Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Uma aventura pelo mundo das profissões

 

20/11/2014

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a importância das diferentes profissões;
  • Descobrir as características de algumas profissões;
  • Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Resolver situações problemas a partir de dados coletados;
  • Organizar dados coletados em tabela;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Profissões!

 

Professor, o trabalho sobre profissões é algo que faz parte do cotidiano dos alunos e por isso é um tema instigante para aliar à análise do sistema alfabético de escrita que envolve compreender a escrita das palavras em um processo de reflexão e análise. Para isso, é necessário buscar atividades que possam favorecer uma aprendizagem significativa do aluno e o uso da escrita e da leitura no seu próprio dia a dia. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Você sabia? O trabalho com o tema profissões em inter-relaciona à reflexão em sala de aula, à busca por um trabalho mais articulado com a vida dos alunos, pode favorecer o envolvimento e empenho do aluno no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.

 

Fonte: SOUZA, Ivane Pedrosa de. Relações entre apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e letramento nas diferentes áreas do conhecimento. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento projetos didáticos e sequências didáticas. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 6, 2012, p. 06-11. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_6_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Solicite que cada aluno fale o nome da profissão que mais gosta e que deseja seguir.

 

Depois que todos participarem, escreva em uma cartolina os nomes das profissões faladas pelos alunos e afixe-a no mural da sala de aula, para que todos possam ler e conhecer as diferentes profissões.

 

Vigilancia 1.3

 

Professor, peça aos alunos que conversem com seus familiares sobre as profissões que exercem. Os alunos poderão escolher uma ou duas profissões dos familiares e registrar as suas características.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, retome com a turma a atividade de casa, organizando um momento em que todos possam expor para as suas descobertas sobre as profissões dos familiares.

Depois que todos participarem, utilize uma cartolina para registrar os nomes das profissões dos familiares e afixe-a no mural da sala de aula.

 

Trabalhando de forma interdisciplinar

 

Aproveite os dados que os alunos trouxeram e trabalhe com a Matemática. Você poderá fazer um levantamento com os alunos e organizar os dados em uma tabela e posteriormente fazer um gráfico. Depois, poderá criar situações problema, a partir destes dados. Veja a sugestão de uma tabela a seguir:

Profissões dos pais Quantidade de pais
Vendedor   IIII
Motorista   II
Cabeleireira   III
Costureira   I
Secretária   I

 

Criando situações problema

Professor, elabore situações problema a partir dos dados coletados utilizando as operações que estiver trabalhando. Veja a sugestão a seguir:

 

1- Qual e´a profissão que tem a maior quantidade de pais? Qual é a diferença entre a quantidade de vendedores e a quantidade de costureiras?

 

2- Se juntarmos os pais: motoristas, vendedores, cabeleireira, costureiras e secretária, quantos pais teremos? 

 

Professor, providencie a cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Leia, cante e dance com a turma.

 

O Que Eu Vou Ser Quando Crescer

Mara Maravilha

Tiuriu, tiura (x3)
O que eu vou ser?
Quando eu crescer?
Cantora ou doutora
Advogada ou professora
Ah! Posso ser...
Posso ser cientista, engenheira ou jornalista.
Uma profissão vou ter, quando crescer.
Eu vou estudar, vou me formar...
Tiuriu, tiura (x3)
O que eu vou ser?
Quando eu crescer?
Bombeiro ou esportista
Arquiteto ou economista...
Oh meu Deus me ajude!, a decidir agora... O que eu vou ser quando crescer.

 

Fonte: Sítio: “Letras.mus”. Disponível em:<http://letras.mus.br/mara-maravilha/o-que-eu-vou-ser-quando-crescer/>.  Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

Agora, solicite que os alunos falem sobre o que compreenderam da música. Depois, peça que circulem na letra da música os nomes das profissões citadas.

Peça que escrevem o nome das profissões no caderno de Língua Portuguesa e que façam um desenho representando cada uma.

 

Para que ter uma profissão?


Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo e realizarem a leitura do texto online.

 

Aula_5.1_nov_2014.jpg

Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/especiais/profissoes.html>.  Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

Após a leitura do texto, converse com os alunos sobre a importância de ter uma profissão, assim como o precisamos fazer para conseguir exercer uma profissão.

 

Depois do diálogo, organize os alunos em duplas e peça que escolham uma das profissões citadas no sítio acima. Cliquem em cima do nome da mesma e descubra mais sobre ela. Depois, a dupla deverá escrever no caderno de Língua Portuguesa o nome da profissão escolhida, suas características e fazer um desenho que a represente. Ao final, solicite que apresentem o trabalho para a turma.

 

O que combina?

 

Professor, auxilie os alunos a acessarem o sítio abaixo para que joguem e descubram quais objetos se relacionam às profissões citadas.

 

Aula_5.2_nov_2014.jpg

Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/relacione-profissoes.html>.  Acesso em: 10 de nov. 2014.

Após o jogo, entregue a tabela abaixo e solicite que cada aluno preencha de acordo com o jogo online, em que deverão utilizar a escrita e também o desenho para ilustrar:

 

Profissão

Objeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das respostas. 

 

Agora, a turma terá o desafio de preencher a tabela abaixo com quatro profissões que conhecem e relacionar, no mínimo, um objeto para cada uma.

 

Profissão

Objeto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando terminarem, faça outro momento de socialização e proponha que expliquem as profissões e os objetos que a representam.

 

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, com os alunos organizados em duplas auxilie-os a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo:

 

Aula_5.3_nov_2014.jpg

Fonte: Sítio: “Smart Kids”. Disponível em:<http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/profissoes-quiz.html>.  Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

Depois de jogarem, peça que os alunos façam uma ilustração de três profissões que conheceram no sítio. O registro poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa. Além do desenho, proponha que escrevam quatro palavras que combinem com cada profissão escolhida. Se achar interessante, entregue a tabela abaixo para cada aluno fazer o registro.

 

Profissão

Palavras relacionadas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois quer terminarem, proponha que apresentem o trabalho para a turma.

 

Agora, solicite que se divirtam com o jogo online sugerido abaixo e que descubram mais sobre as profissões.

 

Aula_5.4_nov_2014.jpg

Fonte: Sítio: “TV Rá Tim Bum”. Disponível em:<http://tvratimbum.cmais.com.br/oqueeuvouser/jogos/jogo-caca-profissoes-o-que-eu-vou-ser-quando-crescer-1>.  Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

Depois de jogarem, peça que cada dupla escolha uma ou duas profissões para realizar uma pesquisa sobre a mesma. Explique que terão como desafio, encontrar as características das profissões escolhidas e também fazer um desenho da mesma. As informações poderão ser digitadas utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KWord, acessado pelo ícone da área de trabalho ou (Metasys > Aplicativos > KWord), ou outro editor de texto.

 

Ao final, imprima os trabalhos para que as duplas possam fazer a ilustração do mesmo.

 

Agora, auxilie os alunos a realizarem a atividade proposta no recurso do Portal do Professor sugerido abaixo:

 

 

Professor, crie com a turma um catálogo das profissões que conheceram ao longo da aula. Cada aluno poderá criar o seu, a partir de folhas em branco, nas quais deverá colocar os seguintes elementos:

 

  • Nome da profissão;
  • Características da profissão;
  • Desenho que ilustra a profissão.

 

O trabalho poderá ser feito de forma coletiva, sendo uma profissão para cada dia de aula. Desta forma, o catálogo será igual para todos da turma, porém com suas especificidades nos registros pessoais de cada um.

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Venham conhecer as diferentes profissões!

 

Professor, a partir do catálogo das profissões criado pela turma, convide outras turmas da escola para que possam conhecer as características de diferentes profissões. Organize os alunos em duplas para que possam apresentar as profissões aos visitantes.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Profissões Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestão de link para alunos:

Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/orientacao-vocacional/o-que-vou-ser-quando-crescer.htm>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

Sítio: “Ciência Hoje”. Disponível em: <http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=540&op=all>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

Sugestão de link para professores:

Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://vestibular.brasilescola.com/orientacao-vocacional/o-que-vou-ser-quando-crescer.htm>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

Avaliação

Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada aluno o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.