Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estratégias de escrita: conte para nós quais são as suas!

 

19/11/2014

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir diferentes estratégias de escrita;
  • Analisar a importância das estratégias de escrita para aprendizagem;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias de escrita!

 

Professor, o trabalho com estratégias de escrita auxilia o aluno a compreender o como ele aprende e a fazer uso de diferentes estratégias que o auxiliem no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Para isso, é necessário buscar atividades que possam favorecer uma aprendizagem significativa do aluno favorecendo uma relação com a leitura e a escrita. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Você sabia? O trabalho com estratégias de escrita pode favorecer o reconhecimento pelo aluno de seus próprios caminhos utilizados para aprender. Desta forma, o aluno terá mais oportunidades de refletir sobre sua escrita e encontrar diferentes possibilidades de reflexão sobre a mesma.

 

Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Que brincadeira é essa? E a alfabetização? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: ludicidade na sala de aula. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, 2012, p. 14-21. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de abr. 2014.

 

Aula3.1_Mar_2014

Fonte da imagem: Sítio: “Ranulpho”. Disponível em: <http://www.ranulphofazadiferenca.com.br/index.php?paginas_ler&noticias&cat=&id=398>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Faça um diálogo com a turma sobre a seguinte pergunta:

Como cada um faz para escrever uma palavra?

 

Instigue a participação de todos e explore o que os alunos sabem.  Ao final, faça um cartaz em uma cartolina contendo o que cada aluno faz para escrever uma palavra.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize os alunos em duplas e peça que utilizem o caderno de Língua Portuguesa para que um aluno de cada vez escreva a seguinte palavra:

   

PIPOCA

 

Enquanto escreve, o aluno deverá falar para o colega da dupla, como está pensando para escrever a referida palavra.

 

Depois, o outro colega da dupla deverá escrever a palavra abaixo:

CHUVEIRO

 

No momento da escrita, o aluno também deverá falar para o colega da dupla, como está pensando para escrever a palavra.

 

Depois que todos terminarem, faça uma roda de conversa e solicite que cada aluno da dupla conte para o grupo, como o colega pensou para escrever a palavra.

 

Depois que todos participarem, faça um cartaz contendo as estratégias citadas pelos alunos. Veja algumas estratégias que podem aparecer:

  • Relação entre os sons das letras e a própria letra;
  • Lembrar das sílabas;
  • Relacionar com outras palavras.

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, organize os alunos em duplas e combine uma visita a outra turma da escola. Explique para a turma que terão como desafio descobrir quais estratégias os colegas da outra turma utilizam para escrever.

 

Agora, escolha uma das estratégias de escrita que os alunos descobriram e peça que, no caderno de Língua Portuguesa, cada aluno escreva a palavra abaixo recorrendo à estratégia definida.

 

BONECA

 

Professor, faça o mesmo processo com as outras estratégias de escrita, utilizando palavras diferentes para cada estratégia. Fizemos uma tabela contendo duas estratégias e palavras que podem ser utilizadas na atividade.

 

Estratégia de escrita

Palavra

Relação entre palavras

PANELA

Relação entre sons e letras

CACHORRO

 

Ao final, pergunte para os alunos o que acharam mais fácil e qual estratégia de escrita que mais gostaram e outra que acharam mais difícil.

 

Professor, proponha agora que toda a turma utilize a estratégia de revisão de sua própria escrita. Para isso, entregue uma folha em branco para cada aluno, contendo a tabela abaixo:

 

Escrita espontânea

Escrita a partir da revisão da própria escrita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Explique para a turma que você ditará uma palavra e cada aluno deverá escrevê-la na primeira coluna da tabela. Depois, você irá solicitar que cada aluno faça a correção da sua própria palavra e reescreva a mesma na próxima coluna da tabela.

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo, mas se a sua escola não faz parte do UCA, leve-os ao Laboratório de Informática.

 

Aula_1.1_nov_2014.jpg

Fonte: Sítio: “Ática Educacional”. Disponível em:<http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/complementos/construindo_escrita/jogos> Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

Organize os alunos em duplas e peça que brinquem de formar palavras a partir do jogo online.

 

Depois, solicite que cada dupla escolha uma das palavras do jogo e escreva em um pedacinho de papel. Recolha as palavras e observe para que não repitam nenhuma. Caso tenha alguma palavra repetida, peça que as duplas escolham outras palavras.

 

Agora, organize os alunos em duplas e proponha que utilizem o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord), ou outro editor de texto, para digitar a palavra que será ditada por você, caso eles não possuam o classmate do Projeto UCA, eles poderão utilizar uma folha de papel e escrever  a mão.

 

Explique para a turma que, quando uma palavra for ditada, a dupla que a escolheu deverá escolher uma estratégia de escrita para ser utilizada por toda a turma. Cada dupla deverá digitar a palavra ditada, recorrendo à estratégia sugerida pela dupla. Ao final, cada dupla poderá explicar o que achou da atividade, tendo em vista suas facilidades e dificuldades.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Produzindo livro

Fonte da imagem: Sítio: "Ensinar-aprender". Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/04/atividades-favoraveis-para-cada.html>.  Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

Elaborando um livro com dicas

Professor, crie com a turma um livro de dicas de estratégias de escrita. Para isso, explore com a turma um possível título e como será estruturado. Você poderá utilizar folhas de papel em branco e depois grampeá-las ou mesmo encadernar. Mostre-lhes como se organiza um livro. Leve vários livros para a sala de aula para que os alunos observem:

  • Capa,
  • Contra capa,
  • Índice ou sumário,
  • Dedicatória (quando tem), dentre outras.

 

Nossa sugestão é que você distribua uma folha de papel para cada dupla da turma, que deverá ficar responsável por um tipo de estratégia de escrita, das que já estudaram. As duplas deverão escrever o nome da estratégia e depois dar alguns exemplos utilizando a própria escrita de palavras.

 

Socialização: tarde de autógrafos

Ao final, faça um momento de publicação do livro na escola, convidando outras turmas para conhecer o livro. Para isso faça o planejamento do evento com a turma:

  • Dia;
  • Horário;
  • Local;
  • Apresentação do livro.

 

Depois, disponibilize o livro na biblioteca da escola para que todos os interessados possam ter acesso. O livro poderá servir de referência para os professores trabalharem no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

Recursos Complementares

Sugestão de link para alunos:

Sítio: “Site de dicas”. Disponível em: <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/artigo13.htm>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

Sugestão de link para professores:

BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. v. 12, n. 12, 1999. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79721999000200008&script=sci_arttext>. Acesso em: 10 de nov. 2014. 

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: descobriram novas possibilidades de utilizar estratégias de escrita, assim como se reconhecem as estratégias que utilizam para escrever; ampliaram o vocabulário e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.