Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Classificação dos Seres Vivos / Que ordem é essa?

 

16/09/2008

Autor y Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender como os sistemas de classificação permitem uma compreensão mais clara do objeto de estudo; Perceber a relação entre a evolução (grau de parentesco) e a classificação dos seres vivos.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Características dos seres vivos; Levantamento do nome de seres vivos das mais variadas formas, conhecidos pelos alunos.
Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando aos alunos como são organizados os seus guarda-roupas (provavelmente não haverá “ordem” em muitos deles). E os produtos no supermercado? E os livros em uma biblioteca? Há uma ordem nessas organizações? Qual a finalidade de classificar as coisas? É possível classificar os seres vivos também?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/567/imagens/class_01.JPG

Para iniciar a aula o professor realiza uma atividade que representa o processo de classificação através de uma simulação, utilizando conjuntos de peças de papel cartão de formas, tamanhos e cores diferentes, previamente preparados.

Para produzir um conjunto de peças, recorte duas tiras de papel cartão colorido, uma mais larga do que a outra e em seguida recorte-as como apresentado na foto. Cada conjunto deverá conter, nas cinco cores (laranja, vermelho, azul, verde e amarelo): 3 quadrados grandes e 3 pequenos, 2 retângulos grandes, 2 médios e 4 pequenos, 4 octaedros (ou círculos), 2 triângulos grandes, 4 médios, 2 pequenos e 2 bem pequenos.


Distribua um conjunto de peças para cada equipe de alunos e oriente-os a organizar grupos e subgrupos, resultantes da reunião de peças semelhantes. Isso pode ser realizado sobre suas mesas e os grupos formados podem ser circulados utilizando giz branco (que é facilmente removido com um pano seco ou úmido).
Deixe as equipes livres para decidir de que forma realizarão a classificação das peças, o que pode ser feito de maneiras diferentes: inicialmente por cor e depois por forma e tamanho ou inicialmente por forma e depois por tamanho e cor ou ainda de outras formas.

Dica! – Nesta atividade peça que os alunos registrem no caderno os critérios utilizados na classificação das peças: semelhanças na forma, tamanho e cor. Considere, com os alunos, que critérios poderiam ser utilizados para a classificação dos seres vivos.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/567/imagens/class_02.JPG

Faça um levantamento com os alunos sobre situações do dia a dia em que podem ser o bservadas cla ssificações , como por exemplo, em supermercados, lojas, em casa (no guarda-roupa) na biblioteca, e várias outras.
Explore qual a finalidade de todas essas classificações!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/567/imagens/class_03.JPG

Considerando a importância da classificação também nos objetos de estudo como os seres vivos, solicite sugestões dos alunos sobre como poderia ser feita uma classificação dos mesmos.

Se, para classificar os seres vivos levamos em conta suas semelhanças e seu grau de parentesco, chegamos à unidade de classificação que é a espécie.

No laboratório de informática os alunos poderão acessar e identificar os níveis taxonômicos através de exemplos da classificação do milho e da mosca de fruta. Essa atividade se encontra no link:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3270


Taxonomia

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/567/imagens/recurso3.jpg

 

Atividade complementar 1 – classificação no dia a dia

Peça aos alunos que, em grupo, elaborem painéis com as situações do dia a dia comentadas por eles em que se pode observar claramente a classificação. Para isso poderão ser utilizados recortes de revistas, jornais, folhetos de propaganda de lojas, etc.
 

 

RECURSOS COMPLEMENTARES

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2322

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/567/imagens/recurso4.jpg

 

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3318


Ranking da biodiversidade



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/567/imagens/recurso5.jpg

 

 AVALIAÇÃO

AUTO-AVALIAÇÃO
Analise as categorias a seguir e indique qual delas está mais apr opriada à sua situação.
 

INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que existe classificação no dia a dia em vários setores.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Sei que os seres vivos podem ser classificados em grupos de acordo com suas semelhanças.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Percebo a que os seres vivos podem ser classificados de acordo com suas semelhanças e seu grau de parentesco em grupos e subgrupos.

MESTRE - 10,0 pontos
Percebo a que os seres vivos podem ser classificados de acordo com seu grau de parentesco em grupos e subgrupos, facilitando
seu estudo. Tenho condições de classificar (em grandes grupos) a maioria dos seres vivos. 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ranking da biodiversidade Animação/simulação
Taxonomia Animação/simulação
Recursos Complementares
Ainda no laboratório de informática os alunos poderão acessar e explorar um hipertexto que apresenta as categorias taxonômicas, o conceito de espécie e as características dos principais grupos de seres vivos (destacando os invertebrados), através do link http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2322 no endereço eletrônico http://www.planetabio.com/invertebrados1.html. Considerando a grande variedade de seres vivos que existem (biodiversidade) é interessante explorar um ranking que classifica os países de acordo com sua biodiversidade. (O Brasil ocupa a primeira posição). Esse ranking está disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3318
Avaliação
Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente os abaixo de auto-avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível. (Veja sugestão acima, na aula) Os alunos poderão criar painéis com a classificação de um ser vivo escolhido por eles. A avaliação também será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente ao problema levantado.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Cássia, UnB , Distrito Federal - dijo:
    cassia_videira@hotmail.com

    16/10/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito da prática de classificação. Embasou nosso trabalho na regência.


  • Viviane Calazans Ribas, Escola Estadual Antônio Nogueira da Fonseca , Mato Grosso do Sul - dijo:
    vivi281276@gmail.com

    27/02/2014

    Cinco estrelas

    Excelente! Muito prático.


  • ANA LUCIA NOIA , Escola Estadual Mons. Sebastião Alves Bezerra , Alagoas - dijo:
    annanoia@yahoo.com.br

    09/09/2011

    Cinco estrelas

    Obrigada professor, estava precisando de sugestões para trabalhar com professores da Escola que trabalho, usando laboratorio de informática.


  • Silvia Lima dos Santos, ESC.MUL.ABILIO NERY , Amazonas - dijo:
    silvinhalima@msn.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a aula. Parabéns ao professor. Pois com certeza será um sucesso em sala de aula.


  • Agnes Vitória Rezende Moreira, Escola Estadual Francisco Dourado , Mato Grosso - dijo:
    ioagni@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima aula. com certeza irá motivar bastante os alunos. Muito criativa. parabéns professores! Amanhã mesmo irei levá-los ao laboratório de informática...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.