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O xadrez como projeto na hora do recreio

 

28/04/2015

Autor y Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Pesquisar a história do jogo de xadrez.

- Conhecer melhor o jogo de xadrez.

- Elaborar projeto de xadrez no recreio como forma de socialização e prevenção de conflitos. 

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios. 

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desta aula é promover a interdisciplinaridade em torno de um projeto de xadrez, a ser desenvolvido na escola, no horário do recreio, com vistas a estimular e apoiar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como facilitar o processo de socialização dos mesmos. Professores de várias disciplinas podem participar deste projeto e isto se torna importante uma vez que envolve vários conteúdos e um grupo maior de pessoas colaborando com o projeto. O xadrez será apresentado como ferramenta auxiliar no recreio trabalhando questões como: socialização, conflitos, concentração, união, raciocínio lógico etc. Ou seja, o jogo de xadrez é um valioso instrumento de aprendizagem e de ludicidade.  

 

O trabalho com o xadrez da implementação do projeto até sua realização no horário do recreio, poderá ser planejado em conjunto com os professores de diferentes disciplinas, a partir dos objetivos propostos acima.  

Várias serão as etapas do projeto do xadrez. 

1 - De início, é importante que os alunos conheçam a história do xadrez, como surgiu e sua evolução ao longo dos tempos. Esta etapa pode ficar sob a responsabilidade do professor de História. 

2 - Na sequência, os alunos irão confeccionar seus próprios jogos de xadrez. O professor de Arte pode acompanhar este processo utilizando materiais recicláveis. 

3 - Feitos os jogos, é hora de aprender. O professor de Matemática pode auxiliar os alunos nas primeiras regras deste jogo, avançando para estratégias e jogadas mais complexas. 

4 - De posse de algum conhecimento do jogo, os alunos já podem levar a atividade para o recreio efetivando o projeto deste jogo nas atividades recreativas no período do recreio. A área de Educação Física pode auxiliar os alunos nesta etapa.  

O importante é que estes professores dialoguem dentro desta perspectiva com vistas ao projeto de xadrez no horário do recreio. Novas ideias e projetos podem surgir a partir do planejamento coletivo entre os professores. 

 

Aula 1 - Pesquisando sobre o jogo de xadrez com a área de História

 

1 - Inicie a aula com perguntas para a turma sobre o jogo de xadrez como sondagem a respeito do conhecimento prévio dos alunos:

 

a) Você sabe como e onde surgiu o jogo de xadrez?

b) Em qual civilização surgiu o jogo de xadrez?

c) Como se deu a difusão do jogo de xadrez pelo mundo?

d) Leve os alunos ao Laboratório de  Informática e solicite que acessem o texto postado por Andréa Cristina Sória Prieto, intitulado Como surgiu o jogo de xadrez? Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=446, acesso em 10 de novembro de 2014.

e) Solicite que façam a leitura sobre a história do xadrez, seus objetivos para conhecer um pouco mais sobre esta modalidade de jogo.

f) Encerre com uma discussão sobre curiosidades que descobriram, bem como as informações que acharam mais interessantes. 

 

Aulas 2 a 4 - Aprendendo xadrez com a Matemática, Educação Física e a Arte

 

Nesta aula, o professor irá sondar o nível de conhecimento dos alunos sobre o xadrez para que possa saber de que forma ensiná-los a jogar. Sugere-se que os alunos sejam divididos em dois grupos, alternando a sua participação no aprendizado do jogo e na confecção do tabuleiro, possibilitando assim o trabalho dos professores de Arte e Matemática, com um grupo menor de alunos.

 

a) Para isto, coloque os alunos para trabalhar em duplas e fazerem as seguintes questões:

1 - Você sabe jogar xadrez? Você gosta do xadrez? Se sim, por que gosta?

2 - Você gostaria de aprender xadrez?

3 - De quais formas você acha que o xadrez pode contribuir para a socialização, a aprendizagem e a diminuição da violência nas escolas?

 

O professor pode fazer o fechamento da atividade explicando a relação do xadrez com o raciocínio lógico, a concentração, a memorização, a socialização etc. Este jogo exige dos participantes, bastante concentração ao terem que trabalhar com diferentes peças que fazem diferentes movimentos. Além disto, por ser um jogo de estratégia, envolve o raciocínio, a criação de estratégias e a visão espacial do tabuleiro. Enfim, um jogo completo que trabalha diversas habilidades. Para além do pensar no jogo, há também a relação com o oponente que deverá ser da forma mais respeitosa possível, sem trapaças, com diálogo e boa interação para que se possa ter uma partida proveitosa. É uma oportunidade para os alunos aprenderem a se relacionar, se respeitar e respeitar o tempo do outro, seu tempo de raciocínio, seu tempo para pensar a jogada e seus limites. 

 

b) Em seguida, leve os alunos para o refeitório ou um lugar que tenha espaço confortável. O professor de Arte irá trabalhar com os alunos a confecção das peças e do tabuleiro do jogo.

Sugiro os seguintes sites com diversos materiais reciclados para confecção do tabuleiro e das peças de xadrez:

SILVA, Saulo B. Confecção de Jogos de Xadrez. Disponível em: http://pt.slideshare.net/SauloBezerradaSilva/confeco-de-jogos-de-xadrez, acesso em 15 de novembro de 2014.

ROSA, Rafael. Jogo de xadrez com tampinha de garrafa. Disponível em: http://somentecoisaslegais.com.br/jogos/jogo-de-xadrez-com-tampinhas-de-garrafa, acesso em 15 de novembro de 2014. 

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-4_jQ7UZURvA/TvIXH1Thm7I/AAAAAAAAAQc/YLzBHdKJw_o/s1600/xadrez.jpg, acesso em 10 de novembro de 2014. 

c) O professor de Arte auxilia os alunos nesta tarefa acompanhando esta confecção.

d) Feitas as peças e tabuleiro, os professores de Matemática e Educação Física podem introduzir o jogo de diferentes formas:

- em aula explicando regras.

Os alunos trazem os jogos confeccionados na aula de Arte e o professor inicia as primeiras regras do jogo. Para isto, pode-se utilizar um tabuleiro gigante com as peças magnéticas ou utilizar o vídeo postado por Naty Cavaillier, intitulado Como jogar xadrez, duração: 8min37seg., disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kd1RPYgbbWo, acesso em 10 de novembro de 2014. 

- promovendo um curso de xadrez no contraturno. O objetivo é dar oportunidade aos alunos que não sabem jogar xadrez de aprenderem um pouco sobre o jogo e participarem do campeonato a ser organizado pela escola.

O professor organiza os monitores (aqueles alunos que já sabem jogar xadrez) para ensinar outros alunos, jogadas mais avançadas. Organiza-se o material (cadernos, apostila etc.) e faz a matrícula dos alunos. É importante que o curso seja um dia e horários fixos e o professor acompanhe os trabalhos. 

 

A organização do curso poderá ser feita da seguinte forma:

1) Escolha quem serão os alunos que poderão ensinar o xadrez.

2) Faça a matrícula dos alunos interessados em aprender o xadrez.

3) Marque um dia e horário no contraturno para o curso de xadrez.

4) Acompanhe as aulas dando o suporte necessário. 

Xadrez_Criancas_Escolar.jpg

Imagem disponível em: http://xadrezgaucho.wikispaces.com/file/view/Xadrez_Criancas_Escolar.jpg/218557774/Xadrez_Criancas_Escolar.jpg, acesso em 14 de janeiro de 2014.

 

Aula 5 - O projeto Xadrez no recreio 

 

Este projeto visa integrar as habilidades desenvolvidas no xadrez com atividades de rotina da escola. A inserção do xadrez no horário do recreio apresenta diversas vantagens:

- promove a socialização dos alunos, uma vez que os que já sabem podem ajudar os que estão iniciando.

- apresenta-se como uma atividade alternativa e interativa para os alunos no horário do recreio.

- integra alunos de diferentes ciclos e diferentes anos de ensino, pois a atividade de xadrez não faz acepção de gênero, nível de conhecimento etc.

- permite que professores possam observar os alunos interagindo com o jogo propriamente dito e com seus pares, como este aluno lida com o conhecimento ou o não saber.

- permite que o professor possa acompanhar aqueles alunos que participam assiduamente deste projeto em sala de aula, registrando algum progresso em sala em função do desenvolvimento de habilidades no jogo do xadrez.

- possibilita ao aluno um feedback de seu aprendizado e progresso contribuindo com sua autoestima e sentido da escolarização.

- estimula no aluno o gosto pelo pensar, pelo raciocinar. 

a) Organize com os professores o espaço em que o jogo será realizado.

b) Organize em que dia da semana ou quais dias este jogo acontecerá.

c) Faça uma escala de professores que poderão colaborar.

d) Escale monitores (os próprios alunos) para que fiquem de plantão auxiliando os iniciantes.

e) Mantenha diálogos constantes dentro e fora da sala de aula sobre os rebatimentos desta atividade. 

Resultado de imagem para xadrez escolar

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRNw_Sg08C6ZQelxC_kNLASJ9mgT2mT47Ovrk2jndPjsqDN560e, acesso em 20 de fevereiro de 2015.

 

Aula 6 - Avaliando e expandindo o projeto

Nesta aula, os professores que participam do projeto terão um momento com os alunos para avaliarem todas as atividades e discutirem possíveis melhorias ou ajustes no projeto como um todo. Interessante realizar esta atividade em forma de fórum, momento em que todos podem participar, dar sua opinião e propor mudanças e melhorias. 

Este retorno do que se fez é importante para o desenvolvimento pedagógico e social dos alunos. 

Para além desta avaliação, os professores podem propor um campeonato de xadrez envolvendo outras escolas:

1 - Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

2 - Cada grupo ficará responsável por uma tarefa:

  • convidar outras escolas;
  • receber as inscrições dos jogadores e organizar o material de divulgação;
  • providenciar o espaço físico e os materiais necessários: jogos, cadeiras, mesas etc.;
  • divulgar o campeonato no site ou outro meio eletrônico disponível na escola;
  • organizar o dia de competição: água para os juízes, quem serão os juízes, o horário de início e término do campeonato, organização das chaves competidoras. 
Recursos Complementares

1. RIBEIRO, Regina Lúcia Santos; LOTH, Fernanda L. de Souza. Coleção xadrez para crianças. Pirapozinho, Brasileitura.

 

2. GIUSTI, Paulo. Xadrez - da escola aos primeiros torneios. Vol. 1 nível básico. São Bernardo do Campo: Carthago, 1999.

 

3. HOROWITZ  A.; REINFELD, Fred. Primeiro livro de xadrez. São Paulo: Ibrasa, s/d.

 

4. SÁ, Antônio Villar Marques de; ROCHA, Wesley Rodrigues. Iniciação ao xadrez escolar. Secretaria da Educação e Cultura do Estado de Goiás, 1997.

Avaliação

Avalie o quanto os alunos se envolveram nos projetos e o quanto o xadrez tem proporcionado melhores experiências de aprendizado pelos alunos. Faça pesquisa entre os alunos para saber de suas opiniões a fim de otimizar as atividades e adaptá-las às necessidades dos alunos. Verifique com professores participantes do projeto o quanto o mesmo pode ser readaptado ou quais modificações serão necessárias. 

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
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Opiniones

  • Emanuelle Malcher, SEMED , Pará - dijo:
    berila.malcher@gmail.com

    12/11/2015

    Cinco estrelas

    Incrível!! Aprendi a jogar xadez no Ensino Fundamental em sala de aula com a professora de matemática Adelaide. E foi um divisor de tempo/comportamento em minha vida e até hoje aos 29 anos prático.


  • Marcos Medeiros, Prefeitura do Município de São Paulo , São Paulo - dijo:
    profmarcosmedeiros@gmail.com

    11/11/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido na escola e a possibilidade de trabalhar o Xadrez de forma interdisciplinar. Como sugestão, em Português pode-se trabalhar textos e poesias de Machado de Assis. Na Matemática, produto cartesiano.Na História, desenvolver o tema do Feudalismo e a Idade Média.Na Geografia, o ensino de cartografia, ex. o jogo Batalha Naval. Na Ed. Física, o jogo como esporte olímpico e a organização em Federações, Confederação e Fed. Internacional.


  • Elvio schafranski, Colégio Estadual Rui Barbosa - EFMP , Paraná - dijo:
    elvioedfisica@yahoo.com.br

    01/11/2015

    Cinco estrelas

    Gostei muito do Projeto, pois envolvem professores de outras áreas, oportunizando um trabalho pedagógico criativo, em grupo na busca dos resultados a serem alcançados. Parabenizo aos professores pelo excelente projeto e vou tentar aplicar em minha escola. Pode-se perceber a possibilidade do aluno despertar o interesse pela prática do xadrez, além de desenvolver as inteligências múltiplas, pois do formato que foi elaborado, é possível encaixar os alunos de acordo com seus gostos.


  • FRANCISCO ANTONIO CAVALCANTE LIMA, E.E.M PRUDÊNCIO DE PINHO , Ceará - dijo:
    fco_ant_poranga@yahoo.com.br

    05/05/2015

    Cinco estrelas

    O jogo de xadrez é uma ferramenta didática de grande valor para desenvolver habilidades e competências na disciplina de matemática e trabalhar a dimensão humana e social dos alunos. Excelente o projeto que envolve várias disciplinas.


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