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Consumismo e obsolescência programada no capitalismo

 

24/11/2014

Autor y Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Médio Sociologia Ideologia e a indústria cultural
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o consumismo como característica fundamental das sociedades capitalistas industrializadas.
  • Analisar a relação existente entre consumismo e obsolescência programada.
  • Diferenciar a obsolescência programada de outro processo de inutilização de produtos no capitalismo: a obsolescência perceptiva.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As características principais do capitalismo.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Leitura e interpretação de charge e tirinha.
  • Interpretação de letras de músicas.
  • Reprodução e análise de vídeos.
  • Elaboração de esquema e síntese de textos.
  • Debate.

 

Recursos:

  • Computador com acesso à internet.
  • Textos, vídeos, charge, tirinha, músicas.

 

 

Módulo 1 - Consumismo e Propaganda

 

Atividade 1

 

Inicie as atividades da aula reproduzindo para os alunos o recurso abaixo:

 

 

 

 

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16756. (Acesso em 20/11/2014)

 

 

Orientações para a atividade:

 

a. O recurso é um vídeo/animação de curta duração (aproximadamente 8 minutos), produzido em 1981 por Marcos Magalhães, o qual possibilita uma reflexão sobre a questão da relação entre consumo e propaganda no capitalismo. Reproduza para todos os alunos, sem interrupção. Além do endereço indicado, no Portal do Professor, os alunos poderão acessá-lo também no link indicado abaixo:

 

Animação

http://portacurtas.org.br/filme/?name=meow

Acesso em 20/11/2014

 

b. Após a reprodução da animação, peça aos alunos para assistirem ao recurso mais uma vez, divididos em duplas ou trios. Eles devem pausar sempre que necessário para que possam descrever o que lhes chamou a atenção nas imagens. Por exemplo, foi possível observar, a respeito do ambiente representado:

  • Um muro extenso em primeiro plano, com casas atrás dele.
  • Após explosão, surgem imagens da cidade: prédios, logomarcas de empresas e produtos.
  • Na cidade, os sons predominantes: buzina de carros, barulho de trânsito, ambulância, carro de polícia, televisão ligada nas residências, etc.
  • Tipos sociais, aparentemente marginalizados, pulam o muro.
  • Um gato, sentado em cima do muro, toma leite.

 

c. Os alunos, em duplas, devem elaborar uma sinopse da animação, ou seja, devem ser capazes de elaborar um pequeno resumo que apresente, em linhas gerais, o assunto tratado no recurso.

 

d. Em seguida, proponha a discussão coletiva da ideia central da animação. Reúna os alunos em círculo e estimule-os a expor as suas hipóteses (possibilidades de interpretação do recurso):

 

O personagem central (o gato) passa por um processo de persuasão e aceitação de algo que a princípio ele recusa. Ele tenta resistir à imposição de determinado padrão de consumo, mas a propaganda publicitária, sobretudo na TV, utiliza a sedução, o desejo, para acabar com as suas resistências. Finalmente ele cede (na animação, o gato é persuadido a tomar refrigerante ao invés de leite). Com o tempo, ele cria uma relação de dependência com o produto consumido e mesmo quando tentam fazer com que ele retome seus hábitos antigos, ele já não aceita mais, já se tornou dependente daquele produto que diuturnamente lhe é apresentado como o "melhor, mais prazeroso". Ele perde a sua identidade.

 

 

e. A mão que ofereceu leite ao gato (com uma manga de paletó esverdeada) não é a mesma que ofereceu refrigerante a ele (mão com uma manga de paletó vermelha e branca). Questione os alunos e estimule-os a refletir sobre a seguinte questão: seria uma referência à sociedade brasileira e à cultura norte-americana (ou capitalismo norte-americano), respectivamente? De que maneira é possível estabelecer relação entre a ideia central do vídeo e a questão formulada?

 

f. O curta foi produzido em 1981. Pergunte aos alunos: as questões abordadas na animação estão superadas, ou são ainda atuais? Justifique.

 

 

Atividade 2

 

Nesta atividade, os alunos devem selecionar e analisar letras de músicas que tratem do tema da aula. O objetivo é que eles sejam estimulados a discutir a temática a partir de diferentes linguagens e que, ao mesmo tempo, se envolvam na busca de recursos para esse fim. Abaixo, apresentamos duas sugestões, entre tantas outras:

 

 

Música 1: Propaganda

Intérprete: Nação Zumbi

Letra: Jorge Du Peixe, Rodrigo Brandão e Gilmar Bolla 8

Música: Nação Zumbi e Marcos Matias

Nação Zumbi

https://www.youtube.com/watch?v=sBKZArd25Rg

Comprando o que parece ser
Procurando o que parece ser
O melhor pra você
Proteja-se do que você
Proteja-se do que você vai querer
 

Para as poses, lentes, espelhos, retrovisores
Vendo tudo reluzente
Como pingente da vaidade
Enchendo a vista, ardendo os olhos
 

O poder ainda viciando cofres
Revirando bolsos
Rendendo paraísos nada artificiais
Agitando a feira das vontades
E lançando bombas de efeito imoral
Gás de pimenta para temperar a ordem
Gás de pimenta para temperar
 

Corro e lanço um vírus no ar
Sua propaganda não vai me enganar
 

Como pode a propaganda ser a alma do negócio
Se esse negócio que engana não tem alma
Vendam, comprem
Você é a alma do negócio

Necessidades adquiridas na sessão da tarde
A revolução não vai passar na tv, é verdade
Sou a favor da melô do camelô, ambulante
Mas 100% antianúncio alienante

 

Corro e lanço um vírus no ar
Sua propaganda não vai me enganar
 

Eu vi a lua sobre a Babilônia
Brilhando mais do que as luzes da Time Square
Como foi visto no mundo de 2020
A carne só será vista num livro empoeirado na estante
Como nesse instante, eu tô tentando lhe dizer
Que é melhor viver do que sobreviver
O tempo todo atento pro otário não ser você
Você é a alma do negócio, a alma do negócio é você
 

Corro e lanço um vírus no ar
Sua propaganda não vai me enganar

 

 

 

Letra da música disponível em: http://www.vagalume.com.br/nacao-zumbi/propaganda.html

 

 

 

Música 2: 3a do Plural

Intérprete: Engenheiros do Hawaii

Compositor: Humberto Gessinger

Álbum: Surfando Karmas & DNA       Ano de divulgação - 2002

 

Engenheiros do Hawai

 

https://www.youtube.com/watch?v=d1A4BaHyGEQ

 

   

Corrida pra vender cigarro
Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse
Tossir, cuspir, jogar pra fora

 

Corrida pra vender os carros
Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné
E professar a fé de quem patrocina

 

Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (de rir)
Querem te fazer chorar

 

Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?

 

Corrida contra o relógio
Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade
Quem mente antes diz a verdade

 

Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada

 

Eles querem te vender
Eles querem te comprar
Querem te matar (a sede)
Eles querem te sedar

 

Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?

 

Vender, comprar, vendar os olhos
Jogar a rede... contra a parede
Querem te deixar com sede
Não querem te deixar pensar

 

Quem são eles?
Quem eles pensam que são?
Quem são eles?
Quem eles pensam que são?

Quem são eles?

Letra disponível em: http://letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/747530/

 

 

Orientações para a atividade com as músicas:

 

a. Reproduza as músicas para os alunos a partir dos vídeos postados no Youtube. Caso seja possível, estimule-os a cantá-las junto com os intérpretes.

 

b. Comente sobre os intérpretes e compositores das músicas. Se necessário, peça aos alunos para buscarem informações sobre eles (trajetória, discografia etc).

 

c. Em seguida, os alunos devem fazer uma leitura conjunta da letra. Escolha alguns deles para fazerem a leitura em voz alta, enquanto os demais acompanham silenciosamente.

 

d. Proponha a discussão coletiva das ideias centrais das letras das músicas a partir das seguintes questões:

  • Qual a sua interpretação para cada estrofe da música?
  • Qual o significado do título da música? Ele está relacionado à ideia central da mesma? Justifique.
  • Com relação à música 1, destaque a questão do consumismo e da propaganda nas seguintes estrofes:
Comprando o que parece ser
Procurando o que parece ser
O melhor pra você
Proteja-se do que você
Proteja-se do que você vai querer
Como pode a propaganda ser a alma do negócio
Se esse negócio que engana não tem alma
Vendam, comprem
Você é a alma do negócio

 

  • Com relação à música 2, destaque a seguinte estrofe:

 

Satisfação garantida
Obsolescência programada
Eles ganham a corrida
Antes mesmo da largada

 

e. Na estrofe acima, o compositor cita a obsolescência programada, estratégia capitalista de estímulo ao consumismo. Questione os alunos a respeito do significado do conceito e de como ele se relaciona com os versos (eles ganham a corrida antes mesmo da largada). Não antecipe uma explicação, caso eles não tenham subsídios para fazer a discussão. Esta questão será retomada no módulo 2.

 

f. Trabalhe com os alunos os conceitos de propaganda, consumismo, alienação, ideologia, capitalismo, possíveis de serem explorados a partir das estrofes das duas músicas.

 

 

Atividade 3

 

Ainda na perspectiva da abordagem do tema do módulo 1 a partir de diferentes linguagens, reproduza para os alunos a tirinha abaixo.

 

Tirinha

Charge Mafalda

http://repensarampliar.blogspot.com.br/2011/08/charge-da-mafalda-tabalhando-questao-do.html

 

Após a leitura da tirinha pelos alunos, proponha a discussão coletiva de sua ideia central. Questione os alunos:

 

a. Qual é o significado da fala de Miguelito? Por que você acha que ele chegou à conclusão citada na tirinha?

 

b. É possível estabelecer uma relação entre o conteúdo da animação (atividade 1), das músicas trabalhadas (atividade 2) e da tirinha? Qual? Por quê?

O objetivo é que os alunos percebam que a propaganda visa impor padrões de consumo, seduzir, vender produtos e ideias a eles associadas. Portanto, há uma relação direta entre os três recursos.

 

c. Oriente os alunos a sistematizarem, por escrito, suas conclusões sobre a questão formulada no item anterior.

 

 

 

Consumismo e obsolescência programada

 

 

 

Atividade 1

 

O que é obsolescência programada? De que maneira ela se relaciona com o consumismo nas sociedades capitalistas atuais?

 

 

Orientações:

 

a. Retome com os alunos a questão levantada no item e, atividade 2, módulo 1. As atividades a seguir contribuirão para o aprofundamento da mesma.

 

b. Reproduza para os alunos a charge abaixo e promova a discussão coletiva de sua ideia central.

 

 

Charge Obsolescência

http://profisabelaguiar.blogspot.com.br/2013_11_01_archive.html

 

Na charge o consumidor está feliz por ter adquirido um ipod novo e o capitalista está mais feliz ainda por saber que em breve o consumidor terá que trocar o produto por outro mais novo, gerando lucros para ele. A pilha de ipods descartados confirma a previsão.

 

c. Questione os alunos: a charge faz referência a algo real ou não? Há na produção capitalista um planejamento para a inutilização e descarte precoce dos produtos?

 

Estimule os alunos a se manifestarem sobre a questão. Em seguida, proponha que assistam e debatam o documentário indicado na atividade seguinte.  

 

 

Atividade 2

 

 

 

Reprodução e debate do documentário: "Comprar, jogar fora, comprar. A História secreta da obsolescência programada"

 

Video Obsolescencia programada

https://www.youtube.com/watch?v=nwoqfJWcwPs

Acesso em 20/11/2014

Apresentação do vídeo no You Tube: 



Baterias que 'morrem' após 18 meses de ser estreadas, impressoras que bloqueiam ao chegar a um número determinado de impressões, lâmpadas que se fundem às mil horas... Porque, apesar dos avanços tecnológicos, os produtos de consumo duram cada vez menos?               

O canal 2 da Televisão Espanhola e RTVE.es transmitem "Comprar, deitar fora, comprar" um documentário que nos revela o segredo: obsolescência programada, o motor da economia moderna.

Rodado em Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Gana, "Comprar, deitar fora, comprar" percorre a história de uma prática empresarial que consiste na redução deliberada da vida de um produto para incrementar o seu consumo porque, como já publicava em 1928 uma influente revista de publicidade norte-americana, "um artigo que não se desgasta é uma tragédia para os negócios".


O documentário, realizado por Cosima Dannoritzer e coproduzido pela Televisão Espanhola, é o resultado de três anos de investigação, faz uso de imagens de arquivo pouco conhecidas; junta provas documentais e mostra as desastrosas consequências para o meio ambiente que derivam desta prática. Também apresenta diversos exemplos do espírito de resistência que está a crescer entre os consumidores e recolhe a análise e a opinião de economistas, desenhadores e intelectuais que propõem vias alternativas para salvar economia e meio ambiente.

http://educa-tube.blogspot.com.br/2013/01/obsolescencia-programada-e-sociedade-de.html

 

 

Orientações para a atividade:

 

a. Reproduza o documentário para toda a turma através da utilização de data show ou pela TV por meio de CD/DVD.

 

b. Após a reprodução, estimule os alunos a falarem espontaneamente sobre o que assistiram. Faça uma "roda de conversa" acerca do tema central do documentário.

 

c. O professor deve levantar questões relevantes apresentadas no documentário, caso não apareçam nas falas espontâneas dos alunos, para provocar o debate. Por exemplo, entre outras, destacam-se:

 

  • Na obsolescência programada, mercadorias são produzidas com menor resistência e durabilidade (ou seja, para apresentar defeitos em determinado espaço de tempo e durar menos).
  • A relação entre a obsolescência programada dos produtos, a produção em massa e o consumismo.
  • O conceito de obsolescência programada surgiu com a crise de 1929, mas perdura nos dias atuais.
  • O descarte dos objetos/bens e a produção de lixo. Como são tratados os resíduos (o lixo eletrônico) junto ao meio ambiente.

 

d. Após o debate, oriente os alunos a fazerem uma síntese das ideias centrais do documentário. Para a elaboração da síntese, eles podem ler as orientações disponíveis no link: http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm

 

 

 

Atividade 3

 

Leitura, interpretação e debate de textos

 

Texto 1 - Obsolescência planejada: armadilha silenciosa na sociedade de consumo

Texto Obslescencia

 Valquíria Padilha e Renata Cristina A. Bonifácio

Planejar quando um produto vai falhar ou se tornar velho, programando seu fim antes mesmo da ação da natureza e do tempo de uso é a obsolescência planejada. Trata-se da estratégia de estabelecer uma data de morte de um produto, seja por meio de mau funcionamento ou envelhecimento perante as tecnologias mais recentes. Essa estratégia foi discutida como solução para a crise de 1929. O conceito teve início por volta de 1920, quando fabricantes começaram a reduzir de propósito a vida de seus produtos para aumentar venda e lucro. A primeira vítima foi a lâmpada elétrica, com a criação do primeiro cartel mundial (Phoebus) para controlar a produção. Seus membros perceberam que lâmpadas que duravam muito não eram vantajosas.

O texto completo está disponível em: http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1489

Acesso em 20/11/2014

 

Texto 2 - Obsolescência programada

Juliana Higa Bellini

 

O nome indica que um produto se torna obsoleto em determinado tempo, não por estar gasto de tanto usar ou por algum acidente, mas porque as empresas produtoras assim o querem, afinal, saberão quando e em que quantidade terão de produzir mais e, sobretudo, lucrarão mais. Este tempo de retorno do produto é então reduzido para que nós, consumidores tenhamos que comprá-lo novamente e em breve.

Um produto também se torna obsoleto quando passa a ser ultrapassado, desatualizado, antiquado, etc. e isso a ciência da publicidade e do marketing fazem com talento, tamanha angústia que sentimos quando temos um produto que não atende mais aos critérios estéticos ou de software daquele momento.

O texto completo está disponível em: http://na-beirada.blogspot.com.br/2012/04/obsolescencia-programada.html

Acesso em 20/11/2014

 

 

Texto 3 - Consumo e Sustentabilidade
Pilha de Monitores CRT(Cathodic Ray Tube) descartados

                                                      Leonardo Marques de Mesentier

(...) Obsolescência planejada é a prática, desenvolvida por empresas, de tornar um produto ou serviço obsoleto, por meio do lançamento de um produto tecnologicamente mais avançado; mas é possível também tornar um produto obsoleto: 1) recorrendo ao fornecimento de peças de reposição dispendiosas, tornando mais interessante a compra de um produto novo; 2) baixando a qualidade dos materiais para encurtar o tempo de vida dos produtos; 3) tornando indisponíveis partes essenciais para inviabilizar a fabricação de um item e/ou o conserto de um produto.

(...) Obsolescência perceptiva, que é a forma de reduzir a vida útil dos produtos, que ainda são perfeitamente funcionais e úteis, lançando produtos com aparência inovadora e mais agradável, dando aos produtos antigos aspecto de ultrapassados e dessa forma, induzem o consumidor à troca.

O texto completo está disponível em: http://leonardomesentier.blogspot.com/2010_09_01_archive.html

Acesso em 20/11/2014

 

 

 

Orientações para a atividade com os textos:

 

a. Divida os alunos da turma em três grupos. Após a leitura do texto, cada grupo deve fazer um esquema das ideias centrais do mesmo. Para a elaboração do esquema, os alunos podem conferir as orientações contidas na aula publicada no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914. (Acesso em: 20/11/2014)

 

b. Após a leitura e elaboração do esquema dos textos, peça aos alunos que expliquem, por escrito, o que entenderam sobre os conceitos de obsolescência planejada/programada e obsolescência perceptiva, suas principais características e diferenças.

 

c. Oriente os grupos a observarem atentamente as imagens associadas aos textos e a responderem, por escrito: qual a relação da imagem com o título e ideia central do texto?

No texto 1, a charge representa a obsolescência programada, ou seja, o objeto apresenta defeito e não tem como ser reparado ou não compensa o conserto (ver nos textos as razões para isto). No texto 2, a charge relaciona-se à obsolescência perceptiva, ou seja, um novo celular, mais bonito e atual, faz com que o consumidor abandone o antigo, mesmo que ainda funcionando. No texto 3, o destaque é dado ao lixo produzido pelos produtos descartados.

 

d. Oriente os alunos a conversarem com os familiares a respeito dos conceitos trabalhados e a trazerem, por escrito, exemplos dos dois tipos de obsolescência (programada e perceptiva), extraídos de experiências cotidianas, vivenciadas por eles ou por conhecidos, para o debate em sala de aula.

 

e. Promova a socialização das experiências dos alunos acerca dos dois tipos de obsolescência utilizados como estratégia empresarial e incentivo ao consumismo. 

 

 

Atividade 4

 

O que os seus hábitos de consumo revelam sobre você?

 

 

a. Para concluir a aula, sugira aos alunos que respondam as seguintes questões:

 

 

1. A partir das fontes trabalhadas nas atividades da aula, você saberia definir o que é ser consumista?

 

2. Você se julga uma pessoa consumista?

 

3. Quais são os principais produtos que você consome (fora a alimentação básica) e com qual periodicidade você troca esses produtos? (Listar)

 

4. Dos produtos/serviços que fazem parte do seu dia a dia, quais o que você avalia que seria possível deixar de consumir ou consumir com menos frequência?

 

5. Existe alguma relação entre consumismo e campanhas publicitárias/propaganda realizadas nos meios de comunicação? Explique.

 

6. Você acredita que os meios de comunicação têm alguma influência sobre aquilo que você deseja e/ou compra ou não? Explique.

 

7. Você já foi vítima (ou conhece alguém que foi) da obsolescência programada, ou seja, do "envelhecimento precoce" de algum produto/bem adquirido?

 

8, E sobre a obsolescência perceptiva, você acha que é ou já foi vítima dela? Explique.

 

b. Estas e outras questões que os alunos julgarem pertinentes devem ser respondidas por todos eles, por escrito. Aqueles que preferirem poderão gravá-las e apresentá-las em sala de aula. Nas questões que for possível, o professor poderá ler e tabular os dados obtidos, para que possa traçar um perfil da turma no tocante às mesmas. Para tanto, poderá  contar com a colaboração do professor de Matemática da escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Meow Animação/simulação
Recursos Complementares

Para alunos e professores:

 

Dossiê Consumo - Revista Com Ciência No. 99 - 10/06/2008. Disponível em: http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=36&tipo=dossie

 

Entenda o que é obsolescência programada. http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/entenda-o-que-e-obsolescencia-programada

 

A publicidade, o desejo e o consumo. Isabel C. S. Vargas. http://meuartigo.brasilescola.com/atualidades/publicidade-desejo-consumo%20.htm

 

Vídeo: A História das Coisas. http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw

 

Links acessados em 20/11/2014

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas, leitura e interpretação de charge e tirinha; interpretação de letras de músicas; reprodução e análise de vídeos; elaboração de esquema e síntese de textos; debate.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Maísa Waldeck Ferreira, Colégio Estadual Vera Cruz , Rio de Janeiro - dijo:
    m.waldeck@bol.com.br

    16/03/2015

    Cinco estrelas

    As propostas atendem as minhas estratégias e a interpretação alternadas de fontes só enriquecem e tornam as aulas mais atrativas!!


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