22/01/2015
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Identificar as principais regiões produtoras de café no Brasil no século XIX.
Conhecer a mão de obra utilizada nas lavouras cafeeiras no Brasil.
Pesquisar sobre a substituição da mão de obra escrava pela mão de obra imigrante na produção do café.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Imagem disponível em: http://www.revistacafeicultura.com.br/bancofotos/materias/cafe_02.jpg. Acesso em 15/11/2014.
Primeiro momento
O café, durante o século XIX, foi o principal produto de exportação do Brasil. Nesse período, a mão de obra africana vai dando lugar a mão de obra imigrante. Os imigrantes vinham de várias regiões da Europa como Itália, Alemanha entre outras. Aqui no Brasil, o imigrante percebe que a realidade do trabalho era muito diferente da anunciada pelo governo brasileiro na Europa. Por meio do sistema de parceria, o imigrante era muito explorado, deixando grande parte dos seus salários com os barões do café, que detinham o poder político e econômico do Império brasileiro. Estudar mais essa temática da história do Brasil permite compreender o desenvolvimento econômico do país durante o Império, e ainda, compreender motivos das políticas de imigração europeia no Brasil no século XIX.
Para iniciar a temática da produção cafeeira no Brasil durante o Império, apresentar o vídeo TV Escola História O reino do café Brasil 500 anos o Brasil Império na TV, em que bonecos animados de Mão Molenga - Teatro de Boneco - explicam acontecimentos importantes da história do Brasil. Uma produção da TV Escola, com duração de 17min29seg. O mesmo está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=u7mq2DWZbEQ. Acesso em 14/11/2014.
Esse vídeo narra a história do café no Brasil no século XIX e a utilização da mão de obra imigrante empregada nas plantações de café.
Para a exibição do vídeo, salvar previamente em seu computador e apresentá-lo aos alunos na sala de aula, por meio da projeção utilizando o data show. Ao término do filme propor um debate, garantindo que todos possam falar e ouvir a fala os demais colegas.
Sugestões de questões para o debate:
a) No período do Império, em quais regiões do Brasil o café era mais cultivado?
b) Qual era a mão de obra utilizada nas plantações do café no século XIX?
c) Qual o tipo de contrato de trabalho estabelecido entre o imigrante e o produtor de café?
d) De onde vinham os imigrantes para o Brasil?
e) Como era as relações pessoais entre imigrante e o produtor de café?
f) Existem ainda relações desta natureza no Brasil?
g) Quais foram os benefícios para o Brasil, ao adotar o trabalho imigrante?
Segundo momento
Professor, propor uma análise do mapa da produção do café no Brasil (Séc. XIX) para que os alunos possam identificar as regiões brasileiras onde se desenvolveu a agricultura do café. Para isso, salvar previamente o mapa em seu computador e projetar por meio do data show. Para essa atividade a sala deverá ser organizada em semicírculo.
Imagem disponível em: http://www.coladaweb.com/files/economia-cafeeira(1).jpg. Acesso em 15/11/2014.
Sugestões de questões para analisar o mapa:
a) Em quais estados brasileiros se desenvolveu o cultivo do café?
b) Observando a legenda, responda:
c) Quais regiões brasileiras estão representadas de 1 a 5 no mapa?
Mediante a fala dos alunos, fazer intervenções para explicitar o nome de cada região que é representada no mapa e o avanço da produção de café no Brasil com o passar dos anos.
Terceiro Momento
Imagem disponível em: http://www.almanaqueurupes.com.br/portal/wp-content/uploads/2013/09/imigrantes.jpg. Acesso em 15/11/2014.
Em duplas, na sala de informática, propor aos alunos uma pesquisa sobre a substituição da mão de obra escrava pela mão de obra imigrante na produção do café e as contribuições dos imigrantes europeus na construção da imagem do Brasil hoje (na cultura, economia e política). Nessa pesquisa, os alunos deverão compreender os motivos da crise da mão de obra escrava no Brasil e os argumentos dos fazendeiros para utilizar da mão de obra imigrante nas suas fazendas. Essa pesquisa deverá ser registrada no caderno de História em forma de texto expositivo. O texto deverá conter as informações da pesquisa e ainda contemplar também as questões levantadas durante o debate e a análise do mapa.
Roteiro de pesquisa para os alunos:
a) Leia atentamente os textos sugeridos.
b) Verifique as ideias centrais dos textos e discuta com o seu colega.
c) Façam anotações das discussões realizada pelas duplas.
d) Redija um texto contemplando as discussões realizadas tanto pelas duplas e pelo restante da sala.
e) Certifique se o texto conseguiu atingir os objetivos da pesquisa.
Para saber mais sobre texto expositivo ver:
TODA MATÉRIA. Gêneros textuais, disponível em: http://www.todamateria.com.br/generos-textuais/. Acesso em 16/11/2014.
Sugestões de sites para os alunos:
HISTÓRIA DO BRASIL.NET. História da imigração no Brasil. Resumo. Disponível em: http://www.historiadobrasil.net/imigracao/. Acesso em 15/11/2014.
MORAIS, Edenilson. Mestres da História.– Saiba mais sobre a imigração para o Brasil do século XIX. Disponível em: http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2011/04/saiba-mais-sobre-imigracao-para-o.html. Acesso em 15/11/2014.
CASTRO, Leonardo. O café no Brasil. Disponível em: http://novahistorianet.blogspot.com.br/2009/01/o-caf-no-brasil.html. Acesso em 15/11/2014.
Quarto momento
Propor aos alunos que (re)elaborem os textos produzidos na aula anterior com a finalidade de serem apresentados em sala de aula.
Organização do texto: O texto deverá contemplar todas as discussões realizadas sobre a produção do café no Brasil (século XIX) e a opinião da dupla sobre a temática estudada.
Organização das apresentações: (Critérios a serem definidos juntamente com os alunos).
a) Definir, previamente, a ordem das apresentações.
b) Considerando que o gênero textual é expositivo, o aluno poderá enriquecer o seu texto com charges, notícias, audiovisual sobre o tema pesquisado.
c) Estipular um tempo para cada apresentação.
d) Organizar um momento para debate das dúvidas que provavelmente irão surgir.
e) Momento que cada dupla fará a sua autoavaliação.
f) Momento de revisão dos textos juntamente com o professor.
Quinto momento
Propor a apresentação dos textos, de acordo com os critérios estabelecidos na aula anterior (tempo, ordem das apresentações entre outros). É importante que os debates aconteçam após cada apresentação. Após a realização das apresentações socializar o trabalho na escola seja em forma de jornal ou no blog da turma.
MARKCAFÉ. O café e a imigração no Brasil. Disponível em: http://www.markcafe.com.br/o-cafe/historia/1117-ocafeeaimigracaonobrasil. Acesso em: 15/11/2014.
ROCHA. Elaine P. A chegada dos imigrantes no Brasil: 120 anos depois. Disponível em: http://www.almanaqueurupes.com.br/portal/textos/colunistas/a-chegada-dos-imigrantes-no-brasil-120-anos-depois/. Acesso em 15/11/2014.
A avaliação será processual, considerando o envolvimento e o interesse dos alunos na temática estudada e nas atividades propostas. Procure identificar no decorrer das aulas, através da produção oral, se os alunos conseguiram identificar os locais de produção do café, a mão de obra utilizada nas lavouras cafeeiras, as condições de trabalho dos imigrantes e a sua contribuição para a imagem do Brasil no século XIX. Avalie também os textos produzidos e as apresentações das suas produções.
Cinco estrelas 4 calificaciones
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03/04/2016
Cinco estrelasÓtima aula, seguindo eu apenas com a sugestão de utilizar o google docs no momento de registro da pesquisa ao invés de utilizar os caderno escolares. É uma opção forte se pensarmos que nossos estudantes hoje utilizam mais os teclados do computador para a escrita que a caneta/lápis e folha.
17/06/2015
Cinco estrelasGostei muito
25/03/2015
Cinco estrelasÓtima aula e muito boa a organização dos assuntos a serem trabalhados.
16/03/2015
Cinco estrelasGostei da montagem e atividades propostas com a participação oral dos alunos que enriqueceu por demais as aulas.