Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A absorção da cor luz

 

03/01/2012

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer como funciona a cor luz • A soma das cores luz • O reflexo das cores no olho humano • Construir na prática um diagrama de Newton

Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

•Cores primárias e secundárias

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:
O professor deve iniciar a aula relembrando a Teoria da Cor, quais são as cores primárias e secundárias, o que são cores luz e cor pigmento. O foco da aula são as cores luz, entretanto, uma forma de exemplificá-las é dizer que as cores pigmentos são utilizadas na indústria gráfica, nas tintas de pintar parede, tintas automotivas, tinta guache, entre outras. Já a cor luz esta presente na tela da Televisão, no monitor do computador, na tela do celular, entre outros objetos.

Para contextualizar na prática o professor pode utilizar esses conteúdos disponíveis no Portal do Professor 

   

 

 

 

Para exemplificar aos alunos como é feita a soma das cores, o professor pode utilizar o vídeo abaixo: O Mago da Física – Luz e Cores :

 

Ao debater o vídeo o professor pode questionar os alunos sobre o efeito das luzes nos pinheirinhos de natal, nos shows, nos fogos de artifício, entre outros.


Atividade 2:


Agora é hora dos alunos trabalharem, vamos confeccionar um Disco de Newton com sucata:
Para desenvolver a atividade peça para os alunos ou reserve os seguintes materiais: cartolina branca ou papelão (não pode ser muito grosso ou substituí-o por papel cartão branco), compasso, giz de cera ou papel colorido nas 7 cores do arco-íris, tarraxa, espeto para churrasco, cola branca, tesoura.


Caso o professor queira exemplificar para os alunos a atividade, existe um Tutorial interativo no youtube “Disco de Newton”, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MlUu-NcY-hM&feature=related

disco


Os alunos podem trabalhar em grupos ou realizar a tarefa individualmente. O importante é utilizar as cores corretas, e depois de pronto entender o processo, isto é, que a cor branca significa a soma das cores.
 

Sugestão de Avaliação

 

Critérios Ótimo Bom Médio Refazer
Participação Contribuiu com idéias úteis, participou da discussão e contribuiu consideravelmente para o grupo. Um líder e esforçado. Geralmente participa das atividades práticas, não participa das discussões, contribui de forma moderada com o grupo. Algumas vezes participa das discussões, mas não propõe nada e sente dificuldades para trabalhar em grupo. Não participa das discussões, não contribui para o grupo, muito disperso.
Qualidade no trabalho Trabalho bem acabado e criativo. Trabalho bem acabado. Precisa melhorar o acabamento. O trabalho mal acabado, não conseguiu atingir o objetivo da proposta.
Utilização de materiais e cores Utilizou os materiais com qualidade e criatividade.
Utilizou as cores certas.
 
Utilizou os materiais com qualidades e as cores certas. Utilizou as cores certas, utilizou apenas materiais básicos. Não utilizou as cores certas, utilizou materiais inadequados.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cores Animação/simulação
Cores Animação/simulação
Recursos Complementares

Texto sobre cor luz na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cor-luz

Texto sobre Teoria da Cor na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores

Avaliação
Antes de iniciar as atividades defina junto com os alunos quais serão os critérios que serão avaliados, fazendo com isso com que todos os estudantes compreendam o que se espera deles ao final da(s) aula(s). Como sugestão verifique a tabela nas Estratégias e Recursos da Aula.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • lismar antonio alves santos vilela , EE PROFESSORA MARIA COUTINHO , Minas Gerais - dijo:
    professorlismar@hotmail.com

    08/03/2012

    Cinco estrelas

    BOA NOITE. OTIMA AULA. EU A USEI, OBRIGADO. AINDA ACRESCENTEI O SENTIDO PSICOLOGICO DA COR, E COMO FUNCIONA O OLHO HUMANO, FILME A PRIMEIRA VISTA.


  • Rho, SEED/PR , Paraná - dijo:
    rhogoncalves@hotmail.com

    16/05/2010

    Cinco estrelas

    Oi Juliana sua aula ajudou-me muito. A sujestão do YouTube não está mais disponível, mas não prejuticou o trabalho.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.