Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Mobilidade urbana: refletindo sobre os trajetos cotidianos

 

03/02/2015

Autor y Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

 

- Discutir o papel dos meios transportes na estruturação da vida na cidade.

- Saber qual é o papel do rodoviarismo brasileiro.

- Entender a importância do transporte coletivo nos centros urbanos.

Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a história do processo de urbanização e da industrialização no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a entenderem a mobilidade urbana em nosso país. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre os meios de transporte urbanos em muitas cidades brasileiras de médio e grande porte.

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

Mobilidade urbana... o que é isso?

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre os meios de transporte urbanos em muitas cidades brasileiras de médio e grande porte, muito frequentemente veiculada pela mídia. Discuta o papel do automóvel na estruturação da vida na cidade, descrevendo como é o trânsito na cidade onde os estudantes vivem. Problematize:

  • Qual é o meio de transporte que você utiliza para ir à escola?
  • Quais são os meios de transportes que você conhece?
  • Como é o trânsito na cidade em que você vive?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Recorde com os principais meios de transporte terrestre, aéreo e aquaviário, como nas ilustrações a seguir:

 

Figura 01: Exemplos de meios de transporte.

 

     

 

Fonte: Disponível em: <http://www.escolakids.com/meios-de-transporte.htm>. Acesso em 17/11/2014.

 

 

- Em seguida, informe que o tema "Mobilidade urbana" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre os desafios enfrentados pelas cidades médias e grandes em relação ao transporte público em nosso país.

 

 

Atividade 02

 

Mobilidade urbana e o trânsito nas cidades

 

PASSO A PASSO

hhh  

 

- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de compreenderem que o transporte coletivo de boa qualidade é a melhor opção para os médios e grandes centros urbanos. Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.

 

- Questões:

  • Como circula a maior parte dos bens (extrativistas, agropecuários e industriais) produzidos no Brasil?
  • Quais os principais meios de transporte utilizados pelas pessoas nos médios e grandes centros urbanos em nosso país?
  • Quais são as principais vantagens e desvantagens dos meios de trasporte individual e coletivo?
  • Que medidas podem/devem ser tomadas para melhorar a mobilidade urbana em nosso país?

 

- Para responder a estas e/ou outras questões, e indique fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. A pesquisa poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Sugira a leitura do artigo "Transporte" disponível na plataforma multimídia BRINTANNICA ESCOLA ONLINE,  cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/482703/transporte>, (acesso em 08/11/2014). A BRITANNICA ESCOLA ONLINE é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. Sugira, também, a leitura do artigo "Mobilidade urbana" disponível no endereço Web é <http://educacao.globo.com/geografia/assunto/atualidades/mobilidade-urbana.html>, (acesso em 08/11/2014).

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

 

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões, de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

- Professor(a), algumas informações são relevantes e, caso não surjam durante as apresentações, devem ser apontadas. Dentre outras, destacam-se:

 

  • Transporte é um termo genérico para designar os meios que para se locomoverem, seja para irem ao trabalho, à escola, viajarem de férias, visitarem familiares e amigos, ou para qualquer outro lugar e voltarem deles. Muitas utilizam o automóvel, já outras preferem ou necessitam de usar o transporte público, como o ônibus, o trem, o metrô o avião ou o navio.

 

Figura 02Nas grandes cidades, as pessoas dependem de diversos meios de transporte para ir de um lugar a outro.

 

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/mTPBq>. Acesso em 11/11/2014.

 

  • A economia mundial depende diretamente do transporte. Primeiramente, as matérias-prima precisam ser transportadas do lugar de origem para as fábricas para serem processadas. Alimentos, minerais e madeira comumente são transportados por caminhões, trens ou navios. O petróleo e o gás, via de regra, são levados por meio de oleodutos ou encanamentos. Os produtoso manufaturados necessitam ser movidos por caminhão, trem, navio ou avião das fábricas para as lojas.

  • A mobilidade urbana se apresenta como um desafio nos centros urbanos do Brasil e das grandes metrópoles do mundo. O deslocamento de pessoas, em busca de bens e serviços de qualidade, oportunidades de qualificação e empregos, causa, nas regiões metropolitanas e grandes capitais, locais de concentração populacional.

  • O evidente inchaço urbano e os avanços nos transportes tiveram consequências, o que demanda a urgência da harmonia e agilidade no deslocamento de bens e pessoas com eficiência, conforto e segurança, além de diminuir os impactos ambientais, visuais e de poluição sonora e atmosférica, ressaltando também modelos de minimização da exclusão social.

  • Com o objetivo de resolver o problema da poluição, os cientistas, atualmente, procuram desenvolver veículos movidos por tipos alternativos de combustíveis.

 

Figura 03: Congestionamento no trânsito é comum nos centros urbanos brasileiros.

 

Trânsito é comum nos centros urbanos do país (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/mTQg2>. Acesso em 11/11/2014.

 

  • O planejamento em transportes em médio e longo prazo torna-se imprescindível, pois as metrópoles brasileiras sofrem com os congestionamentos, o elevado custo preço das tarifas e a oferta de serviços de transportes públicos precários, ineficientes e defasados causa expressiva redução da qualidade de vida. 

  • Para melhorar a mobilidade são necessárias iniciativas públicas e privadas que priorizem o gerenciamento de transportes de massas, acima de tudo, transporte sobre trilhos, desenvolvendo logística de integração local, regional, nacional e internacional.

 

- Após as apresentações dos grupos, promova um debate sobre as questões apontadas pelos mesmos, ressaltando os aspectos mais importantes. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre importância do uso de transportes coletivos. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Os principais meios de transportes, suas vantagens e desvantagens;
  • O papel do transporte público de qualidade na estruturação das cidades médias e grandes;
  • A importância dos meios de transportes menos poluentes (bicicletas, por exemplo) e de soluções tecnológicas inovadoras (implantação de trens mais velozes).

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que elaborem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre a evolução do meios de transportes em diferentes épocas; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes dos meios de transportes; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/11/2014.

Compreendendo o tema: mobilidade urbanaDisponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53486>. Acesso em 07/11/2014.

Entre RiosDisponível em: <http://vimeo.com/14770270>. Acesso em 07/11/2014.

Mobilidade urbana. Disponível em: <http://educacao.globo.com/geografia/assunto/atualidades/mobilidade-urbana.html>. Acesso em 08/11/2014.

Mobilidade urbana: a quem cabe a solução? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51738>. Acesso em 07/11/2014.

Mobilidade e transporteDisponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=MYOOR-hHExM>. Acesso em 08/11/2014.

O desafio da mobilidade urbana no BrasilDisponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=GgmJcO2997w>. Acesso em 07/11/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório, na participação no fórum de discussão e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.