Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Consumo consciente e consumismo

 

18/08/2014

Autor y Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Produção Cultural e Design Técnico em Publicidade
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação Escolar Indígena Ciências Atividades produtivas e relações sociais
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar consumo consciente de consumismo.

  • Identificar seu perfil de consumidor.

  • Enumerar os aspectos socioeconômicos determinantes do consumismo.

  • Especificar os impactos ambientais decorrentes do consumismo.

  • Relacionar capitalismo, consumismo e meio ambiente.

  • Explicar os princípios do consumidor consciente.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de vídeos; estudo de textos; produção de texto dissertativo e publicação em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos e vídeos digitais.

consumismo 1

Imagem disponível em: http://belicosa.com.br/wp-content/uploads/2013/03/img_delirios_01-111-660x330.png. Acesso em 04/08/2014.

Módulo 1- Introdução

Atividade 1- Comercial de televisão

Para introdução do estudo deste tema, sugerimos o vídeo Comercial Petrobras Sonho de Consumo. Duração 31seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZvhTLiTPyCY. Acesso em 03/08/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

Após projetar o vídeo, em sequência, o professor deverá pedir aos alunos que escrevam as impressões que tiveram aos assisti-los além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

  • Quais são os sonhos de consumo destacados no comercial?

  • Por que temos sonhos de consumo?

  • Qual é o seu sonho de consumo?

  • Como você lida com o consumo e os sonhos de consumo?

Atividade 2- Discussão do vídeo

A discussão do vídeo deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

http://www.iedasampaio.com.br/wp-content/uploads/2014/05/consumismo.jpg

Imagem disponível em: http://www.iedasampaio.com.br/wp-content/uploads/2014/05/consumismo.jpg. Acesso em 04/08/2014.

Atividade 3- Analisando o consumo

O professor deverá entregar aos alunos, impressas em uma folha de papel, as seguintes instruções para que façam registros em seus cadernos. Os registros são pessoais e deverão ser realizados individualmente.

 

  1. Faça uma lista do que você consome em seu dia a dia.

  2. Desta lista, enumere os itens que são essenciais a qualquer indivíduo. Dê um título a esta lista.

  3. Enumere quais itens são indispensáveis para você. Dê um título a esta lista.

  4. Liste os itens que, para você, tanto faz consumir ou não. Dê um título a esta lista.

  5. Enumere os itens que você consome, mas podem ser dispensados. Dê um título a esta lista.

  6. Enumere os itens sem os quais não consegue ficar, independentemente de serem, indispensáveis ou não. Dê um título a esta lista.

  7. Liste os títulos das listas que você fez nos itens anteriores e faça um círculo somente naquela que você não pode abrir mão.

 

Terminados os registros, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três componentes. Cada aluno deverá socializar aos demais os seus registros e discutir com o grupo as suas impressões pessoais. Os alunos deverão fazer agrupamentos, construindo novas listas, agora do grupo. Deverão acertar entre si os títulos destas novas listas, se houverem divergências. Estas listas deverão ser digitadas, salvas nos computadores dos alunos e enviadas ao professor, por e-mail, para avaliação.

O mesmo grupo de alunos deverá discutir novas questões propostas pelo professor, que deverá entregá-las digitadas aos alunos. Cabe aos alunos discuti-las e registrar as respostas consensuais do grupo.

 

Questões para discussão em grupos

  • Por que consumimos?

  • Qual é a sua relação com o consumo?

  • Você se considera um consumidor consciente ou consumista? Por quê?

  • O que diferencia o consumo do consumismo?

  • Em quais aspectos você se considera consumista?

  • Qual é a relação entre consumo e meio ambiente?

  • Quais fatores você leva em conta ao comprar determinado produto ou serviço?

Atividade 4- Discussão dos registros

Todos os itens e questões respondidos na atividade anterior deverão ser apresentados pelos grupos e discutidas por toda a turma. Cada grupo deverá eleger um relator, que socializará aos demais os registros do grupo. As listas do grupo digitadas deverão ser salvas em pen drives e projetadas utilizando o aparelho data show. O professor deverá organizar as apresentações dos grupos, prevendo os tempos das falas, de modo que todos os grupos sejam contemplados. Os alunos poderão solicitar esclarecimentos, ou tecerem comentários, ao final de cada apresentação.


Fechamento pelo professor

Consumimos por necessidade e por desejo. Mas, por trás desse ato que faz a economia girar, há o consumo de recursos naturais e geração de lixo em proporções cada vez maiores.

Estamos vivendo um momento histórico caracterizado pelo aumento desenfreado do consumo, o que provoca impactos ambientais alarmantes. O ato de consumir precisa ser repensado e se tornar mais responsável e menos impactante ambientalmente.

Mas, o que está por trás do ato de consumir, além das questões ambientais? O ato de consumir está ligado apenas a desejos e necessidades, ou comprar é algo que causa sensações mais complexas e determina modelos sociais?

 

http://www.universal.org/imagens/consumo_consciente_principal.jpg

Imagem disponível em: http://www.universal.org/imagens/consumo_consciente_principal.jpg. Acesso em 04/08/2014.

 

Módulo 2- Consumo e perfis de consumidores

Atividade 1- Vídeos

Sugerimos dois vídeos que contribuirão para uma compreensão mais ampla sobre o consumo.

O vídeo 1 apresenta uma visão global do consumo com ênfase em alguns aspectos que determinam e o custo ambiental que acarreta.

O vídeo 2 exemplifica alguns perfis de consumidores.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

Após assistirem cada vídeo, em sequência, o professor deverá pedir aos alunos que escrevam as impressões que tiveram aos assisti-los além de responderem a algumas questões, como as sugeridas após as referências dos mesmos.

 

Vídeo 1- A HISTÓRIA DAS COISAS - COMPLETO - DUBLADO EM PORTUGUÊS (capitalismo, consumismo e meio ambiente). Duração 21min16seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Q3YqeDSfdfk. Acesso em 03/08/2014.

Questões para discussão do vídeo 1

  1. Qual é a relação entre capitalismo, consumismo e meio ambiente?

  2. O que é e o que acarreta a obsolescência programada?

  3. Existe relação entre consumo e felicidade? Explique.

  4. Quais são os aspectos socioeconômicos determinantes do consumo?

  5. Relacione mídia e consumo.

  6. Em termos ambientais, qual é o impacto do consumismo?

 

Vídeo 2- A Verdade de Cada Um - Consumo 28/03/2013 Nat Geo. Duração 39min13seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1aFFaMdgTN4. Acesso em 03/08/2014.

Questões para discussão do vídeo 2

1-     Registrar as diferentes formas de relação das pessoas com o consumo em cada situação apresentada no vídeo.

2-     Em cada uma das situações apresentadas, quais são as principais preocupações dos consumidores?

3-     Quais são os perfis de consumidores apresentados no vídeo?

4-     O que determina o consumo na atualidade?

Atividade 2 - Discussão dos vídeos e consolidado

A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.


Após a discussão, o grupo de três alunos deverá fazer um consolidado das informações e aspectos mais relevantes. Este consolidado deverá ser digitado e enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

Atividade 3- Teste - Que tipo de consumidor você é?

Abaixo sugerimos dois testes diferentes para que o aluno possa identificar seu perfil como consumidor.

 

Teste 1- REVISTA VEJA. Teste do consumidor consciente. http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/teste-do-consumidor-consciente. Acesso em 03/08/2014.

 

Este teste deverá ser feito on line. Cada aluno deverá acessá-lo de seu computador individual e prosseguir, página por página.

 

Teste 2- IDEC. Teste de consumo consciente. [PDF]. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CCUQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.ufscar.br%2Fconsusol%2Farquivos%2Fteste%2520do%2520idec%2520de%2520consumo.pdf&ei=dizeU_rxIIvisASW3YCQCg&usg=AFQjCNESxibGuWTU4x8DSb2ko_oshgYEmQ&bvm=bv.72197243,d.cWc. Acesso em 03/08/2014.

 

Trata-se de um teste maior e não pode ser realizado on line. O professor deverá imprimir e disponibilizar uma cópia para cada aluno responder manuscrito.

 

Os alunos deverão comparar o resultado dos dois testes. O professor deverá chamar a atenção dos alunos para aspectos coincidentes e divergentes nas questões componentes dos dois testes. Deverá considerar que, mesmo não sendo iguais, todos os aspectos apontados nas questões que compõem os dois testes representam preocupações relacionadas ao consumo.

O professor deverá fechar a discussão utilizando o folder dos doze princípios do consumidor consciente, produzido pelo Instituto Akatu.

 

INSTITUTO AKATU. Doze princípios do consumidor consciente [PDF]. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/NOV-AKATU-VALEq_4_Fold.pdf. Acesso em 03/08/2014.

 

O professor poderá utilizar também em sua explanação a imagem abaixo que sintetiza os doze princípios do consumo consciente.

 

http://www.rossiresidencial.com.br/newsletter/conexaofornecedores/edicao24/img/akatu.jpg

 

Imagem disponível em: http://www.rossiresidencial.com.br/newsletter/conexaofornecedores/edicao24/img/akatu.jpg. Acesso em 04/08/2014.

 

Cabe ao professor salvar previamente estes materiais em seu computador e projetá-los utilizando o aparelho data show. O professor deverá, ao longo da projeção, dialogar com os alunos a respeito de cada princípio exposto, sensibilizando-os para a adoção de comportamentos de consumo  mais responsáveis.

 

Módulo 3- Ampliando conhecimentos

Atividade 1- Rodada de leitura de textos e registros

Dando continuidade ao aprofundamento teórico, que permita expandir o alcance para questões mundiais sobre o tema, sugerimos a leitura e discussão de alguns textos sobre o tema. O professor deverá distribuir os alunos em grupos de cinco componentes; cada grupo poderá escolher os textos que irá ler, contando que leiam no mínimo quatro textos e registrem todas as informações solicitadas pelo professor.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador, imprimir e disponibilizar cópias para os grupos.

Os alunos deverão ler os textos e registrar as informações que considerarem mais relevantes, além dos questionamentos especificados a seguir.

 

1.      Quais são as principais prerrogativas para o consumo consciente?

2.      O que caracteriza o consumismo?

3.      Quais são os principais fatores determinantes do consumismo?

4.      O que diferencia o consumidor consciente do consumista?

5.     Relacione o consumismo com: a) a mídia; b) a sustentabilidade; c) fatores socioeconômicos.

6.     Qual é a situação brasileira em relação ao consumo?

7.     Relacione consumo, consumismo e sustentabilidade.

Textos e endereços para acesso

SPITZCOVSKY, Débora. Buy Nothing Day: 24 horas sem comprar nada. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/buy-nothing-day-dia-mundial-sem-compras-consumo-consciente-722566.shtml. Acesso em 03/08/2014.

 

SPITZCOVSKY, Débora. Greendex: consumidor brasileiro é 3º mais consciente. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/greendex-2012-consumo-consciente-brasil-sustentabilidade-704349.shtml. Acesso em 03/08/2014.

 

CAPELAS JR, Afonso. 8 Rs da sustentabilidade. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/8-rs-sustentabilidade-300100/. Acesso em 03/08/2014.

 

FRANCO, Marina. Akatu mostra perfil atual de consumidores conscientes. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/akatu-mostra-perfil-atual-consumidores-conscientes-613419.shtml?func=2. Acesso em 03/08/2014.

 

______________. 10 caminhos para o consumo consciente. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/10-caminhos-consumo-consciente-686568.shtml. Acesso em 03/08/2014.

 

CERBASI, Gustavo. Como comprar felicidade. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/30719-como-comprar-felicidade.shtml. Acesso em 01/08/2014.

 

CADERNOS DE CONSUMO SUSTENTÁVEL. Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade. Disponível em:   http://www.obscriancaeadolescente.gov.br/index.php?option=com_phocadownload&view=category&download=160:cartilha-consumismo-infantil-na-contramao-da-sustentabilidade&id=17:cartilhas-material-pedagogico&Itemid=148. Acesso em 03/08/2014.

 

FERRARI, Juliana Spinelli. Consumismo. Disponível em: http://www.brasilescola.com/psicologia/consumismo.htm. Acesso em 03/08/2014.

 

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. O que é consumo sustentável. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/conceitos/consumo-sustentavel. Acesso em 03/08/2014.

 

MATTAR, Hélio. Emoções, ideias e experiências: novos produtos para o século XXI. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Emocoes-ideias-e-experiencias-novos-produtos-para-o-seculo-XXI. Acesso em 03/08/2014.

 

JACOB, Pedro. Consumo e Sustentabilidade. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Consumo-e-Sustentabilidade. Acesso em 03/08/2014.

 

EQUIPE AKATU. Um terço dos consumidores considera sustentabilidade como fator de compra. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Sustentabilidade/Posts/Um-terco-dos-consumidores-considera-sustentabilidade-como-fator-de-compra. Acesso em 03/08/2014.

 

_____________. Mais bem informado, consumidor brasileiro valoriza mais a sustentabilidade que o consumismo. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Mais-bem-informado-consumidor-brasileiro-valoriza-mais-a-sustentabilidade-que-o-consumismo. Acesso em 03/08/2014.

 

RAMOS, Duda. Menos. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_424680.shtml?func=2. Acesso em 03/08/2014.

 

CAMARGO, Suzana. Rumo à sociedade do bem-estar. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/parceiros-do-planeta/rumo-a-sociedade-do-bem-estar/. Acesso em 03/08/2014.

Atividade 2- Socialização dos registros

Terminada a leitura dos textos e os registros, os alunos deverão se reunir em seus respectivos grupos para discussão do assunto estudado na atividade anterior. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo.

 

Este consolidado deverá ser apresentado aos colegas e ao professor. Caberá ao grupo escolher um relator que falará em nome do grupo. Neste momento o professor deverá organizar a sala de modo que todos possam se ver e ouvir o que o colega está socializando. Ao término de cada apresentação, os colegas poderão formular perguntas e o grupo deverá esclarecê-las. Terminada a socialização, o consolidado de cada grupo deverá ser enviado por e-mail ao professor para avaliação.

 

O professor deverá fechar este momento de socialização e discussão com uma síntese do que foi abordado nesta proposta, conforme o folder apresentado a seguir. Deverá salvar este material em seu computador e projetá-lo para os alunos utilizando o aparelho data show.

 

Enquanto explora o passo a passo, seguindo a numeração, o professor deverá ir resgatando aspectos relevantes e enfatizando que todas as etapas, da produção até o descarte de um produto, devem ser consideradas antes de consumi-lo. Ser consumidor consciente é sempre ter em vista adquirir produtos que causem menor impacto ambiental ao longo da cadeia produtiva requerida para sua produção e descarte.

 

http://www.qualiblog.com.br/wp-content/uploads/2012/08/QQ-Revista-Consumo-Consciente2.jpg

Imagem disponível em: http://www.qualiblog.com.br/wp-content/uploads/2012/08/QQ-Revista-Consumo-Consciente2.jpg. Acesso em 04/08/2014.

 

O professor deverá utilizar também um esquema sintético, como o apresentado a seguir, para orientar os alunos numa conduta diária com vistas ao consumo consciente: as seis perguntas que cada um deve se fazer antes de comprar um produto: por que comprar? O que comprar? Como comprar? De quem comprar? Como usar? Como descartar?

 

http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/SeisPerguntasCCAkatu.jpg

Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/SeisPerguntasCCAkatu.jpg. Acesso em 04/08/2014.

Atividade 3 - Produção de texto - Redação ENEM

Após este estudo, os alunos estarão aptos a produzir um texto de acordo com os critérios de avaliação do ENEM, conforme a proposta especificada a seguir.

ACADEMIA ENEM. Consumismo, alienação e sustentabilidade: um novo desafio. Disponível em: http://www.fortaleza.ce.gov.br/sites/default/files/proposta_enem_p-_consumismo.pdf. Acesso em 03/08/2014.

Cabe ao professor providenciar uma cópia impressa deste material para cada aluno, que deverá seguir as instruções, produzindo um texto dissertativo no qual demonstre o conhecimento construído ao longo desta proposta.

Interdisciplinaridade

No desenvolvimento desta atividade e na correção dos textos/redações, o professor de Biologia deverá solicitar a participação e a ajuda do professor de Língua Portuguesa/Redação, que se encarregará das orientações pertinentes à produção da redação no ENEM.

Atividade 4- Socialização

Seguindo a orientação dos 8 Rs, e do 10º princípio do consumo consciente, os alunos deverão socializar sua produção neste estudo, com vistas à sensibilização de toda a comunidade escolar e outras pessoas que acessem o site ou o blog da escola.

Após o término da atividade 3, os consolidados e os textos produzidos pelos alunos deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pen drive) e enviados ao professor para avaliação. Deverão também inserir os links dos testes realizados nesta proposta, para que os internautas possam fazê-los e, assim, identificarem seus perfis como consumidores.

Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 04/08/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos.

 

http://meubolsofeliz.com.br/wp-content/uploads/2014/07/tirinhas_turmadamonica_842x1265_02.png

Imagem disponível em: http://meubolsofeliz.com.br/wp-content/uploads/2014/07/tirinhas_turmadamonica_842x1265_02.png. Acesso em 05/08/2014.

Recursos Complementares

COSTA, Daniela Viegas da; TEODÓSIO, Armindo dos Santos de Sousa. Desenvolvimento sustentável, consumo e cidadania: um estudo sobre a (des)articulação da comunicação de organizações da sociedade civil, do estado e das empresas. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-69712011000300006&script=sci_arttext. Acesso em 03/08/2014.

 

FONTENELLE, Isleide A. Os paradoxos do consumo. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902008000300010&lng=e&nrm=iso. Acesso em 03/08/2014.

 

RETONDAR, Anderson Moebus. A (re)construção do indivíduo: a sociedade de consumo como “contexto social” de produção de subjetividades. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922008000100006&lng=pt&nrm=iso?v=p1s7Cw2t1qM. Acesso em 03/08/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa: as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros dos estudos de textos, dos vídeos e os consolidados.

  • Os textos produzidos pelos alunos deverão ser avaliados quantitativamente.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • iris regina barroso de alencar, centro de ensino médio 01 de sobradinho-df , Distrito Federal - dijo:
    irisreginab@gmail.com

    04/09/2014

    Cinco estrelas

    muito interessante, parar e pensar no que estamos fazendo com nós mesmos. Andamos mergulhados em tanta coisa, será necessário? Trabalho com o consumo sustentável nas aulas com alunos do ensino médio, sou professora de artes, estou feliz com os resultados e esse artigo me acrescentou mais conhecimento.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.