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Música Indígena

 

26/01/2015

Autor y Coautor(es)
ROBERTA PAULA GOMES SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Comunicação indígena
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as músicas indígenas guarani.
  • Identificar os instrumentos musicais indígenas.
  • Conhecer a cultura indígena.
  • Explorar a produção do gênero textual bilhete e a oralidade.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios. 

Estratégias e recursos da aula

Essa aula justifica-se dentro das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (MEC) e permite a construção e o exercício de direitos considerados para o aprendizado dos conteúdos de História (MEC, 2012), tais como: conhecer a cultura dos povos indígenas do Brasil. Espera-se com essa aula, que os alunos possam discutir a temática dos povos indígenas do Brasil, por meio das suas canções, buscando compreender a importância histórica e cultural das mesmas no interior das tribos. Espera-se também que os alunos  respeitem a cultura indígena e reconheçam a sua contribuição para com o nosso país.

Primeiro momento -  músicas indígenas

 

Professor, iniciar expondo o tema da aula Música Indígena. Após apresentar, questionar aos alunos o que eles sabem sobre esse assunto.

 

Simultaneamente a fala dos alunos, registrar no quadro as colocações dos mesmos, que, posteriormente deverão também fazer o registro em seus cadernos.

 

Após o registro, propor que ouçam as músicas da tribo guarani do CD Memória Viva Guarani, de Nande Reko Arandu (2002), disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/sons-indigenas/684-ww. Acesso em 13/11/2014.

 

 

                                                                                                     CD

 

Imagem disponível em: http://www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/ascom/2011/som/05-Mai/arandu-capa.gif. Acesso em 13/11/2014.

 

Esclareça aos alunos que a música é apresentada na língua guarani. Esta é uma língua indígena falada originalmente na América do Sul. Atualmente pelos povos da etnia guarani. Atualmente é falada também pelos paraguaios.

 

 Site para mais informações sobre a língua guarani:

 

WIKIPÉDIA. Língua guarani. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_guarani. Acesso em 15/11/2014

 

 

Após a execução das músicas, propor um debate sobre o assunto para perceber as impressões dos alunos sobre o que ouviram. É importante garantir que todos falem e ouçam os demais colegas.

 

Sugestão de questões para o debate.

 

            a) Qual a opinião de vocês sobre a música indígena?

            b) Elas são parecidas com as nossas?

            c) Vocês conhecem o idioma cantado por esses índios?

            d) Quais temáticas são abordadas nessas músicas?

            e) Por que os índios cantam?

            f) A música é importante para os índios? Por quê?

 

Professor, neste momento, chame a atenção dos alunos sobre a luta dos povos indígenas (assim como as dos negros também) na história da formação da população brasileira e a contribuição dos mesmos na formação da sociedade nacional, seja na área social, econômica ou política (Lei nº. 11.645 de 10 de março de 2008).

 

 

Segundo Momento - pesquisando sobrea música indígena

 

Na sala de informática, organizar os alunos em duplas e propor uma pesquisa sobre a importância e o significado da  música para os índios guarani., a partir da leitura do texto postado pela Fundação Nacional do Índio, intitulado O Cântico das crianças, disponível em:  http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/sons-indigenas/684-ww. Acesso em 13/11/2014.

 

Propor às duplas uma leitura silenciosa do texto, em seguida, sugerir que cada dupla leia uma frase do texto em voz alta. Repetir essa dinâmica até que todos os alunos leiam o texto e comentem o que entenderam. É importante que eles consigam falar sobre os temas abordados nas músicas guaranis e o significado cultural das músicas para as tribos.

 

Solicite aos alunos para que, após a leitura, façam um relatório sobre o motivo pelos quais os índios guarani cantam, a importância da música para eles e quais os instrumentos utilizados por eles na sua música.

 

Terceiro Momento  - construindo instrumentos indígenas

 

Após a compreensão da importância cultural da música para os povos indígenas, apresentar, utilizando o data show, imagens de alguns instrumentos utilizados pelos índios nas suas músicas. Após a apresentação, colocar algumas questões para auxiliar os alunos a refletirem sobre esses instrumentos.

 

 

 

                                           

Imagem I - Apitos de Cerâmica

 

apitos

 

 

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_KVTbbFaHO7Q/SEk5eLmhmrI/AAAAAAAAADg/-0lP3ZRLdqI/s1600-h/Imagem5.png. Acesso em 14/11/2014.

 

 

 

Imagem II - Flautas

 

flauta

 

Imagem disponível em: https://hemi.nyu.edu/unirio/studentwork/imperio/projects/amauri/figura6.jpg. Acesso em 14/11/2014.

 

 

Imagem III - Maracá

 

maracá
  

 

Imagem disponível em:  http://www.nandeva.org/sites/default/files/produtos/146_01_4_03_007.jpg.  Acesso em 14/11/2014.

 

Sugestão de questão para auxiliar os alunos a refletirem sobre as imagens.

a) Vocês conhecem esses instrumentos?

b) Sabe de que material eles são feitos?

c) Estes instrumentos também são utilizados nas músicas não indígenas?

 

Após a fala dos alunos, explicar que esses instrumentos são feitos de diferentes objetos como argila, madeira, bambu, sementes, pedras, ossos entre outras. E que eles são elaborados pelos próprios índios.

 

 

 

instrumento musical

 

 

Imagem disponível: http://1.bp.blogspot.com/_awVRaZgcWXY/SeKKMoB-jQI/AAAAAAAAABo/MZ0SmpSjx3s/s200/Imagem+012.jpg. Acesso em 14/11/2014.

 

Professor, propor aos alunos a construção do instrumento musical indígena Maracá.  Para isso, solicitar previamente objetos como garrafas descartáveis pequenas, sementes recolhidas na natureza, fitas, papéis, jornais e penas. A ideia é que esses materiais não sejam comprados, mas sim, reaproveitáveis para que os alunos possam aproximar da experiência dos povos indígenas que retiram da natureza os materiais para confeccionar seus instrumentos.  Para isso é necessário que cada aluno traga de casa o seu material.

 

Proponha aos alunos que escrevam um bilhete para ser entregue a seus pais ou responsáveis.

 

Aproveite para reforçar com os alunos que o bilhete é um gênero textual do cotidiano, utilizado para transmitir uma mensagem curta ou um recado e precisa conter os seguintes elementos: destinatário (a pessoa que receberá o bilhete), mensagem, nome legível do emissor e a data. Portanto, ao escrever o bilhete para os pais, estejam atentos para cumprir as regras na escrita do mesmo.

 

Sugestão de bilhete para os pais solicitando:

 

 

Senhores pais e ou responsáveis,

 

Na próxima aula dia __/__/__, iremos confeccionar um instrumento musical utilizado pelos índios chamado maracá, para isso, solicitamos que envie para a escola uma garrafa pet pequena, folhas de jornais, fitas de cetim, lantejoulas e sementes recolhidas na natureza. A sugestão é que esses materiais sejam reaproveitados, não havendo a necessidade de comprá-los.

 

Atenciosamente

 

 Professor (a): __________________________________________

 

14\11\2014

 

 

 

Site sobre o gênero textual bilhete:

 

SILVA. Mariane Ellen da. Trabalhando com gênero textual bilhete. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54741. Acesso em 14/11/2014.

 

Site para auxiliar na confecção de instrumento musical:

 

Confecção de instrumento musical: o maracá, disponível em: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com.br/2009/04/confeccao-de-instrumento-musical-o.html. Acesso em 14/11/2014.

 

 

Quarto Momento – experimentando o maracá

 

Após a elaboração do Maracá, proporcionar um momento para os alunos cantarem e tocarem os instrumentos confeccionados. Caso a escola, tenha um professor de música, propor uma aula interdisciplinar para que esse profissional possa orientar sobre as técnicas de manipulação desse instrumento.

 

Quinto Momento

 

Solicitar aos alunos que redijam um texto, no caderno de história, sobre músicas e instrumentos indígenas. Esse texto deverá conter as informações dos textos lidos na internet bem como as questões abordadas nos debates. Os alunos deverão relatar também sobre a sua experiência de confeccionar o maracá. Após a finalização do texto, propor a leitura em voz alta das produções textuais. Professor para garantir que todos possam ler e ouvir a leitura dos demais colegas, a sugestão é que organize as carteiras em círculo.

Recursos Complementares

BRAUN, Nani. Cultura indígena. Disponível em: http://nanibraun.blogspot.com.br/2011/05/cultura-indigena.html.  Acesso em 14/11/2014.

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília, 2012. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade2_MIOLO.pdf. Acesso em 14/11/2014.

 

PERET, J.A. A força mágica da música indígena. Disponível em: http://www.imagick.org.br/pagmag/themas2/flautas.html. Acesso em 14/11/2014

Avaliação

A avaliação será processual, considerando o envolvimento e o interesse dos alunos na temática estudada e nas atividades propostas. Procure identificar no decorre das aulas, através da participação nos debates e produção oral se os alunos compreenderam os significados culturais das músicas para os povos indígenas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 15 calificaciones

  • Cinco estrelas 11/15 - 73,33%
  • Quatro estrelas 4/15 - 26,67%
  • Três estrelas 0/15 - 0%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

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