Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Por onde passou o tatu?

 

24/11/2014

Autor y Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar cidades e países no mapa;
  • Reconhecer palavras que rimam;
  • Escrever poemas a partir de um outro poema;
  • Dramatizar poemas.
Duração das atividades
02 aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura;
  • Conhecimento básico do Mapa Mundi.
Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

  • Recurso Multimídia;
  • Mapa Mundi
  • Cópias impressas;
  • Quadro;
  • Giz ou marcadores de quadro branco.

 

Segundo Trevizan (1995, p. 9), a leitura é concebida "não só como uma decodificação sonora da palavra escrita, mas sobretudo como um exercício ativo de (re)criação da produção textual". Para a autora, ler serve para "elaborar a realidade, para avaliar, julgar, escolher..."

Nesse sentido, a aula aqui proposta tem como objetivo levar os alunos a apreciar o texto poético por meio da leitura e declamação de poemas.

Atividade 1

Para introduzir o tema da aula, traga uma ou mais imagens de bailarinas, mostre aos alunos e peça-lhes que emitam suas opiniões sobre os vestidos das bailarinas. Deixe que os alunos se expressem. Leve-os a pensar sobre:

  • a leveza dos tecidos;
  • as cores dos vestidos;
  • os modelos.

 

http://historiahoje.com/wp-content/uploads/2014/07/bailarinasdegas2.jpg

Imagem disponível em: http://historiahoje.com/wp-content/uploads/2014/07/bailarinasdegas2.jpg. Acesso em: 14 nov 2014.

 

http://www.arte-poster.com/images/1135_degas_bailarinas_laminas_impresionismo.jpg

Imagem disponível em: http://www.arte-poster.com/images/1135_degas_bailarinas_laminas_impresionismo.jpg. Acesso em: 14 nov 2014.

 

Atividade 2

Escreva no quadro apenas o título do poema de Cecília Meireles:

 

O VESTIDO DE LAURA

 

Pergunte aos alunos o que esperam do poema a partir do título. Ouça cada opinião com atenção, pois nessa fase de levantamento de hipóteses é possível conhecer o perfil de leitor dos alunos e conduzi-los a uma leitura crítica do poema. Em seguida, leia o poema. Entretanto, faça a leitura por partes, apresentando uma estrofe de cada vez. A ideia é que o texto vá se descortinando aos poucos aos olhos dos alunos e que eles descubram gradualmente a beleza do texto. Peça-lhes para observar o ritmo, a métrica, as rimas, a recorrência de palavras, a recorrência de versos etc.

Se for possível, faça esta atividade no laboratório de informática ou com recursos multimídia na própria sala de aula. Assim, vá projetando estrofe por estrofe, à medida que a leitura vai sendo feita. 

 

O vestido de Laura

CECÍLIA MEIRELES

  O vestido de Laura,
  é de três babados,
  todos bordados.

 

  O primeiro, todinho,
  todinho de flores
  de muitas cores.

 

  No segundo, apenas
  borboletas voando,
  num fino bando.

 

  O terceiro, estrelas,
  estrelas de renda
  – talvez de lenda…

 

  O vestido de Laura
  vamos ver agora,
  sem mais demora!

 

  Que as estrelas passam,
  borboletas, flores
  perdem suas cores.

 

  Se não formos depressa,
  acabou-se o vestido
  todo bordado e florido!

 

Poema disponível em: http://amoantix.com/pausa-para-a-poesia-vestido-de-laura/. Acesso em: 15 nov 2014.

 

Após a leitura pausada do poema, proponha questionamentos para a compreensão do poema, tais como:

  1. Vocês observaram rimas no poema?
  2. Em quais versos estão as rimas?
  3. Como é o vestido de Laura?
  4. Descrevam o primeiro babado do vestido.
  5. E os outros babados, como são?
  6. Vocês percebem algum movimento no segundo babado do vestido?
  7. Qual palavra sugere o movimento na descrição desse babado?
  8. Como descrito o terceiro babado? Seria um babado mágico?
  9. Como você entende o verso "talvez de  lenda..."?
  10. O que sugerem os versos "vamos ver agora / sem mais demora"?
  11. Por que é necessário ir depressa, sem demora?
  12. Qual o sentido dos versos "que as estrelas passam, / borboletas, flores / perdem suas cores"?
  13. A última estrofe chama o leitor de volta ao mundo real, comandado pelo tempo que passa. Nesse sentido, qual a lição sugerida pelo poema? 

 

Atividade 3

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-OvIev-cHcBY/UmGkJMECzDI/AAAAAAAAGC4/uMa7PAYhwW8/s1600/laura.jpg. Acesso em: 16 nov 2014.

 

Momento de declamar o poema. Faça cópias impressas com a letra do poema, ou peça que cada aluno copie no caderno. Distribua os alunos em grupos de sete elementos. Cada aluno do grupo ficará com uma estrofe. Disponibilize tempo para que os alunos memorizem sua estrofe. Em seguida, faça ensaios com cada grupo. Lance um desafio: cada grupo deverá criar uma coreografia para a declamação do poema. Quando os grupos estiverem prontos, façam a apresentação. Bom trabalho!!! Uma segunda apresentação poderá ser planejada, e, para isso, os alunos poderão pensar também em um figurino para a declamação do poema.

Atividade 4

Desafie os alunos a criarem um poema a partir do texto de Cecília Meireles. Eles poderão pensar em outras peças de roupa ou mesmo calçados. Por exemplo, o uniforme da enfermeira / da aeromoça / de um aluno de escola. Pode ser também a roupa de um super-herói, como a capa do Batman etc.

Módulo 2

Atividade 1

Para introduzir o tema do poema que será estudado, traga um Mapa Mundi para a sala de aula. Escreva no quadro o nome dos lugares citados abaixo e reveja com os alunos a localização de cada um deles.

  • Porto Alegre,
  • Copacabana (explique que Copacabana é um bairro da cidade do Rio de Janeiro),
  • Belo Horizonte,
  • Bahia,
  • Inglaterra,
  • Japão,
  • Polo Norte.

http://www.totalcommerce.com.br/ecommerce/_FOTOS/8564_g.JPG

Imagem disponível em: http://www.totalcommerce.com.br/ecommerce/_FOTOS/8564_g.JPG. Acesso em: 17 nov 2014.

Atividade 2

Faça uma tabela no quadro com as palavras abaixo:

 

lebre                
gana  
montes  
dia  
terra  
chão  
fortes  
fundo  
sua  

 

Em seguida, peça aos alunos que procurem relacionar os lugares citados na Atividade 1 com as palavras do quadro com a qual cada lugar faz rima. Deixe que cada aluno venha ao quadro e escreva o lugar que rima com a palavra do quadro. Depois de preencher todo o quadro, leia e peça que os alunos repitam as palavras e os lugares correspondentes em rima.

Exemplo: Lebre rima com Porto Alegre.

Atividade 3

No laboratório de informática, ou com o apoio de Recurso Multimídia, projete o vídeo do poema O buraco do tatu de Sérgio Caparelli. Antes de começar a projeção, solicite que os alunos ouçam com atenção e anotem os lugares citados no poema.

 

o buraco do tatu

Imagem e vídeo disponível em: http://hjm.xpg.uol.com.br/mp15.htm. Acesso em: 17 nov 2014.

Atividade 4

Providencie, com antecedência, cópias impressas do poema O buraco do tatu e entregue uma cópia para cada aluno. Disponibilize alguns minutos para que os alunos façam uma leitura silenciosa do poema. Em seguida, projete o vídeo mais uma vez, para que os alunos ouçam e acompanhem a leitura do poema.

 

O buraco do tatu

-

Sérgio Caparellihttp://lh6.ggpht.com/_kt7ysgnPvyQ/TPWP6NN4MWI/AAAAAAAAEak/8q8bVXb9uNg/taturodando.png

 

Imagem disponível em: http://lh6.ggpht.com/_kt7ysgnPvyQ/TPWP6NN4MWI/AAAAAAAAEak/8q8bVXb9uNg/taturodando.png. Acesso em: 17 nov 2014.

 

O tatu cava um buraco

a procura de uma lebre,

quando sai pra se coçar,

já está em Porto Alegre.

-

O tatu cava um buraco,

e fura a terra  com gana

quando sai pra respirar

já está em Copacabana.

-

O tatu cava um buraco

e retira a terra aos montes,

quando sai pra beber água

já está em Belo Horizonte.

-

O tatu cava um buraco

dia e noite, noite e dia,

quando sai pra descansar,

já está lá na Bahia.

-

O tatu cava um buraco,

tira a terra, muita terra,

quando sai por falta de ar,

já está na Inglaterra.

-

O tatu cava um buraco

e some dentro do chão,

quando sai pra respirar,

já está lá no Japão.

-

O tatu cava um buraco

com as garras muito fortes,

quando quer se refrescar

já está no Polo Norte.

-

O tatu cava um buraco

um buraco muito fundo,

quando sai pra descansar

já está no fim do mundo.

-

O tatu cava um buraco,

perde o fôlego, geme, sua,

quando quer voltar atrás,

leva um susto, está na lua.

 

Poema disponível em: https://peregrinacultural.wordpress.com/2012/11/11/o-buraco-do-tatu-poesia-infantil-de-sergio-caparelli/. Acesso em: 17 nov 2014.

 

Atividade 5

Peça que dois ou três alunos façam a leitura do poema em voz alta. Para melhor compreensão do poema, faça questionamentos como:

  1. Vocês observaram como são as estrofes do poema? Quantos versos há em cada estrofe?
  2. Você sabe como se chama uma estrofe de quatro versos? (quadra ou quarteto)
  3. Há rimas no poema?
  4. Em quais versos estão as rimas? (segundo e quarto versos)
  5. Vamos identificar quais são as ações do tatu nos versos que começam com a expressão "quando sai" ou "quando quer". (se coçar, respirar, beber água, descansar, por falta de ar, se refrescar, voltar atrás)
  6. E o trajeto do tatu? De onde ele sai e até onde ele vai?

 

Atividade 6

http://4.bp.blogspot.com/-0SiSY23lntA/TyhUVyg-89I/AAAAAAAAB7k/un1qEom4-A4/s1600/escrevendo.gif

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-0SiSY23lntA/TyhUVyg-89I/AAAAAAAAB7k/un1qEom4-A4/s1600/escrevendo.gif. Acesso em: 17 nov 2014.

 

Com a ajuda dos alunos, faça no quadro a lista das 27 capitais do Brasil. Para facilitar, organizem a lista de acordo com as cinco regiões do Brasil. Terminada a lista, distribua os alunos em grupos e destine algumas capitais para cada grupo. Por exemplo, se o professor fizer 9 grupos de alunos, cada grupo ficará com três capitais.

Feita a divisão das capitais pelos grupos, lance o desafio: Cada grupo deverá escrever um poema seguindo o modelo do poema de Sergio Caparelli. O poema deverá falar sobre o trajeto do tatu por essas capitais. Os alunos deverão manter os versos que se repetem no poema: o primeiro (O tatu cava um buraco) e parte do terceiro verso (quando sai ou quando quer) e mudar as ações ou motivações do tatu e os locais por onde ele passa. Lembre os alunos que eles deverão procurar palavras que rimam com o nome das capitais para escrever os versos.

Ao final da tarefa, cada grupo apresenta seu poema e mostra no mapa o trajeto que o tatu fez.

Veja um exemplo de uma estrofe que pode ser feita com a capital de Roraima, Boa Vista:

 

O tatu cava um buraco

e não deixa nenhuma pista

quando quer se esconder

já está em Boa Vista

 

Atividade 7

http://www.paranaimprensa.com.br/wp-content/uploads/2014/09/A-declamando-medalha.jpg

Imagem disponível em: http://www.paranaimprensa.com.br/wp-content/uploads/2014/09/A-declamando-medalha.jpg. Acesso em: 17 nov 2014.

 

O professor deverá recolher os poemas produzidos pelos alunos e fazer a correção necessária. Em seguida, planejar com os alunos um momento de dramatização dos poemas. Cada grupo ficará responsável por criar uma coreografia de seu poema. Faça um concurso para escolher a melhor performance de apresentação dos poemas. Vocês poderão pensar também em apresentar os poemas a colegas de outras salas, ou mesmo no período de recreio da escola. Divirtam-se!!!

Sugestão: Façam garras de papel para colocar nos dedos das mãos para imitar as garras do tatu. Para isso, o professor poderá pedir apoio do professor de Artes.

Recursos Complementares

Para mais informações sobre o poema O vestido de Laura, acesse:

http://www.neteducacao.com.br/experiencias-educativas/fundamental-i/literatura/o-vestido-de-laura. Acesso em: 16 nov 2014.

http://loucosportecnologias.blogspot.com.br/2013/10/cinco-poemas-infanto-juvenis-de-cecilia.html. Acesso em: 16 nov 2014.

Para consultar os nomes das capitais do Brasil, acesse:

http://www.todamateria.com.br/capitais-do-brasil/. Acesso em: 17 nov 2014.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_capitais_do_Brasil_por_popula%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 17 nov 2014.

Avaliação
  • A avaliação qualitativa será feita ao longo das atividades desenvolvidas na sala de aula, por meio da observação atenta do professor, verificando a compreensão e participação de cada aluno. Uma avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da correção dos textos poéticos criados pelos alunos.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.