Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Escrever um livro: uma experiência de aprendizagem

 

20/11/2014

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Vivenciar atividades que envolvam a escrita de um livro;
  • Trabalhar com a organização de um livro;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Produzir textos a partir de imagens;
  • Utilizar o gênero textual: convite;
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Escrever um livro!

Professor, a escrita de histórias pode envolver os alunos na escrita espontânea de suas ideias, assim como favorecer o envolvimento da turma com a produção de algo particular que se relaciona à vida de cada um. Por isso, tornar o ensino cada vez mais próximo da vida do aluno, pode contribuir com um ensino pautado na reflexão e geração de ideias próprias dos alunos. Entendemos que, quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condições e recursos ele terá para analisar sua própria produção e seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Informações ao professor

Você sabia? O trabalho com as experiências dos alunos para além do contexto da sala de aula, como a escrita de histórias a partir de suas próprias experiências, é um aliado ao processo de alfabetização, uma vez que favorece um currículo inclusivo, no qual todos têm direito a aprender, a brincar, a se divertir.

Fonte: BRAINER, Margareth; et al. Que brincadeira é essa? E a alfabetização? In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, 2012, p. 14-21. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_4_MIOLO.pdf >.Acesso em: 04 de nov. 2014.

 

Aula_1.2_nov_2014.jpg

Fonte: Sítio: “Fato Novo”. Disponível em: <http://www.fatonovo.com.br/semana-do-livro-em-rua-nova-not-392.php>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

O que já sabemos?

 

Professor, organize os alunos para uma roda de conversa. Pergunte a eles o que já sabem sobre os livros. Providencie alguns livros para que possam folheá-los. Em seguida, dialogue com a grupo sobre como acham que os autores têm suas ideias para escrever um livro.

É importante favorecer a participação de todos os alunos.

 

Em uma cartolina, peça que façam um desenho e escreva o que já sabem sobre o livro. O registro poderá ser feito com lápis de cor ou mesmo canetinha.

 

Professor, acesse com a turma o recurso do Portal do Professor sugerido abaixo, para que descubram a origem do livro.

 

 

Agora, converse com a turma sobre as descobertas feitas e em seguida, peça que façam um desenho que represente a origem do livro.

 

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:

 

Aula_1.3_nov_2014.jpg

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pUoGivv8-UU>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

Após assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre quais seriam as dicas para alguém que quer escrever um livro.

 

Agora, assista ao outro vídeo sugerido a seguir:

 

Aula_1.4_nov_2014.jpg

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gBsCguklmgk>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

Depois de assistirem, converse com a turma sobre a dificuldade do personagem para escrever seu livro.

Quando todos participarem e descobrirem qual a dificuldade do personagem, peça que cada dupla faça uma lista com dicas para escrever um livro.

Após terminarem peça que socializem sua lista com a turma.

 

Escolher um livro!

 

Professor, converse com a turma sobre a seguinte frase:

Não julgue o livro pela capa!

 

Possibilite a participação de todos os alunos. É importante que compreendam que os livros não se definem apenas pela capa, mas por todo a sua organização.

Para tornar mais claro esta questão, escolha um livro com alguma ilustração diferente na capa e explore com os alunos. Veja a sugestão do livro a seguir:

a maior boca do mundo

Fonte da imagem: Sitio: Submarino.com.br. Disponível em: <http://www.submarino.com.br/produto/154366/livro-maior-boca-do-mundo-a>.  Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

Pela imagem da capa vocês acham que o livro vai contar uma história de que?

Será que a maior boca do mundo é da menina?

Por que será que o livro tem este nome?

 

Depois de explorar a capa, conte a história para que vejam que nem todas as informações estão explícitas na capa.

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, explique para a turma que terão como desafio escrever um livro. Para isso, terão oportunidade de experienciar diferentes situações de produção de histórias e ao final decidir quais irão compor o livro. Vamos lá!

 

De uma história eu crio outra!

 

Professor, providencie o livro abaixo para ler para a turma. Organize um local apropriado, de forma que todos possam ouvir a história e ver as imagens do livro.

 

Sinopse

Heitor é um menino que sempre leva consigo folhas de papel e uma caneta azul. Por onde passa, ele observa e copia as palavras, imaginando que, ao reuni-las, poderá criar uma grande aventura. Porém, um dia descobre que não só de palavras se faz uma história, mas também de imaginação, sonho e fantasia. E é com essa descoberta que o pirata de palavras se torna pirata de aventuras. Neste livro, Jussara Braga brinca com palavras e rimas, proporcionando ao leitor a invenção da linguagem e o despertar da imaginação. 

 

Aula_1.5_nov_2014.jpg

Fonte: Sítio: “Editora Travessa”. Disponível em: <http://www.travessa.com.br/PIRATA_DE_PALAVRAS/artigo/6f98c740-11fd-430a-8c38-728bae2a258e>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

Após a leitura, converse com a turma sobre o que acharam da história e se mudariam ou acrescentariam algo na história.

É importante que os alunos percebam, que as histórias podem ser lidas por diferentes pessoas e cada um poderá encontrar um sentido diferente, assim como perceber a necessidade de mudar ou não algo no enredo.

Agora, organize os alunos em duplas e proponha que escolham alguma parte do livro para iniciar uma história. Desta forma, os alunos poderão ler novamente a história e definir a parte que gostaria de utilizar.

A história poderá ser produzida no caderno de Língua Portuguesa. Após terminarem, solicite que façam uma apresentação para a turma.

 

Uma folha de papel e uma história!

 

Professor, entregue uma folha de papel para cada aluno. Explique que terão como desafio ficar com esta folha durante uma semana. Assim como o personagem Heitor, da história anterior, eles deverão ser observadores do que há no seu cotidiano, porém, não irão escrever palavras, mas descobrir um tema para produzir uma história.

 

Quando todos concluírem a história, faça um momento de leitura para a turma. Peça também que cada aluno conte como descobriu o tema para a escrita da história.

 

Cada imagem, uma parte da história!

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:

 

Aula_1.6_nov_2014.jpg

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=N70syJDYnsM>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

Professor, dialogue com a turma sobre o que descobriram no vídeo e fale sobre a possibilidade de cada aluno elaborar uma história.  

 

Organize a turma em dois grandes grupos. Entregue duas ou três revistas para cada grupo. Explique que cada grupo deverá escolher entre seis a dez imagens da revista. Depois, define uma ordem para mostrá-la para o outro grupo. O desafio é que o grupo que estiver observando as imagens, deverá criar uma história a partir das imagens observadas. Neste momento, sugerimos que você, professor, registre a história na lousa, juntamente com a turma.

Assim que a história for concluída, os grupos deverão trocar suas funções, ou seja, quem mostrou as imagens deverá agora elaborar uma história, a partir das imagens do outro grupo.

 

Quando terminarem as histórias, faça a leitura com a turma da forma como a história ficou e peça que cada aluno registre a história no caderno de Língua Portuguesa.

 

Professor, chegou o momento de finalizar o livro com a turma. Peça que escolham quais histórias irão compor o mesmo e como será a capa do livro. É importante contar com a participação de todos para este momento, atribuindo funções a cada um, como a organização das folhas, a própria ilustração das histórias, a organização do sumário, dentre outras.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Tarde de autógrafos

Professor, organize com a turma uma data, horário e local em que será realizada a apresentação do livro para as outras turmas da escola. Também elabore com a turma um convite para entregar aos outros alunos. Para isso, organize-os em grupos de quatro ou cinco alunos para que elaborem o seu próprio convite, contendo uma frase que represente o momento experienciado, um desenho para chamar mais a atenção dos colegas e as informações de data, horário e local. Depois de pronto, faça algumas cópias para distribuir pela escola.

Na hora da apresentação do livro organize os alunos em três grupos e distribua as seguintes funções:

  • Explicar o processo de produção do livro;
  • Dicas para a escrita de um livro;
  • Leitura de algumas histórias do livro.

Você poderá filmar este momento utilizando o laptop Classmate pelo caminho: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou  Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Depois, assista ao vídeo com a turma e façam uma avaliação.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o livro? Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/qual-foi-o-primeiro-livro/>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

Sítio: “Portal Educação”. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/36895/passo-a-passo-confeccionando-livros-de-pano-com-as-criancas-nos-hospitais>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/qual-foi-o-primeiro-livro/>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

Sítio: “Portal Educação”. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/36895/passo-a-passo-confeccionando-livros-de-pano-com-as-criancas-nos-hospitais>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, bem como suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. É importante que observe se os alunos compreenderam o tema que envolveu a aula: “Escrever um livro: uma experiência de aprendizagem”.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.