Dom Pedro I , Goiás - dijo:
    crystynegyn@hotmail.com

    18/03/2015

    Quatro estrelas

    ótimo , estou ministrando um projeto jogos e matemática com os alunos do quarto e quinto ano de nossa escola e iremos realizar uma gincana para finalizar o projeto e utilizarei alguns desses jogos .


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.