Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


"A cidade ideal", do musical "Os saltimbancos"

 

24/11/2014

Autor y Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentar os prós e os contras da cidade onde mora.
  • Discorrer sobre a noção de cidade ideal sob várias perspectivas.
  • Analisar, sob a ótica de cada bicho, a música "A cidade ideal".
  • Recriar a canção a partir de suas próprias perspectivas por meio de um podcast.
Duração das atividades
200 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Canções.
  • Noção mínima de representação.
  • Noção básica de pressupostos e subtendidos.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • discussão oral e coletiva;
  • atividades de representações sociais;
  • desconstrução de conceitos pressupostos;
  • computador, internet e projetor;
  • criação de um podcast.

 

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo é sensibilizar os alunos para a proposta didática, discutindo os prós e os contras da cidade onde moram.

 

O professor iniciará a aula apresentando fotos da cidade onde os alunos moram e discutindo com eles os prós e contras da cidade.

Professor, para essa atividade, faça no quadro uma tabela com pontos positivos e pontos negativos da cidade onde moram. Incite os alunos a pensarem criticamente na sua comunidade.

http://www.algartech.com/File/News/Image/pt-br/230/News_230.jpg Acesso em 20 nov. 2014.

 

http://uipi.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Anivers%C3%A1rio-de-Uberl%C3%A2ndia-ter%C3%A1-diversas-atividades.jpg Acesso em 20 nov. 2014. 

 

 

Atividade 2

O objetivo é discutir a noção de cidade ideal sob várias perspectivas.

 

Depois da discussão inicial sobre os pontos positivos e negativos da cidade onde moram, o professor deverá provocar os alunos por meio do questionamento:

  • O que seria uma cidade ideal?

Professor, deixe os alunos à vontade para comentarem sobre a noção de ideal para eles. Aproveite o momento para colocar em xeque questões cruciais para um bom desenvolvimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como a necessidade de todas as crianças terem condições de frequentarem uma escola de qualidade.

 

Findada essa discussão, o professor pedirá às crianças para que se dividam em equipes que representarão o cachorro, a galinha, a gata e o jumento. Cada equipe, a depender da representação que está responsável, discorrerá e desenhará sobre o que seria a "cidade ideal" para cada um; por exemplo:

O que seria a cidade ideal para um(a):

  • cachorro?
  • galinha?
  • gata?
  • jumento?

Ao final da atividade, os alunos deverão mostrar os desenhos e explicar o que seria a cidade ideal para cada tipo acima descrito. 

Professor, nesse momento, mobilize a turma para criar justificativas plausíveis para dizer sobre o porquê da cidade ideal para cada tipo descrito.

 

Atividade 3

O objetivo é o professor problematizar o que é posto pelos bichos, na canção "A cidade ideal".

 

Conhecidas as noções de cidade ideal para cada tipo descrito na atividade anterior, o professor dirá aos alunos que analisarão como o musical famosos, Os Saltimbancos, representa a cidade ideal, na música por eles concebida: "A cidade ideal".

Antes de passar à análise da letra, o professor deverá contextualizar o musical. Para tanto, deverá acessar sítios que contemplam a história de "Os saltimbancos" bem como exibe imagens.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Saltimbancos  Acesso em 20 nov. 2014. 

http://dancaemdia.wordpress.com/2011/08/25/os-saltimbancos-texto-completo/  Acesso em 20 nov. 2014. 

http://teatrobradescobh.com.br/programacao/os-saltimbancos-3/  Acesso em 20 nov. 2014. 

https://www.google.com.br/search?q=os+saltimbancos&espv=2&biw=1280&bih=595&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=6-FwVMbyEIawsASZp4GQCQ&ved=0CAcQ_AUoAg#imgdii=_  Acesso em 20 nov. 2014. 

 

http://2.bp.blogspot.com/_D6qFNM6Q57o/TNLNwCuejUI/AAAAAAAAAR4/9yK4rIrRviM/s1600/OS+SALTIMBANCOS.jpg  Acesso em 20 nov. 2014. 

 

http://www.estilohyatt.com.br/wp-content/uploads/2011/02/Saltimbancos.jpg  Acesso em 20 nov. 2014. 

 

Após a compreensão de que se trata de um musical, os alunos deverão escutar a canção "A cidade ideal":

https://www.youtube.com/watch?v=JMDpzN4rcH0  Acesso em 20 nov. 2014. 

 

Depois de escutada a canção, o professor deverá entregar em xerocópia a letra da música "A cidade ideal", para discussão.

A Cidade Ideal

(Luis Enriquez Bacalov, Sérgio Bardotti e Chico Buarque)

Os Saltimbancos

Cachorro: A cidade ideal dum cachorro
Tem um poste por metro quadrado
Não tem carro, não corro, não morro
E também nunca fico apertado

Galinha: A cidade ideal da galinha
Tem as ruas cheias de minhoca
A barriga fica tão quentinha
Que transforma o milho em pipoca

Crianças: Atenção porque nesta cidade
Corre-se a toda velocidade
E atenção que o negócio está preto
Restaurante assando galeto

Todos: Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores
Fossem somente crianças
Gata: A cidade ideal de uma gata
É um prato de tripa fresquinha
Tem sardinha num bonde de lata
Tem alcatra no final da linha

Jumento: Jumento é velho, velho e sabido
E por isso já está prevenido
A cidade é uma estranha senhora
Que hoje sorri e amanhã te devora

Crianças: Atenção que o jumento é sabido
É melhor ficar bem prevenido
E olha, gata, que a tua pelica
Vai virar uma bela cuíca

Todos: Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter a mil intantes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter a mil intantes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores
As senhoras e os senhores
E os guardas e os inspetores
Fossem somente crianças

Disponível em: http://letras.mus.br/os-saltimbancos/275207/ Acesso em 20 nov. 2014.

 

Após conhecimento da letra da música, o professor, em busca de sentidos para a canção, questionará:

 

  1. Por que na cidade ideal de um cachorro há um poste por metro quadrado? O que está por trás dessa visão?
  2. O que fica implícito quanto ao fato de na cidade ideal de um cachorro não ter carro?
  3. Na visão do cachorro, em suma, como é a cidade ideal?
  4. Já na cidade ideal da galinha, o que é mais importante? Por quê?
  5. O que deve ter na cidade ideal da gata coincide com a importância do que deve ter na cidade ideal de qual outro bicho? Por quê?
  6. Qual a associação que se faz ao jumento? 
  7. Essa associação, na visão posta pela canção, é positiva ou não? Por quê?
  8. Essa associação colocada pela música é comum na sociedade? Explique.
  9. Há a utilização de uma metáfora "A cidade é uma estranha senhora". Quais os sentidos dessa comparação?
  10. De todos os bichos, qual lhe parece mais esperto? Por quê?
  11. Na visão da bicharada, o sonho é que todos os habitantes fossem crianças, "E, quem dera, os moradores/ e o prefeito e os varredores/fossem somente crianças". Por que isso acontece? O que as crianças têm ou são para que a bicharada deseje-as?

 

Professor, essas perguntas servem para o desvelar e ou desconstruir dos sentidos postos pela canção. É interessante perceber os alunos tentando construir sentidos outros a partir do que é posto. Fomente essa busca! É importante relatar aos alunos que a bicharada de "Os Saltimbancos" foge do campo em busca de uma vida melhor na cidade. Por isso, "A cidade ideal". É possível inclusive fazer parcerias com outros professores, como o de História, para de forma mais aprofundada deter-se na canção e nos sentidos. Para se informar ainda mais, leia:

Lançado no ano de 1977, o disco infantil “Os saltimbancos” foi um projeto composto por importantes figuras da música popular brasileira. Entre outros nomes, destacamos as figuras de Chico Buarque, Nara Leão, Vinicius de Moraes e Miúcha como os grandes envolvidos nesse projeto. A inspiração desse disco aparece como uma adaptação da obra literária “Os músicos de Bremen”, criada pelos lendários irmãos Jacob e Wilhelm Grimm.

Essa obra trata da união de um grupo de animais contra a exploração realizada por seus patrões. Ao longo das canções vemos que cada um dos animais canta as suas angústias e decidem se reunir para que tivessem a oportunidade de mudar o rumo de suas vidas. Os protagonistas envolvidos são um burro, um cachorro, uma galinha e uma gata. Cada um reclama da exploração que sofria e contam com suas diferenças para se tornarem livres.

De modo geral, essa obra tem uma elaboração interessante e explora de modo muito eficiente no uso de elementos lúdicos. As crianças apreendem a história com grande facilidade e podem aprender sobre valores muito importantes. Questões como união, solidariedade, justiça e diversidade são alguns dos conceitos que a narrativa dos saltimbancos consegue transmitir aos que tem a oportunidade de apreciá-la. Contudo, não podemos entender que “Os saltimbancos” seja uma simples obra pensada para crianças.

A história desses animais tem uma relação muito importante com o contexto histórico vivido no Brasil daquela época. Ao falar sobre união, exploração e justiça, os animais que figuram essa fábula davam voz a uma série de questões políticas que marcavam o regime militar brasileiro. Não tendo liberdade para abertamente se opor ao governo da época, era comum que os artistas utilizassem de elementos e recursos estéticos que de forma indireta expressassem as suas opiniões.

Percebemos que “Os Saltimbancos” é um rico documento histórico capaz de marcar adultos e crianças. Para o universo infantil, percebemos a construção de uma ferramenta didática capaz de introduzir a reflexão de valores muito interessantes para a formação dos pequenos. Aos adultos, uma obra que hoje atesta a falta de liberdade artística que impunha desafios e estratégias para se falar o que se pensava naquela época. Assim, temos um rico universo de questões educacionais e históricas a serem notadas por meio desse memorável disco.


Por Rainer Gonçalves Sousa
Colaborador Escola Kids
Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG

Disponível em: http://www.escolakids.com/os-saltimbancos.htm  Acesso em 20 nov. 2014. 

 

Atividade 4

O objetivo é os alunos recriarem a canção a partir de suas próprias perspectivas por meio de um podcast.

 

O professor orientará os alunos a um desafio. Em grupos de 4 alunos, cada um representará um bicho do musical "Os saltimbancos". A tarefa será a de reconstruir a música "A cidade ideal" a partir da perspectiva de cada animal, com base no contexto original da história: os bichos vão para a cidade em busca de uma vida melhor!

 

Após a versão escrita, os alunos terão de gravá-la em podcast e o arquivo deverá ser disponibilizado no sítio da escola e ou apresentado no recreio para outras turmas.

 

Professor, para trabalhar o podcast, acesse:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25466 Acesso em 20 nov. 2014.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=89  Acesso em 20 nov. 2014. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014530.pdf Acesso em 20 nov. 2014. 

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

http://letras.mus.br/os-saltimbancos/ Acesso em 20 nov. 2014.

http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/10623 Acesso em 20 nov. 2014.

Avaliação

A avaliação nessa proposta está relacionada diretamente à capacidade de o aluno desconstruir e reconstruir sentidos para a música "A cidade ideal", do musical "Os saltimbancos". Para tanto, as atividades apresentadas consideram a noção de ideal como uma possibilidade dentre tantas possíveis. Particularmente, a última atividade, em que os alunos devem a partir da representação de cada animal dizer sobre o ideal de cidade, evidencia a posição dos alunos diante esse ideal de cidade na representação de cada animal.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.