Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A ÁRVORE E SEU PAPEL. REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁRVORE EM NOSSA VIDA.

 

24/11/2014

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver valores e atitudes em relação às árvores.
  • Identificar a importância da árvore em nossas vidas.
  • Conhecer como se dá o plantio de uma árvore.
  • Estabelecer o vínculo afetivo do ser humano e a árvore plantada por ele.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
4 Aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, que estejam inseridos no processo de alfabetização e letramento, bem como pretende contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

 

 

1° momento: Para introduzir o tema, convide os alunos para assistirem ao vídeo “CRESCER: Livro Contado por Ana Luisa Lacombe”. Duração: 8min39seg. Disponível em: http://globotv.globo.com/editora-globo/crescer/v/crescer-livro-contado-por-ana-luisa-lacombe/1490101/. Acesso em 17 de novembro de 2014.

 

Sinopse: A Árvore Generosa, de Shel Silverstein, "é uma fábula em preto-e-branco sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio. Ela sempre acolhe e oferta; ele tudo pede e retira. A árvore propõe uma relação de troca sincera e desinteressada - essa que o menino parece desaprender quando vira homem”. Fonte: Livro - A árvore generosa. Disponível em: http://dicaspaisefilhos.com.br/leitura/livro-a-arvore-generosa/. Acesso em 17 de novembro de 2014.

 

Figura 1 - Imagem, obtida pela autora, do vídeo “CRESCER: Livro Contado por Ana Luisa Lacombe”. Disponível em: http://globotv.globo.com/editora-globo/crescer/v/crescer-livro-contado-por-ana-luisa-lacombe/1490101/. Acesso em 17 de novembro de 2014.

 

 

2° momento: Para verificar a compreensão dos alunos quanto à história da árvore generosa, pergunte:

 

  • Quem sabe o significado de “generoso”?
  • Por que, na história, a árvore é generosa?
  • O que aconteceria se todos fizessem como o menino da história?
  • Vocês conseguem imaginar um mundo sem árvores?
  • Quem acredita que no final da história a árvore ficou realmente feliz?
  • O que o menino poderia ter feito para o final ser diferente?

 

 

3° momento: Após o diálogo com os alunos, solicite que elaborem dois desenhos: o primeiro sobre a história do menino e a árvore generosa e o segundo sobre como cada um acredita que o menino da história poderia ter feito. Oriente para que os alunos dividam a cartolina ao meio, façam o primeiro desenho do lado esquerdo e o segundo do lado direito. Do lado esquerdo, acima do desenho, os alunos deverão escrever o título da história “A ÁRVORE GENEROSA” e do lado direito deverão criar um título para a “nova” história (por exemplo, “os dois lados da generosidade”), dependendo do ponto de vista de cada aluno.

 

Disponibilize cartolina branca, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, pincel etc.

 

 

4° momento: Convide cada aluno para apresentar seus desenhos ao restante da turma e explicar o porquê das duas representações, tal como a história e como poderia ter sido. Disponibilize um espaço em sala para os desenhos ficarem expostos até o final de todas as atividades relacionadas ao tema.

 

 

 

AULA 2

 

1° momento: Convide os alunos para uma reflexão sobre o que a árvore pode nos proporcionar. Faça referência à história “A árvore generosa”, apresentada na aula anterior, e pergunte aos alunos:

 

  • Vocês se lembram do que o menino “ganhou” da árvore generosa?
  • O que mais vocês acreditam que a árvore pode nos proporcionar? Quais os benefícios? Qual a importância da árvore em nossa vida?

 

 

2° momento: Em seguida, distribua uma cópia da imagem abaixo para cada aluno e selecione aleatoriamente alguns alunos para fazerem a leitura (em voz alta) dos benefícios apresentados na imagem.

Figura 2- Imagem obtida pela autora. Disponível em: https://arvoresvivas.files.wordpress.com/2007/07/importancia-arvores.jpg. Acesso em 17 de novembro de 2014.

 

 

3° momento: Convide os alunos para visitarem a biblioteca de sua escola. Caso na escola não possua uma biblioteca ou, ainda, se a biblioteca da escola não possuir em seu acervo o livro sugerido nesta aula, convide os alunos para visitarem a biblioteca de sua cidade. Se houver dificuldade em encontrar o livro nestas bibliotecas, realize uma busca pela internet, através da ferramenta Google, de versões dos livros disponibilizadas na extensão “pdf” ou outra. Em último caso, converse com a Direção da escola sobre a possibilidade de um ou mais exemplares serem adquiridos.

 

 

4° momento:  Apresente aos alunos o livro “A última árvore do mundo” e escolha aleatoriamente alguns alunos para fazerem a leitura do livro, em voz, alta para toda a turma.

 

LIVRO – “A última árvore do mundo”, de Lalau. Ilustrações de Laurabeatriz. Editora Scipione, 31 páginas. Sinopse: “uma obra que explica, de forma muito simples, a trajetória das árvores ao longo do ano, da vida. A sombra que ela projeta durante um dia de sol, as frutas que delas nascem (e como essas frutas alimentam outros seres), como as árvores passam pelas estações do ano. Enfim, como as árvores são vida!”. Fonte: BANDEIRA, Ana Paula. A última árvore do mundo. Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/blogdeletrinhas/2010/09/21/a-ultima-arvore-do-mundo/?topo=67,2,18,,38,67&status=encerrado. Acesso em 17 de novembro de 2014.

 

Figura 3- Imagem, obtida pela autora, da capa do livro "A última árvore do mundo". Disponível em: http://isuba.s8.com.br/produtos/01/00/item/116494/4/116494461G1.jpg. Acesso em 17 de novembro de 2014.

 

 

5° momento: Após a leitura do livro, pergunte aos alunos se eles já pararam para observar as árvores da rua onde moram, das praças do bairro, do caminho até a escola, do parque onde passeiam etc. Pergunte qual é a mensagem principal do livro e o que podemos fazer para que não reste apenas uma árvore no mundo. Em seguida, solicite que escrevam um texto para completar a ideia de que “A árvore é importante em nossas vidas porque ...”. O Objetivo da produção desse texto é levar os alunos a refletirem e repensarem sobre os benefícios das árvores para os seres vivos, tais como: os frutos produzidos por elas, a sombra projetada, a qualidade do ar que respiramos em razão das árvores, dentre outros. Enfim, espera-se que com a produção dos textos os alunos consigam identificar a importância da preservação das árvores para a qualidade da vida das pessoas e animais. 

 

 

 

AULAS 3-4

 

Professor, para esta aula é importante que se faça um contato prévio com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de sua cidade para verificar a possibilidade de realizar uma aula prática de plantio de mudas de árvores em praça pública, próxima à sua escola. Junto aos órgãos competentes, defina quais espécies poderão ser plantadas. É interessante, também, que se faça contato com alguma ONG Ambiental ou com profissionais de meio ambiente (biólogo ou engenheiro florestal), para que os mesmos façam um breve relato aos alunos sobre o plantio de árvores (espécies recomendadas para cada espaço, as características e métodos de plantio, a importância de plantar árvores etc.) e acompanhem/direcionem o plantio das mudas junto aos alunos. Procure, ainda, algum viveiro de plantas de sua cidade, que se disponha a fazer uma doação das mudas de árvores (recomendadas pela Secretaria de Meio Ambiente) para o desenvolvimento da atividade. Sugere-se uma muda de árvore por aluno ou, pelo menos, cinco unidades, dependendo da disponibilidade do viveiro de plantas e do tempo para a realização da atividade.

 

 

1° momento: Convide os alunos para se sentarem em círculo e distribua uma cópia do poema “Plantar”, de Baltazar de Godoy Moreira. Solicite que cada aluno leia em voz alta uma linha de cada estrofe. O professor deverá solicitar ao aluno à sua esquerda para iniciar o poema e a leitura deverá seguir em sentido horário

 

 

PLANTAR

 

Planta-se uma sementinha,

dá isso muito trabalho?

Nasce em pouco uma plantinha,

um caule, depois um galho,

depois um outro, e a ramagem

abre-se e, após coroada

de verdejante folhagem,

fica uma árvore formada.

 

Depois chega a primavera.

O Sol tem outros fulgores!

E a planta que já crescera

cobre-se toda de flores!

O outono, após o verão,

traz os seus dias enxutos,

e brilha a árvore, então

toda arreada de frutos!

 

Muito trabalho dá isso?

Basta plantar a semente!

Em paga desse serviço

a árvore, fartamente,

depois de grande, viçosa,

além de muitos produtos,

dá sempre sombra gostosa,

quando não flores e frutos!

 

 

Fonte: PEREGRINA CULTURAL. Plantar, um poema infantil para o dia da árvore de Baltazar de Godoy Moreira. Disponível em: https://peregrinacultural.wordpress.com/2008/09/19/plantar-um-poema-infantil-de-baltazar-godoi-moreira/. Acesso em 18 de novembro de 2014.

 

 

2° momento: Após a leitura do poema, pergunte aos alunos quem já passou pela experiência de plantar uma árvore e quem acredita que isso dá trabalho. Apresente aos alunos as mudas doadas por algum viveiro da cidade (em contato realizado previamente, conforme sugerido) e convide o profissional especializado responsável pelo acompanhamento do plantio para um breve relato aos alunos sobre o plantio de árvores (espécies recomendadas para cada espaço, as características e métodos de plantio, a importância de plantar árvores etc.)

 

 

3° momento: Convide os alunos para realizarem o plantio das mudas das árvores apresentadas, com a supervisão do profissional especializado. Durante a atividade, realize um registro fotográfico para que os alunos possam, posteriormente, elaborar um painel com o título “Entre no clima, plante essa ideia!” expressando seus sentimentos quanto à experiência e a importância de se plantar árvores, para ser exposto em área de comum acesso a todos da escola.

 

 

Sugestão ao professor

 

Professor, esta aula poderá ser desenvolvida inteiramente no local onde serão plantadas as mudas, principalmente, se a praça escolhida não for muito próxima da escola. Caso seja inviável realizar o plantio em praça pública, verifique a disponibilidade de outros lugares junto aos órgãos gestores de parques, reservas, ou mesmo no espaço na escola. Por fim, caso seja possível o plantio de apenas uma muda, sugira que os alunos levem para plantar em casa, caso tenham espaço suficiente, ou para doar a alguém que poderia fazer o plantio.

 

Para ampliar seu conhecimento sobre a atividade de plantar árvores com os alunos, acesse:

 

BARDY, Lívia Raposo. Plantando árvores. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1920. Acesso em 17 de novembro de 2014.

 

 

Figura 4- Mosaico elaborado pela autora a partir de fotografias disponíveis na seção "foto folhinha" do jornal Folha de S. Paulo, com o título "Dia de campo na mata atlântica". Disponível em: http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/18215-dia-de-campo-na-mata-altantica#foto-305663. Acesso em 19 de novembro de 2014.

Recursos Complementares

ÁRVORES BRASIL. Árvore - Porque Plantar. Disponível em: http://www.arvoresbrasil.com.br/?pg=arvore_porque_plantar. Acesso em 17 de novembro de 2014.

CARLSTROM, Gabriela de Souza. Árvores da Minha Cidade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016865.pdf. Acesso em 17 de novembro de 2014.

MIRANDA, Camila. Vamos plantar uma árvore? Desperte a consciência ecológica dos pequenos. Disponível em: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/102/artigo227164-1.asp . Acesso em 17 de novembro de 2014.

SOS MATA ATLÂNTICA. 5 ideias para ser sustentável plantando árvores 04/04/2014. Disponível em: http://www.sosma.org.br/blog/5-ideias-para-ser-sustentavel-plantando-arvores/. Acesso em 17 de novembro de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber, no decorrer das atividades, se os alunos foram capazes de desenvolver valores e atitudes em relação às árvores, bem como de identificar a importância da árvore em nossas vidas. Avalie o interesse em conhecer como se dá o plantio de árvores e se conseguiram estabelecer um vínculo afetivo com as árvores plantadas por eles. E, ainda, considere o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades e participações individuais e coletivas dos alunos. Por fim, observe o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas ao longo de todas as aulas.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Graziela Fragoso, Universidade Cidade de São Paulo , São Paulo - dijo:
    grazielafragoso@bol.com.br

    09/05/2015

    Cinco estrelas

    Aula Fantástica!!! Professora preparada e muito feliz em suas colocações e em sua didática.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.