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A matemática no cálculo das calorias dos alimentos.

 

20/09/2014

Autor y Coautor(es)
ANIELLE GLORIA VAZ COELHO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lara Martins Barbosa, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 3 da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano, bem como desenvolver a habilidade de resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas (H12), são propostos para esta aula os seguintes objetivos:

  • Apresentar a definição da unidade de caloria.

  •  Indicar e aplicar os cálculos e as relações matemáticas que podem ser desenvolvidos em problemas que envolvam esse tipo de unidade.

Duração das atividades
2 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Unidade de medida: gramas e múltiplos do grama.

  • Regra de três simples.

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula é apresentada uma atividade investigativa composta por situações-problemas em que os alunos deverão pesquisar a definição da unidade de caloria e através de alguns exemplos serão apresentados os cálculos e as relações matemáticas que podem ser desenvolvidos em problemas que envolvam calorias.

 

Recursos materiais

  • Embalagens de alimentos que contenham a tabela “Informação Nutricional”.

  • Projetor multimídia conectado ao computador. 

 

A AULA

 

 Inicialmente, propõe-se que o professor (a) divida a turma em grupos de quatro a seis componentes. A presente proposta de aula prevê duas atividades (de 1 a 2) a serem executadas em momentos distintos.

 

Para agilizar o processo, recomenda-se que os roteiros das atividades sejam preparados previamente pelo professor, para que os alunos realizem-nas nos momentos oportunos. Além disso, esses roteiros podem ser apresentados aos alunos usando o projetor multimídia conectado ao computador.

 

INTRODUÇÃO 

 

Professor(a), após a composição dos grupos, suscite os seguintes questionamentos:

 

Quais são as unidades de medidas mais conhecidas? O que cada uma mede?

 

Permita que os alunos conversem entre si.

 

Padrão de resposta esperado:

“Resposta pessoal, porém espera-se respostas que envolvam medidas de comprimento (centímetros, metros, quilômetros, etc.), medidas de massa (gramas, quilogramas, etc.), medidas de tempo (segundos, minutos, horas, etc.), entre outras”.

 

Qual a unidade de medida de energia?

 

Permita que os alunos conversem entre si. Em seguida, apresente a texto “Calorias: como são medidas nos alimentos?” escrito por Leo Oliveira para o Site Libero Alimentos em 2012, disponível em <http://migre.me/luMFl>, acesso em 06 set. 2014. Após a leitura do texto, instigar os alunos a discutirem o assunto abordado. Para isso, suscite questões sobre a caloria dos lanches levados para a escola, bem como os oferecidos na merenda escolar.

 

Professor (a), enfatize a ideia do trabalho coletivo para que o estudo, a investigação e as respostas sejam construídas pelo grupo sob sua orientação.

 

Comentário: Sugere-se, ainda, que os questionamentos apontados e destacados ao longo da presente proposta de aula possam ser utilizados na construção prévia de um roteiro a ser impresso, para que os alunos acompanhem as atividades e expressem suas respostas na forma escrita. É aconselhável não entregar todas as atividades juntas, para que os alunos foquem apenas naquela que está sendo trabalhada, espera-se assim, que as atenções dos discentes não se dispersem para as atividades subsequentes. Vale ressaltar que o roteiro pode ser recolhido ao final da aula como instrumento do processo avaliativo para saber se os objetivos pretendidos foram alcançados.

 

Atividade 1– Interpretando o texto apresentado.

 

 A primeira atividade é a interpretação do texto apresentado inicialmente. Os alunos devem conversar entre os colegas de grupo de responder as seguintes perguntas.

 

1)   Qual a unidade de medida utilizada para medir energia?

 

Padrão de resposta esperado:

“A unidade de medida utilizada para medir energia é a caloria”.

 

Comentário: O professor (a) pode aproveitar o momento para relembrar todos os tipos de unidades de medidas já estudadas.

 

2)   As calorias estão presentes apenas nos alimentos?

 

Padrão de resposta esperado:

“Não, as calorias estão presentes em qualquer substância que contenha energia, como no caso dos combustíveis”.

 

3)   Como o texto define as calorias?

 

Padrão de resposta esperado:

“Uma caloria é a quantidade de energia, ou calor, que é necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1 grau Celsius. Assim, o número de calorias em um alimento é uma medida do quanto este alimento possui de energia potencial.”.

 

4)   As embalagens dos alimentos apresentam seu valor energético em calorias (cal) ou quilocalorias (kcal)? Qual a relação entre essas medidas?

 

Padrão de resposta esperado:

“As embalagens dos alimentos apresentam o valor energético em quilocalorias (kcal). A quilocaloria é um múltiplo da quilocaloria. Assim, 1 quilocaloria equivale a 1000 calorias”.

 

Comentários:

 

1)    Talvez seja necessário retomar o significado de múltiplo.

 

2)    O professor (a) pode aproveitar o momento para relembrar todos os múltiplos das unidades de medidas já estudadas.

 

5)   Como é realizado o cálculo das calorias nos alimentos?

 

Padrão de resposta esperado:

“O cálculo exato de quantas calorias tem cada alimento, depende de três componentes básicos, carboidratoproteína e gordura. Um grama de carboidratos tem quatro calorias, um grama de proteína tem quatro calorias e um grama de gordura tem nove calorias. Os alimentos são uma coleção desses três blocos. Portanto, se você sabe a quantidade de carboidratos, gorduras e proteínas que existem em um determinado alimento, você sabe quantas calorias ou o quanto de energia aquele alimento contém.”.

 

Atividade 2 – Analisando as embalagens dos alimentos.

 

A segunda atividade é a análise de embalagens de alimentos.

 

Professor(a), leve para a sala de aula embalagens de alimentos que os alunos consomem no dia a dia, como salgadinhos, biscoitos de sal, biscoitos recheados, lanches (Fast Food), chocolates, entre outros, um exemplo de embalagem pode ser visto na Figura 1. Sugere-se que se disponibilize, pelo menos, uma embalagem por grupo para que, após a atividade, cada grupo apresente seus resultados.

 

Comentário: Deve-se atentar para a porção de alimento considerada no cálculo das informações nutricionais pois, muitas vezes, o cálculo é realizado a partir de uma quantidade inferior da que totaliza o alimento.

 

Figura 1– Embalagem do Salgadinho Cebolitos – Elma Chips

   cebolitos1cebolitos2

Fonte: Arquivo da autora

 

Comentário: Todas as perguntas a seguir serão respondidas de acordo com as informações nutricionais do alimento apresentado na Figura 2. Cada grupo deverá responder de acordo com as informações nutricionais da embalagem do alimento que lhes foi entregue.

 

Figura 2 – Tabela de Informação Nutricional do Salgadinho Cebolitos – Elma Chips

cebolitos3

Fonte: Arquivo da autora

 

Levante as seguintes questões:

 

1)   Qual alimento está sendo analisado?

 

Padrão de resposta esperado:

“O alimento analisado é o salgadinho “Cebolitos da Elma Chips”. (Resposta pessoal por grupo).

 

2)   Quantos gramas de alimento essa embalagem comporta?

 

Padrão de resposta esperado:

“A embalagem comporta 60 gramas de salgadinho de milho com cebola”. (Resposta pessoal por grupo).

 

3)   Quantos gramas desse alimento foram analisadas na tabela de informação nutricional?

 

Padrão de resposta esperado:

“Foram analisadas 25 gramas desse alimento na tabela de informação nutricional”. (Resposta pessoal por grupo).

 

4)   Na tabela de informação nutricional os valores energéticos foram apresentados em calorias (cal) ou quilocalorias (kcal)? Qual a relação entre essas duas medidas?

 

Padrão de resposta esperado:

“Os valores energéticos foram apresentados em quilocalorias. As quilocalorias são um múltiplo das calorias, ou seja, em 1 quilocaloria existem 1000 calorias. Assim, segundo as informações nutricionais, 25 gramas de Salgadinho Cebolitos possui 120 quilocalorias (kcal) que equivalem a 120000 calorias (cal)”. (Resposta pessoal por grupo).

 

5)   Com base no texto da atividade anterior, calcule aproximadamente as calorias de uma porção de 25 gramas de salgadinho considerando os carboidratos, proteínas e gordura. Compare com o informado na embalagem.

 

Padrão de resposta esperado:

“Nas informações nutricionais foram informados que em 25 gramas do salgadinho se tem 14 gramas de carboidratos, 1,4 gramas de proteínas e 6,7 gramas de gorduras totais. Assim, baseando-se no cálculo das calorias apresentadas no texto, devemos ter: 4x14 (carboidratos) + 4x1,4 (proteínas) + 9x6,7 (gorduras) = 121,9 calorias que é um valor superior ao informado na embalagem. Isso pode ocorrer por conta das aproximações realizadas nas quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras presentes na porção de alimento considerada”. (Resposta pessoal por grupo).

 

6)   O total de calorias descritas na embalagem é o total de calorias que serão consumidas após comer todo o conteúdo pacote? Justifique.

 

Padrão de resposta esperado:

“Não, o número de calorias que serão consumidas após comer todo o conteúdo do pacote é maior que o número de calorias informadas na embalagem, pois o cálculo das calorias foi baseado em uma porção de 25 gramas de salgadinho, que é inferior a quantidade total contida na embalagem, que é de 60 gramas”. (Resposta pessoal por grupo).

 

7)   Como calcular o total de calorias consumidas após comer todo o pacote de salgadinho?

 

Padrão de resposta esperado:

“Pode-se calcular a quantidade total de calorias através de uma regra de três. Temos que 25 gramas equivalem a 120 kcal, já 60 gramas equivalem a x. Estabelecendo a razão entre a massa, em gramas, e a energia fornecida, em calorias, temos a seguinte proporção:

formula

Aplicando a propriedade fundamental das proporções temos, 25x=60.120 o que implica que x=288kcal.

 

Portanto, após comer todo o pacote de Salgadinho Cebolitos, serão consumidas 288 quilocalorias, o que equivalem a 288.000 calorias”. (Resposta pessoal por grupo).

 

A partir desse momento, os alunos devem ser orientados a compartilhar com os demais grupos os resultados obtidos.

 

Comentário: Aconselha-se que cada grupo escolha um representante para mostrar o resultado dos dados analisados a toda a turma. 

Recursos Complementares

O professor pode aproveitar a oportunidade e analisar também os valores calóricos por porção de cada alimento.  A tabela de calorias de cada alimento está disponível em <http://migre.me/kWSwy>, acesso em 09 ago. 2014.  Uma próxima atividade pode ser proposta analisando os hábitos alimentares da turma e a quantidade de calorias ingeridas diariamente. 

Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos, individual e coletivamente, na realização dos processos solicitados, sua motivação e empenho na execução das atividades e no desenvolvimento de atitudes na interação, cooperação e organização do trabalho em grupo. Aconselha-se que o professor considere as hipóteses levantadas e os questionamentos dos alunos durante a aula. Sugere-se, ainda, que o professor recolha o roteiro das atividades elaboradas. Por meio deles, o professor pode analisar as habilidades desenvolvidas, as estratégias, além de possíveis erros para uma possível reelaboração de estratégias de intervenção didática para orientar os alunos a buscarem o caminho certo.

 

Referências

 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Referenciais para a formação de professores. Brasília: MEC/SEF, Brasília, 1997.

 

 ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, Brasília, 1998.

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