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Juventude negra no Brasil

 

22/10/2014

Autor y Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir a questão da Juventude Negra no Brasil.

- Conhecer um pouco mais sobre as políticas para os jovens negros do país.

- Elaborar material para campanha de conscientização sobre o contexto da juventude negra no Brasil.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios. 

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desta aula é analisar a questão da juventude negra no Brasil. O recorte do negro está sendo feito em cumprimento à Lei 10.639/2003, que determina o trabalho com a cultura africana e afro-brasileira nas escolas. A temática juventude se faz presente a partir da necessidade de se analisar como está o cenário da juventude e suas políticas públicas em nosso país. Ser jovem e negro em nosso país ainda se constitui um desafio. As estatísticas mostram que grande número de jovens negros são analfabetos, estão em situação de desemprego, ocupam inúmeras vagas nos presídios e têm menor oportunidades de ascensão social.

E a escola constitui-se em importante locus de promoção humana, a partir do momento em que pode dar a estes jovens visibilidade, construir com eles sonhos e projetos e leva-los a uma conscientização de que também pertencem à sociedade, são também cidadãos de direitos.

 

Aula 1 - Sensibilização

 

a. Inicie com os alunos discutindo questões de negritude.

Faça uma enquete com a turma utilizando o site da escola ou um blog:

 

1. O que é ser negro para você?

2. Você se considera negro ou acha que tem colegas negros em sua turma?

3. O que significa ser negro no Brasil de hoje?

4. Você concorda que há pessoas que são racistas?

5. Conhece sobre algum movimento negro?

6. Conhece a Lei 10.639/03? O que pensa dela?

7. Já foi vítima de racismo?

8. Você acredita que há raças diferenciadas e puras: índio, negro, branco, pardo?

 

b. Terminada a enquete, faça um único grupo para socializar e debater com os alunos sobre o resultado da enquete. Apresente o resultado da pesquisa de forma objetiva, com dados quantitativos e qualitativos sobre o que pensam os alunos sobre a questão da negritude.  Aproveite também este momento para sondar o que os alunos trazem da questão negra, racismo, ser negro, juventude negra nas suas falas durante o debate.

 

Aula 2 - Entendendo melhor a questão da violência contra o jovem negro

Nesta aula, os alunos irão assistir a uma palestra sobre violência contra negros. O objetivo é aproximar mais os alunos da realidade de jovens negros no mundo e no nosso país.

 

a. Convide os alunos a assistirem à palestra do prof. de antropologia da USP, no Seminário "Juventude negra: preconceito e morte" - Prof. Dr. Kabengele Munanga, duração de 14min57seg., disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fU86gtP8B1E, acesso em 15 de outubro de 2014.

 

Enquanto assistem à palestra do professor de antropologia da USP, os alunos buscam subsídios para, posteriormente,  responderem as seguintes perguntas:

 

1. Para ele, o que é o conceito de raça?

2. Onde há preconceito, segundo o professor?

3. O que ele pensa sobre a juventude negra no Brasil?

4. Quais são suas proposições?

5. O que é a ideologia da dominação racial segundo o professor?

6. O que você aluno entende por pseudociência?

Os alunos também irão pensar nos seguintes destaques da palestra:

-Quem são as maiores vítimas da violência?

- Nos países que convivem com preconceitos raciais e que pratica atos discriminatórios  raciais os jovens negros são duplamente  vítimas de violência.

- Qual a diferença entre preconceitos, discriminação e racismo?

- Todo este preconceito foi construído ao longo do tempo a partir da chamada ciência, que nós podemos chamar de pseudociência, e isso, foi difundido no tecido social, através da educação e da socialização.

- O mito da democracia racial. As relações raciais e sociais no Brasil foram construídas com uma imagem de nação racialmente democrática. Este mito é a "falsa imagem" desta nação, onde negros e brancos, têm os mesmos direitos e as mesmas condições de igualdade.

- Um dos problemas do brasileiro é ter preconceito de ter preconceito. (Florestan Fernandes) 

b. Terminado o documentário, solicite que os alunos deem respostas às questões acima ao mesmo tempo que fazem seus comentários pessoais. 

 

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRcW7s4JJ0V8HGOy3n01RqwM_LMZJqDO2hm6z8s5EmDFkuCkY_qTA, acesso em 08 de outubro de 2014.

 

Tarefa para os alunos:

Elaborar um texto que sirva de referência  para os alunos criarem um panfleto informativo sobre a temática Juventude Negra Brasileira: discriminação, preconceito e racismo, para ser socializado em forma de panfleto.

Socializar na próxima aula e aprovar na turma quais textos seriam considerados referências na elaboração dos panfletos informativos que serão construídos na próxima aula.

 

Aula 3 - Panfletando

 

Nesta aula, os alunos irão organizar um documento para panfletagem em locais públicos.

 

1. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

2. Para cada grupo, dê a incumbência de criar um panfleto informativo, tendo como referência o texto construído pelo grupo, sobre a questão do jovem negro e a violência em nosso país.

3. Os grupos ficarão livres para publicarem nos panfletos informações que acharem relevantes e pertinentes para uma campanha de conscientização.

4. Terminados os panfletos, os alunos farão cópias e determinarão quais os locais públicos irão  fazer a panfletagem: terminal de ônibus, rodoviária, metrô, shopping, galerias, etc. 

5. Cada grupo irá para este local em um contraturno e distribuir os panfletos como forma de conscientizar as pessoas sobre Juventude Negra no Brasil. 

6. Avaliar na próxima aula a campanha, os resultados, os impactos, a sensibilização, o alcance dentre outros aspectos.

 

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSzM45qKTEKaBwaY2FvO_ow5wUjiJI7OcMpYrhT42aLy0OeSzLF, acesso em 11 de outubro de 2014.

Recursos Complementares

1. ONUBR. Juventude Negra contra o racismo, disponível em: http://www.onu.org.br/especial/juventudenegra/, acesso em 05 de outubro de 2014.

 

2. Sugestão do blog Fórum da Juventude Negra DF, disponível em: http://forumdajuventudenegradf.blogspot.com.br/, acesso em 15 de outubro de 2014.

Avaliação

Avalie o nível de conhecimento e preconceito da turma sobre a juventude negra brasileira e se a campanha foi efetiva. Avalie também se os conceitos apresentados na palestra foram assimilados pelos alunos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

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Opiniones

  • Cesar Augusto, Uninove , São Paulo - dijo:
    cesar.augusto150@hotmail.com

    06/03/2015

    Cinco estrelas

    Ótima era o que eu precisava


  • JUSCELINO SOARES, ESC MUL ANTONIO ARRUDA CAMARA , Rio Grande do Norte - dijo:
    soaresjuscelino3@gmail.com

    09/11/2014

    Cinco estrelas

    a aula é bastante criativa


  • Marcelo Pinto, EE Presidente Arthur da Silva Bernardes , São Paulo - dijo:
    marcelitopinto@bol.com.br

    04/11/2014

    Cinco estrelas

    A aula é bem pertinente e trabalha com vários recursos ao mesmo tempo. Desde a sondagem oral, a análise do vídeo até a produção textual do panfleto de modo articulado e que faz o aluno refletir sobre a questão, esclarecendo conceitos que são muito confundidos pela sociedade.


  • jose silva gomes, Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães , Bahia - dijo:
    esoteric-o@hotmail.com

    25/10/2014

    Quatro estrelas

    Muito bom. Trabalharei com esta aula em novembro na semana da Consciência Negra. Fico grato.


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