Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


19 de novembro: dia da Bandeira

 

20/10/2014

Autor y Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

 

- Saber qual é a data que se comemora o "dia da Bandeira".

- Entender o significado desse símbolo para o nosso país.

- Conhecer a história da bandeira brasileira.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre os símbolos nacionais.

Estratégias e recursos da aula

Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, nas quais os alunos sejam instigados conhecer a origem e os objetivos da comemoração do "dia da Bandeira", com destaque para a importância de se reconhecer e preservar os símbolos nacionais.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

19 de novembro: dia da Bandeira

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o dia 19 de novembro, em que se comemora o "dia da Bandeira". Recorde com eles as cores da bandeira do Brasil. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://migre.me/mhB9Q>, (acesso em 11/08/2014), e problematize:

  • O que esta imagem representa?
  • O que você sabe sobre a bandeira de nosso país?

Figura 01: Bandeira do Brasil

 

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/mhB9Q>. Acesso em 11/10/2014.

 

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "dia da Bandeira" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre a importância essa data.

 

 

Atividade 02

 

Dia da Bandeira... qual é a importância dessa data?

 

PASSO A PASSO

hhh  

 

- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o tema "dia da Bandeira". Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.

 

- Questões:

  • Que data se comemora o dia da bandeira no Brasil?
  • A partir de quando começou a se comemorar o dia da bandeira em nosso país?
  • Com qual objetivo foi instituída esta data?
  • O que representam as cores da bandeira do Brasil?
  • Que cor deve ser usada para escrever a frase "Ordem e Progresso" escrita no centro de nossa bandeira?
  • Qual é a importância de uma bandeira nacional?

 

- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia do artigo "Bandeira", disponível na Britannica Escola Online, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. Essa plataforma está disponível no endereço Web <http://escola.britannica.com.br/article/481288/bandeira>, acesso em 08/10/2014. Indique, também, o artigo "Bandeiras do Brasil", disponível no endereço web <http://www.brasilescola.com/brasil/bandeiradobrasil.htm>, acesso em 11/10/2014. 

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Curiosidade: A primeira bandeira hasteada no Brasil pelos portugueses na época do descobrimento era denominada "Bandeira da Ordem de Cristo" (1332-1651) e tinha uma cruz no centro, como símbolo do cristianismo.

 

Figura 02: Primeira bandeira da América 

 

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/mhBL4>. Acesso em 11/10/2014.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

 

  • A bandeira é um pedaço de tecido ou de outro material com um desenho representativo, que costuma ser afixada em uma vareta ou pau chamado mastro. Todos os países possuem uma bandeira nacional que o representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos.
  • A bandeira é um símbolo poderoso, que deve ser respeitado tanto quanto o país ou a instituição que ela representa, e muitas delas são regulamentadas por lei.
  • A atual bandeira do Brasil, que é um símbolo nacional, existe desde 1889, ano da proclamação da República. Antes disso, a bandeira nacional tinha desenho semelhante, mas dentro do losango amarelo aparecia o brasão (símbolo de identificação) do Império do Brasil. Veja a seguir as principais bandeiras:

Figura 03: Bandeiras antigas

 


 Bandeira de Ordem de Cristo (1332 - 1651)

 

 

 

 

Foi a bandeira hasteada pelos portugueses no Brasil na Época do Descobrimento.

 Bandeira Real (1500 - 1521)

 

 

A primeira bandeira do Reino de Portugal presente nas embarcações portuguesas.

 Bandeira de D. João III (1521 - 1616)

 

 

 

Bandeira do rei português D. João III. Bandeira que foi usada pelos portugueses no início do período Colonial. 

Bandeira do Domínio Espanhol (1616 - 1640)

 

 

 

Bandeira usada na época do domínio da Espanha sobre Portugal.

 Bandeira da Restauração (1640 - 1683)

 

 

 

Usada no reinado de D. João VI, marcou o fim do domínio da Espanha sobre Portugal.

 Bandeira do Principado do Brasil (1645 - 1816)

 

 

 

 Bandeira do Principado do Brasil. 

 Bandeira de D. Pedro II, de Portugal (1683 - 1706)

 

 

 

 

Bandeira de D. Pedro II de Portugual.

Bandeira Real Século XVII (1600 - 1700)

 

 

 

 

Bandeira Real Século XVII

Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve (1816-1821)

 

 

Bandeira usada no período de D. João VI. Conhecida como a bandeira de Portugal, Brasil e Algarves.

 Bandeira do Regime Constitucional (1821- 1822))

 

 

 

Bandeira do Regime Constitucional.

 Bandeira Imperial do Brasil (1822 - 1889)

 

 

 

Primeira bandeira após a Independência do Brasil.

 Bandeira Provisória da República (15 a 19 de Novembro 1889)

 

Primeira Bandeira do Brasil República. Foi usada por poucos dias (entre 15 e 19 de novembro de 1889). Após a Proclamação da República.

 Bandeira da República Federativa do Brasil

                             (19 de Novembro de 1889 até os dias atuais).

 

Bandeira Nacional atual. 

 

Fonte: Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/bandeiras.htm>. Acesso em 11/08/2014.

  • Na bandeira brasileira, a interpretação mais comum das cores é de que o verde representa as matas, o amarelo significa as riquezas (associadas ao ouro), o azul é o céu e o branco simboliza a paz que deve reinar no país. As estrelas representam a constelação Cruzeiro do Sul e cada uma corresponde a um estado brasileiro. A estrela acima da inscrição “Ordem e Progresso” representa o Pará, e esta frase deve ser escrita sempre com a cor verde.

  • As bandeiras podem ter finalidades específicas. Uma bandeira é hasteada a meio-pau em homenagem aos mortos. O uso de bandeira amarela sinaliza que há uma epidemia ou uma doença contagiosa. Durante uma guerra, numa batalha, a bandeira branca pede o fim do conflito. De cabeça para baixo, é um pedido de socorro. Algumas bandeiras trazem números ou letras e são usadas para enviar mensagens.

  • A Bandeira Nacional é um dos símbolos mais importantes do país, devendo ser hasteada em todos os órgãos públicos, escolas, secretarias de governo etc. Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriação no fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.

 

Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e proponha que, em grupo, elaborem um texto com as descobertas da pesquisa. 

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/10/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Recursos Complementares

Britannica Escola Online. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 24/08/2014.

A bandeira do Brasil: simbologia e significado. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12192>. Acesso em 12/10/2014.

Bandeira do BrasilDisponível em: <http://www.suapesquisa.com/geografia/bandeiradobrasil.htm>. Acesso em 12/10/2014.

Dia da BandeiraDisponível em: <http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_da_bandeira.htm>. Acesso em 12/10/2014.

Dia da BandeiraDisponível em: <http://www.escolakids.com/dia-da-bandeira.htm>. Acesso em 12/10/2014.

Dia da BandeiraDisponível em: <http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-bandeira.htm>. Acesso em 12/10/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva do aluno em todas as atividades, o seu desempenho e a sua colaboração junto aos outros alunos em todas as etapas. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates e na elaboração do relatório.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí, o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.