Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Está calor? O que podemos fazer para viver melhor?

 

20/10/2014

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Descobrir o significado de calor;
  • Analisar a importância do calor para a vida;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Desenvolver habilidade de leitura e escrita;
  • Utilizar diferentes gêneros textuais relativas ao tema tais como: lista, relatório
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Muito calor?

 

Professor, o trabalho com situações que fazem parte do dia a dia dos alunos favorece o envolvimento e se torna um aliado importante para a aprendizagem da leitura e da escrita. Por isso, trazemos o tema calor com o intuito de vinculá-lo ao trabalho sistemático com a língua escrita e auxiliar na qualidade de vida dos alunos. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Nossas palavras!

 

Você sabia? Para um planejamento condizente com uma real aprendizagem dos alunos o professor necessita estar atento às diferentes necessidades dos mesmos garantindo os direitos de aprendizagem a todos. Desta forma, é fundamental que seja considerado como pedra angular do planejamento o conhecimento prévio dos alunos e isso, passa pelos saberes cotidianos que são a ponte para a construção e produção de novos conhecimentos pelos alunos.

 

Para outras informações, acesse o texto online sugerido abaixo:

 

Fonte: LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; CRUZ, M. do C. S. Planejando o ensino para todos: diversificação no trabalho docente. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização para todos: diferentes percursos, direitos iguais. Brasília: MEC, SEB, ano 7, unidade, p. 14-20, 2012. Disponível em: <http://www.criciuma.sc.gov.br/site/upload/ckfinder/files/Unidade%2007%20Ano%2001%20AZUL.pdf>. Acesso em: 04 de out. 2014.

 

 

Aula4.1_Outubro_2014

Fonte da imagem: Sítio: “Da Store”. Disponível em: <http://www.dastore.com.br/2012/11/evite-desidratacao-em-dias-de-calor.html>. Acesso em: 05 de out.  2014.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça um diálogo com a turma sobre a seguinte pergunta:

- Quem já sentiu calor?

 

Instigue a participação de todos e explore a questão com situações experienciadas pelos alunos. Assim como, cada um poderá expressar como identifica que está com calor.

Entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e solicite que façam um desenho que represente o calor. Observe como cada aluno irá representar o calor e quais elementos compõem um cenário de calor. Depois, faça uma lista com a turma de palavras relacionados ao calor como:

 

  • Sol;
  • Suor;
  • Roupa leve;
  • Ventilador;
  • Água.

 

Professor, aproveite para trabalhar com gênero textual "lista", pois ela faz parte do cotidiano do aluno o que a torna significativa. Ela poderá ser feita em uma cartolina e afixada no mural da sala de aula. Explore com os alunos a escrita de cada palavra, em um momento que possibilite a participação de todos e também a compreensão do sistema alfabético de escrita.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Aula_4.2_outubro_2014

Fonte da imagem: Sítio: “Ultra Downloads”. Disponível em: <http://ultradownloads.com.br/papel-de-parede/Cubos-de-Gelo/>. Acesso em: 05 de out.  2014.

 

Experiência 1:

 

Professor, providencie duas pedras de gelo e coloque-as em um copo. Ponha o copo no Sol e peça que a turma observe o que irá acontecer com as pedras de gelo.

 

Depois, faça um momento de diálogo sobre o que observaram e em seguida cada aluno deverá fazer um relatório contando o que descobriram.

 

Aula_5.10_outubro_2014

 

Fonte: Sítio: “Club Científico”. Disponível em: <http://www.clubcientificobezmiliana.org/blog/2009/05/>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Experiência 2:

 

Professor, faça uma experiência com os alunos do lugar que consideram mais quente na escola. Para isso, a turma poderá ficar em diferentes locais por aproximadamente 30 minutos para observação e sensação térmica da temperatura.

 

Quando descobrirem o local mais quente da escola, peça que façam uma ilustração do mesmo e também escrevam como identificaram que era o local mais quente. Ao final, faça um momento de socialização das produções.

 

Experiência 3:

 

Professor, faça outra experiência com a turma, a partir de três lugares que deverão ficar por aproximadamente 15 minutos.

 

  • Em um local ensolarado;
  • Embaixo de uma árvore;
  • Sob um local com cobertura de laje ou apenas telha.

 

Pergunte à turma qual o local que sentiram mais calor e o que menos sentiram calor.

 

Agora, solicite que cada aluno faça uma representação de um dia quente e de um dia frio. Entregue uma folha de papel em branco para cada aluno fazer sua produção e depois afixe os trabalhos no mural da sala de aula.

 

Experiência 4:

 

Vamos agitar para sentir calor?

 

Professor, organize os alunos em dois grupos para que possam jogar uma partida de futebol. Descubra o que já conhecem sobre o jogo e organize os times. Leve a turma a um local apropriado, como por exemplo a quadra da escola e disponibilize uma bola para o jogo. Antes de iniciar o jogo, converse com a turma se estão sentindo calor ou frio.

 

Depois da partida de futebol, dialogue com a turma sobre como está a temperatura do corpo e se estão sentindo calor. Sugerimos que você faça uma lista com a turma do que observaram de diferente, como por exemplo:

  • Transpiração;
  • Batimentos mais acelerados do coração;
  • Respiração mais rápida;
  • Vontade de beber água.

 

Após o diálogo, faça a leitura com a turma dos textos sugeridos abaixo e também assista aos vídeos, para que descubram a importância do suor e os cuidados que precisamos ter.

 

Aula_4.3_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Super Interessante”. Disponível em: <http://super.abril.com.br/saude/sentimos-calor-insuportavel-quando-temperatura-externa-atinge-mais-36-graus-c-se-media-normal-nosso-corpo-esta-36.shtml>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Aula_4.4_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Bem Estar”. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/01/suar-em-excesso-pode-atrapalhar-o-dia-dia-veja-dicas-para-controlar.html>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Agora, organize os alunos em duplas e solicite o registro utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint). O desafio e representarem o corpo humano em duas situações:

 

  • Uma situação em que sentimos frio;
  • Uma situação em que sentimos calor.

 

Quando todos terminarem, imprima os trabalhos e faça um momento de socialização das produções. Os trabalhos poderão ser afixados no mural da sala de aula.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo.

 

Está quente?

 

Sinopse

 

Este planeta onde os Flipos estão é dividido em duas partes: de um lado, é uma praia e é quente; de outro, está nevando e é frio. Os Flipos aprenderão a distinguir a diferença entre esses dois ambientes.

 

Aula_4.5_outubro_2014

Fonte: Sítio: “TV Escola”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=5964>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Em seguida, peça que cada aluno faça um desenho representando os dois ambientes destacados no vídeo e também escrevam as características de cada um. O trabalho poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa e quando todos terminarem, faça um momento de socialização das produções.

 

 

Como medir a temperatura do Sol?

 

Professor, pergunte à turma sobre o que sabem da temperatura do Sol. Em seguida, faça a leitura com a turma do texto online sugerido abaixo.

 

Aula_4.6_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/ufa-que-calor/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Após as descobertas, peça que cada aluno faça um desenho representando o Sol e o que descobriram sobre a temperatura do mesmo.

 

Benefícios do Sol!

 

Vitamina?

 

Professor, auxilie a turma na leitura do texto online disponível no sítio abaixo:

 

 

Aula_4.7_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Bem Estar”. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/11/exercicios-fisicos-calcio-e-sol-fazem-bem-aos-ossos-e-evitam-osteoporose.html>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Após a leitura, faça as perguntas a seguir para os alunos:

 

QUANTOS COPOS DE LEITE VOCÊS TOMAM?

QUEM TOMA SOL TODOS OS DIAS?

 

Agora, entregue a tabela abaixo e peça que cada aluno preencha as informações solicitadas:

 

 

Quantos copos de leite você toma?

 

 

 

Quantas vezes por dia você sai no Sol?

 

 

 

Depois, faça um momento de socialização das respostas.

 

Professor, leia com a turma o texto online abaixo:

 

Aula_4.8_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/a-importancia-do-sol-para-os-seres-vivos.htm>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Agora, converse com a turma sobre a importância da Vitamina D para nosso organismo.

 

Energia solar

 

Professor, auxilie a turma na leitura dos textos abaixo, para que descubram os benefícios do Sol para a geração de energia.

 

Aula_4.9_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/energia-solar-uma-solucao-eletrizante/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Aula_4.10_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/energia-que-vem-do-sol/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Quando terminarem a leitura, faça um momento de troca de ideias sobre o que descobriram.

 

Agora, peça que cada aluno faça dois desenhos. Um representando uma residência sem energia solar e outro ilustrando uma residência que faz uso deste tipo de energia.

 

Quando todos terminarem faça um momento de observação dos desenhos e peça que cada aluno explique o que registrou.

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Socializando

 

Professor, para finalizar o trabalho, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e peça que cada grupo escolha uma forma de apresentar o que descobriram sobre o calor.

 

Os grupos poderão fazer dramatização, cartazes, apresentação oral e outra.

 

Depois que todos estiverem organizados, convide outras turmas da escola para assistirem as apresentações.

Recursos Complementares

Sugestão de link para alunos:

Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/medindo-o-calor-e-o-frio/>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Sugestão de link para professores:

Sítio: “Bem Estar”. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/01/aprenda-usar-bem-o-ventilador-e-o-ar-condicionado-neste-verao.html>. Acesso em: 10 de out. 2014. 

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos descobriram as características do calor, ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.