22/01/2015
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | História | Comunicação indígena |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
- Identificar as diferenças culturais entre as crianças brasileiras.
- Conhecer a cultura indígena de Ikpeng.
- Valorizar a contribuição indígena para o Brasil.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Essa aula tem o objetivo de refletir sobre as crianças indígenas do Brasil, a partir da narrativa elaborada e gravada em um vídeo produzido por um grupo de jovens indígenas. Esta narrativa faz parte das atividades do projeto que leva o nome de “Vídeo nas aldeias”, com a participação de jovens indígenas cineastas elaborando inúmeras produções. Este vídeo produzido por um grupo de jovens indígenas, que tem se colocado como protagonistas na elaboração da história indígena no Brasil. Criado em 1986, este projeto foi, desde o início, elaborado para apoiar as lutas dos povos indígenas, fortalecer suas identidades, seus patrimônios territoriais e culturais.
Primeiro Momento
Imagem disponível em: http://l.yimg.com/a/i/br/news/1210/xingu9_550.jpg. Acesso em: 16/11/2014.
Professor organizar a sala para a exibição do vídeo Das crianças de Ikpeng para o mundo (Dublado), produzido pela ONG Vídeos nas Aldeias em parceria com a UNESCO, com duração de 35min24seg. O mesmo está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=28r1cj0xwEs. Acesso em 10/11/2014. Nessa produção, as crianças indígenas da tribo de Ikpeng, da reserva nacional do Xingu, narram o seu cotidiano.
Após a exibição do documentário, convidar os alunos para um debate sobre o vídeo. O debate deverá ser conduzido pelo professor, a partir de questões colocadas para a turma. É importante garantir que todos falem e ouçam os demais colegas.
Sugestão de questões para o debate:
Professor, a partir das respostas dos alunos, comentar que grande parte dos povos indígenas do Brasil vive em péssimas condições, nem todos tem as suas terras respeitadas, que eles sofrem muitos preconceitos e que nós temos que valorizar e respeitar esses grupos indígenas, enquanto forma de valorizar o nosso passado e a nossa história.
Segundo momento
Organizar os alunos em duplas, em seguida, propor que eles reflitam sobre as crianças indígenas, percebendo as diferenças e semelhanças entre o seu cotidiano e o das crianças de Ikpeng apresentadas no vídeo. As duplas deverão registrar as suas observações no caderno de História. Ao término da atividade, construa coletivamente um quadro, no papel pardo, para que os alunos possam transcrever as suas conclusões.
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Crianças de Ikpeng |
Crianças não indígenas |
Alimentação
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Brincadeiras
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Vestuário
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Língua falada
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Expressões mais usadas
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Fonte: Quadro construído pela autora.
Terceiro momento
Organizar a sala de aula disponibilizando as carteiras em semicírculo, em seguida, por meio do data show, projetar o mapa político do Brasil e o da reserva nacional do Xingu. Nesse momento, é importante ressaltar que, através do vídeo exibido na primeira aula, eles conheceram um pouco sobre o modo de brincar, de comer, de fazer festas, de cantar das crianças de Ikpeng e que agora vão aprender sobre o local que essas crianças vivem.
A partir da visualização dos mapas, reforce com os alunos a informação de que vivem no mesmo país que as crianças de Ikpeng, mas, que eles apresentam modos diferentes de viver, como foi observado no vídeo. Esse exercício possibilitará perceber as diferenças culturais que existem em nosso país e a necessidade de respeitá-las.
Mapa político do Brasil
Imagem disponível em: http://www.mundoeducacao.com/upload/conteudo/mapa%20politico.jpg. Acesso em 10/11/2014.
Sugestão de questões para trabalhar com o mapa
Mapa do Parque do Xingu e aldeias demarcadas
Imagem disponível em: http://img.socioambiental.org/d/281987-1/pix_3.jpg. Acesso em 10/11/2014.
Você sabia?
O Parque Indígena do Xingu (antigo Parque Nacional Indígena do Xingu) foi criado em 1961 pelo então presidente brasileiro Jânio Quadros, tendo sido a primeira terra indígena homologada pelo Governo Federal. Seus principais idealizadores foram os irmãos Villas Bôas, mas quem redigiu o projeto foi o antropólogo e então funcionário do serviço de Proteção ao Índio, Darcy Ribeiro.
Sugestão de questões para trabalhar com o mapa
Após as análises dos mapas sugerir, um material impresso com os dois mapas, com o objetivo de identificar as localizações dos estados trabalhados oralmente. A atividade poderá receber o seguinte título: “Trabalhando com mapas.”
Imagem disponível em: http://www.fotosimagens.net/wp-content/uploads/2011/08/Mapa-do-brasil-preto-e-branco.gif. Acesso em: 12/11/2014.
Mapa do Parque Xingu e aldeias demarcadas
Imagem disponível em: http://img.socioambiental.org/d/281987-1/pix_3.jpg. Acesso em 12/11/2014.
Roteiro de Atividades:
No mapa do Brasil:
No mapa da reserva Nacional do Xingu
Quarto momento
Organizar os alunos em duplas. Em seguida propor a elaboração de um texto, sobre as crianças indígenas de Ikpeng, levando em consideração o filme assistido e as atividades realizadas posteriormente. Ao término do texto, cada dupla deverá realizar a leitura em voz alta para turma. É importante apresentem também, a opinião da dupla sobre a temática estuda. Organizar para que todos falem e ouçam as demais falas.
Quinto momento
Na sala de informática da escola, propor aos alunos, ainda em duplas, que criem uma História em quadrinho digital, inclusive, o título. Os alunos deverão elaborar sua HQ a partir do texto produzidos por eles.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_QvRsaHE7Yc8/S-Fp_PxwB5I/AAAAAAAAAC4/SwmyTaHU9QQ/s1600/Captura_da_tela-3.png. Acesso em 15/11/2014
Professor, para a elaboração da HQ acesse o site Meu Gibi.com, disponível em: http://www.meugibi.com/. Acesso em 14/11/2014. Realize um cadastro e o programa estará liberado para a confecção da HQ. Finalizar a atividade, disponibilizando-as no blog da turma ou da escola.
Site: Vídeo nas Aldeias. Disponível em: http://www.videonasaldeias.org.br/2009/vna.php. Acesso em 12/11/2014.
INSTITUTO CATITU. Mawo – Centro de formação, pesquisa, registro e divulgação da cultura ikpeng. Disponível em: http://institutocatitu.org.br/projetos/mawo/. Acesso em 12/11/2014.
A avaliação é processual e gradativa, o professor deverá observar o interesse dos alunos pelas atividades propostas. Avalie também a produção do texto e da História em Quadrinhos, observando se há coerência nas informações relatadas.
Quatro estrelas 2 calificaciones
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14/07/2015
Quatro estrelasEu gostei muito desse projeto contribui bastante com o meu trabalho,parabens pelo um bom projeto.
22/03/2015
Quatro estrelasGostei muito da aula. Vou aproveitar algumas ideias para minhas aulas de Geografa,