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Férias: como aproveitá-las ao máximo?

 

24/11/2014

Autor y Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler, analisar e compreender textos escritos;
  • (Re)conhecer o significado de férias;
  • Produzir um texto escrito. 
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Dicionários;
  • Cópias impressas;
  • Trabalho em duplas e em grupo.

Módulo 1

Atividade 1

Imagem disponível em: http://geralimoveis.blog.br/wp-content/uploads/2013/10/bloggeral_ferias-630x210.jpg. Acesso em: 22 nov 2014.

Introduza o tema da aula provocando uma breve discussão sobre a questão:

  • O que são férias?

Disponibilize alguns minutos para que os alunos expressem suas ideias a respeito do tema. Ouça-os atentamente e procure conhecer suas ansiedades e necessidades. Se julgar interessante, traga dicionários para a sala de aula e deixe que os alunos busquem o significado da palavra férias.

Veja o significado para a palavra férias do dicionário online Michaelis:

 

sf pl 1 Dias em que se suspendem trabalhos oficiais. 2 Descanso, repouso. 3 Interrupção relativamente longa do trabalho; dias santificados. 4 Dias consecutivos, após um período anual ou semestral de trabalho ou atividades, destinados ao descanso de funcionários, empregados, escolares etc. 

Definição disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=f%E9ria. Acesso em: 21 nov 2014.

Atividade 2

Providencie, com antecedência, cópias do texto "O que são férias? Momentos para descansar?" de Martha Medeiros. Distribua uma cópia para cada aluno e disponibilize um tempo para que façam uma leitura silenciosa. Em seguida, peça que alguns alunos façam a leitura em voz alta. Cada aluno poderá ler um parágrafo do texto, por exemplo.

 

O que são férias? Momentos para descansar?
11/1/2013 08:38:19
 
 

     Verão, calor... decidi escrever um texto sobre as férias. O que são férias? Qual a sua ideia de férias ideal? Um resort cercado de mordomias, praias, um passeio no campo ou uma viagem romântica a dois? 

Eu te pergunto, você tem tempo livre? O que você faz com seu tempo livre? Você tem uma rotina? Como lida com ela?
De repente estamos de férias. Quantas tarefas temos que cumprir quando estamos de folga? Organizar a casa, as pendências, dar uma geral em coisas que ficaram para trás por causa da pressa e dos compromissos diários... Isso é folga? Outro dia li sobre lazer e ócio, sobre ter a oportunidade de realmente não fazer nada! Ah... que vontade de fazer nada! De me entregar ao prazer da preguiça, de permitir descansar mente e corpo. Deixar o pensamento voar livre, para onde quiser, ficar de pernas para o ar. Deixar o tempo correr pelo corpo, pelo relógio, sem pensar nas contas a pagar, nas obrigações do dia a dia... De seguir o curso da natureza, que em sua sabedoria também para, silencia e até se deixa cortar, porque podas são necessárias para que possa retornar inteira para cumprir seu papel, nos surpreendendo ao florescer novamente, na próxima estação.
Porém, férias quase sempre é assim, a gente quer fazer tudo o que pode e aproveitar bem o tempo tão sonhado durante as outras épocas do ano. Mas, é um tempo maravilhoso no qual acontecem coisas novas e interessantes!
Como é prazeroso voltarmos para o grupo a que pertencemos e compartilharmos o que vivemos nas férias, dando brilho e cor aos acontecimentos, revivendo os fatos, levando outros a viverem conosco cada momento, embalados pela imaginação.
Mas, é claro que as férias não se resumem em viagens e passeios a lugares espetaculares. São dias destinados ao descanso após atividades consecutivas de trabalho ou estudo. E viajar não é a única opção!
Dormir um pouco mais, cuidar da saúde, visitar parentes e amigos, praticar esportes, caminhar no parque ou simplesmente nas ruas da cidade... Ler aquele livro que estava esperando há meses na estante, se dedicar ao antigo projeto de pintar, você mesmo, a parede do quarto, arrumar o jardim... O importante é que no final, todo mundo volta para a lida do dia a dia, com paz na alma e as baterias recarregadas.
Porém, será mesmo que precisamos de férias? Elas só servem para descansar? Também, mas é muito mais que isso.
Assim como, após um dia de atividades, precisamos do sono, o organismo precisa de uma pausa periódica nas atividades longas e repetidas, para recuperar-se do desgaste físico, emocional e mental. Férias, folgas ou pausas periódicas é uma necessidade; uma questão de respeito à saúde das pessoas.
Comparando, é como um carro que precisa viajar muitos quilômetros e, para isso, deve estar com o tanque cheio, freios em ordem, alinhado e balanceado, enfim, pronto para a jornada. Nós não somos muito diferentes disso. O dia a dia nos desgasta e precisamos de um pit stop para uma revisão que nos preparará para um novo período.
Embora se tenha a consciência da importância do descanso, muitas pessoas ainda adiam suas férias por longos períodos. Não é à toa que, infelizmente, cada vez mais pessoas estão tendo de buscar ajuda em virtude dos sintomas de estresse.
 Pensar em férias ideais talvez seja planejar o melhor momento dispondo um tempo para nós mesmos, no qual possamos nos dedicar a projetos pessoais, optando pelo que queremos fazer e não pelo que temos a obrigação de fazer.
 Não sei você, mas vou atrás de mim mesma. Estou saindo de férias, volto assim que me encontrar. (Martha Medeiros)
 

 

Atividade 3

Imagem disponível em: http://www.manualescolar2.0.sebenta.pt/fotos/editor2/cn5_semana9_completo.png. Acesso em: 22 nov 2014.

 

Ao final da leitura, verifique a compreensão do texto por meio de alguns questionamentos:

  1. Você concorda com a autora do texto que, ao se referir às férias, diz: "O importante é que no final, todo mundo volta para a lida do dia a dia, com paz na alma e as baterias recarregadas."?

  2. Como você entende a frase "Férias, folgas ou pausas periódicas é uma necessidade; uma questão de respeito à saúde das pessoas."?

  3. Você concorda com Martha quando ela compara nosso corpo a um carro? Por quê?

  4. Por que, segundo a autora, cada vez mais pessoas estão buscando ajuda por causa do estresse?

  5. Para a autora, o que é pensar em férias ideais? Você também pensa assim?

  6. Como você entende a frase final do texto "Não sei você, mas vou atrás de mim mesma. Estou saindo de férias, volto assim que me encontrar."?

 

Atividade 4

De acordo com Martha Medeiros, viajar não é a única opção para as férias. Quais são as outras opções citadas por ela? Enumere, no quadro abaixo, as oito atividades citadas pela autora com as quais podemos aproveitar as férias. Deixe que os alunos procurem no texto as informações e preencham o quadro. Ao terminarem, o quadro estará assim:

Férias também é:

dormir um pouco mais;
cuidar da saúde;
visitar parentes e amigos;
praticar esportes;
caminhar no parque ou nas ruas;
ler um livro;
pintar a parede do quarto;
arrumar o jardim.

 

Módulo 2

Atividade 1

Para esta atividade, providencie cópias do texto abaixo e distribua-as entre os alunos. Disponibilize o tempo necessário para que eles façam uma primeira leitura silenciosa. Esse momento de leitura individual é muito importante para o desenvolvimento da percepção do aluno. Ao final da leitura silenciosa, o professor poderá ler ou pedir que alguns alunos façam a leitura em voz alta.

 

Férias: necessidade de descanso ou saudade de viver?
por Patricia Gebrim

O calor está ficando mais intenso, os dias mais azuis, o ano vai se arrastando em direção a mais um término. É nessa época que todos começam a enlouquecer, afinal, depois de tanto trabalho, sentem-se mais do que merecedores das tão desejadas férias de fim de ano!

Precisamos de pausas no dia a dia, sair da rotina, desfrutar de simples deleites, como ouvir boa música, brincar com o bichinho de estimação, papear com aquele velho amigo... Ao humanizar nosso cotidiano com uma vida de mais qualidade, não depositamos todas nossas esperanças de paz e descanso nas férias que duram apenas semanas Começa a correria para logo reservar um hotel, ou ao menos uma pousada, em uma praia bacana. E o estresse vai aumentando quando vamos nos dando conta de que já estamos atrasados, quando não conseguimos reservar voos ou encontrar lugar no tão desejado hotel. O que era para ser um momento paradisíaco de descanso e tranquilidade, uma forma de nos compensarmos por um ano de trabalho e tanto esforço, acaba tornando-se uma luta, antes mesmo de acontecer.

Fico pensando em como andamos perdidos em meio às exigências do mundo moderno.

O nosso dia a dia virou uma batalha sem fim, tão exaustiva que nos deixa enlouquecidos a ponto de “vender a alma” por um assento em um avião ou um quarto em um resort bacana qualquer. Isso sem falar na angústia que muitos sentem ao pensar nas tais festas de fim de ano. Para alguns o Natal e o Réveillon são momentos de alegria, mas para muitos de nós são momentos em que temos a obrigação de estar felizes, de nos divertirmos, de ficarmos bem a qualquer custo.

Se acabasse por aí, não seria tão mal, mas o fato é que depois de todo esse esforço, um dia nos vemos confortavelmente sentados em uma espreguiçadeira ao lado da mais maravilhosa piscina, com um drink exótico nas mãos, em frente a uma maravilhosa praia de areias brancas, e tudo o que conseguimos sentir é ... tédio!

De tanto correr em nosso dia a dia, acabamos viciados nessa agitação, o que nos rouba a possibilidade de aproveitar o tão merecido descanso à beira-mar. Não conseguimos simplesmente relaxar e desfrutar. Precisamos “fazer”, “fazer”, “fazer”.

O que anda acontecendo conosco?

Se continuarmos nesse ritmo, um dia olharemos no espelho e veremos que antenas despontam por entre nossos cabelos.

- Estamos nos transformando em robôs!

Não posso deixar de pensar em como seria se nos recusássemos a agir como se fôssemos peças dessa engrenagem. Se mesmo agora, em meio a nossas atividades cotidianas, preservássemos alguns prazeres simples que nos definem como seres humanos. Se “sentíssemos” mais as coisas simples da vida, parando de agir como máquinas fazedoras de coisas.

Se nos permitíssemos uma pausa no trabalho para um telefonema a um amigo querido. Se criássemos singelas ilhas de humanidade nesse cotidiano robotizado na direção do qual todos temos sido empurrados. Se nos atrevêssemos a prejudicar um pouquinho a nossa produtividade em troca de um momento de humanidade (será que nossa produtividade seria mesmo prejudicada?).

Se ao voltar do trabalho, ao invés de nos conectarmos imediatamente àquela outra máquina, chamada televisão, acendêssemos velas douradas em nossa casa (com segurança, é claro... não estou propondo nenhum incêndio!), colocássemos uma música bonita para tocar, tomássemos um banho com cheirinho de flores, brincássemos com um animalzinho de estimação, conversássemos com nossos parceiros, fizéssemos um pouquinho de carinho em nossos filhos, fechássemos os olhos e mergulhássemos na calma que existe em algum lugar lá dentro de nós.

Quem sabe assim nos sentíssemos vivos outra vez e não precisássemos desesperadamente de férias para nos dar uma sensação de vida ao menos uma vez ao ano.

Quando eu vejo todo esse caos nos aeroportos, os congestionamentos nas estradas nos feriados, essa loucura toda que vai se intensificando nesta época do ano, tento perceber qual pode ser o aprendizado escondido por trás desse panorama.

Eu sempre gosto de buscar o que pode estar por trás dos fatos... Por que isso está acontecendo? O que temos que aprender com isso?

Eu não estou negando que existam problemas reais que necessitam de soluções reais! Ok, é claro que muito precisa ser feito para que a crise aérea e do turismo possa ser minimizada.

No entanto, repito... por que estamos tendo que passar por isso?

Estamos enlouquecendo na mesma proporção em que os voos atrasam, em que as estradas ficam apinhadas de carros?

Como podemos lidar com isso de forma diferente?

O que estamos buscando com tanta intensidade?

Repito. Penso que estamos em busca de “vida”. Precisamos desesperadamente nos sentir vivos, sentir que não somos máquinas fazedoras de dinheiro. E é como se só existisse vida fora de nossas rotinas, em momentos de férias ou de lazer. Sorte das agências de viagens, modernos "bancos de sangue"!

Esse, a meu ver é o engano a que todos estamos sendo levados a crer. Que trabalhamos para pagar por um pouquinho de sangue em nossas veias, por duas semaninhas de férias no final do ano, por três dias quando é feriado. Passamos meses mortos, agindo como robôs, para comprarmos momentinhos de vida em meio ao mar do Caribe, em alguma praia no Nordeste ou algo assim...

Quer saber? Estamos enganando a nós mesmos!

Enquanto não conseguirmos nos sentir vivos todos os dias, aqui e agora, não serão as férias que trarão o sangue de volta a nossas veias!

Experimente. Desligue a televisão, diminua o seu ritmo, abra espaço para mais trocas humanas. Perceba que a nossa vida já é uma maravilhosa viagem. Desfrute-a. Aqui. Agora.

 

Texto disponível em: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/ferias_eu.htm. Acesso em: 21 nov 2014.

 

Atividade 2

Imagem disponível em: http://www.ffms.pt/upload/imagens/fb159d9b-52ba-491d-9a07-e9269190e619.jpg. Acesso em: 22 nov 2014.

 

Para a compreensão do texto, entabule uma discussão a partir de alguns questionamentos:

  1. Como você entende o trecho do texto: “vender a alma” por um assento em um avião ou um quarto em um resort bacana qualquer.?
  2. Segundo a autora, o que o Natal e o Réveillon significam para algumas pessoas?
  3. E para você, o que o Natal e o Réveillon significam? (deixe que os alunos expressem suas impressões pessoais sobre essas festas)
  4. Por que a autora diz que as férias se transformam em momentos de tédio?
  5. Quais são as atitudes que poderiam humanizar o cotidiano das pessoas sugeridas pela autora do texto? Enumere-as.
  6. Por que Patricia Gebrim compara as agências de viagens a modernos "bancos de sangue"?
  7. De acordo com o texto, o que as pessoas estão realmente buscando?
  8. Você concorda com a autora quando diz que "enquanto não conseguirmos nos sentir vivos todos os dias, aqui e agora, não serão as férias que trarão o sangue de volta a nossas veias"?
  9. Qual é o conselho da autora no final do texto?
  10. Depois que você leu o texto, como você responde a questão presente no título do texto:  Férias: necessidade de descanso ou saudade de viver?

 

Atividade 3

Imagem disponível em: http://www.recados.info/wp-content/uploads/2011/06/to_de_ferias.gif. Acesso em: 22 nov 2014.

 

Momento da produção escrita. Esta atividade poderá ser feita em duplas para que haja troca de ideias e de experiências entre os pares. Entretanto, se o professor preferir, poderá solicitar que os alunos desenvolvam a atividade individualmente. Peça aos alunos que, a partir da leitura dos dois textos, pensem em suas próximas férias e escrevam um texto sobre esse momento de suas vidas.  

Recursos Complementares

Para saber mais sobre Martha Medeiros, acesse:

http://www.e-biografias.net/martha_medeiros/. Acesso em: 20 nov 2014.

http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=607705. Acesso em: 20 nov 2014.

Para saber mais sobre Patricia Gebrim, acesse:

http://www.pensamento-cultrix.com.br/authordetail.aspx?idAuthor=1064. Acesso em: 20 nov 2014.

Avaliação

Nesta proposta, o importante é perceber a concepção de férias dos alunos e levá-los a compreender o que realmente importa para que o período de férias seja benéfico. O professor deverá observar a efetiva participação dos alunos durante o questionamento do tema e a compreensão dos textos. A produção escrita desenvolvida na última atividade poderá ser avaliada quantitativamente.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • salete alves de oliveira, Escola Municipal Padre Durval Secchi , Paraná - dijo:
    alvesdeoliveirasalete@gmail.com

    30/06/2015

    Cinco estrelas

    Muito bacana, poder vivênciar as práticas pedagógicas dos professores e poder pensar, partir para uma estratégia diferenciada de acordo com nossa realidade...Parabéns pela iniciativa, professores


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