Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O que faz a roupa secar? Vamos descobrir juntos!

 

20/10/2014

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que faz a roupa secar;
  • Descobrir curiosidades sobre o vento;
  • Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Utilizaram os diferentes gêneros textuais em atividades relativas ao tema;
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

A secagem das roupas!

 

Professor, a forma como as roupas secam pode ser um tema interessante para os alunos, uma vez que faz parte do cotidiano de todos. Desta forma, organizamos a presente aula articulando elementos do tema de como as roupas secam com o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Com a aula proposta a turma terá oportunidade de vivenciar situações que envolvem a leitura e a escrita de uma forma mais espontânea e prática. Vamos nessa!

 

Você sabia? As experiências do dia a dia constituem recursos fundamentais para favorecer a reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, tendo em vista os segmentos linguísticos menores, tais como sílabas e fonemas (BRASIL, 2012.).

 

Para outras informações consulte o material abaixo:

 

Fonte: MAGALHÃES, Luciane Manera; et. al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Sondando os conhecimentos prévios: O que já sabemos sobre o tema?

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça um diálogo com a turma sobre a seguinte pergunta:

 

Como as roupas secam?

 

Instigue a participação de todos e explore a questão com situações experienciadas pelos alunos. Para isso, cada um poderá expressar como os familiares fazem para estender as roupas para secarem, dentre outras vivências.

 

Agora, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e peça que façam um desenho que represente o processo de secagem da roupa. Solicite que façam o desenho de forma mais detalhada possível. Ao final, solicite que cada aluno socialize suas descobertas com a turma e depois afixe sua produção no mural da sala de aula.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Investigando e aprendendo

Aula_5.9_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Dicas de Ciências”. Disponível em: <http://dicasdeciencias.com/2008/12/04/experiencia-oxido-de-ferro/>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Experiência 1!

 

Professor, providencie dois panos secos que podem ser molhados. Organize a turma em uma roda de conversa e leve os panos e um balde com água para a roda. Dialogue com a turma sobre como os panos estão inicialmente, deixando que cada aluno pegue os dois panos. Em seguida, molhe os panos e torça-os, fazendo o mesmo processo de deixar que os alunos peguem nos mesmos.

 

Agora, escolha com a turma um local que tenha Sol para colocar um dos panos estendidos em um varal e outro local na sombra para colocar o outro pano também estendido em um varal. Caso não tenha varal na escola, providencie duas cadeiras ou outro material para estender os panos.

 

Produzindo texto: relatório

 

Professor, o relatório é um gênero textual muito importante, pois está muito presente no cotidiano escolar e possibilita o registro de situações vivenciadas pelos alunos, por isso é muito significativo. Assim, proponha que em sala de aula, os alunos façam um relatório do momento inicial da experiência e tente responder às seguintes perguntas:

- Qual pano irá secar?

- Tem algum pano que irá secar mais rápido? Por quê?

 

Aguarde algumas horas e façam novamente a observação dos panos, solicitando que todos os alunos toquem nos panos para sentir o que está acontecendo.

 

No mesmo dia ou no outro dia, verifique com a turma se os dois panos secaram. Leve os panos para a sala de aula e faça uma roda de conversa. Converse com a turma sobre o que descobriram e o que aconteceu com os panos, fazendo a seguinte pergunta:

- Por que os dois panos secaram?

 

Professor, pergunte à turma:

 

- O que mais seca roupa: o sol ou o vento?

 

Depois de ouvir as respostas dos alunos, faça a leitura com a turma do texto online sugerido abaixo:

 

Aula_3.1_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-mais-eficiente-para-secar-roupas-muito-vento-ou-muito-sol>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Agora que descobriram a resposta, que tal pedir que cada aluno faça um desenho representando as duas formas de secar roupa e escrever o que sabem sobre as duas formas? A turma poderá utilizar o caderno de Ciências Naturais e depois que terminar socializar a produção com os colegas.

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Aula_5.10_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Club Científico”. Disponível em: <http://www.clubcientificobezmiliana.org/blog/2009/05/>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Experiência 2! Trabalhando com leitura de imagens e cartazes

 

Professor, providencie uma panela com água e leve a turma para um local que tenha um fogão para colocar a água para ferver. Sugerimos que os alunos vejam todo o processo para a compreensão do processo de vaporização da água. Explique para a turma que a água vai aquecendo e começa a ferver a uma temperatura de 100 ºC. Quando a água atinge esta temperatura ela vai borbulhar e se deixarmos muito tempo no fogo, a água vai vaporizar e secar. Para que a turma veja o efeito da vaporização, coloque uma tampa sobre a panela com a água em fervura e depois retire a tampa para mostrar as gotinhas de água que se formaram na tampa.

 

Professor, aproveite a experiência e trabalhe com leitura de imagens e o gênero textual "cartaz". Para isso, em sala de aula, peça que os alunos façam cartaz com desenhos representando o processo de vaporização. Auxilie os alunos na escrita das palavras para representar o desenho de toda a experiência. Quando terminarem, faça um momento de socialização das produções e peça que expliquem o que desenharam e o que  descobriram.

Depois, exponha os cartazes no mural do corredor, para que os alunos de outras turmas possam conhecer também, sobre este processo vivenciado.

 

 

Mais descobertas!

 

Agora, auxilie os alunos na leitura do texto online e também para que assistam ao vídeo sugerido no sítio abaixo:

 

Aula_3.2_outubro_2014

 

Fonte: Sítio: “Globo”. Disponível em: <http://redeglobo.globo.com/globociencia/quero-saber/noticia/2013/09/se-agua-evapora-100c-como-roupa-consegue-se-secar-no-varal.html>. Acesso em: 10 de out. 2014.

 

Em seguida, converse com a turma sobre o processo de evaporação da água. Explique para os alunos, que a evaporação acontece na temperatura ambiente, como ocorre com as roupas quando secam ao sol ou à sombra, com o apoio do vento e da umidade do ar.

 

Agora, peça que os alunos representem em forma de desenho e escrita o processo de evaporação, demonstrando a secagem de roupa no varal.

 

 

Tem um jeito melhor para estender cada roupa?

 

Professor, pergunte aos alunos o que sabem sobre como estender as roupas no varal. Entregue uma folha de papel em branco e solicite que escrevam as palavras abaixo e representem em forma de desenho como estenderiam a roupa no varal de casa.

 

  • Camiseta;
  • Bermuda;
  • Calça;
  • Toalha;
  • Meia.

 

Agora, leia com a turma as dicas do sítio abaixo para descobrirem o que fariam diferente:

 

Aula_3.3_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Como fazer”. Disponível em: <http://comofazerdicas.com.br/utilidades/como-estender-roupas-corretamente-no-varal/>. Acesso em: 10 de out.  2014.

 

Produzindo uma lista

 

Professor, a lista é uma forma de registro interessante, pois organiza as ideias e possibilita ao leitor conhecer informações de forma organizada. Este é um gênero textual que os alunos estão em contato principalmente em casa, pois a família sempre faz listas, de compras, de tarefas, dentre outras. Assim, após a leitura, crie uma lista coletiva com a turma de dicas para estender roupas no varal, de forma a facilitar a sua secagem. Quando a lista estiver pronta peça que cada aluno registre-a no caderno de Ciências Naturais e leve para casa para conversar com os familiares e conhecer novas dicas.

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Peça que elaborem cartazes e também organizem materiais para ilustrarem a forma de secagem das roupas. Explique que terão como desafio, apresentar para as outras turmas da escola, para que possam aprender mais sobre como as roupas secam.

 

Elabore um convite com a turma, com data, horário e local em que será realizado o trabalho.

 

No momento das apresentações registre em forma de fotos. Para fotografar utilize a câmera do laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera).O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos.

Recursos Complementares

Sugestão de link para professores:

. Sítio: “Globo Ciência”. Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-ciencia/v/quero-saber-por-que-a-roupa-seca-no-varal/2816847/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Sugestão de link para alunos:

. Sítio: “Globo”. Disponível em: <http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/v2011/MaisVoce/0,,MUL479961-10345,00-COMO+SECAR+ROUPAS+EM+APARTAMENTOS.html>. Acesso em: 05 de out. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como, se eles: conseguiram aprender novas palavras; compreenderam o que faz a roupa secar; descobriram curiosidades sobre o vento; desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual; ampliaram o vocabulário; utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula; desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento; utilizaram os diferentes gêneros textuais em atividades relativas ao tema. Bem como as dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, além de suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • BRUNA DE FIGUEIREDO CALDEIRA, COLEGIO COTEMIG - FLORESTA , Minas Gerais - dijo:
    brunafcaldeira@gmail.com

    23/10/2015

    Cinco estrelas

    A proposta de atividade é muito interessante, pois parte de uma atividade diária, para inserir o conhecimento científico. Além disso, é uma atividade que mostra que o saber científico não está restrito aos cientistas, ao contrário, é um conhecimento presente no cotidiano. Possibilita que a criança investigue o processo e não apenas memorize conceitos prontos e sem significados, assim, a criança passa a entender a ciência como um modo de entender o mundo.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.