01/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Atividade 1:
Ao preparar a aula o professor pode utilizar como referência o texto “A Cor” (disponível em OSTROWER, F. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1983, p. 234-254.) que aborda a Teoria da Cor em geral, comentando obras de artistas que utilizam cores primárias, secundárias, complementares, cores quentes e frias, matriz, saturação e tonalidades.
Caso o professor não tenha acesso ao livro indicado, é possível encontrar o mesmo conteúdo em alguns sites, como por exemplo:
• Teoria das Cores da Jurema L. F. Sampaio – Ralha que aborda os seguintes temas: Distinção das Cores, Disco Cromático, Cores Complementares, Cores Análogas, Cores Neutras, Calor das Cores, Efeitos Luminosos, Matiz, Tom, Intensidade e Características das Cores. (Texto disponível em: http://www.geocities.com/strani_felicita/index.htm)
• Teoria das Cores na Wikipedia. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_cores
Para iniciar a discussão sobre o tema o professor pode:
• Apresentar a obra: Fishing boats on the beach at Saintes-Maries-de-la-Mer, disponivel no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/8854/fishing_boats.jpg
A obra de Vicent Van Gogh apresenta barcos de pesca na praia em Saintes-Maries-de-la-Mer, ao sul da França
Apresentar a fotografia de Ibotirama (Bahia) - Barcos de pescadores e de transporte navegam pelo rio São Francisco, onde estão sendo inicidas obras de revitalização Foto: Fábio Pozzebom/ABr. Disponível no site da Agência Brasil em http://www.agenciabrasil.gov.br/media/imagens/2007/06/14/1246fp6752.jpg/view
Usando como referência estas duas imagens de barcos de pescadores, questione os estudantes:
Trabalhar os textos indicados intercalando com vídeos, instigando a reflexão nos alunos e a percepção da influência das cores.
Nesse momento, o professor pode questionar:
Atividade 2:
É hora de exercitar o conhecimento. Como sugestão de atividade os alunos podem criar a Roda Cromática de Chevreul utilizando papel A3 e lápis de cor.
Vamos assistir a este vídeo que distingue as cores quentes e frias, disponível em http://br.youtube.com/watch?v=55taVitk3bM
Atividade 3:
O professor pode propor a exploração do simulador RIVED – Cores. Com ele, os alunos podem interagir com o conteúdo e ver na prática a combinação das cores. Este simulador está disponível em http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso2006/cores/art_coresrived.swf
Oriente os estudantes a iniciarem a leitura pelas definições de cores, a acessarem a teoria das cores e os demais links do simulador, além de clicarem em todas as cores da barra inferior, anotando em seu caderno os conceitos considerados mais importantes.
Atividade 4:
Após a exploração individual do simulador, o professor pode retomar a discussão com a turma e verificar se os alunos estão compreendendo os conteúdos abordados através da análise de algumas obras de arte.
Indicamos três opções:
1 - “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”
Uma forma interessante de verificar se os alunos estão compreendendo os conteúdos abordados é a discussão sobre algumas imagens do filme: “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” que trata da história de uma jovem que perdeu a mãe na infância e foi criada pelo pai que não expressava afeto pela filha. Quando adulta encontrou uma caixa de recordações escondida em seu apartamento, e a partir daí resolveu ajudar todos a sua volta.
O ponto de partida para análise do filme é a fotografia, que combina cores primárias e secundárias, cores quentes e frias, combinando o sentimento do personagem com determina das cores. Confira um vídeo com algumas fotos do filme no site EscolaBR Disponível em: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/Amelie_Poulain.avi
Ficha técnica do filme e imagens: http://www.adorocinema.com/filmes/amelie-poulain/amelie-poulain.asp
2 - Os desenhos de Toulouse Lautrec - Imagens disponíveis em : http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/toulouse-lautrec/
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/toulouse-lautrec/i/toilette.small.jpg
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/toulouse-lautrec/i/ambassadeurs.jpg
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/toulouse-lautrec/i/two-girlfriends.jpg
3 - Pinturas de Matisse
http://cgfa.sunsite.dk/matisse/index.html
http://cgfa.sunsite.dk/matisse/index.html
http://cgfa.sunsite.dk/matisse/index.html
É importante o professor ressaltar como os pintores utilizam-se das cores na composição da obra, a formação das cores e linhas e o contraste, as sensações que ela desperta, etc.
Atividade 5:
É hora dos alunos produzirem, aplicarem todo conhecimento adquirido além da sua criatividade. Nesse sentido, a proposta para Atividade será a de produzir um desenho, uma fotografia ou vídeo que represente uma das quatro estações do ano (relembrar a influência das cores no filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” e nas obras analisadas). A composição deverá apresentar os seguintes elementos: cores quentes e frias, primárias e secundárias, tonalidades e contrastes.
Consulte os recursos complementares sobre a indicação dos softwares para edição de imagens e vídeos.
Atividade 6:
Nesse momento ocorrerá a troca de experiências e a discussão sobre os resultados. Para isso os alunos utilizaram as seguintes opções:
Sugestão de Avaliação:
Competências | Pesos |
Uso das cores e criatividade nas combinações (tonalidades, contrastes, escala de cores). | 3,0 |
Uso de cores quentes e frias, primárias e complementares. | 3,0 |
Criatividade na elaboração do desenho. | 1,0 |
Habilidade na técnica escolhida. | 1,0 |
Produção textual sobre o trabalho: discorrer sobre o uso das cores, a cena, processo de criação, etc. | 2,0 |
Nome | Tipo |
---|---|
Cores | Animação/simulação |
Quatro estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
28/05/2014
Cinco estrelasexcelente , vou usar as sugestões em minhas aulas com o 6º e 8° anos.
13/02/2014
Quatro estrelasOtimo adorei1
26/05/2013
Cinco estrelasExcelente trabalho de arte sobre as cores. Parabéns pela criatividade e metodologia desenvolvida.
22/04/2013
Quatro estrelasAdorei as sugestões de atividades e seguirei com certeza. Parabéns
08/08/2012
Cinco estrelasAdorei....super criativo. Sera de grande utilidade pra mim.
23/02/2012
Cinco estrelasGostei muito dessa aula vou usá-la com meus alunos do 9º ano onde estou pela 1ª vez lecionando artes.
25/10/2011
Cinco estrelasNossa eu amei esse texto tomara que a professora passe esse desenho e texto para a aula quinta-feira Bjssssssss Luana
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito da sua criatividade em relação a esse tema. Parabéns, gostaria de ter tido um professor de Arte Visuais assim.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtimo,gostei das sugestões de pintura.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá juliana, amei sua sugestão de aula, nota dez mesmo. Os vídeos que você disponibilizou do You Tube foram fantásticos, pena que quando a gente baixa o "vídeo com algumas fotos do filme no site EscolaBR" só aparece o o som, as imagens não e também não está mais disponível a página "Teoria das Cores da Jurema L. F. Sampaio – Ralha", mas isso não torna sua aula menos que EXELENTE. Parabéns.