Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Sinais de pontuação: vamos pontuar?

 

17/09/2014

Autor y Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apropriar-se do código escrito, compreendendo o uso dos sinais de pontuação;
  • Distinguir diferentes tipos de sinais de pontuação durante a leitura;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Desenvolver a habilidade de pontuar textos;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Ler com compreensão e entonação;
  • Utilizar a pontuação em situação de diálogo;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos consigam: analisar e discutir o uso de sinais de pontuação; expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Sinais de pontuacao Informações ao professor

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/04/desenhos-carinha-menino-menina-pintura-6.jpg> Acesso em: 21 de ago. 2014.

 

Professor, usar sinais de pontuação faz parte da nossa linguagem falada e escrita, é imprescindível saber como usá-la. Conforme descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCNs), “[...] ao contrário da ortografia – na pontuação a fronteira entre o certo e o errado nem sempre é bem definida. Há, quase sempre, mais de uma possibilidade de pontuar um texto, a ponto de alguns gramáticos apresentarem-na como a arte de dividir, por meio de sinais gráficos, as partes do discurso que não têm entre si ligação íntima, e de mostrar do modo mais claro as relações que existem ente essas partes”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília MEC/SEF, v. 2, 1997, p.89.). Nessa perspectiva, ao trabalhar esta temática, não fique preocupado em apresentar regras que predeterminam as funções dos sinais, pense que os alunos entram em contato com a pontuação desde suas primeiras situações de leitura e escrita. Assim, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca dos sinais de pontuação, do ato de ler, de escrever e de pontuar.

 

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Sinais de pontuacao   Motivando os alunos

 

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre os sinais de pontuação.

Ouça as respostas e em seguida, apresente uma “Caixa Surpresa” para a turma. Coloque nela diferentes sinais de pontuação (recorte-os de revistas, jornais, panfletos de propaganda ou digite-os e depois faça o recorte.).

Questione o possível conteúdo da caixa. Dê pistas que caracterizem e que levem os alunos ao raciocínio lógico, auxiliando o desenvolvimento dessa forma de pensar. Por exemplo, não é de comer, mas nos enche de alegria, de medos e de surpresas...

Depois de algumas tentativas, abra a caixa, permita que os alunos digam o que veem dentro dela e o que eles acham que faremos com os materiais.

Após ouvi-los, solicite que cada um, na sua vez, retire um dos materiais da caixa. Instrua-os que voltem para suas carteiras, e que utilizando o material que pegaram na caixa de surpresa, procurem, leiam e recortem frases com a pontuação que têm em suas mãos. Informe que deverão guardar as frases, elas serão utilizadas em atividades posteriores. (Você poderá ensinar os alunos a fazerem um envelope para guardar as frases. Para isto, acesse o Sítio “Como fazer origami”. Disponível em: < http://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-envelope-simples/>. Acesso em: 19 de ago. 2014.).

 

Observação: Caso seja necessário, os colegas e/ou você poderá ajudar aqueles que demonstrarem dificuldades. Este trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas. Se ainda não tenham sido trabalhados os sinais de pontuação, você poderá utilizar uma das aulas postadas no Sítio “Portal do Professor”- Coleção de aulas: Aprendendo o uso da pontuação. Disponível em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=238>. Acesso em: 13 de ago. 2014.

 

 

Utilize os sinais de pontuação de acordo com o nível de seus alunos, ou seja, você poderá usar apenas: ponto final, interrogação e exclamação ou incluir: dois pontos, reticências, ponto e vírgula, dentre outros.

  Sinais de pontuacao Ampliando as leituras

Retome a atividade realizada no dia anterior.

 

Solicite que os alunos releiam as frases que recortaram. Pergunte se a turma conhece o ponto utilizado nas frases que cada um encontrou. Ouça as respostas e pergunte qual a função do referido ponto. Depois de ouvi-los, se necessário faça intervenções que esclareçam a utilidade dos sinais de pontuação. Você poderá informar aos alunos que eles reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios e na oralidade dão pausa à nossa fala.

Feito os esclarecimentos, peça que se reúnam aqueles que possuírem os mesmos sinais. Ou seja, todos os alunos que tiverem o ponto final formarão um grupo, os do ponto de interrogação, outro grupo e assim sucessivamente.

Instrua-os a lerem todas as frases, assim, irão ampliar o número de frases lidas.

Para finalizar, peça que cada grupo confeccione um cartaz com as frases recortadas. Lembre-os de que é necessário dar um título ao trabalho e escrever os nomes dos participantes.

Quando todos os grupos terminarem suas produções, disponibilize um espaço para que um grupo leia suas frases aos outros. Aproveite para observar a entonação da voz.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Sinais de pontuacao   Lendo um texto

 

Professor, oportunize um momento para que a turma leia um texto que utiliza diferentes sinais de pontuação. Nessa oportunidade, você poderá verificar o conhecimento dos alunos quanto à leitura, por exemplo, de frases interrogativas, exclamativas, declarativas, ou seja, se eles delimitam a frase como uma pergunta, como uma exclamação ou como uma declaração. Você poderá utilizar o texto “Bom dia, todas as cores!” da autora Ruth Rocha, por meio do Sítio: “UOL - Ruth Rocha”, disponível em: <http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm>. Acesso em: 20 de ago. 2014.

Aproveite para conhecer por meio da bibliografia quem é esta autora. Para isto utilize o Sítio: “UOL - Ruth Rocha”, disponível em: <http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historiadaruth.htm>. Acesso em: 20 de ago. 2014.

Levante as hipóteses dos alunos com base na leitura do título, despertando o interesse deles para o texto. Pergunte-lhes: por que será que a autora escolheu esse título?

Em seguida, peça que leiam, silenciosamente, o texto. A leitura poderá ser feita por meio de cópia impressa, pelo registro na lousa ou cartaz. Você também poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet), o tablet também poderá ser utilizado. Ou, se preferir use um projetor multimídia para projetar o texto. Caso opte pelo registro do texto, peça que os alunos copiem-no caderno de Língua Portuguesa e ao final façam sua ilustração.

 

Sinais de pontuacao
 

Bom Dia, Todas as Cores!

Meu amigo Camaleão acordou de bom humor.
- Bom dia, sol, bom dia, flores,
bom dia, todas as cores!

Lavou o rosto numa folha
Cheia de orvalho, mudou sua cor
Para a cor-de-rosa, que ele achava
A mais bonita de todas, e saiu para o sol, contente da vida.

Meu amigo Camaleão estava feliz
Porque tinha chegado a primavera.
E o sol, finalmente, depois de um inverno longo e frio, brilhava,
Alegre, no céu.
- Eu hoje estou de bem com a vida
- Ele disse. - quero ser bonzinho pra todo mundo...

Logo que saiu de casa,
O Camaleão encontrou
O professor pernilongo.
O professor pernilongo toca violino na orquestra
Do Teatro Florestal.
- Bom dia, professor!
Como vai o senhor?
- Bom dia, Camaleão!
Mas o que é isso, meu irmão?
Por que é que mudou de cor?
Essa cor não lhe cai bem...
Olhe para o azul do céu.
Por que não fica azul também?

O Camaleão,
Amável como ele era,
Resolveu ficar azul
Como o céu da primavera...

Até que numa clareira
O Camaleão encontrou
O sabiá-laranjeira:
- Meu amigo Camaleão,
Muito bom dia e você!
Mas que cor é essa agora?
O amigo está azul por quê?

 

E o sabiá explicou
Que a cor mais linda do mundo era a cor alaranjada,
Cor de laranja, dourada.

Nosso amigo, bem depressa, resolveu mudar de cor.
Ficou logo alaranjado,
Louro, laranja, dourado.
E cantando, alegremente,
Lá se foi, ainda contente...

Na pracinha da floresta,
Saindo da capelinha,
Vinha o senhor louva-a-deus, mais a família inteirinha.
Ele é um senhor muito sério, que não gosta de gracinha.
- bom dia, Camaleão!
Que cor mais escandalosa!
Parece até fantasia
Pra baile de carnaval...

Você devia arranjar
Uma cor mais natural...
Veja o verde da folhagem...
Veja o verde da campina...
Você devia fazer
O que a natureza ensina.

É claro que o nosso amigo
Resolveu mudar de cor.
Ficou logo bem verdinho.
E foi pelo seu caminho...

Vocês agora já sabem como era o Camaleão.
Bastava que alguém falasse, mudava de opinião.
Ficava roxo, amarelo, ficava cor-de-pavão.
Ficava de toda cor. Não sabia dizer NÃO.
 

Por isso, naquele dia, cada vez que 
Se encontrava com algum de seus amigos,
E que o amigo estranhava a cor com que ele estava...
Adivinha o que fazia o nosso Camaleão.
Pois ele logo mudava, mudava para outro tom...

Mudou de rosa para azul.
De azul para alaranjado.
De laranja para verde.

De verde para encarnado.
Mudou de preto para branco.
De branco virou roxinho.
De roxo para amarelo.
E até para cor de vinho...

Quando o sol começou a se pôr no horizonte,
Camaleão resolveu voltar para casa.
Estava cansado do longo passeio 
 

E mais cansado ainda de tanto mudar de cor.
Entrou na sua casinha.
Deitou para descansar.
E lá ficou a pensar:
- Por mais que a gente se esforce,

Não pode agradar a todos.
Alguns gostam de farofa.
Outros preferem farelo...
Uns querem comer maçã.
Outros preferem marmelo...
Tem quem goste de sapato.
Tem quem goste de chinelo...
E se não fossem os gostos,
Que seria do amarelo?

Por isso, no outro dia, Camaleão levantou-se
Bem cedinho.
- Bom dia, sol, bom dia, flores,
Bom dia, todas as cores!

Lavou o rosto numa folha
Cheia de orvalho,
Mudou sua cor para
A cor-de-rosa, que ele
Achava a mais bonita
De todas, e saiu para
O sol, contente
Da vida.

Logo que saiu, Camaleão encontrou o sapo cururu,
Que é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.
- Bom dia, meu caro sapo! Que dia mais lindo, não?
- Muito bom dia, amigo Camaleão!
Mais que cor mais engraçada,
Antiga, tão desbotada...
Por que é que você não usa
Uma cor mais avançada?

O Camaleão sorriu e disse para o seu amigo:
- Eu uso as cores que eu gosto,
E com isso faço bem.
Eu gosto dos bons conselhos,
Mas faço o que me convém.
Quem não agrada a si mesmo,
Não pode agradar ninguém...
E assim aconteceu
O que acabei de contar.
Se gostaram, muito bem!
Se não gostaram, AZAR!

 

Fonte da imagem: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/pontuacao.htm>. Acesso em: 21 de ago. 2014.

 

Após a leitura silenciosa pode seguir uma leitura feita por você. Lembre-se do tom de voz e da entonação. Depois, convide a turma para realizar leitura oral, cada aluno poderá ler uma parte do texto. Chame atenção deles para que, ao lerem em voz alta: preocupem em articular bem as palavras e tentem controlar a respiração para evitarem paradas antes do final de cada verso. Também é interessante orientá-los para que fiquem atentos à própria leitura e à leitura dos demais colegas para que possam ir se situando em relação ao seu desempenho, criando condições para se tornarem leitores autônomos.

 

Ao final da leitura pergunte: qual foi o sinal de pontuação utilizado no final de cada frase? Para que serve esse ponto? (Solicite que os alunos releiam, em voz alta, por exemplo, as frases exclamativas e interrogativas.).

 

Ao terminar esta etapa possibilite um momento de diálogo em que os alunos possam relatar suas impressões sobre o texto. Questione-os:

  • Como acordou o camaleão?
  • O que ele fez depois que lavou o rosto?
  • Por que ele queria ser bonzinho com todo mundo?
  • O que levou o camaleão a mudar de cores a todo momento?
  • Que argumento o camaleão poderia usar para não mudar de cor todas as vezes que seus amigos lhe pediam.
  • Vocês conhecem alguém que se parece com o camaleão da nossa história, isto é, que muda de opinião quando alguém fala alguma coisa?
  • Para agradarmos os outros é necessário sermos iguais?
  • O Camaleão mudou para várias cores. Vocês se lembram quais foram as cores?
  • Vocês concordam com o jeito de ser do camaleão? Devemos ser como os outros?
  • O que acontece quando queremos imitar os outros?
  • Devemos copiar a maneira de ser dos outros?
  • O que vocês acham do camaleão?
  • O camaleão tem opinião própria?
  • O camaleão usava uma palavrinha mágica para cumprimentar as coisas ao seu redor. E você, costuma cumprimentar as pessoas? Como?

 (Conduza a conversa a fim de que os alunos possam expor suas ideias frente ao texto lido. Se possível, acesse o Sítio: “YouTube” Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=qDE4c8S4xkI>. Acesso em: 21 de ago. 2014. Por meio dele será possível ouvir o texto “c, narrado pela autora: Ruth Rocha.). Sonde sobre o que acharam da atividade.

Observação: Se possível, realize, juntamente com os alunos, uma pesquisa sobre o camaleão. Você poderá utilizar:

Sítio: “Sua pesquisa” – Camaleão. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/camaleao.htm>.

Sítio: “Ciência Hoje” troca-troca de cores. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/troca-troca-de-cores/>.

Acessados em: 21 de ago. 2014.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, providencie um texto para trabalhar a relevância dos os sinais de pontuação. Sugerimos o Conto de João Anzanello, registrado a seguir. Dados bibliográficos deste autor, poderão ser adquiridos no Sítio: “Agência RIFF”. Disponível em: <http://www.agenciariff.com.br/site/AutorCliente/Autor/54>. Acesso em: 21 de ago. 2014.

Distribua uma cópia impressa para os alunos. Solicite que primeiramente façam uma leitura silenciosa.

Em seguida, faça uma leitura em voz alta. Lembre-se do tom de voz e da entonação.

Depois, organize os alunos para a leitura em voz alta. Divida-os em grupos, cada grupo deverá fazer a leitura corresponde a um sinal de pontuação, ou seja, alguns alunos farão o papel da vírgula, outros do ponto de interrogação e assim sucessivamente. É necessário um aluno para ser o narrador.

 

Os sinais de pontuação

Conto de João Anzanello Carrascoza

Sinais de pontuacao

Fonte: Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/pontos-vista-634247.shtml>. Acesso em: 21 de ago. 2014.

 

Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português quando estourou a discussão. 
- Esta história já começou com um erro - disse a Vírgula. 
- Ora, por quê? - perguntou o Ponto de Interrogação. 
- Deveriam me colocar antes da palavra "quando" - respondeu a Vírgula. 
- Concordo! - disse o Ponto de Exclamação. - O certo seria: "Os sinais de pontuação estavam quietos dentro do livro de Português, quando estourou a discussão". 
- Viram como eu sou importante? - disse a Vírgula. 
- E eu também - comentou o Travessão. - Eu logo apareci para o leitor saber que você estava falando. 
- E nós? - protestaram as Aspas. - Somos tão importantes quanto vocês. Tanto que, para chamar a atenção, já nos puseram duas vezes neste diálogo. 
- O mesmo digo eu - comentou o Dois Pontos. - Apareço sempre antes das Aspas e do Travessão. 
- Estamos todos a serviço da boa escrita! - disse o Ponto de Exclamação. - Nossa missão é dar clareza aos textos. Se não nos colocarem corretamente, vira uma confusão 
como agora! 
- Às vezes podemos alterar todo o sentido de uma frase - disseram as Reticências. - Ou dar margem para outras interpretações... 
- É verdade - disse o Ponto. - Uma pontuação errada muda tudo. 
- Se eu aparecer depois da frase "a guerra começou" - disse o Ponto de Interrogação - é apenas uma pergunta, certo? 
- Mas se eu aparecer no seu lugar - disse o Ponto de Exclamação - é uma certeza: "A guerra começou!" 
- Olha nós aí de novo - disseram as Aspas. 
- Pois eu estou presente desde o comecinho - disse o Travessão. 
- Tem hora em que, para evitar conflitos, não basta um Ponto, nem uma Vírgula, é preciso os dois - disse o Ponto e Vírgula. - E aí entro eu. 
- O melhor mesmo é nos chamarem para trazer paz - disse a Vírgula. 
- Então, que nos usem direito! - disse o Ponto Final. E pôs fim à discussão. 

 

Ao terminar as leituras, dialogue com os alunos sobre o texto. Questione:

  • Em que cenário a história acontece?
  • Quantos e quais são os sinais de pontuação que aparecem no poema?
  • Para que utilizamos os sinais de pontuação na escrita de textos e frases?
  • Existem alguns sinais de pontuação que você não conhecia? Qual ou quais?

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Sinais de pontuacao     Usando a informática: Pontuando textos

 

Professor, acompanhe os alunos até o Laboratório de Informática para que eles possam realizar algumas atividades com a temática: sinais de pontuação, ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet), o tablet também poderá ser utilizado. Se não for possível utilizar estes recursos, providencie a cópia impressa dos textos sugeridos ou registre-os na lousa e peça que os alunos copiem caderno de Língua Portuguesa. Para pontuar textos, acesse:

Sítio: “Guida Querido”. Pontuação – exercício 1. Disponível em:  <http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-1.htm>.

Sítio: “Guida Querido”. Pontuação – exercício 2. Disponível em:  <http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-2.htm>.  

Acessados em: 22 de ago. 2014.

Conhecendo Quiz (Quiz pode ser compreendido como um tipo de material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes.). Sítio: “OL” – Atividades: Quizzes. Disponível em: <http://criancas.uol.com.br/atividades/quizzes/>. Acesso em: 22 de ago. 2014. (Neste endereço você terá acesso há vários quizzes, escolha aqueles que condizem com o nível de seus alunos.).

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Sinais de pontuacao    Produzindo Quiz

 

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados no sítio abaixo, e defina algum/uns  recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes ferramentas de ensino que buscam incluir os alunos no mundo digital.

Sítio: “Portal do Professor”, texto: “Tecnologias na escola: como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem”.  Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf>. Acesso em: 22 de ago. 2014.

 

Sugerimos que você construa um Quiz com a turma. Convide a turma para criar um Quiz para socializar seus conhecimentos sobre sinais de pontuação.

Para aprender como criar um Quiz acesse:

Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8>.

Sítio: “Quero ensinar”. Disponível em: <http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html>. Acessados em: 22 de ago. 2014.

 

Professor, o Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competição entre os participantes que poderão se sentir estimulado ao desafio de aprender na interação com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, por múltipla escolha, verdadeiro ou falso.

Auxilie os alunos ao elaborar as perguntas e respostas. Faça intervenções que possibilitam a reflexão dos alunos acerca das atividades realizadas durante a pesquisa, testando assim, seus conhecimentos. Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola e para seus usuários.

 

Outra possibilidade: Produzindo Texto

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes momentos, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto utilizando diferentes sinais de pontuação.

Ressalte ações básicas de uma produção:

  • Planejar o que irão escrever;
  • Escrever o texto propriamente dito (textualidade);
  • Fazer a revisão do texto.

 

Deixe claro o tipo de texto que irão produzir e o seu objetivo (para que e por que.).

Proponha que produzam um texto a partir das situações vivenciadas durante este planejamento. (É fundamental que as vivências dos alunos, nos mais variados contextos, sejam consideradas ao propor uma produção de texto.). Solicite que ilustrem o texto.

Questões sobre sinais de pontuação, ortografia, gramática poderão ser verificadas, porém, permita o fluir das ideias.  A proposta é que redijam um texto com autonomia.

Você poderá trabalhar com a reescrita das produções, no entanto, é fundamental preservar cada atividade da forma como o aluno realizou e assinalar o mínimo possível a sua produção. Assim, individualmente ou mesmo em duplas, poderá ser realizada a correção das produções escritas dos alunos.

Conforme Pessoa e Cabral: “nos momentos de revisão de textos produzidos pelos alunos, o professor pode levar ao questionamento sobre a escrita de algumas palavras. [...] É importante que o conhecimento ortográfico dos alunos seja cada vez mais explícito e consciente, a fim de que possam explicitar porque tal palavra se escreve com determinado grafema e não com outro”. (CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira;  PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A consolidação das correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 3, p. 20-32, 2012.). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 22 de ago. 2014.

 

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. Por sua vez o desenho poderá ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).

Faça um momento de socialização das atividades. Permita que cada aluno, ou um grupo de alunos, apresente/m aos a sua produção e ouça dos colegas as opiniões sobre sua atividade.

 

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, ao avaliarmos a produção de textos escritos, podemos verificar algumas capacidades, que são relevantes ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Dentre elas:

  • Escrever com legibilidade;
  • Adequar o texto aos propósitos da situação de escrita;
  • Usar conhecimentos sobre as características do gênero solicitado;
  • Pontuar o texto;
  • Usar letra maiúscula;
  • Escrever com correção ortográfica;
  • Estruturar parágrafos.

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, 2012, p. 34. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 22 de ago. 2014.

Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno e professor:

Sítio: “Escola Kids”. Sinais de pontuação. Disponível em: <http://www.escolakids.com/os-sinais-de-pontuacao.htm>.

Sítio: “Klickeducação”. Por que usamos os sinais de pontuação? <http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-964,00.html>. Acessados em: 22 de ago. 2014.

Sugestão de link para o professor:

Sítio: “Revista Nova Escola” Pontuar? Depende do gênero, do leitor... Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/pontuar-genero-leitor-423523.shtml>.

Sítio: “G1 – Globo”.  Pontuação serve para organizar e dar fluidez a um texto. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/09/pontuacao-serve-para-organizar-e-dar-fluidez-um-texto.html>.

Sítio: “Super Interessante”. Até o século IV a escrita era uma bagunça: Como surgiram os principais sinais de pontuação? Disponível em: <http://super.abril.com.br/historia/seculo-iv-escrita-era-bagunca-437030.shtml>.Acessados em: 22 de ago. 2014.

Sugestão de bibliografia para o aluno e o professor:

TUCCI, William. A rebelião da pontuação. São Paulo: Scipione, 1998.

Avaliação

Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verificação das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conteúdos que já aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos: conseguiram distinguir diferentes tipos de sinais de pontuação; tiveram habilidade de pontuar textos; se foram capazes de: produzir texto com autonomia e formular hipóteses sobre o assunto desenvolvido; leram, interpretaram e resolveram questões apresentadas. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre o uso de diferentes sinais de pontuação e se desenvolveram atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.