20/10/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como produto histórico-cultural |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Cinema mudo!
Professor, trabalhar com diferentes linguagens na sala de aula contribui para a expressão dos alunos em suas formas singulares. Desta forma, aliamos o trabalho com o cinema mudo em sala de aula ao trabalho com a aprendizagem criativa da leitura e da escrita. Vamos lá!
Você sabia? A utilização de atividades que possibilitam a criança pensar sobre as características do sistema alfabético de escrita favorece a sua reflexão e autonomia frente à sua própria escrita (BRASIL, 2012.).
Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de out. 2013.
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Contextualizando o tema: trabalhando com mímica
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça um diálogo sobre a seguinte pergunta:
O que sabem sobre cinema mudo?
Em seguida, organize os alunos em duplas e solicite que tentem imitar uma situação para o colega da dupla sem utilizar a linguagem oral. Ao final, pergunte o que compreenderam da situação que o colega explicou por meio de mímica.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
De olho nos vídeos! uma nova linguagem
Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo ou leve-os ao laboratório de informática:
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ieJ1_5y7fT8>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Após assistirem ao vídeo, faça um momento de troca de ideias, a partir das questões abaixo:
Depois, do diálogo organize os alunos em duplas e peça que conversem e decidam um tema para fazer apenas mímica, para que o grupo descubra sobre o que estão falando. Para isso, as duplas poderão criar uma história breve que tenha início, meio e fim.
Quando todos terminarem as apresentações e os grupos descobrir as histórias, converse sobre o que é importante quando se faz uma encenação sem fala. A turma irá perceber a relevância da expressão facial e de forma geral da expressão corporal para demonstrar sentimentos e outros aspectos.
Qual o final?
Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo e quando faltar alguns minutos para o final, pare o filme e peça que cada aluno invente um final para a história. A turma poderá registrar o trabalho no caderno de Língua Portuguesa, colocando o título do filme e o final sugerido.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tXbMrboHML8>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Agora, assista com a turma ao final do filme e em seguida dialogue com a turma sobre o que acharam da versão do filme e da versão que fizeram.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Interpretando expressões faciais
Professor, faça uma brincadeira com a turma de identificação das emoções, a partir das expressões faciais dos alunos. Para isso, divida a turma em dois grandes grupos e em um saquinho coloque as palavras abaixo:
Peça que os grupos escolham um aluno para começar a brincadeira. Cada um deverá retirar uma palavra do saquinho e realizar a sua leitura e devolver o papel para o saquinho. Em seguida deverão representar a expressão utilizando apenas a linguagem corporal, não podendo falar. O desafio é fazer com que o seu próprio grupo descubra qual expressão está sendo representada. Cada vez que o grupo acertar, marca-se um ponto e a brincadeira só acaba quando todos tiverem participado, ou seja, representado alguma expressão.
Para registrar o momento, proponha que cada aluno faça um desenho representando cada expressão facial da tabela.
Tipo de expressão |
Desenho |
Alegria
|
|
Tristeza
|
|
Raiva
|
|
Espanto
|
|
Dúvida
|
|
Depois que todos terminarem, faça um momento de socialização das produções.
Vamos conhecer Charlie Chaplin!
Professor, explore com a turma o sítio do Charlie Chaplin sugerido abaixo. No momento em que abrir a página, clique na opção traduzir a página, para que todos possam ler em Português.
Fonte: Sítio: “Charlie Chaplin”. Disponível em: <http://www.charliechaplin.com/>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Depois de descobrirem mais sobre Charlie Chaplin, peça que cada aluno escreva sobre o que já sabem a respeito deste ator. Para isso, os alunos poderão fazer um desenho representando a ator e em seguida realizar a escrita. O trabalho poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa.
Agora, leia com a turma o texto online para novas descobertas.
Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/biografias/chaplin1/>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Após a leitura do texto, peça que cada aluno escolha um dos elementos destacados da vida de Charlie Chaplin para escrever uma frase. Ao final, faça um momento de socialização das respostas.
O que você compreendeu?
Agora, converse com a turma sobre o que compreendeu da frase abaixo:
“Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado.”
Depois que todos participarem e emitirem suas opiniões, peça que escrevam a frase no caderno de Língua Portuguesa e façam dois desenhos: um representando um dia sem sorrir e outro um dia sorrindo. Ao final, peça que socializem suas produções e falem sobre qual é o dia preferido: com sorriso ou sem sorriso.
Professor, leia com a turma outras frases de Charlie Chaplin, a partir do sítio abaixo:
Fonte: Sítio: “Frases Famosas”. Disponível em: <http://www.frasesfamosas.com.br/frases-de/charlie-chaplin/>. Acesso em: 05 de out. 2014.
Após a leitura, organize os alunos em duplas e solicite que escolham uma das frases para escrevê-la em uma cartolina. Peça que façam um desenho que ilustre a frase.
Depois, afixe cada cartolina no mural da escola para que todos da comunidade escolar possam ter acesso.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Trabalhando com produção de texto e gênero textual
Professor, para finalizar o trabalho, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que cada grupo escolha um tema para fazerem uma história que seja representada como no cinema mudo. Lembre-os que toda história deve ter: início, meio e fim. Se necessário esclareça as dúvidas que surgirem enquanto estiverem produzindo suas histórias.
Encenando a história
Peça que os grupos façam a história de forma conjunta, favorecendo a participação de todos. Depois, os grupos poderão ensaiar a encenação e quando estiveram prontos, proceda à gravação.
Para o registro em forma de vídeo acesse no laptop Classmate, o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho".
Aproveite para trabalhar com o gênero textual "convite", assim, após gravar todos os grupos, assista com a turma e elabore o convite para as outras turmas da escola, destacando o horário, local e data que serão exibidas as filmagens.
Para a realização do evento, faça um planejamento prévio com os alunos. Definam:
Sugestões de links para alunos:
Sítio: “Info Escola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/artes/cinema-mudo/>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-os-filmes-da-epoca-do-cinema-mudo-sao-mais-rapidos-que-a-vida-real>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Sugestões de links para professores:
Sítio: “Info Escola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/artes/cinema-mudo/>. Acesso em: 06 de out. 2014.
Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-os-filmes-da-epoca-do-cinema-mudo-sao-mais-rapidos-que-a-vida-real>. Acesso em: 06 de out. 2014.
A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita; ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!