21/07/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 11 de jul. 2014.
Informação ao professor
A música, quando aprendida e utilizada como linguagem, oferece aos alunos o acesso a uma educação para a vida que inclui o desenvolvimento da sensibilidade a partir da aquisição de um vasto vocabulário de efeitos de sentido associados a configurações musicais detalhadas e precisas, num processo de construção de conhecimento que integra os dois recursos que o homem dispõe para isso: pensamento e sentimento. Música como linguagem não é algo apenas para quem busca formação profissional, não depende de talento ou dom e está ao alcance de todos.
Fonte: Blog: "Formação FPPM". Disponível em: <http://formacaofppm.blogspot.com.br/2006/07/o-papel-da-msica-na-formao-do.html>. Acesso em: 16 de jul. 2014.
A música como linguagem
Professor prepare sua sala de aula afastando as mesas e cadeiras, deixando espaço para uma rodinha. Inicie sua aula com a música “Fazer o Bem” de Bia Bedran. Deixe que a música invada o ambiente e contamine a todos os que chegarem. Receba os alunos nesta atmosfera de tranquilidade e alegria. Convide-os a sentarem na rodinha. Quando estiverem assentados, coloque novamente a música “Fazer o bem”. A música deve ser tocada bem baixinho. Peça que fiquem em silêncio ouvindo apenas o som da música. Peça que fechem os olhos e tentem imaginar cada verso. Ao término da música proponha que contem qual a imagem que vinha a cabeça enquanto ouviam a música e se algum trecho em especial chamou sua atenção.
Ouça com atenção as colocações em seguida mostre uma caixa e diga que é a “Caixa do Bem”. Ainda em circulo oriente os alunos a passarem a caixa, em determinado momento bata palmas, neste instante o aluno que estiver segurando a caixa deve abri-la e retirar um dos cartazes que estão dentro da caixa. Peça também que mostre para todos a imagem e escolha outro colega para falar sobre a mesa. Faça o mesmo até que a última imagem seja mostrada.
Fonte: Sitio: "Dream Stime". Disponível em: <http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-caixa-de-presente-branca-fita-vermelha-image2633111>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Você poderá recortar as imagens de revistas ou jornais, ou então imprimir algumas que estão disponíveis na internet, mas todas devem mostrar ações boas, ou seja: solidariedade, afeto, compaixão, cooperação, dentre outras. Veja a seguir algumas sugestões:
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 3 Imagem 4
Imagem 5 Imagem 6
Imagem 1: Sítio: "Por um mundo melhor". Disponível em: <http://srggomes.wordpress.com/2013/04/29/somos-maioria/>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Imagem 2: Blog: "Cantinho da Ro". Disponível em: <http://rogeriabreves.blogspot.com.br/2013/06/ao-fazer-o-bem-nao-espere-que-as.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Imagem 3: Blog: "Fazer o bem faz bem". Disponível em: <http://codependentesemocionais.blogspot.com.br/2012/03/fazer-o-bem-faz-bem.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Imagem 4: Sítio: "Novo Tempo". Disponível em: <http://novotempo.com/audios/faca-o-possivel/>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Imagem 5: Sítio: "Católico". Disponível em:<http://catolicoargrade.blogspot.com.br/2010_09_01_archive.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Imagem 6: Blog: "Chicão". Disponível em: <http://chicaoonline.blogspot.com.br/2011/01/crianca-sempre-faz-verdade.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Professor, depois de explorar as imagens da “Caixa do Bem”. Distribua a cópia da letra da música “Fazer o Bem” de Bia Bedran, coloque a música novamente e solicite que os alunos cantem junto com a Bia. Deixe-os tentarem acompanhar a música, observando a letra cantada. Posteriormente discuta com eles sobre o que mais gostaram de ouvir e se isto faz parte do dia a dia deles. Deixe-os falarem e depois proponha a seguinte atividade:
Fazer um bem
Bia Bedran
Fonte: Sítio: "Vagalume". Disponível em: <http://www.vagalume.com.br/bia-bedran/fazer-um-bem.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
1) Faça a leitura da letra da música de Bia Bedran “Fazer o bem” e circule as palavras monossílabas. Lembre-se que palavras monossílabas são palavras com apenas uma sílaba.
2) Tendo como base as aulas anteriores, crie outro nome para a música acima de Bia Bedran.
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3) Observe o nome de “Bia Bedran” e responda:
a) Quantas vogais possuem o nome acima?______________________
b) E quantas sílabas?______________________________________
c) A palavra Bedran é:
( ) Dissílaba ( ) Trissílaba ( ) Polissílaba
4) O trecho abaixo faz parte da música de Bia Bedran “Fazer o bem”. Explique- o com suas palavras:
Fazer um bem, fazer um bem
A quem se quer bem
E também a quem nem
Se conhece bem.
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5) Represente com um desenho o que você acredita ser “Fazer o bem”.
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Construindo valores através da música e da história
Diante da sociedade atual, faz-se necessário uma metodologia de ensino que haja de maneira preventiva, na educação de valores éticos e morais, na formação consciente do indivíduo que reflete ética e moralmente diante de situações conflitantes, que exijam dele uma gama de princípios e valores que norteiem suas decisões. Sítio: "Pedagogia ao pé da letra". Disponível em: <http://pedagogiaaopedaletra.com/a-importancia-da-educacao-de-valores-para-a-formacao-moral-do-individuo/>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Professor, frente ao exposto é preciso usar estratégias que envolvam o aluno de forma prazerosa, para que cresça com valores éticos sólidos. A música tem se mostrado uma importante aliada. Inicie sua aula novamente com a música “Fazer o bem”. Em seguida retome a aula do dia anterior, falando sobre o que a música “Fazer o bem” significa. Neste momento comente com os alunos que para conseguir vivenciar a música é preciso trazer para nosso cotidiano valores que norteiem nosso comportamento. Assim mostre a eles que trouxe a “Caixa do Bem”, mas desta vez, coloque dentro dela, fichas com palavras que remetem aos valores trabalhados. O que será que têm dentro dela desta vez? Repita a dinâmica do dia anterior passando a caixa na rodinha, em alguns momentos você professor deve bater palmas ou fazer outro sinal qualquer, desde que tenha combinado previamente com os alunos e abra a caixa. Cada aluno deve retirar uma ficha por vez e escolher outro colega para comentar a palavra da ficha.
Fonte: Sitio: "Dream Stime". Disponível em: <http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-caixa-de-presente-branca-fita-vermelha-image2633111>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Ao final comente que para compreender melhor irão ouvir a história: “Pescaria Inesquecível”. Professor antes de contar a história e preciso prepará-la, lendo várias vezes. Desta forma você terá intimidade com a história e conseguirá passar aos alunos toda a emoção necessária, além disto, sua leitura será mais fluente o que facilitará a compreensão por parte dos alunos.
RESPEITO |
ÉTICA |
CARIDADE |
CIDADANIA |
COMPAIXÃO |
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
James P. Lenfestey
Ele tinha onze anos e, cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais próximo ao chalé da família, numa ilha que ficava em meio a um lago.A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura estava liberada.O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. Logo, elas se tornaram prateadas pelo efeito da lua nascendo sobre o lago. Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração, enquanto o garoto habilmente, e com muito cuidado, erguia o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca só era permitida na temporada. O garoto e o pai olharam para o peixe, lindíssimo; ele movia as suas guelras para trás e para frente. O pai, então, serenamente acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Eram dez da noite, faltavam apenas duas horas para a abertura da temporada. Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo:- Você tem que devolvê-lo, filho!- Mas, papai, reclamou o menino.- Vai aparecer outro, insistiu o pai.- Não tão grande quanto este, choramingou a criança.
O garoto olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista. Voltou novamente o olhar para o pai. Mesmo sem ninguém por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável.Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura. O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu. E, naquele momento, o menino teve certeza de que jamais veria um peixe tão grande quanto aquele.Isso aconteceu há trinta e quatro anos. Hoje, o garoto é um arquiteto bem-sucedido. O chalé continua lá, na ilha em meio ao lago, e ele leva seus filhos para pescar no mesmo cais. Sua intuição estava correta. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite.Porém, sempre vê o mesmo peixe repetidamente todas as vezes que depara com uma questão ética e moral. Porque, como o pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado em face de uma conduta numa sociedade civilizada.Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos vendo. Essa conduta reta só é possível quando, desde criança, aprendeu-se a DEVOLVER O PEIXE À ÁGUA.
A história valoriza não como se consegue ludibriar as regras, mas como, dentro delas, é possível fazer a coisa certa, ética e moralmente.A boa educação é como uma moeda de ouro: TEM VALOR EM TODA PARTE.Fonte: Sítio “Para ler e pensar”. Disponível em: <http://www.paralerepensar.com.br/paralerepensar/texto.php?id_publicacao=21945>>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Professor, outra opção é utilizar um projetor para mostrar a história em slides. Vá narrando-a enquanto os slides são projetados. Assim, os alunos terão a oportunidade de verem as imagens.
Fonte: Sítio “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=hP58YS4aJIw>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
1) O que você entende por ética?
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2) Você acredita que a ética é importante em nossa vida?
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3) Como você agiria se:
a) Alguém entregasse um troco errado, com dinheiro a mais? _____________________________________________________________________________________________________________
b) Visse alguém mentindo para outra pessoa?
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c) Se você achasse em um banheiro público um celular perdido por alguém?
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d) Cite outros exemplos de atitudes éticas?
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As atividades acima foram adaptadas de:Blog: "Educação de valor". Disponível em: <http://educacaodevalor.blogspot.com.br/2011/10/atividade-com-texto-para-trabalhar.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
TRABALHANDO COM DICIONÁRIO |
Fonte: Blog: "Dicionário de Termos Blogueiros". Disponível em: <http://www.dicasblogger.com.br/2008/01/dicionario-de-termos-blogueiros.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
4) Encontre no dicionário o significado de:
Ética:___________________________________________________________________________________________________________________
Compaixão:______________________________________________________________________________________________________________
Caridade:________________________________________________________________________________________________________________
Cidadania:______________________________________________________________________________________________________________
Solidariedade: _______________________________________________________________________________________________________________________
5) Pinte as imagens que demonstram cidadania.
Figura 1- Menina: Sitio: “Cultura Mix”. Disponível em: <http://meioambiente.culturamix.com/natureza/desenhos-sobre-a-poluicao-do-planeta>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Figura 2: Blog- “Mônica e Cebolinha: Cuidando do Planeta. Disponível em: <http://sustentabilidadeparacriancas.blogspot.com.br/2011/03/desenhos-para-colorir.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Figura 3- Menino no lixo: Blog: “Fazendo a minha festa para colorir”. Disponível em: <http://fazendoaminhafestacolorir.blogspot.com.br/2012/06/rugrats-imagens-para-colorir.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Figura 4- Criança na cadeira de rodas. Blog: “Galerinha online”. Disponível em: <http://galerinhaonline.blogspot.com.br/2013/10/ajudando-sempre.html>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
Sendo um cidadão ético eu construo um mundo melhor
Professor, a música, que cada um de nós ouve, toca-nos o coração. Não importa que tipo seja. Numa ou noutra situação poderemos até assustar-nos com determinado tipo de música, mas, aos poucos, começamos a compreendê-la. Não há praticamente nenhuma cultura onde a música não esteja presente funcionando até, na maioria das vezes, como fator determinante no desenvolvimento linguístico e afetivo dos indivíduos. A música é, assim, uma linguagem universal que vai estimular outras áreas do nosso desenvolvimento, sendo fundamental para o bom funcionamento de toda a sociedade. Fonte: Blog: "Comunicar é preciso. Disponível em: <http://comunicar-preciso.blogspot.com.br/2013/04/musica-linguagem-universal-da-humanidade.html>. Acesso em: 17 de jul.2014.
Inicie sua aula comentando como a música é parte de nossas vidas. Como ela é capaz de transmitir uma mensagem encantar pessoas de diferentes maneiras. Professor se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não possuírem estas ferramentas, leve-os até ao Laboratório de Informática. Oriente-os a acessarem o vídeo do YouTube “Educação Inclusiva”.
Fonte: Sítio: "YouTube". Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=70EvnSfn0Tk>. Acesso em: 16 de jul. 2014.
Professor, proponha aos alunos um debate. Separe a turma em 3 grupos. Para iniciar lance perguntas como:
Ø O que podemos fazer para construirmos um mundo melhor?
Ø Quem tem a responsabilidade de melhorar o mundo?
Ø A inclusão faz parte desta construção?
Regras para o debate:
1) Complete a letra da música com as palavras do retângulo.
Aprender – crescer – seu - construir – coração – grande – amar – amigo – comigo – sonha – amor - feliz |
Vamos Construir
Sei que ainda sou criança
Tenho muito que ______________
Mas quero ser criança quando eu ___________
Nosso mundo é um brinquedo
Com pecinhas para unir
Ele será todo ______, se você pensar assim
Refrão
Vamos _______________ uma ponte em nós
Vamos construir, pra ligar seu _____________ ao meu
Com o amor que existe em nós!
E você que é gente _____________
Também pode aprender
Que ___________ é importante pro meu mundo e para o seu
Mas eu tenho a esperança
De você ser meu ____________
De voltar a ser criança, pra poder brincar ________________
Refrão
Tudo o que se ____________
Com _________ se pode conseguir
Por que tudo é assim, é assim
E a gente vive muito mais _____________!
Sítio: Letras. mus http://letras.mus.br/sandy-e-junior-musicas/142686/. Acesso em: 16 de jul. 2014.
2) Tendo como base as informações das aulas anteriores faça uma paródia da música de Sandy e Júnior.
3) Usando recortes de jornais e revistas monte um cartaz sobre Ética e Cidadania.
4) Sabendo que sinônimo é palavra que tem significado idêntico ou muito semelhante ao de outra. Consulte um dicionário e encontre o sinônimo de:
Construir: ______________________________________________________________
Cidadania: _____________________________________________________________
Ponte: _________________________________________________________________
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: Diferentes percursos, direitos iguais – Ano 1 – Unidade 7, Brasília: MEC, SEB, 2012.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aperfeiçoaram a leitura e a escrita; desenvolveram a linguagem oral; ampliaram seu conhecimento sobre o funcionamento da escrita; desenvolveram o conceito de sinônimo; além de conhecer o conceito de ética e cidadania bem como desenvolver habilidades relativas ao uso do dicionário; aprenderam a localizar uma informação explícita; ampliaram habilidades de pesquisa em fontes diversas; conseguiram desenvolver habilidades de interpretação; aperfeiçoaram a capacidade de fazer inferência e desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/09/2017
Quatro estrelasaula muito boa e contribuiu muito com meu planejamento e com a assimilação e a formação de conceitos dos meus alunos
14/02/2016
Quatro estrelasMuito interessante, estou adaptando e irei utilizar nas minhas aulas de ética e cidadania.
26/02/2015
Cinco estrelasLindo plano de aula! Parabéns!
16/08/2014
Cinco estrelasEu concordo plenamente com a sua aula, parabéns.