16/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Inicie a aula perguntando aos alunos como são organizados os seus guarda-roupas (provavelmente não haverá “ordem” em muitos deles). E os produtos no supermercado? E os livros em uma biblioteca? Há uma ordem nessas organizações? Qual a finalidade de classificar as coisas? É possível classificar os seres vivos também?
Para iniciar a aula o professor realiza uma atividade que representa o processo de classificação através de uma simulação, utilizando conjuntos de peças de papel cartão de formas, tamanhos e cores diferentes, previamente preparados.
Para produzir um conjunto de peças, recorte duas tiras de papel cartão colorido, uma mais larga do que a outra e em seguida recorte-as como apresentado na foto. Cada conjunto deverá conter, nas cinco cores (laranja, vermelho, azul, verde e amarelo): 3 quadrados grandes e 3 pequenos, 2 retângulos grandes, 2 médios e 4 pequenos, 4 octaedros (ou círculos), 2 triângulos grandes, 4 médios, 2 pequenos e 2 bem pequenos.
Distribua um conjunto de peças para cada equipe de alunos e oriente-os a organizar grupos e subgrupos, resultantes da reunião de peças semelhantes. Isso pode ser realizado sobre suas mesas e os grupos formados podem ser circulados utilizando giz branco (que é facilmente removido com um pano seco ou úmido).
Deixe as equipes livres para decidir de que forma realizarão a classificação das peças, o que pode ser feito de maneiras diferentes: inicialmente por cor e depois por forma e tamanho ou inicialmente por forma e depois por tamanho e cor ou ainda de outras formas.
Dica! – Nesta atividade peça que os alunos registrem no caderno os critérios utilizados na classificação das peças: semelhanças na forma, tamanho e cor. Considere, com os alunos, que critérios poderiam ser utilizados para a classificação dos seres vivos.
Faça um levantamento com os alunos sobre situações do dia a dia em que podem ser o bservadas cla ssificações , como por exemplo, em supermercados, lojas, em casa (no guarda-roupa) na biblioteca, e várias outras.
Explore qual a finalidade de todas essas classificações!
Considerando a importância da classificação também nos objetos de estudo como os seres vivos, solicite sugestões dos alunos sobre como poderia ser feita uma classificação dos mesmos.
Se, para classificar os seres vivos levamos em conta suas semelhanças e seu grau de parentesco, chegamos à unidade de classificação que é a espécie.
No laboratório de informática os alunos poderão acessar e identificar os níveis taxonômicos através de exemplos da classificação do milho e da mosca de fruta. Essa atividade se encontra no link:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3270
Atividade complementar 1 – classificação no dia a dia
Peça aos alunos que, em grupo, elaborem painéis com as situações do dia a dia comentadas por eles em que se pode observar claramente a classificação. Para isso poderão ser utilizados recortes de revistas, jornais, folhetos de propaganda de lojas, etc.
RECURSOS COMPLEMENTARES
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2322
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3318
AVALIAÇÃO
AUTO-AVALIAÇÃO
Analise as categorias a seguir e indique qual delas está mais apr opriada à sua situação.
INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que existe classificação no dia a dia em vários setores.
APRENDIZ - 6,0 pontos
Sei que os seres vivos podem ser classificados em grupos de acordo com suas semelhanças.
PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Percebo a que os seres vivos podem ser classificados de acordo com suas semelhanças e seu grau de parentesco em grupos e subgrupos.
MESTRE - 10,0 pontos
Percebo a que os seres vivos podem ser classificados de acordo com seu grau de parentesco em grupos e subgrupos, facilitando
seu estudo. Tenho condições de classificar (em grandes grupos) a maioria dos seres vivos.
Nome | Tipo |
---|---|
Ranking da biodiversidade | Animação/simulação |
Taxonomia | Animação/simulação |
Cinco estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/10/2014
Cinco estrelasGostei muito da prática de classificação. Embasou nosso trabalho na regência.
27/02/2014
Cinco estrelasExcelente! Muito prático.
09/09/2011
Cinco estrelasObrigada professor, estava precisando de sugestões para trabalhar com professores da Escola que trabalho, usando laboratorio de informática.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente a aula. Parabéns ao professor. Pois com certeza será um sucesso em sala de aula.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima aula. com certeza irá motivar bastante os alunos. Muito criativa. parabéns professores! Amanhã mesmo irei levá-los ao laboratório de informática...