20/10/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Conhecer os verbos modais (modal verbs), suas formas e seus principais usos.
Classificar os verbos modais, de acordo com seus usos.
Produzir sentenças, usando os verbos modais, a partir de imagens.
Nenhum conhecimento prévio sistemático é necessário para esta aula.
Figura 1 - Modal verbs
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-_BJhH3jDMUY/TaV_yTbj68I/AAAAAAAAAMM/V51ZdcWlrFY/s320/modal-verbs-must-and-can-not.jpg. Acesso em 22 set 2014.
Figura 2 - Modal verbs
Fonte: http://image.slidesharecdn.com/modalverbsauxiliaries-110218021413-phpapp02/95/modal-verbs-auxiliaries-1-728.jpg?cb=1298017253. Acesso em 22 set 2014.
Explique aos alunos o que são verbos modais (What are modal verbs?). Os verbos modais são verbos diferentes, porque possuem características específicas. Eles não têm "s" na terceira pessoa do singular; eles não usam verbos auxiliares para formar perguntas ou negativas e eles são usados antes de outros verbos no infinitivo sem o "to". Eles não têm infinitivos ou particípios e normalmente não têm formas no passado. Os significados desses verbos podem ser divididos em dois grupos. O primeiro está relacionado a graus de certeza ou incerteza. Verbos modais podem ser utilizados, por exemplo, para dizer se uma situação é certa, provável, possível ou impossível. O segundo grupo refere-se a obrigações, proibições, necessidades, recomendações, ou habilidades. Verbos modais podem ser usados, por exemplo, para dizer que alguém é obrigado a fazer algo, ou que uma pessoa é capaz de fazer algo, ou que seria melhor se algo acontecesse (ou não), ou ainda que algo é permitido ou proibido. Para introduzir esses verbos, apresente a figura 3, onde se encontram as regras de formação, alguns exemplos de frases contendo verbos modais e os erros mais comuns. Peça aos alunos para copiarem essa tabela no caderno.
Figura 3 - Modal verbs
MODAL AUXILIARY VERBS |
||
Rules |
Examples |
Mistakes |
Modal verbs have no "s" in the third person singular.
|
She may go to the party. |
She mays… |
Modal verbs don't use other auxiliary verbs to make questions or negatives. |
Can you drive? You mustn’t smoke here. |
Do you can… You don’t must… |
After modal verbs we use infinitive without “to” of other verbs. |
He could be my boss. |
He could to be… |
Modal verbs have no infinitives or participles. |
I’d like to be able to play the piano. We must see the dentist. |
I´d like to can play… They musted… |
Fonte: Arquivo da autora.
Esta atividade irá enfocar os usos dos verbos modais. Divida a classe em 7 grupos. Não é necessário que os grupos tenham a mesma quantidade de alunos. Faça uma cópia da figura 4, que traz uma tabela, onde se encontram os verbos modais e seus principais usos. Corte cada linha da tabela, separando os verbos modais. Reserve essas tiras de papel para serem entregues aos grupos. Com a ajuda de um projetor do tipo data show, apresente a figura 4. Primeiramente, leia e discuta cada item com toda a classe. Professor, aproveite esse momento para treinar a pronúncia. Leia cada frase e peça aos alunos para repetirem, depois de você. Em seguida, distribua os papéis para os grupos, de modo que cada equipe irá trabalhar com um verbo, e peça aos alunos para criarem outros exemplos para cada uso daquele verbo. Ao término do exercício, cada equipe deverá ir à frente da sala e apresentar o verbo modal e os exemplos que eles criaram.
Figura 4 - Modal verbs uses
MODAL VERB | USES |
Can | Ability - I can speak English, but I can't speak German. Possibility - He can see you tomorrow. Request - Can you open the door, please? Prohibition - You can't smoke here. |
Could | Ability in the past - He could swim when he was 4 years old. Possibility - He could travel by plane, but he is afraid. Polite request - Could you help me with the bags? |
May | Permission - May I go to the toilet? Possibility - I may not go to work tomorrow. I'm not well. |
Might | Possibility - She might go to Japan, next year. |
Would | Conditional - She would travel, if she had money. Polite request - Would you come to the prom with me? |
Should | Advice - You should see the dentist twice a year. |
Must | Obligation - You must pay in cash. Necessity - I must go now. My mom is waiting for me. Prohibition - You mustn't park here. |
Fonte: Arquivo da autora.
Esta atividade deverá ser realizada em grupos de 4 ou 5 alunos. Faça uma cópia da figura 5 e uma cópia da figura 6. Corte as figuras, separando cada célula. Espalhe os papéis contendo os usos dos verbos, pela sala, e divida os papéis contendo as frases para os grupos. Cada grupo deverá ler suas frases, decidir em qual uso elas se encaixam e colocá-las nos locais determinados para cada uso. Após a execução da tarefa, o professor deverá escolher um voluntário para ler cada conjunto de frases em voz alta, enquanto a classe deverá julgar se as mesmas foram classificadas corretamente.
Figura 5 - Modal verbs uses
ABILITY |
ABILITY IN THE PAST |
ADVICE |
CONDITIONAL |
NECESSITY |
OBLIGATION |
PERMISSION |
(IM)POSSIBILITY |
PROHIBITION |
(POLITE) REQUEST |
Fonte: Arquivo da autora.
Figura 6 - Phrases
1. HE MAY BE IN THE OFFICE. |
2. THEY CAN'T BE SAD. THEY ARE LAUGHING. |
3. YOU MUSTN'T SMOKE IN THE HOSPITAL. |
4. SHE COULD SPEAK ENGLISH AND SPANISH. |
5. YOU CAN TAKE A TAXI ON THE CORNER. |
6. WE MUST BE BACK AT 10 P.M. |
7. I CAN GIVE YOU A LIFT TO SCHOOL. |
8. HE MIGHT BE PLAYING TENNIS. |
9. IT'S LATE. SHE MUST BE AT HOME. |
10. YOU CAN'T LEAVE THE CLASSROOM NOW. |
11. WOULD YOU LEND ME SOME MONEY? |
12. SHE COULD BE HERE ALREADY. |
13. YOU MAY USE PEN OR PENCIL IN THE TEST. |
14. YOU SHOULD GO TO THE DOCTOR. YOU ARE ILL. |
15. SHE WOULD GO, IF SHE HAD A BOYFRIEND. |
16. MAY I TAKE THAT CHAIR? |
17. YOU MUST PAY YOUR BILLS. |
18. COULD YOU OPEN THE WINDOW? IT'S HOT. |
19. IF I HAD TIME, I WOULD VISIT YOU. |
20. YOU MAY GO NOW. |
21. THEY MAY GO TO THE MOVIES TONIGHT. |
22. KEVIN MIGHT NOT PASS THE ENGLISH EXAMS. |
23. THEY CAN PLAY CHESS VERY WELL. |
24. HELEN MIGHT BE WATCHING TV AT HOME. |
25. I COULD PLAY VOLLEYBALL WHEN I WAS YOUNGER. |
26. I MUST STUDY HARD FOR THE MATH TEST. |
27. HE CAN SWIM VERY WELL. |
28. I MUST HURRY. MY CLASS STARTS AT 7. |
29. YOU SHOULD BUY SOME NEW CLOTHES. |
30. YOU CAN'T USE THE CELL PHONE IN THE CINEMA. |
31. YOU MUSTN'T DRINK AND DRIVE. |
32. WOULD YOU HELP ME, PLEASE? |
33. WE COULD GO TO THE PARK THIS WEEKEND. |
34. CAN I SEE YOUR BOOK? |
35. MAY I COME IN? |
36. SHE MIGHT BE AT HOME, I'M NOT SURE. |
37. IT'S LATE. YOU SHOULD GO HOME. |
38. WOULD YOU DO ME A FAVOR? |
39. I MAY GO TO THE MALL TOMORROW. |
40. BRIAN MIGHT NOT COME TO THE PARTY. |
Fonte: Arquivo da autora.
Comentário: Padrão de respostas esperado: Ability: 23, 27; Ability in the past: 4, 25; Advice: 14, 29, 37; Conditional: 15, 19; Necessity: 26, 28; Permission: 16, 20, 34, 35; Possibility: 1, 2, 5, 7, 8, 9, 12, 13, 21, 22, 24, 33, 36, 39, 40; Prohibition: 3, 10, 30, 31; Obligation: 6, 17; Request: 11, 18, 32, 38.
O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos produzam algumas frases usando verbos modais, a partir de imagens. Peça aos alunos para trabalharem em duplas. Mostre a figura 7 e peça aos pares para escreverem uma frase para cada imagem dada. Essas frases podem expressar conselhos, sugestões, proibições ou outras ideias.
Figura 7 - Pictures to make sentences.
a) b)
c) d)
Fontes: a) http://www.taipeitimes.com/images/2011/11/16/thumbs/p13-111116-main.jpg (acesso em 22 set 2014); b) http://www.rotepix.com/Photography/Alone-and-Waiting/bus-stop/57435289_V8Tv6-M.jpg (acesso em 22 set 2014); c) http://www.evolllution.com/wp-content/uploads/2013/07/Busy-Student.jpg (acesso em 22 set 2014); d) http://www.nyc.gov/html/dcp/gif/161st_river/161street.jpg (acesso em 22 set 2014).
Comentário: As respostas desta atividade podem ser variadas. Sugestões: a) He must go on a diet. He should eat less. b) The bus might be late. They may be tired. c) She would be somewhere else, if she could. She should study hard. d) They must walk on the zebra crossing. The car in the middle may not stop.
Acesse o endereço: http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=1793 (acesso em 22 set 2014), para exercícios envolvendo os modais could, can, may, must, might e should.
O endereço: http://www.perfect-english-grammar.com/modal-verbs-exercises.html (acesso em 22 set 2014) oferece uma lista de exercícios sobre verbos modais, que expressam habilidades, obrigações e probabilidades.
O endereço: http://esl.fis.edu/grammar/multi/modal1.htm (acesso em 22 set 2014) traz 40 questões de múltipla escolha, envolvendo verbos modais, para nível iniciante.
A avaliação qualitativa deverá ser realizada durante toda a aula, pela observação do desempenho e do envolvimento dos alunos, principalmente na atividade 1 do segundo módulo, em que os discentes deverão analisar as frases e classificá-las. Uma avaliação oral pode ser feita na apresentação dos alunos ao final da atividade 2 do primeiro módulo. Pode-se fazer uma avaliação quantitativa da produção textual realizada na atividade 2 do módulo 1 e na atividade 2 do módulo 2.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/07/2015
Cinco estrelasExcelente aula !!
28/06/2015
Cinco estrelaslegal