17/09/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
A higiene dos cabelos e das unhas: vamos cuidar para ter saúde
Professor, o trabalho com a higiene pessoal, com foco nos cabelos e unhas, é algo que participa do cotidiano dos alunos e favorece o envolvimento e a curiosidade para novas descobertas neste campo favorecendo uma aproximação com a leitura e a escrita. Para isso, propomos a presente aula com o intuito e aproximar cada vez mais a escola das situações de leitura e de escrita vivenciadas pelos alunos. Embarque nesta aventura!
Você sabia? O letramento se constitui pelo uso social que fazemos da leitura e da escrita, nos diferentes contextos sociais dos quais participamos. Neste sentido, o processo de aprendizagem da leitura e da escrita envolve o como a escrita tem sido utilizada e recorrer a este conhecimento de mundo do aluno, faz com que a escrita e a leitura assumam uma função e um significado em suas vidas.
Para outras informações consulte o material abaixo:
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Fonte: Sítio: “Viva Saúde”. Disponível em: <http://revistavivasaude.uol.com.br/bem-estar/forma-correta-de-higienizar-as-maos-e-unhas/2338/>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Roda de conversa: iniciando a aula
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Solicite que cada aluno fale sobre o que sabem sobre as unhas e cabelos. Investigue como cuidam dos mesmos.
Agora, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e peça que escreva e desenhe a forma como cuida do cabelo e das unhas.
Quando todos terminarem, faça um momento de socialização dos desenhos e em seguida uma lista coletiva dos cuidados necessários para a higiene dos cabelos e das unhas. Ao final, afixe os trabalhos e a lista coletiva no mural da sala de aula. A lista é um gênero textual muito utilizado, tanto na sala de aula quanto em casa, por isso ela tem um importante papel no letramento.
Pele, unha e cabelo
Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/pele-unha-e-cabelo/>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Após a leitura do texto online, peça aos alunos que façam um desenho representando as camadas da pele. Para isso, eles poderão observar o desenho no texto para terem referência para a elaboração do próprio desenho.
Cuidados com os cabelos e unhas: higiene pessoal!
Professor, auxilie os alunos na leitura do texto online sugerido abaixo. A turma descobrirá alguns hábitos de higiene pessoal. Utilize um projetor ou leve-os ao laboratório de informática.
Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/higiene.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Após a leitura do texto online, organize os alunos em duplas e peça que escrevam uma lista de hábitos de higiene pessoal que devem ser diários e outros semanais ou mensais. Para isso, entregue a tabela abaixo para cada aluno:
Higiene pessoal |
Tempo em que precisamos realizá-la |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Quando todos terminarem, faça a socialização das respostas e crie uma lista coletiva com a turma para ser afixada no mural da sala de aula. Para isso, você poderá utilizar uma cartolina.
Jogar para aprender!
Professor, auxilie os alunos a acessarem o jogo abaixo e descobrirem mais sobre a higiene pessoal. Para isso, organize os alunos em duplas para que possam trocar ideias durante o jogo. Para tanto, leve-os ao laboratório de informática.
Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-higiene.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Agora, solicite que cada dupla crie uma lista contendo o que precisamos para fazer a higiene dos cabelos e outra lista para higiene das unhas.
A composição dos cabelos!
Professor, no sítio abaixo a turma terá oportunidade de descobrir como é formado o cabelo e a importância de cuidar dos mesmo.
Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/cabeleira-colorida/>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Após as descobertas peça que façam um desenho representando a vida de um cabelo. Para isso, a turma poderá representar em forma de desenho o nascimento dos fios, escolher uma cor para o cabelo e finalizar com os fios brancos. Depois, cada aluno poderá apresentar seu trabalho para o grupo e ressaltar os cuidados que devemos ter quando utilizar tintura no cabelo.
Tem piolho no seu cabelo?
Professor, investigue com a turma o que sabem sobre piolho. Depois, leia o texto online sugerido abaixo:
Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/como-acabar-de-vez-com-os-piolhos/>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Solicite que cada aluno faça a ilustração de um piolho e escreva os cuidados para não pegar piolho e como fazer quando se pega piolho. Quando todos terminarem, faça um momento de troca de ideias.
Como lavar o cabelo?
Professor, assista aos vídeos do sítio abaixo e também realize a leitura do texto online com a turma e descubra como cuidar dos cabelos.
Fonte: Sítio: “Bem Estar”. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/09/especialistas-explicam-como-lavar-o-cabelo-para-evitar-danos-aos-fios.html>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Agora, organize os alunos em três grupos e proponha que cada grupo escolha um dos temas abaixo para fazerem um cartaz que oriente à forma correta de:
Cada grupo deverá ficar com um tema diferente para apresentar para a turma.
Curiosidade
Professor, no sítio abaixo a turma poderá descobrir o efeito da gravidade sobre os astronautas e como eles fazem a higienização dos cabelos.
Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/cabelos-flutuantes/>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Após assistirem ao vídeo faça um momento de troca de ideias sobre o que descobriram e depois peça que façam um desenho representando a forma como os astronautas lavam os cabelos.
De olho na história!
Professor, providencie o livro abaixo para realizar a leitura com a turma. Organize os alunos de forma confortável e que favoreça a visão das imagens do livro.
Sinopse
Em muitos países africanos, trançar os cabelos ou fazer penteados é uma arte muito antiga, ensinada de geração em geração. Cada região do continente tem seu estilo e os penteados, geralmente, indicam o status, idade ou etnia do indivíduo. Em 'O mundo começa na cabeça', Prisca Agustoni, sem se ater aos códigos sociais, trata dessa arte, sob um olhar poético e lúdico. Na família de Minosse, desde cedo as meninas aprendem a tradição- na hora do banho, as mulheres fazem esculturas com o cabelo, porque para elas o cabelo feminino é como a raiz da árvore, o lugar onde tudo começa. Para Minosse, essa arte de tecer os fios dá passagem para falar de um mundo mais vasto e intenso. Um mundo de histórias que falam da origem de tudo, em um tempo em que o pensamento começa e acaba na cabeça.
Fonte: Sítio: “Livraria Cultura”. Disponível em: <http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=22678252>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Antes e depois!
Após a história, proponha uma brincadeira. Organize os alunos em duplas e peça que cada um faça um penteado diferente no colega. Para esta aula, sugerimos que você solicite que cada aluno leve para a escola o kit abaixo:
Antes de realizarem o penteado no colega, peça que tirem uma foto para registrar o momento anterior ao trabalho. Para fotografar utilize a câmera do laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Também poderá ser utilizada uma máquina digital.
Quando terminarem o penteado peça que tirem outra foto e faça o momento do antes e depois. Para isso, as fotos poderão ser copiadas e coladas utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord), ou outro editor de texto.
Depois, faça um momento de apresentação para os grupos dos penteados e das imagens antes e depois para que todos possam apreciar o trabalho.
Os cabelos da nossa turma!
Professor, converse com os alunos e descubram os tipos de cabelo da turma. Vocês poderão criar uma tabela com os nomes dos tipos de cabelos e a quantidade de alunos. Veja abaixo a tabela que poderá ser entregue para cada aluno:
Tipo de cabelo |
Quantidade de alunos |
Cacheado |
|
Ondulado |
|
Liso |
|
Como cuidar das unhas?
Professor, no sítio abaixo a turma poderá encontrar dicas importantes para o cuidado com as unhas. Auxilie-os na leitura do mesmo.
Fonte: Sítio: “Toda Teen”. Disponível em: <http://todateen.uol.com.br/toda-diva-unhas/higiene-das-unhas-deixe-as-bacterias-longe-das-suas-garras/>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Após a leitura do texto, crie uma lista coletiva com a turma com os cuidados básicos que precisamos ter com nossas unhas.
Como você corta a unha?
Professor, converse com a turma sobre como cada um corta as unhas. Depois, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo para que descubram o jeito mais correto de cortar as unhas dos pés e das mãos.
Fonte: Sítio: “Bem Estar”. Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/aprenda-a-cortar-a-unha-de-forma-correta-para-ela-nao-encravar/3110429/>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Agora, peça que façam um desenho e escrevam o que descobriram sobre o jeito mais correto de cortar as unhas.
Qual a composição das unhas?
Professor, pergunte aos alunos se sabem qual a composição das unhas e por quê quando as cortamos não sentimos dor. Depois, explore com os alunos o texto online sugerido no sítio abaixo:
Fonte: Sítio: “Universidade das Crianças”. Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/resposta.php?id=149>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Agora, peça que cada aluno faça um desenho que represente as descobertas e depois socialize com a turma.
Por que as unhas crescem?
Professor, converse com os alunos sobre o tamanho das unhas de cada um. Pergunte como fazem para cortar as unhas e instigue-os a pensar sobre como elas crescem. Depois, auxilie a turma na leitura do texto abaixo:
Fonte: Sítio: “Universidade das Crianças”. Disponível em: <http://www.universidadedascriancas.org/perguntas/resposta.php?id=14>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Professor, organize os alunos em duplas e peça para que, durante aproximadamente sete dias, cada um possa tirar fotos de diferentes tipos de cabelos e unhas. A atividade poderá ser feita na escola ou também com seus familiares.
Você poderá contar com o apoio dos familiares para esta atividade e auxiliar a turma a fotografar utilizando a câmera do laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos. Também poderá ser utilizado outro tipo de câmera fotográfica.
Depois que todos já disporem de todo o material coletado em fotos, reúna as duplas para que elaborem uma apresentação em que ressaltem aspectos importantes para os cuidados com os cabelos e unhas. Explique para a turma que terão como desafio apresentar o trabalho para orientar a comunidade escolar.
Orientações para elaboração dos slides
Cada dupla poderá utilizar laptop Classmate, acessando o programa KPresenter, seguindo os comandos: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação).
Este aplicativo está voltado para a criação de apresentações por meio de slides. Auxilie os alunos a escolherem no programa KPresenter a opção “Apresentações na Tela” e escolherem o slide modelo KDE e clicarem no botão do lado direito “Usar Este Modelo”.
Cada dupla poderá escolher um título para sua apresentação inserindo-o ao slide por meio de um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo.
Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo: “Cabelos e unhas”.
Instrua os alunos a inserirem um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e Clicarem em OK. Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o texto referente aos cuidados com os cabelos e unhas.
Agora você deverá orientar os alunos, que insiram as imagens de acordo com o conteúdo de cada slide.
Cliquem na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagens Cabelos e Unhas) e escolham a imagem que representa o conteúdo de cada slide, cliquem em OK e com um clique com o cursor dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente. Repitam o processo para inserirem as outras imagens, em novos slides. Assim que terminarem, salvem o arquivo.
Para isso, cliquem em Aba Arquivo > Salvar. Professor, sugerimos que salvem o arquivo clicando em Ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente. Para visualizar as apresentações cliquem na aba Apresentação > Iniciar.
Finalizado o trabalho, organize um momento na sala de aula para que cada dupla possa apresentar o trabalho para a turma. Para isso, providencie um aparelho de Data Show para projetar as imagens dos slides, para que possam ser visualizadas por todos os alunos. Aproveite este momento para que os colegas possam fazer apreciações.
Depois, agende uma data e um horário com outras turmas da escola e também com os familiares, para que os alunos possam fazer suas apresentações.
Sugestões de links:
Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-formam-as-unhas-por-que-elas-crescem>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=50510&op=all>. Acesso em: 05 de set. 2014.
Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como se eles: conseguiram perceber o uso social da escrita no dia a dia; ampliaram o vocabulário, compreenderam os cuidados com os cabelos e as unhas, bem como as dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, além de suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!