Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cinema mudo! Vamos encenar!

 

20/10/2014

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Compreender a organização do cinema mudo;
  • Descobrir curiosidades sobre o cinema mudo;
  • Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Cinema mudo!

 

Professor, trabalhar com diferentes linguagens na sala de aula contribui para a expressão dos alunos em suas formas singulares. Desta forma, aliamos o trabalho com o cinema mudo em sala de aula ao trabalho com a aprendizagem criativa da leitura e da escrita. Vamos lá!

 

Você sabia? A utilização de atividades que possibilitam a criança pensar sobre as características do sistema alfabético de escrita favorece a sua reflexão e autonomia frente à sua própria escrita (BRASIL, 2012.).

 

Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de out. 2013.

 

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Contextualizando o tema: trabalhando com mímica

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça um diálogo sobre a seguinte pergunta:

 

O que sabem sobre cinema mudo?

 

Em seguida, organize os alunos em duplas e solicite que tentem imitar uma situação para o colega da dupla sem utilizar a linguagem oral. Ao final, pergunte o que compreenderam da situação que o colega explicou por meio de mímica. 

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

De olho nos vídeos! uma nova linguagem

 

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo ou leve-os ao laboratório de informática:

 

Tempos Modernos Charles Chaplin filme completo

 

Aula_2.1_outubro_2014

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ieJ1_5y7fT8>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Após assistirem ao vídeo, faça um momento de troca de ideias, a partir das questões abaixo:

  • O que vocês acharam do vídeo;
  • Teve algo diferente do que vocês estão acostumados a assistir?
  • O que vocês compreenderam?
  • A fala oral fez falta para entender alguma coisa?

 

Depois, do diálogo organize os alunos em duplas e peça que conversem e decidam um tema para fazer apenas mímica, para que o grupo descubra sobre o que estão falando. Para isso, as duplas poderão criar uma história breve que tenha início, meio e fim.

 

Quando todos terminarem as apresentações e os grupos descobrir as histórias, converse sobre o que é importante quando se faz uma encenação sem fala. A turma irá perceber a relevância da expressão facial e de forma geral da expressão corporal para demonstrar sentimentos e outros aspectos.

 

Qual o final?

 

Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo e quando faltar alguns minutos para o final, pare o filme e peça que cada aluno invente um final para a história. A turma poderá registrar o trabalho no caderno de Língua Portuguesa, colocando o título do filme e o final sugerido.

 

O CIRCO - Charles Chaplin

 

Aula_2.2_outubro_2014

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=tXbMrboHML8>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Agora, assista com a turma ao final do filme e em seguida dialogue com a turma sobre o que acharam da versão do filme e da versão que fizeram.

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Interpretando expressões faciais

 

Professor, faça uma brincadeira com a turma de identificação das emoções, a partir das expressões faciais dos alunos. Para isso, divida a turma em dois grandes grupos e em um saquinho coloque as palavras abaixo:

 

  • Alegria;
  • Tristeza;
  • Raiva;
  • Espanto;
  • Dúvida.

 

Peça que os grupos escolham um aluno para começar a brincadeira. Cada um deverá retirar uma palavra do saquinho e realizar a sua leitura e devolver o papel para o saquinho. Em seguida deverão representar a expressão utilizando apenas a linguagem corporal, não podendo falar. O desafio é fazer com que o seu próprio grupo descubra qual expressão está sendo representada. Cada vez que o grupo acertar, marca-se um ponto e a brincadeira só acaba quando todos tiverem participado, ou seja, representado alguma expressão.

 

Para registrar o momento, proponha que cada aluno faça um desenho representando cada expressão facial da tabela.

 

Tipo de expressão

Desenho

 

Alegria

 

 

 

Tristeza

 

 

 

Raiva

 

 

 

Espanto

 

 

 

Dúvida

 

 

 

Depois que todos terminarem, faça um momento de socialização das produções.

 

Vamos conhecer Charlie Chaplin!

 

Professor, explore com a turma o sítio do Charlie Chaplin sugerido abaixo. No momento em que abrir a página, clique na opção traduzir a página, para que todos possam ler em Português.

 

Aula_2.3_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Charlie Chaplin”. Disponível em: <http://www.charliechaplin.com/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Depois de descobrirem mais sobre Charlie Chaplin, peça que cada aluno escreva sobre o que já sabem a respeito deste ator. Para isso, os alunos poderão fazer um desenho representando a ator e em seguida realizar a escrita. O trabalho poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa.

 

Agora, leia com a turma o texto online para novas descobertas.

 

Aula_2.4_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/biografias/chaplin1/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Após a leitura do texto, peça que cada aluno escolha um dos elementos destacados da vida de Charlie Chaplin para escrever uma frase. Ao final, faça um momento de socialização das respostas.

 

O que você compreendeu?

 

Agora, converse com a turma sobre o que compreendeu da frase abaixo:

Um dia sem sorrir é um dia desperdiçado.”

 

Depois que todos participarem e emitirem suas opiniões, peça que escrevam a frase no caderno de Língua Portuguesa e façam dois desenhos: um representando um dia sem sorrir e outro um dia sorrindo. Ao final, peça que socializem suas produções e falem sobre qual é o dia preferido: com sorriso ou sem sorriso.

 

Professor, leia com a turma outras frases de Charlie Chaplin, a partir do sítio abaixo:

Aula_2.5_outubro_2014

Fonte: Sítio: “Frases Famosas”. Disponível em: <http://www.frasesfamosas.com.br/frases-de/charlie-chaplin/>. Acesso em: 05 de out. 2014.

 

Após a leitura, organize os alunos em duplas e solicite que escolham uma das frases para escrevê-la em uma cartolina. Peça que façam um desenho que ilustre a frase.

 

Depois, afixe cada cartolina no mural da escola para que todos da comunidade escolar possam ter acesso.

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Trabalhando com produção de texto e  gênero textual

 

Professor, para finalizar o trabalho, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que cada grupo escolha um tema para fazerem uma história que seja representada como no cinema mudo. Lembre-os que toda história deve ter: início, meio e fim. Se necessário esclareça as dúvidas que surgirem enquanto estiverem produzindo suas histórias.

 

Encenando a história

 

Peça que os grupos façam a história de forma conjunta, favorecendo a participação de todos. Depois, os grupos poderão ensaiar a encenação e quando estiveram prontos, proceda à gravação.

 

Para o registro em forma de vídeo acesse no laptop Classmate, o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho".

 

Aproveite para trabalhar com o gênero textual "convite", assim, após gravar todos os grupos, assista com a turma e elabore o convite para as outras turmas da escola, destacando o horário, local e data que serão exibidas as filmagens. 

Para a realização do evento, faça um planejamento prévio com os alunos. Definam:

  • Dia, horário e local da apresentação;
  • O que será necessário para a apresentação;
  • Período para os ensaios;
  • Como será o cenário;
  • Dentre outras.
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Info Escola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/artes/cinema-mudo/>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-os-filmes-da-epoca-do-cinema-mudo-sao-mais-rapidos-que-a-vida-real>. Acesso em: 06 de out. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Info Escola”. Disponível em: <http://www.infoescola.com/artes/cinema-mudo/>. Acesso em: 06 de out. 2014.                                                                                                                                         

Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-os-filmes-da-epoca-do-cinema-mudo-sao-mais-rapidos-que-a-vida-real>. Acesso em: 06 de out. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita; ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.