Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Livros literários: um mundo a explorar

 

19/08/2014

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir a importância da leitura;
  • Conhecer diferentes textos literários;
  • reconhecer a importância da literatura;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Compreender a relevância de formar opinião própria sobre o que leu;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por A,luno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Livros literários: um mundo a se explorar

 

Professor, os livros constituem um recurso fundamental para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, desde que possamos oferecer oportunidades de exploração deste material. Para isso, buscamos trazer um olhar diferenciado sobre o trabalho com livros, com o intuito de favorecer o diálogo e a formação de opinião própria dos aprendizes. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!

 

Informações ao professor

 

 Investigando a Biblioteca da escola

 

Professor, para a presente aula, sugerimos que você explore e conheça os materiais do acervo da Biblioteca da escola, principalmente os livros avaliados pelo PNBE - Programa Nacional Biblioteca da Escola - e outros que sejam disponibilizados para uso dos alunos, bem como outros materiais disponíveis no acervo da Biblioteca. O conhecimento dos materiais pelo professor é fundamental para um efetivo trabalho com os livros em sala de aula.

 

Você sabia?  “Um dos destaques do PNBE é a distribuição dos livros de literatura, que engloba textos em prosa (novelas, contos, crônica, memorias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de história em quadrinhos. Esses livros são destinados às bibliotecas das escolas.” (BRASIL, 2012, p. 40).

 

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais didáticos no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf> Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Professor, para outras informações sobre o acervo e o próprio PNBE, acesse o sítio abaixo:

Fonte: Sítio: “Portal MEC”. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12368&Itemid=574>. Acesso em: 02 de ago. 2014.

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Motivando:  uma surpresa

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Providencie uma "Caixa surpresa" e dentro dela coloque um livro de sua escolha, que tenha imagens e também escrita. Nossa sugestão é o livro “Diário da Julieta” do autor Ziraldo. Veja a sinopse do livro abaixo:

 

Sinopse:

Julieta está de volta com mais aventuras em "Diário da Julieta 2 – As histórias Mais Secretas da Menina Maluquinha" agora com scrap book. No mais recente lançamento, Juju conta suas aventuras em quadrinhos e, para não esquecer nenhum detalhe, cola com muita criatividade tudo em seu diário, bilhetes, fotos, adesivos, papelzinho de bala, lacinhos de fita como em um scrap book. São muitas aventuras e todas registradas com muito carinho.

 

Aula1.1_Agosto

Fonte: Sítio: “Livraria Saraiva”. Disponível em: <http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4924405?PAC_ID=127108>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Instigue a turma a pensar sobre o que pode ter dentro da caixa. Faça um mistério e dê algumas dicas como:

  • Me pegam com as mãos;
  • Posso ter imagens e também coisas escritas;
  • Falo sobre tanta coisa;
  • Ajudo muitas pessoas a aprender.

 

Quando os alunos descobrirem o que há dentro da caixa, retire o livro e peça que cada aluno fale o que sabe sobre o mesmo. Veja algumas questões para mediar o diálogo:

  • Para que serve um livro?
  • Como você lê um livro?
  • Qual momento você gosta de ler?

 

Agora, instigue os alunos a falarem sobre os livros que já conhecem. Faça o registro dos nomes dos livros falados pela turma em uma cartolina e depois afixe-a no mural da sala de aula.

Depois, entregue uma folha de papel para cada aluno e solicite que escrevam o seu próprio diário de um dia na escola. Cada um poderá escolher o que achar mais interessante para colocar na sua produção e também deverá optar pela forma de registro que mais gostar, seja pictórica e/ou escrita.

Quando todos terminarem, faça um momento de apresentação dos trabalhos.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

A literatura no cotidiano da sala de aula

 

Professor, para a presente aula escolhemos alguns títulos de livros da autora Ana Maria Machado para serem trabalhados com a turma. Por isso, sugerimos que você inicie a aula propondo à turma que façam uma pesquisa na internet, no sítio sugerido abaixo e descubram mais sobre a referida autora.

 

Aula1.2_Agosto

Fonte: Sítio: “Ana Maria Machado”. Disponível em: <http://www.anamariamachado.com/biografia>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Após a leitura do texto online, faça com a turma um resumo contendo as informações mais relevantes sobre a escritora. Tais como:

  • Local em que nasceu;
  • Quantidade de livros publicados;
  • Como começou a carreira de escritora;
  • Tipos de histórias que gosta de escrever.

 

Uma história com muitas pernas!

 

Professor, providencie o livro sugerido abaixo intitulado de: “Doroteia a centopeia” da escritora Ana Maria Machado e faça a leitura da história para a turma. No momento da leitura, sugerimos que você organize os alunos de forma que fiquem bem acomodados e que seja fácil a visualização das imagens do livro. Faça alguns combinados com a turma para o momento da leitura da história, tais como:

  • Fazer silêncio para ouvir a história;
  • Cuidar para não atrapalhar o colega;
  • Prestar atenção na leitura;
  • Se precisar falar algo, levantar o dedo e aguardar a vez de falar;
  • Deixar para comentar sobre a história após a leitura total do livro.

 

Sinopse:

Todo dia parecia uma festa no canteiro do jardim, onde os insetos brincavam depois do trabalho. O único bichinho que estava meio triste era Doroteia, a centopeia. O que será que ela tinha?

 

Aula1.3_Agosto

Fonte: Sítio: “Ana Maria Machado”. Disponível em: <http://www.anamariamachado.com/livro/doroteia-a-centopeia>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Após a leitura da história, converse com a turma sobre o que compreenderam. Depois, faça a seguinte pergunta ao grupo:

 

Que número de sapato você calça?

 

Professor, é importante favorecer a participação de todos os alunos. Em seguida, aproveite a oportunidade para construir com a turma uma tabela para organizar as informações, como a sugerida abaixo:

 

Nome do aluno

Número do calçado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora, que tal criar com a turma rimas para os nomes de cada aluno? Retome com a turma o título do livro: “Doroteia, a centopeia” e deixe que os alunos expressem oralmente o que tem de parecido nos dois nomes. Depois, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e entregue a tabela abaixo para cada aluno e solicite que cada grupo descubra uma rima para o nome dos colegas.

 

Nome do aluno

Rima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando todos terminarem, peça que os grupos apresentem para a turma as rimas elaboradas. Ao final, você poderá fazer uma lista com a turma no caderno de Língua Portuguesa, contendo o nome de cada aluno e as palavras que rimam.

 

De olho na pesquisa!

 

Professor, organize os alunos em duplas e solicite que façam uma pesquisa na internet para descobrirem mais sobre a centopeia. Veja as sugestões de sítios abaixo:

 

Aula1.4_Agosto

Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/centopeia.htm>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Aula1.5_Agosto

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/muitas-mas-nem-tantas-pernas/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Após a pesquisa, cada dupla deverá fazer um relatório e uma ilustração sobre o que descobriram sobre a centopeia.

Quando todos terminarem, peça que leiam para a turma.

Agora, cada dupla deverá fazer um desenho representando uma centopeia e criar uma história. Para isso, entregue uma folha de papel em branco à cada dupla, para quando terminarem, afixarem as produções no mural da sala de aula.

 

De olho na história! Tem barata aí?

 

Professor, providencie o livro sugerido abaixo intitulado de: “Dona Baratinha” recontado pela autora Ana Maria Machado. Faça um momento de leitura da história. Mas agora, a leitura será diferente!

Faça uma grande roda com a turma. Entregue o livro para o primeiro aluno da sua direita e peça que ele comece a história pela leitura da capa do livro. Se a turma ainda não souber ler, faça a exploração das imagens. O aluno deverá começar a história e assim que concluir solicite que passe o livro para outro colega que deverá continuar a história a partir da primeira página do livro e assim sucessivamente até que a história chegue ao fim e tenha passado por todos os alunos.

Depois do momento de leitura dos alunos, faça a leitura da história para a turma e converse sobre o que ficou diferente e o que se assemelhou.

 

Sinopse:

Dona Baratinha achou uma moeda e pensou que, estando rica, poderia se casar. Então, se arrumou e foi para a janela procurar um noivo. Muitos candidatos apareceram; o boi, o gato, o cachorro, mas o ratinho foi o escolhido. A noiva chegou na igreja, mas o ratinho não apareceu. Ela acabou desistindo do casamento. O noivo? De tão guloso, tinha caído na panela de feijão. Dona Baratinha resolveu pegar o dinheiro e se divertir.

 

Aula1.6_Agosto

Fonte: Sítio: “Livraria Cultura”. Disponível em: <http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=3144175>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Após a leitura do livro, solicite que cada aluno fale sobre o que achou da história. Em seguida, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco integrantes e peça que recriem a história, modificando o noivo da personagem principal e o final da história. Quando todos terminarem, solicite que cada grupo dramatize a nova versão da história para a turma.

 

Vamos ajudar nas compras da Dona Baratinha!

 

Agora, que tal conversar com a turma sobre quem guarda dinheiro na caixinha ou no cofrinho? Depois do diálogo e todos terem participado, organize os alunos em grupos e vamos resolver alguns probleminhas para ajudar a Dona Baratinha. Os alunos poderão fazer a cópia dos problemas no caderno de Matemática.

 

1) Dona Baratinha tem R$ 50,00 na sua caixinha e quer comprar algumas coisas. Ela foi na loja e comprou uma cadeira que custou R$5,00. Quanto ela deverá receber de troco?

2) Agora, a Dona Baratinha foi em outra loja e quer comprar um vaso de flor que custa R$ 7,00. Quanto ela receberá de troco?

3) Dona Baratinha não terminou suas compras. Ela foi no supermercado e quer comprar uma caixa de chocolate que custa R$ 6,00. Quanto ela receberá de troco?

4) Tem mais compra! Dona Baratinha quer um sapato novo e logo foi comprar um. O sapato que ela gostou custa R$ 15,00. Quanto ela receberá de troco?

5) Agora, que tal descobrir quanto a Dona Baratinha gastou no total e quanto ela ainda tem na caixinha?

 

Quando todos os grupos terminarem, proponha que falem como resolveram cada problema e que possam dialogar sobre os resultados obtidos.

Professor, auxilie os alunos a realizarem uma pesquisa no sítio abaixo para que descubram mais sobre como surgiu o nome barata.

 

Aula1.7_Agosto

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-dona-barata/>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Ao final da pesquisa, cada aluno poderá escrever uma frase contendo a palavra BARATA e quando terminarem, proponha um momento de leitura das produções para toda a turma.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, providencie o livro abaixo, intitulado de: “O menino que virou escritor” da escritora Ana Maria Machado. Faça a leitura da história para a turma, considerando os aspectos anteriormente destacados na presente aula para o momento de leitura de histórias.

 

Sinopse:

A infância do escritor José Lins do Rego é contada aqui por Ana Maria Machado. A vida no engenho, sem pai nem mãe, e as histórias que aconteceram com o menino Dedé, que ainda nem sonhava em virar o grande romancista conhecido em todo o Brasil e no exterior.

 

Aula1.8_Agosto

Fonte: Sítio: “Ana Maria Machado”. Disponível em: <http://www.anamariamachado.com/livro/o-menino-que-virou-escritor>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

Após a leitura, ouça a opinião de cada aluno sobre o livro. É importante favorecer a participação de todos. Agora, proponha que cada aluno seja escritor de sua própria história.

Para isso, os alunos poderão utilizar o caderno de Língua Portuguesa e fazerem uma história que tenha elementos do contexto escolar.

Quando terminarem a história, cada aluno deverá ler a sua produção para a turma e ouvir a apreciação dos colegas.

 

O tamanho de cada um!

 

Professor, providencie o livro abaixo para ler mais uma história para a turma.

 

Sinopse:

Helena sempre quis saber qual era seu tamanho. Na hora de ajudar no trabalho ela já era bem grande. Na hora de tomar banho no rio e nadar no fundo ela ainda era muito pequena. Afinal qual o tamanho de Helena? O leitor vai com ela numa viagem em busca de si mesma.

 

Aula1.9_Agosto

Fonte: Sítio: “Ana Maria Machado”. Disponível em: <http://www.anamariamachado.com/livro/bem-do-seu-tamanho>. Acesso em: 05 de ago. 2014.

 

 

Professor, converse com a turma sobre o que compreenderam da história. Depois, peça que cada aluno escreva o que faz no dia a dia, respondendo à seguinte pergunta:

 

De que tamanho eu sou?

 

Após o diálogo com o grupo e depois que cada um socializou suas produções, proponha uma atividade que trabalhe o tamanho real dos alunos. Providencie um rolo de barbante e chame um aluno de cada vez e corte o barbante de forma que represente a altura real do aluno. Para isso, você deverá medir o aluno com o barbante, dos pés até a cabeça. Depois, cada aluno deverá segurar o seu barbante e com uma fita métrica afixada na parede da sala de aula, cada aluno deverá colar o seu barbante em ordem crescente, ou seja, do menor para o maior.

Ao final, a turma deverá descobrir o tamanho de cada colega. Assim, você poderá propor algumas atividades para que possam refletir:

1) Quem é o aluno mais alto?

2) Quem é o aluno mais baixo?

Organize os nomes dos alunos da turma em ordem crescente de tamanho. Para isso, faça uma fila com os nomes dos meninos e outra com os nomes das meninas. Professor, você poderá entregar uma cópia da tabela abaixo, ou mesmo pedir que registrem no caderno de Matemática.

 

 

Nosso tamanho

Meninos

Meninas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Divulgação de nossas conquistas

 

Professor, organize com a turma um Jornal Falado em sala de aula. Para isso, organize a turma em duplas e explique que cada dupla deverá escolher um dos livros trabalhados na aula e organizar um resumo contendo informações importantes do livro para ser divulgada pelo jornal, tais como:

  • O título do livro;
  • O autor do livro;
  • Curiosidades e aprendizagens a partir da leitura do livro;
  • A faixa etária indicada;
  • Dentre outras.

Prepare um momento para a apresentação do Jornal Falado na escola, convidando a comunidade escolar e também os familiares para assistirem. Organize com os alunos a data, horário e local em que acontecerá o evento e providencie o bilhete e os cartazes de divulgação. Crie com a turma um nome para a chamada do Jornal, podendo ser:

 

Livros: vamos viajar pelas histórias

 

Para enriquecer as construções das falas dos alunos, eles poderão consultar os livros trabalhados, bem como realizar novas pesquisas na internet para obter mais informações sobre os mesmos. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Globo Editora”. Disponível em: <http://www.globaleditora.com.br/catalogo-geral/infantil/?colecao=18>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Sítio: “Ziraldo”. Disponível em: <http://www.ziraldo.com.br/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “YouTube – Vídeo: Ana Maria Machado – Jogo de ideias”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6mNi-fYgnSA>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Sítio: “Ziraldo”. Disponível em: <http://www.ziraldo.com.br/>. Acesso em: 03 de ago. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação os diálogos com os alunos e a análise de suas produções. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.