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O CAMINHO DAS ÁGUAS. APRENDENDO SOBRE O CICLO DA ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS SERES VIVOS

 

20/08/2014

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.
  • Identificar como acontece o ciclo da água ou ciclo hidrológico.
  • Conhecer os estados físicos da água: sólido, líquido, gasoso.
  • Avaliar o comportamento presente, com relação ao uso da água, para a situação futura com relação à oferta desse importante elemento da natureza.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
4 aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

 

Professor, esta aula pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Tem a intenção de proporcionar ao aluno um encontro com a leitura e a escrita de forma lúdica, através de um assunto que faz parte do seu cotidiano.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

 

1° momento: Para introduzir o tema ÁGUA, pergunte aos alunos:

 

  • O que vem à cabeça quando vocês escutam a palavra água?
  • Vocês acreditam que a água é um elemento indispensável para a nossa sobrevivência? Justifique.
  • Vocês poderiam dizer onde encontramos “água salgada” e onde encontramos “água doce”?
  • Vocês sabem qual tipo de água existe em maior quantidade no mundo: doce ou salgada?

 

Anote na lousa as respostas dos alunos para verificar a frequência das palavras lembradas pelos alunos, de acordo com cada pergunta. Para isso, sugerimos que divida a lousa em quatro partes, uma para cada pergunta.

 

2° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Salve o Planeta Azul”. Vídeo Youtube. Duração: 3min37seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c0utQYyf5NU. Acesso em 7 de agosto de 2014.

 

Professor, neste momento, apresente o vídeo até 3 minutos e 12 segundos.

 

Figura 1- Imagem obtida pela autora do vídeo “Salve o Planeta Azul”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c0utQYyf5NU. Acesso em 7 de agosto de 2014.

 

3° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto ao vídeo “Salve o Planeta Azul”, pergunte:

 

  • Do total de água existente no planeta, qual porcentagem equivale ao volume de água doce?
  • Qual a porcentagem de água doce está armazenada no subsolo das Bacias rasas e profundas?
  • Quanto equivale o volume de água doce dos lagos e rios no mundo?
  • Qual a porcentagem de água doce é utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos?
  • O que poderá acontecer como consequência das mudanças climáticas aceleradas pela ação do homem?

 

As informações sobre tais perguntas constam no próprio vídeo, a saber: A porcentagem de água doce equivale a 2,5% do volume total da água do planeta. 30% da água doce estão armazenados no subsolo em Bacias rasas e profundas. Estima-se que os lagos de água doce e rios representam apenas 0,3% da água doce do mundo. A oferta total de água doce utilizada para os ecossistemas e pelos seres humanos equivale a menos de 1% de todos os recursos de água doce. As mudanças climáticas influenciam muito na existência de água no planeta. A mudança do clima global é um processo natural, violentamente acelerado pela ação do homem. Com isso, algumas regiões já começaram a sofrer com a escassez de água e de chuva e, também, as geleiras vão começar a derreter e o nível do mar aumentará. Com isso cerca de 1/3 da população mundial será afetada com o aumento da salinidade e diminuição das fontes de água potável, principalmente as populações litorâneas em países como o Brasil. Indústrias como de saúde, abastecimento doméstico de água, produção de alimentos, saneamento e energia terão suas capacidades produtivas reduzidas.

 

 

4° momento: Divida a turma em quatro grupos e solicite que cada um deles elabore um cartaz com o título: Salve o Planeta Azul! Nesse cartaz os alunos deverão expressar suas opiniões sobre ações que a população deve ter para preservar a água do planeta. Recomende que seja ilustrado e que utilizem palavras-chave ou pequenas frases que representam a realidade da água do planeta atualmente. Incentive-os a trabalhar com colagem, pintura, desenho etc.

 

Seguem abaixo, imagens de cartazes sobre a água, produzidos por alunos do ensino fundamental:

 

Figura 2- Imagem de trabalho sobre água elaborado por alunos do ensino fundamental. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_YE6mfiTQ4pU/S8r3XLr_tyI/AAAAAAAAAVQ/a1OubnYy3bQ/s1600/IMG_9981.JPG. Acesso em 10 de agosto de 2014.

 

Figura 3- Imagem de trabalho sobre água elaborado por alunos do ensino fundamental. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_YE6mfiTQ4pU/S8rjmpI4w4I/AAAAAAAAAUI/7insLNRN7z4/s1600/IMG_9978.JPG. Acesso em 10 de agosto de 2014.

 

 

5° momento: Solicite a cada grupo que eleja um representante e o convide para apresentar o cartaz construído pelo seu grupo ao restante da turma. Disponibilize um espaço na sala de aula para os cartazes ficarem fixados durante o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao tema.

 

 

AULA 2

 

1° momento: Para preparar a turma para o diálogo desta aula, pergunte: “Quem sabe quais são os estados físicos da água?” Em seguida, convide-os para assistirem ao vídeo “Evian - Water Boy (We Will Rock You). Vídeo Youtube. Duração: 2min38seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FPvk8K4K8oY&list=RDFPvk8K4K8oY. Acesso em 07 de agosto de 2014.

 

Figura 4 – Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Evian - Water Boy (We Will Rock You). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FPvk8K4K8oY&list=RDFPvk8K4K8oY. Acesso em 07 de agosto de 2014.

 

 

2° momento: Para verificar se os alunos compreenderam a mensagem do vídeo “Evian - Water Boy (We Will Rock You), pergunte aos alunos:

 

  • Qual o tema principal do vídeo?
  • Quais são os estados físicos da água, de acordo com o vídeo?
  • Quais pontos foram tratados, além dos estados físicos da água?

 

 

3° momento: Converse com os alunos brevemente sobre cada estado físico da água (líquido, sólido e gasoso) e procure apresentar imagens de alguns exemplos de onde ou em que situação se encontra a água em cada estado.

 

Figura 5– Imagem, obtida pela autora, de exemplo dos três estados físicos da água. Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-unW0wvWecMk/T3ZA0glqG2I/AAAAAAAABeM/6g80B6llQSA/s400/Imagem4.png. Acesso em 07 de agosto de 2014.

 

Por exemplo:

 

  • A água no estado LÍQUIDO está nos rios, mares, oceanos, fontes, cachoeiras etc.
  • A água no estado SÓLIDO está nas geleiras, na neve, em formas de gelo em nosso freezer etc.
  • A água no estado GASOSO está no vapor liberado quando a água é aquecida, no ar, na sauna etc.

 

Sugestão ao professor

 

Professor, seguem alguns links que podem auxiliá-los no diálogo:

 

Estados Físicos da Água. Disponível em: http://www.todamateria.com.br/estados-fisicos-da-agua/. Acesso em 10 de agosto de 2014.

 

Estados físicos da matéria. Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua1.php. Acesso em 10 de agosto de 2014.

 

 

4° momento: Solicite que cada aluno elabore um texto descrevendo a mensagem apresentada no vídeo e todos os caminhos que o “water boy” percorre do início ao final. Solicite que considerem que a pessoa que receberá o texto para leitura não conhece o vídeo e não sabe qual assunto é tratado.

 

 

5° momento: Solicite que cada aluno leia seu texto para o restante da turma. Recolha os textos elaborados para posterior exposição.

 

 

Sugestão ao professor

 

Professor, como tarefa complementar, você poderá trabalhar os três estados da água, com práticas sugeridas no link abaixo:

 

LUVIZOTO, Carolina. Estados físicos da água. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/estados-fisicos-agua-623159.shtml. Acesso em 07 de agosto de 2014.

 

 

AULA 3

 

 

1° momento: Para iniciar o diálogo desta aula, pergunte aos alunos quem já ouviu falar em “ciclo da água” ou “ciclo hidrológico”, como eles imaginam que seja o caminho da água, de onde vem para onde vai. Anote na lousa frases curtas de acordo com as respostas dos alunos, para confrontar posteriormente com o vídeo que deverá ser apresentado no próximo momento.

 

 

2° momento: Explique aos alunos que a troca constante que a água faz entre a terra, mares, rios, florestas e a atmosfera é chamada de ciclo da água. (Fonte: O que é o ciclo da água? Disponível em: http://www.ciclodaagua.com.br/. Acesso em 06 de agosto de 2014). Em seguida, convide os alunos para assistirem ao vídeo da Agência Nacional de Águas, “Ciclo Hidrológico”. Vídeo Youtube. Duração: 2min59seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4. Acesso em 06 de agosto de 2014.

 

Figura 6 – Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Ciclo Hidrológico”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vW5-xrV3Bq4. Acesso em 06 de agosto de 2014.

 

 

3° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto às informações apresentadas no vídeo, pergunte:

 

  • Quais as palavras apresentadas no vídeo que são novas para vocês?
  • O que acontece com parte da água da superfície de rios, lagos e oceanos, das folhagens das plantas e dos corpos dos animais e pessoas, quando há o aquecimento do ar?
  • Para onde vão as moléculas de água que surgem com a evaporação? Em que elas se transformam?
  • As gotículas de água que se aglutinam formando as nuvens, que ficam pesadas e começam a cair de três formas. Quais são elas?
  • O que acontece com a chuva que cai em solo permeável?
  • Os lençóis freáticos podem dar origem a que?
  • O que acontece quando a chuva cai em solos com capacidade reduzida de absorver água, como em ruas asfaltadas e outros?
  • O ciclo da água acontece onde e quantas vezes?

 

Na medida em que os alunos forem respondendo as questões, confronte as respostas com as frases curtas anotadas na lousa no 1° momento.

 

 

4° momento: Divida a turma em grupos de quatro alunos e distribua uma cópia para cada grupo da imagem abaixo, que representa o ciclo da água. Antes, porém, prepare a imagem ocultando com uma moldura em branco, as palavras relacionadas ao ciclo da água, conforme sugerido na página do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental, para o cartaz escrito em inglês. Disponível em: http://www.caranguejo.org.br/wp/contents/images/2013/03/ciclo_da_agua_WEB_1170-jogo_en.jpg. Acesso em 06 de agosto de 2014.

No entanto, para esta atividade, será disponibilizada a versão em português, cabendo ao professor, a tarefa de cobrir as palavras com a moldura em branco, conforme sugerido. Sugere-se que, após cobrir as palavras, a imagem seja impressa em tamanho A3 (medidas: 297 × 420cm). Sugestão de imagem para a realização da atividade proposta:

 

Figura 7 - Imagem representando o ciclo d'água obtida pela autora através do site. Disponível em: http://www.caranguejo.org.br/wp/contents/images/2013/03/ciclo_da_agua_WEB_1170.jpg. Acesso em 06 de agosto de 2014.

 

 

5° momento: Após o preenchimento dos campos em branco pelos grupos, confronte com as respostas corretas do cartaz original. Sugira aos alunos que façam um ranking de acertos para verificar qual grupo acertou o maior número de palavras. Reserve o cartaz original para, junto com outros materiais produzidos nas atividades, organizar uma exposição futura sobre a água e sua importância.

 

 

Sugestão ao professor

 

Professor, você pode também trabalhar com o livro “Aventuras de uma gota d' água”, Editora Moderna, de Samuel Murgel Branco. Propor uma leitura do livro e a elaboração de uma lista com as palavras-chave abordadas no livro e, posterior, apresentação dos alunos para o restante da turma.

 

Sinopse: Aventuras de uma gota d’água traz a conversa entre uma menina, Carolina, e uma gotinha d’água. Nessa conversa, a gotinha conta toda a história de sua vida. Desde o seu nascimento, nas nuvens, passando pelas suas andanças por riachos, cachoeiras e grandes rios, até chegar ao oceano, onde completa seu ciclo. Durante o bate-papo, a gotinha conta para Carolina como o ser humano necessita da água em seu dia a dia. Ele a utiliza na produção de energia, para o seu consumo e, mesmo sabendo de tudo isso, ainda é capaz de poluir os rios, matando a fauna e a flora que os cercam.

 

Fonte: Conheça o dia a dia de uma gota d’água. Disponível em: http://www.educacional.com.br/recomenda/novorecomenda/livros.asp?IDLivro=21803. Acesso em 07 de agosto de 2014.

 

 

 

AULA 4

 

 

1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Carta escrita no ano 2070 em vídeo - versão 2010 com sonoplastia”. Vídeo Youtube. Duração: 6min44seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gg7ZXXtMJeg. Acesso em 06 de agosto de 2014.

 

Figura 8 - Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Carta escrita no ano 2070 em vídeo - versão 2010 com sonoplastia”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gg7ZXXtMJeg. Acesso em 06 de agosto de 2014.

 

 

Professor, a versão escrita da carta, você encontra no link abaixo:

 

Carta escrita no ano 2070. Disponível em: http://www.hpbysandra.com.br/a_carta_de_2070.html. Acesso em 10 de agosto de 2014.

 

 

2° momento: Com base na mensagem do vídeo, pergunte aos alunos se eles concordam ou não com a carta que provavelmente seria escrita em 2070 sobre a situação da água no planeta. Solicite que eles justifiquem sua resposta. Em seguida, solicite que os alunos reescrevam a carta, considerando suas próprias opiniões quanto ao futuro da água, observando as suas próprias atitudes e dos homens no presente.

 

 

3° momento: Solicite que cada aluno faça a leitura de sua carta reescrita para o restante da turma. Reúna as cartas reescritas pelos alunos com todo o material produzido nas atividades, para promover uma exposição sobre o ciclo da água e sua importância para os seres vivos, para apresentar o tema a todos os alunos, professores e demais funcionários da escola.

 

 

Sugestão ao professor

 

Professor, para o dia da apresentação, você poderá preparar cópias da seguinte cartilha para ser distribuída aos participantes, a fim de conscientizá-los sobre a importância de conservar e preservar este recurso, fundamental para a nossa sobrevivência: "A água que você desperdiça pode fazer falta amanhã. Economize". Disponível em: http://brasildasaguas.com.br/wp-content/uploads/sites/4/2013/05/CARTILHA-AGUA-CVRD.pdf. Acesso em 07 de agosto de 2014.

Recursos Complementares

AGRANITO, Laís de Castro. Conhecendo o ciclo da água e aprendendo a produzir textos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48724. Acesso em 06 de agosto de 2014.

 

NETTO, Isadora; PÊSS, Luciana. Plano de aula de Ciências para a Quarta série. Disponível em: https://ead.ufrgs.br/rooda/webfolio/abrirArquivo.php/Usuarios/6320/Disciplinas/11796/Plano%20de%20aula%203.doc. Acesso em 07 de agosto de 2014.

 

Projeto Brasil das Águas. Disponível em: http://brasildasaguas.com.br/. Acesso em 08 de agosto de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar, no decorrer das aulas, se os alunos reconheceram a importância da água para a vida e suas diversas utilidades. E, ainda, se os alunos conseguiram identificar como acontece o ciclo da água e seus estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Verifique se conseguiram identificar e avaliar o comportamento dos homens com relação ao uso da água e estabelecer uma previsão sobre o que poderá ocorrer com a oferta de água no mundo. E, também, o desenvolvimento e evolução individual quanto à linguagem oral e escrita. Procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos e, ainda, o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
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Opiniones

  • LAIS DA SILVA REIS, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - dijo:
    laisrreis@hotmail.com

    04/05/2015

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula planejada, achei muito interessante a proposta dos vídeos. Eu acrescentaria a essa aula uma discussão em torna da ideia do consumo de água por parte das empresas (agronegócio), que consumem e desperdiçam mais do que a população brasileira, para que os alunos possam refletir nessa ideia . Segue : uma sugestão de vídeo que trata desse assunto. Talvez interessante para trabalhar a partir do 4º ano. https://www.youtube.com/watch?v=AJkPVO39qgQ < acesso em : 04/05/2015, 21:16>.


  • Mariana Fernandes, C.E.Dr Feliciano Sodré , Rio de Janeiro - dijo:
    marianabfern@gmail.com

    21/08/2014

    Cinco estrelas

    Esse plano de aula está muito bom,gostei muito .


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