Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Balanceamento de equações químicas

 

24/09/2008

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Ezequiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Distribuir valores na equação química de forma que a fórmula esteja equilibrada.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saber trabalhar com equações matemática.
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/577/imagens/problematizacao.gif

Segundo Lavoisier, a quantidade de átomos de um mesmo elemento deve ser igual no primeiro e segundo membros em uma equação química. Vamos explorar, este conteúdo nesta aula assistindo o vídeo "Aula 03 - Química".

Inicialmente os estudantes deverão acessar o sitio: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10542/equilibrio.swf> para entender que uma equação química tem tendência a se equilibrar.

 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/577/imagens/tendequi.JPG

 

1º MEMBRO    2º MEMBRO

 2H2 + O2    =>    2H2O

  

Para complementar os conhecimentos, os estudantes devem acessar a animação "A química dentro de um bolo" no sitio: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/1420/Web/labvirt/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_bolo.swf>. Ela aborda a quantidade de ingredientes necessários para se fazer certa quantidade de bolo e de que forma devem ser dispostos os valores no primeiro e segundo membros para que a equação química esteja equilibrada.

 
http://portaldoprofessor.
mec.go
v.br:8080/discovirtual/23475080915/img/balanceam.JPG


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/577/imagens/atividade.gif

 

O professor orientará os estudantes para que ace ssem o sitio: <http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/fundamentos/balanceamento.html>, analisem o texto e respondam:

A Lei de Lavoisier permite que se utilize número fracionário para equilibrar as equações?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/577/imagens/balanceamento.JPG

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/577/imagens/atividadecomplementar.gif

Para praticar os estudantes deverão acessar o endereço <http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/vamosexercitar/lacunbal.html>.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/577/imagens/exercequac.JPG

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/577/imagens/verificando.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/577/imagens/avaliacao.JPG

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Tendência ao equilíbrio Animação/simulação
A química dentro de um bolo Animação/simulação
Recursos Complementares
Medir é comparar de Cláudio Xavier Silva e Fernando M. Louzada Livro da coleção "A Descoberta da Matemática", voltado para o aluno. Trata-se de um livro de ficção, onde os personagens viajam pelo Brasil com Hóros, um herói do vídeo game. Durante a viagem os personagens passam por rios, cavernas, lugares desconhecidos. No decorrer da aventura eles criam um sistema de medidas, enquanto seus pais dormem. Hóros congelou o tempo para ninguém notar a ausência deles. Referência: SILVA, C. X.; LOUZADA, F. M. Medir é comparar. 2. ed. São Paulo: Ática. < http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/>
Avaliação
Sugerimos que a verificação da aprendizagem ocorra ao longo do processo de ensino e aprendizagem. Para avaliar seria interessante que o professor utilizasse a rubrica.
Opinión de quien visitó

Três estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 1/5 - 20%
  • Uma estrela 1/5 - 20%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.