Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


"Palavras, muitas palavras": escrevendo à moda de Ruth Rocha

 

24/11/2014

Autor y Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o alfabeto;
  • Elencar alimentos começados pelas diversas letras do alfabeto;
  • Elencar nomes próprios;
  • Produzir textos escritos.
Duração das atividades
150 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Quadro e giz;
  • Dicionários;
  • Recurso multimídia;
  • Pesquisa na internet;
  • Livros sobre nomes próprios (opcional).

Módulo 1

Atividade 1

Imagem disponível em: http://programsuccess.files.wordpress.com/2011/06/brainstorming.jpg. Acesso em: 22 nov 2014.

A primeira atividade desta aula é conhecida por brainstorming. Brainstorming é uma expressão inglesa que significa tempestade de ideias. Essa expressão inglesa é formada pela junção das palavras brain (cérebro) e storm (tempestade). Neste tipo de atividade, as pessoas devem dizer o que é solicitado sem raciocinar muito. Elas dizem o que vem à mente, o que vão lembrando. 

A tarefa é fazer uma lista dos alimentos para todas as letras do alfabeto. Comece pela letra A e peça aos alunos que enumerem os alimentos começados com essa letra. O professor deverá anotar no quadro todos os alimentos citados pelos alunos começados com a letra A. Em seguida, o professor pedirá aos alunos que enumerem os alimentos começados com a letra B e assim, sucessivamente, até o final do alfabeto. 

Ao final, vocês terão uma lista com vários alimentos, entre os quais, frutas, verduras, sobremesas, bebidas etc. Os alunos deverão ir copiando a lista à medida que vão enumerando os alimentos. Todos deverão ter sua própria lista.

Observação: Para ajudar no desenvolvimento da atividade de brainstorming, os alunos poderão consultar dicionários, caso não encontrem todas as palavras.

Atividade 2

Faça novamente a atividade de brainstorming com os alunos. Mas, agora, a tarefa é enumerar nomes próprios para cada letra do alfabeto. Cada aluno deverá ir copiando as listas dos nomes próprios citados pelos colegas. Chame a atenção dos alunos para elencarem tanto nomes próprios masculinos quanto femininos.

Atividade 3

No laboratório de informática, ou na própria sala de aula, com o apoio de um recurso multimídia, projete os slides do livro “Palavras, muitas palavras”, de Ruth Rocha. À medida que os slides vão sendo apresentados, o professor poderá pedir a um aluno que leia o slide. Dessa maneira, todos os alunos poderão participar ativamente da leitura do texto e serão envolvidos na atividade. Ao longo da leitura, o professor deverá ir trabalhando o vocabulário e esclarecer eventuais dúvidas sobre palavras desconhecidas ou cujo significado seja desconhecido pelas crianças.

 

palavras

Slides disponíveis em: http://pt.slideshare.net/professoraneves/palavras-muitas-palavras. Acesso em: 22 nov 2014.

 

Após a leitura do livro, os alunos terão percebido que trata-se da história das palavras, enumeradas a partir da letra com a qual essas palavras são iniciadas. Chame a atenção dos alunos para a maneira poética como o texto foi elaborado, isto é, o texto apresenta em alguns momentos rimas entre as palavras. Cite, por exemplo, o trecho da letra G: Galo com dor de garganta gargareja, depois canta. Leve os alunos a perceberem também a ilustração alegre e divertida de cada página.

Aproveite este momento de leitura para observar a participação dos alunos e conhecer o perfil de leitor de cada um. Deixe-os à vontade para tecer comentários e apreciações.

 

Atividade 4

Imagem disponível em: http://files.bemexplicado.webnode.pt/200002333-5286853807/Produ%C3%A7%C3%A3o%20escrita.PNG. Acesso em: 23 nov 2014.

Este é o momento da produção escrita. Conforme o número de alunos, o professor deverá organizar grupos. Assim, por exemplo, em uma sala de 25 alunos, ele poderá fazer 5 grupos. Para cada grupo, será dada a tarefa de escrever um texto, a partir do modelo do texto de Ruth Rocha, com as palavras das duas listas feitas nas duas primeiras atividades. Primeiramente, os alunos deverão criar um texto com a lista de alimentos. Distribua 5 letras, na sequência alfabética, para cada grupo. Dessa maneira, o grupo 1 produzira um texto com as palavras iniciadas com as letras A, B, C, D e E. Assim, serão distribuídas, sucessivamente, as outras letras do alfabeto com as palavras elencadas. O grupo ficará livre para criar o texto para apresentar os alimentos começados por cada letra. Incentive os alunos a criar textos poéticos, com rimas, usando adjetivos etc. Além do texto escrito, os alunos deverão fazer também as ilustrações que julgarem necessárias para enriquecer o texto. Cada letra e as palavras iniciadas com essa letra deverão ser escritas em uma folha sulfite. A ilustração também será feita na mesma folha sulfite. Dessa maneira, ao final, o professor poderá montar o livro dos alimentos. 

Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua parte, fazendo a leitura do texto escrito e apresentando a ilustração. Durante a atividade, o professor deverá circular entre os grupos corrigindo eventuais erros de grafia ou concordância, para que, ao final, o texto produzido esteja correto e ele possa compilar o livro dos alimentos.   

 

Atividade 5

Terminada a produção do livro dos alimentos, o professor distribuirá entre os grupos as letras do alfabeto, na sequência, com os respectivos nomes próprios. Cada grupo deverá escrever o texto para as letras que lhe foram destinadas. Para o livro dos nomes, os alunos poderão pensar em características físicas ou de personalidade que se adéquam ao nome próprio em questão. O professor deverá circular entre os grupos, auxiliando e corrigindo quando necessário.

Para a escrita do livro dos nomes próprios, o professor poderá trazer para a sala de aula livros sobre o significado dos nomes. Ou, ainda, os alunos poderão consultar sítios na internet sobre nomes e seus significados. Incentive os alunos a produzirem textos criativos, divertidos e originais. Com certeza, a atividade será muito produtiva. Ao final, cada grupo apresentará o texto escrito e as respectivas ilustrações.

Veja em Recursos Complementares sugestões de sítios da internet para a pesquisa de nomes próprios e seus significados.

 

Atividade 6

 

Organizem uma exposição dos livros produzidos. A exposição poderá ser feita no mural da escola ou nos corredores. Caso seja possível, marque um horário de visita à exposição e deixe que os alunos compartilhem como os textos foram criados, relatando toda a atividade, desde o brainstorming até a finalização dos textos. 

Recursos Complementares

Para saber mais sobre brainstorming, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming. Acesso em: 22 nov 2014.

Para nomes e significados, acesse:

http://delas.ig.com.br/filhos/significado-dos-nomes/. Acesso em: 22 nov 2014.

http://www.alobebe.com.br/portal/nomes-de-bebe/. Acesso em: 22 nov 2014.

Avaliação

A avaliação para esta proposta será desenvolvida ao longo das atividades propostas. O professor deverá observar o envolvimento dos alunos na enumeração dos alimentos e dos nomes próprios, como também sua participação na produção dos textos escritos e das ilustrações.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.