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Refletindo sobre algumas questões etnicorraciais em nosso meio

 

20/10/2014

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer sobre lenda do Negrinho do Pastoreio;
  • Aprender o significado de tolerância racial;
  • Compreender o conceito de racismo e suas origens históricas;
  • Aprender sobre a chegada dos negros no Brasil;
  • Conhecer a história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares; 
  • Valorizar a raça negra;
  • Conhecer alguns brasileiros negros bem sucedidos;
  • Aprender sobre o Dia da Consciência Negra;
  • Respeitar as diferenças dos outros, sejam elas limitações físicas ou cor da pele;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos: 04 momentos de 60 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de out. 2014.

Professor, a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira. Desse modo, esta aula contribui para que se reflita sobre as questões raciais no Brasil. 

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

O preconceito cega

Professor, a questão do preconceito está fortemente presente em nossa sociedade. É importante conversar sobre isso com seus alunos para que possam crescer livre desses "pré-conceitos". Lembrando que pré-conceito é um conceito formulado sem uma reflexão anterior. Alguém, sem conhecer direito alguma coisa ou outro alguém, já cria em sua cabeça um conceito errado sobre essa pessoa ou coisa. É comum ouvirmos as pessoas falarem "não fui com a cara daquela pessoa, não gostei dela". Essa fala expressa um pré-conceito, pois, muitas vezes a pessoa diz isso porque conhece pouco ou quase nada do outro e em muitos casos quando começa a conhecer, percebe que estava equivocada em seu modo de pensar.  

O pré-conceito também é expresso quando consideramos que alguém praticará determinada ação porque apresenta determinada característica. Por exemplo: se alguém fez algo errado e se no recinto possui um adulto e uma criança, coloca-se a culpa na criança; se alguém tomou a decisão errada em uma determinada situação, entre um cidadão letrado e um analfabeto, atribui-se a culpa ao analfabeto; se alguém praticou um crime e ao chegar a polícia encontra um cidadão negro e outro branco, imagina-se inicialmente que o negro é o culpado; e assim, existem outras milhares de possibilidades. No entanto, sabemos que não podemos considerar isso como uma regra, pois, efetivamente não é. 

Professor, para demonstrar que de fato, o preconceito em nossa sociedade é tão forte, também em relação aos negros, que chega até mesmo a "cegar" as pessoas. Proponha a seus alunos o vídeo abaixo que trata dessa questão. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática.

 

O preconceito cega

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=aec-i7n6V48>. Acesso em: 04 de out. 2014.

 

Professor, este é um momento oportuno para introduzir o conceito de racismo. Racismo é uma maneira de discriminar as pessoas baseada em motivos raciais, cor da pele ou outras características físicas, de tal forma que umas se consideram superiores a outras. Portanto, o racismo tem como finalidade intencional (ou como resultado) a diminuição ou a anulação dos direitos humanos das pessoas discriminadas.

Recentemente, ocorreram dois casos de preconceito racial com jogadores de futebol, enquanto realizado sua atividade profissional. O primeiro caso ocorreu na Europa (Espanha) e o segundo, no Brasil. O curioso é que cada atleta reagiu de maneiras completamente diferentes.

O primeiro caso ocorreu com o lateral direito Daniel Alves, do Barcelona e da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Ao se aproximar da arquibancada da torcida adversária para cobrar o escanteio, um torcedor atirou uma banana em sua direção (um gesto típico de racismo), que caiu logo a sua frente. Ao ver a cena, ele, naturalmente, pegou a banana no chão, descascou e a comeu. Depois disso, participou de dois dos três gols que deram a vitória ao Barcelona. Ao final da partida, lamentou o ocorrido e disse que se agirmos com naturalidade, gradativamente essas atitudes acabarão. 

 

Daniel Alves - macaco

Fonte: Sítio: "Paraná online". Imagem disponível em: <http://www.parana-online.com.br/colunistas/dante-mendonca/102473/SOMOS+TODOS+MACACOS>. Acesso em: 04 de out. 2014.

 

Após o episódio, várias personalidades mundiais postaram fotos nas redes sociais comendo banana em solidariedade ao jogador Daniel Alves, que para muitos, deu um nó no racismo. Foi feita, inclusive uma campanha: "Somos todos macacos".

 

Somos todos macacos

Fonte: . Imagem disponível em: <http://www.sejafit.com.br/campanha-somostodosmacacos-fique-por-dentro/>. Acesso em: 04 de out. 2014.

O segundo caso ocorreu no Brasil, na cidade de Porto Alegre. Durante a partida, alguns torcedores do Grêmio Futebol Porto Alegrense, começaram a emitir sons característicos de macaco quando o goleiro Aranha, atleta do Santos Futebol Clube iria cobrar o tiro de meta. O ato de racismo aumentou e motivada por razões outras, uma jovem começou a chamá-lo de "macaco". O goleiro ficou irado com a situação. Descontrolado, notificou a situação ao árbitro da partida, que não registrou nada em sua súmula e  solicitou que os cinegrafistas registrassem as imagens. As imagens foram feitas e a jovem foi flagrada realizando as ofensas. Após a partida, o goleiro denunciou a jovem à policia. Dias depois, ao ser entrevistada, a jovem pediu perdão e disse que não é racista.  

 

Goleiro Aranha - macaco

Fonte: Imagem disponível em: http://180graus.com/esporte/jovem-que-chamou-goleiro-de-macaco-relata-ameacas-e-quer-pedir-desculpas. Acesso em: 04 de out. 2014.. 

Proponha a seus alunos o vídeo abaixo que trata dessa questão. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática. 

 

Goleiro Aranha - macaco

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=XSBlzf_5EfA>. Acesso em: 04 de out. 2014.

Atividades - aluna

1) Em relação ao vídeo "O preconceito cega",  analise as frases abaixo e marque com um (V) as alternativas que ocorreram no vídeo e com um (F) o que não ocorreu no vídeo.

 

a) (   ) A operadora de caixa e o segurança do mercado, tiveram um preconceito e consideraram que o homem negro que entrou no mercado iria assaltar o estabelecimento.

b) (   ) O homem negro foi a pessoa que praticou o furto.

c) (   ) O homem negro foi impedido de entrar no estabelecimento.

d) (   ) O homem branco ficou sendo vigiado pelo segurança o tempo todo em que esteve no mercado.

e) (   ) O homem branco foi quem praticou o furto. 

f) (   ) O segurança percebeu o erro que tinha cometido e se desculpou com o homem negro.

g) (  ) A operadora de caixa percebeu o erro e descobriu que foi o homem branco que cometeu o furto.  

 

2) Em relação aos casos de discriminação racial contra os jogadores de futebol, responda:

 

a) O que significa racismo? ____________________________________________________________________________________________________________________________

b) Você é racista? Justifique. _____________________________________________________________________________________________________________________________

c) Se a jovem que ofendeu o goleiro Aranha não é racista, porque você acha que ela o chamou de "macaco"? _____________________________________________________________________________________________________________________________

d) O que você tem a dizer para as pessoas racistas? ______________________________________________________________________________________________________________________________

e) Se você fosse alvo de racismo, como reagiria: naturalmente como o lateral Daniel Alves ou com indignação como o goleiro Aranha? Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________________________

 

Campanha educativa: trabalhando com cartazes

 

Professor, proponha uma campanha educativa a favor do respeito pela vida e dignidade da pessoa humana e contra o racismo. Disponibilize revistas, jornais, cola de papel, cola colorida, tesoura, cartolinas, pincéis, canetas, lápis de cor e outros materiais para que seus alunos produzam os materiais da campanha. Esse trabalho surtirá melhor efeito se for realizado em sala de aula e em grupos. 

3) Em grupos de 4 ou 5 alunos, crie uma campanha contra a discriminação racial. Utilize os materiais disponibilizados pelo professor, faça cartazes  e divulgue sua campanha para toda a sua escola. 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Conhecendo a lenda do Negrinho do Pastoreio

Professor, apresente aos alunos a Lenda do Negrinho do Pastoreio. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática. 

 

Negrinho do pastoreio - video

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=j7SQIvecNRo>. Acesso em: 04 de out. 2014.

Professor, apresente também este outro vídeo e aproveite para revelar aos alunos que, por vezes, encontrarão variações nas contações das lendas, pois, existem autores com concepções diferentes de literatura. 

 

Fonte: Sítio: Vídeo completo do completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=S2qD2ZxiT0o>. Acesso em: 04 de out. 2014. 

Mitorama

Fonte: Lenda completa disponível em: <http://www.infoescola.com/folclore/negrinho-do-pastoreio/>.  Acesso em: 04 de out. 2014. 

 

Atividades - aluna

Professor, após a exibição dos vídeos, abra uma roda de conversa para tratar das seguintes questões.

a) Trabalho infantil;

b) Trabalho escravo;

c) Maus tratos com crianças: violência física e violência psicológica.

Certamente, este bate-papo deve ter sido bem proveitoso. Aproveite o clima da discussão e proponha que seus alunos trabalhem na criação de uma paródia. Lembrando que a paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia>. Acesso em: 04 de out. 2014. Antes da criação da paródia, exiba o vídeo abaixo: é uma paródia que pode inspirá-los. 

 

Preconceito - musica

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XYYzycKa8Ls>. Acesso em: 04 de out. 2014.

 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
 

Dia da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares

Professor, inicie este momento apresentando aos alunos as imagens abaixo. Pergunte a eles o que elas significam e ouça-os atentamente. Escreva suas falas no quadro e solicitem que eles as copiem em seus cadernos. Abra nova roda de conversa e tente concluir com eles que o racismo ou o preconceito racial não "nasce" com as crianças, mas vai sendo adquirido ao longo do tempo, principalmente com o contato com familiares ou amigos próximos. 

Preconceito - criancas negra e branca juntas
 
Fonte: "Blog Riozinho". Imagem disponível em: < http://riozinho.net/21-de-marco-dia-internacional-contra-discriminacao-racial/>. Acesso em: 04 de out. 2014.
 
 
Bob Marley
 

Consciência Negra

Professor, é importante refletir com seus alunos que no Brasil, ainda há muitos preconceitos: em relação à mulher, à criança, ao idoso, aos jovens, aos desempregados, aos alcoólatras, aos homossexuais, aos pobres e também aos negros. O preconceito é tamanho, que foi necessário criar datas para refletir sobre algumas situações. Uma dessas datas, surgiu para oportunizar à sociedade refletir sobre o preconceito racial.  

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. 

Professor, aproveite a oportunidade e apresente aos alunos o vídeo abaixo que trata da história do grande líder negro Zumbi dos Palmares.

 

Zumbi dos Palmares - video

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-MLl-nPk_gE>. Acesso em: 04 de out. 2014.

 

O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, ocorrido em 1549, ou seja, em menos de 50 anos, os negros foram escravizados e já não mais suportavam tal situação. 

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, dentre outros.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

Fonte: Texto disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consci%C3%AAncia_Negra>. Acesso em: 04 de out. 2014. 

Atividades - aluna

1) Abaixo, você encontrará e deverá colorir as figuras de quatro negros. Apenas um deles esta triste. Marque um (X) nela. 

 

a) Negrinho do pastoreio no tronco

      

   b)Negro - quebrando as correntes     c) Negro - tocando tambor d)Negro - roupas afriacanas  

a) Fonte: "Comentarium.com". Imagem disponível em: <http://www.comentarium.com.br/frame-post.jsp?postID=3514453>. Acesso em: 04 de out. 2014.  

b) Fonte: "Blog D'escola". Imagens disponíveis em: <http://leila-descola.blogspot.com.br/2013_10_01_archive.html>. Acesso em: 04 de out. 2014.

 

2) Você acha que o negro Zumbi dos Palmares teve importância para o povo negro no Brasil. Por quê? _______________________________________________________________________________________________________________

 

3) Você seria capaz de fazer o mesmo que ele fez por seus amigos ou familiares? Explique. _______________________________________________________________________________________________________________

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Negros de sucesso no Brasil

Professor, apesar de toda discriminação sofrida pelos negros em muitas partes do mundo e de igual modo, no Brasil, existem muitos negros bem sucedidos em todas as partes do mundo e também em nosso país. Vejamos alguns deles.

a) Pelé

Seu nome é Edson Arantes do Nascimento, mineiro da cidade de Três Corações. Atualmente aposentado, foi jogador de futebol do time do Santos Futebol Clube e da Seleção Brasileira e considerado o "Rei" do futebol. Ele é o maior artilheiro de todos os tempos da Seleção Brasileira e é o único futebolista a ter feito parte de três equipes campeãs de Copa do Mundo. 

 

Pele - gols e dribles

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ay6uA_LDoTE>. Acesso em: 04 de out. 2014. 

 

b) Glória Maria

Na TV Globo desde 1971, Glória Maria foi a primeira repórter a entrar ao vivo no Jornal Nacional. De 1998 a 2007, apresentou o Fantástico e, desde 2010, integra a equipe do Globo Repórter. 

 

Gloria Maria - Fantastico

Na TV Globo desde 1971, Glória Maria foi a primeira repórter a entrar ao vivo no Jornal Nacional. De 1998 a 2007, apresentou o Fantástico e, desde 2010, integra a equipe do Globo Repórter.

 

c) Mussum

Mussum

Fonte: Sítio YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h8bUTUCOwK8>. Acesso em: 04 de out. 2014. 

Seu nome era Antônio Carlos Bernardes Gomes, nascido no Rio de Janeiro, foi músico do grupo de samba Os Originais, mas ganhou destaque nacional na década de 80 quando atuou no programa humorístico Os Trapalhões, na TV Globo. 

 

d) Cirilo 

Cirilo - SBT

 Fonte: Imagem disponível em: <http://sbt-30anos.blogspot.com.br/2013/03/sbt-novelas-veja-que-vai-acontecer-nas_26.html>. Acesso em: 04 de out. 2014.

Jean Paulo Campos, é ator e ficou conhecido como o eterno Cirilo da novela Carrossel, exibida na emissora SBT. 

 

e) Joaquim Barbosa

Mas os negros brasileiros bem sucedidos, não são representados somente por esportistas, apresentadores e atores. O personagem seguinte é uma das mais brilhantes mentes intelectuais do Brasil. 

Joaquim Barbosa

Fonte: Blog do Asno. Imagem disponível em: <http://www.umasno.com.br/2012/11/reinaldo-azevedo-mudou-de-ideia-sobre.html>.Acesso em: 04 de out. 2014.

 

Este é Joaquim Benedito Barbosa Gomes, mineiro de Paracatu, o professor universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é um jurista, advogado, procurador da República. De família pobre, por meio de seus estudos e esforços, ingressou na vida pública chegando ao cargo de ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, de 2012 até 2014. Obteve grande prestígio pela coragem de liderar o processo de julgamento do Mensalão. Foi eleito pela Revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Foi incluído em uma lista de 10 brasileiros que foram notícia no mundo em 2013, elaborada pela BBC Brasil.

Na imagem acima, ele sentado à esquerda e à direita em pé e abaixo dele, os seguintes dizeres sobre ele: "Batman é para os fracos. O meu herói é negão, usa toga preta e está em Brasília lutando contra os maiores vilões da história do Brasil". 

 

Atividades - aluna

1) Em casa e com o auxílio da família, pesquise negros bem sucedidos em suas profissões ou que de algum modo modificaram a sociedade em que vivem ou viveram.

2) Se tivesse que desenhar um negro que é seu "super herói", quem desenharia? __________________________________. Desenhe-o no espaço abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Valorização do negro e de sua beleza natural

Para reflexão:

Para você que é negro, orgulhe-se disso. Não se envergonhe ou se deixe envergonhar pela cor de sua pele ou pela textura de seu cabelo. Vergonha é discriminar os seres humanos que tem a mesma dignidade dos demais. 

Cabelo bonito não é apenas o cabelo liso; pele bonita não é apenas a pele branca; lábios bonitos não são apenas os finos; belos olhos não são apenas os verdes ou azuis. Pense nisso e aprecie um pouco da beleza negra.

Beleza negra - solte o crespo

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.ebc.com.br/cidadania/2012/08/onu-pais-tem-que-combater-desigualdades-raciais-e-de-genero-para-continuar>. Acesso em: 04 de out. 2014.

 

Beleza negra 1Beleza negra 2Beleza negra 3

Beleza negra 4Beleza negra 5Beleza negra 6

Fonte: Imagens disponíveis em: <http://cutclub.wordpress.com/2009/11/22/beleza-negra/>. Acesso em: 04 de out. 2014.

 

Concluindo

 

Professor, para concluir esta atividade, solicite que os alunos façam desenhos das diferentes belezas, incluindo: negros, brancos, índios, dentre outros. Procure imagens representando estas diferenças para que eles façam uma releitura destacando as características de cada etnia. Peça que coloquem o título  "Somos todos belos", identifiquem o autor do desenho, a turma e data de realização. Depois façam uma exposição do mural do corredor para que as outras turmas vejam os trabalhos.

Outra opção seria fazer um painel com imagens recortadas de revistas, jornais ou livros usados. Para isso, disponibilize os materiais necessários.

Recursos Complementares

Sugestão para o professor:

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: conheceram e refletiram sobre lenda do Negrinho do Pastoreio; aprenderam o significado de tolerância racial; compreenderam o conceito de racismo e suas origens históricas; aprenderam sobre a chegada dos negros no Brasil; passaram a valorizar ou se valorizaram ainda mais a raça negra; conheceram alguns brasileiros negros bem sucedidos; aprenderam sobre o Dia da Consciência Negra e que devemos respeitar os negros todos os dias; respeitaram as diferenças dos outros, sejam elas limitações físicas ou cor da pele; formularam hipóteses sobre o tema da aula; reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

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