Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Por que sentimos fome? Vamos descobrir!

 

17/09/2014

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Descobrir o que é a fome;
  • Conhecer o processo do nosso corpo quando sentimentos fome;
  •  Refletir sobre o sistema alfabético de escrita;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizar diferentes gêneros textuais (texto instrucional, convite, cartazes) em situações significativas;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Por que sentimos fome? Vamos descobrir!

 

Professor, a fome é um sinal que o corpo precisa de alimento e entender este processo poderá fazer com que os alunos tenham maiores conhecimentos sobre o próprio corpo e também sobre como cuidar do mesmo. Desta forma, aliamos este conhecimento à aprendizagem da leitura e da escrita para tornar este processo cada vez mais próximo da vida dos alunos. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Você sabia? A forma lúdica de trabalho em sala de aula passa por temas que são de interesse dos alunos e dentro destes se inclui o corpo humano. Fazer um trabalho diferenciado a partir de tal assunto é um aliado ao processo de alfabetização, uma vez que favorece um currículo inclusivo, no qual todos têm direito a aprender a brincar e a se divertir. É brincando que o aluno se permite explorar o contexto de aprendizagem, comunicar-se com os colegas e se expressar de diferentes formas.

 

Para outras informações acesse o sítio abaixo:

 

Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Que brincadeira é essa? E a alfabetização? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, 2012, p. 14 - 21. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 04 de set. 2014.

 

Trabalhando em grupos

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em grupos de quatro ou cinco integrantes. Explique que terão um tempo de aproximadamente cinco minutos para conversarem sobre o que sabem sobre o significado da palavra fome e as reações do corpo quando temos fome.

Os alunos poderão dialogar sobre experiências próprias e também consultar o dicionário para encontrar o significado da palavra estudada. Para isso, sugerimos o sítio abaixo:

 

Aula4.1_Setembro

Fonte: Sítio: “Dicionário online de Português”. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/fome/>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Após o diálogo, peça que cada aluno escreva no caderno de Língua Portuguesa o que descobriram sobre o significado da palavra fome.

Depois de concluída esta tarefa, solicite que socializem com os outros grupos o que descobriram.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos. 

 

Por que sentimos fome?

 

Professor, faça um momento de diálogo sobre o que faz a gente sentir fome. Favoreça a participação de todos os alunos e depois auxilie-os na leitura do texto online disponível no sítio abaixo:

 

Aula4.2_Setembro

Fonte: Sítio: “Uol Apoio Escolar”. Disponível em: <http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=27306>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Professor, providencie massas de modelar coloridas em quantidade suficiente para cada dupla de aluno. Peça que representem um cérebro e destaquem com uma cor diferente a região do hipotálamo. Quando todos terminarem, solicite que apresentem suas produções para o grupo e expliquem a importância do cérebro para justificar a sensação de fome.

Agora, pergunte à turma o que descobriram sobre a questão abaixo:

 

Fome e vontade de comer são as mesmas coisas?

 

Depois que todos participarem oralmente, peça que façam uma ilustração representando alguém com fome e alguém com vontade de comer. Ao final, socialize as produções para a turma.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Por que nosso estômago ronca quando sentimos fome?

 

Professor, auxilie os alunos na leitura dos textos abaixo para que descubram os motivos pelos quais nosso estômago ronca quando sentimos fome.

 

Aula4.3_Setembro

Fonte: Sítio: “Muito Interessante”. Disponível em: <http://www.muitointeressante.com.br/pq/pq-o-nosso-estomago-ronca-quando-sentimos-fome>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Aula4.7_Setembro

Fonte: Sítio: “Notícias Terra”. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/noticias/0,,OI2013064-EI8399,00-Por+que+a+barriga+ronca+quando+estamos+com+fome.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Aula4.8_Setembro

Fonte: Sítio: “Eu quero Biologia”. Disponível em: <http://www.euquerobiologia.com.br/2012/06/porque-nossa-barriga-ronca-faz-barulho.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Depois da leitura, organize os alunos em duplas e peça que façam um desenho, representando o que descobriram.

Agora, entregue para cada dupla uma bexiga e peça que coloquem água na mesma. Explique que a bexiga representará o estômago e que deverão tentar simular os movimentos peristálticos.

 

Experiência para conhecer o estômago!

 

Professor, leia o texto online sugerido abaixo e providencie os materiais para realizar as experiências sugeridas com a turma. No momento do experimento, peça que os alunos identifiquem o que está acontecendo com cada processo.

Aproveite o momento e trabalhe com o texto instrucional. Ressalte a importância deste gênero textual e sua função comunicativa. Explore a sua estrutura textual e solicite que registrem no caderno.

 

Aula4.4_Setembro

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-transformacao-dos-alimentos/>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

O que acontece no estômago

Texto instrucional

 

Material: 2 xícaras pequenas (de cafezinho), leite, clara de ovo, colher de café, vinagre ou suco de limão.

Como fazer: Coloque um pouco de leite numa xícara e uma clara de ovo em outra. Ponha uma colher de vinagre ou suco de limão em cada xícara. Mexa.

 

Identificando o amido

 

Material: 1 batata, água, 1 panela, 1 colher de café, 2 xícaras das de café, tintura de iodo, arroz cozido, alface.

Como fazer: Corte uma batata em pedaços e ponha numa panela com um pouco de água. Peça a um adulto que cozinhe a batata durante alguns minutos. Pegue duas xícaras e ponha água até a metade. Coloque na primeira xícara uma colher da água em que a batata foi cozida. Na outra xícara, ponha uma colher de tintura de iodo. Pingue algumas gotas dessa solução de iodo na xícara com água da batata cozida.

 

O fermento do cuspe

 

Material: 2 xícaras, 1 colher de chá, água, água de batata, solução de iodo (ambos do experimento anterior).

Como fazer: Recolha um pouco de sua saliva numa xícara. Complete com água da bica, até chegar ao meio da xícara. Pegue outra xícara e ponha a mesma quantidade de água. Coloque uma colher pequena da água em que você cozinhou a batata nas duas xícaras. Espere uma hora e pingue algumas gotas de solução de iodo nelas.

 

Registrando nossas descobertas!

 

Após cada experimento, possibilite um momento em que cada aluno registre no caderno de Ciências Naturais o que descobriu. A turma poderá escrever e também fazer um desenho ilustrando o que aprenderam.

 

Por que sentimos mais fome quando está frio?

 

Professor, pergunte aos alunos se sentem mais fome quando o tempo está mais frio. Depois, explore o texto online sugerido abaixo:

 

Aula4.5_Setembro

Fonte: Sítio: “Discovery”. Disponível em: <http://discoverymulher.uol.com.br/saude/nutricao/por-que-sentimos-mais-fome-quando-esta-frio/>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Agora, solicite que cada aluno represente dois tipos de refeição que gostam de realizar quando o clima está mais frio e quando está mais quente. Para isso, disponibilize a tabela abaixo para cada aluno.

 

O que gosto de comer quando...

Dias mais frios

Dias mais quentes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao final, faça um momento de socialização das produções e elabore com a turma sugestões de cardápios para dias mais quentes e também para dias mais frios. O cardápio e a tabela acima poderão ser registrados no caderno de Ciências Naturais.

 

O que comer quando sentimos fome?

 

Professor, converse com a turma sobre o que os alunos gostam de comer quando sentem fome. Depois que todos participarem, faça a leitura do texto abaixo com a turma:

 

Aula4.6_Setembro

 

Fonte: Sítio: “Universidade das Crianças”. Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/resposta.php?id=8>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Agora, crie uma lista coletiva com a turma com dicas do que comer quando sentimos fome. A turma irá perceber a importância de priorizar alimentos saudáveis. Depois, peça que cada aluno registre a lista no caderno de Ciências Naturais.

 

De onde vem o arroto?

 

Professor, pergunte aos alunos se sabem o que é arroto e se já arrotaram alguma vez. Explore as experiências dos alunos e depois faça a leitura do texto online disponível no sítio abaixo:

 

Aula4.9_Setembro

Fonte: Sítio: “Universidade das Crianças”. Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/resposta.php?id=3>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Após a leitura, peça que cada aluno faça um desenho para representar como o arroto é produzido em nosso organismo. Depois, solicite que escrevam a função do arroto. Toda a atividade poderá ser realizada no caderno de Ciências Naturais e ao final ser feito um momento de socialização das produções.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Socializando: trabalho em grupo

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que façam uma apresentação para as outras turmas da escola, sobre o que descobriram sobre sentir fome.

Cada grupo poderá utilizar laptop Classmate, acessando o programa KPresenter, seguindo os comandos: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação). Este aplicativo está voltado para a criação de apresentações por meio de slides. Auxilie os alunos a escolherem no programa KPresenter a opção “Apresentações na Tela” e escolherem o slide modelo KDE e clicarem no botão do lado direito “Usar Este Modelo”.

 

Cada grupo poderá escolher um título para sua apresentação inserindo-o ao slide por meio de um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo: “Fome”.

Instrua os alunos a inserirem um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e clicarem em OK. Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome do próximo, exemplos:

Por que temos fome?

 

Agora você deverá orientar os alunos, que insiram as imagens de acordo com o tema de cada slide. Sugerimos que abram o programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) e digitem o sítio www.google.com.br, a seguir digitem os nomes referentes aos subtemas e cliquem em Imagem, depois em Pesquisar e selecionem a imagem e salvem na pasta do usuário, a qual poderá ter o nome “Imagens Fome”.

Cliquem na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagens Fome) e escolham a imagem que representa o conteúdo de cada slide, cliquem em OK e com um clique com o cursor dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente.

Repitam o processo para inserirem as outras imagens, em novos slides. Assim que terminarem, salvem o arquivo. Para isso, cliquem em Aba Arquivo > Salvar. Professor, sugerimos que salvem o arquivo clicando em Ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente. Para visualizar as apresentações cliquem na aba Apresentação > Iniciar.

Finalizado o trabalho, organize um momento na sala de aula para que cada grupo possa apresentá-lo para os outros grupos. Para isso, providencie um aparelho de Data Show para projetar as imagens dos slides, para que possam ser visualizadas por todos os alunos. Aproveite este momento para que os colegas possam fazer perguntas sobre o conteúdo do trabalho e sua organização. Depois, agende uma data e um horário com os familiares e toda comunidade escolar, para que os alunos possam fazer suas apresentações.

 

Esta atividade poderá exigir o trabalho com alguns gêneros textuais e diversos desdobramentos, tais como:

-Planejamento do evento;

-Elaboração de convite para os familiares;

-Solicitação de autorização para a  direção da escola;

-Confecção de cartazes para divulgação na escola;

-Organização do local e materiais que serão utilizados no evento.

 

registre a atividade utilizando o laptop UCA ou uma máquina digital no modo filmar, depois assista com os alunos e avaliem o trabalho.

Recursos Complementares

Sugestões de links

Sítio: “Mais e Equilíbrio”. Disponível em: <http://maisequilibrio.com.br/nutricao/descubra-a-razao-da-sua-fome-2-1-1-182.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.

 

Sítio: “Universidade das Crianças”. Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/resposta.php?id=8>. Acesso em: 05 de set. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, bem como suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. É importante que observe se os alunos compreenderam o tema da aula, referente ao funcionamento do organismo quando sentimos fome.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • JOSE LUIZ MARCONDES DE MOURA, VALDOMIRO SILVEIRA , São Paulo - dijo:
    zeloco_locosom@hotmail.com

    13/11/2014

    Cinco estrelas

    Sentimos fome tudo por causa de uma grande ansiedade que na minha opinião ataca 99,9% da população vivemos em uma nova geração onde todos não tem a paciência de seguir fase a fase principalmente para aprendermos determinado tema ,ou resolver um problema particular a compra de uma novo carro ,casa,etc..ai descontamos na comida ,que é o que vê pela frente sem se preocupar se é ou não saudável ai então muitos acabam sem ter a curiosidade em aprender o porque comemos e onde vai toda essa comida


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.