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Ondas Sonoras

 

01/09/2008

Autor y Coautor(es)
ARNOLDO BRASILIO FILHO
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender e identificar fenômenos relacionados com ondas sonoras.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ondas longitudinais e transversais.
Estratégias e recursos da aula



 Motivação/introdução

Ondas sonoras fazem parte do estudo da ondulatória, ondas podem ser do tipo transversal ou longitudinal, as ondas sonoras são ondas do tipo longitudinais, precisam de um meio para se propagar, como o ar, ou materiais sólidos como madeira ou metais, não se propagam no vácuo e são chamadas também de ondas mecânicas.


Na Sala de aula (20 min)
Nesta aula, estudaremos o fenômeno físico das ondas sonoras. Os sons que ouvimos são formados pela vibração instrumentos sonoros, que transmitem essa vibração pelas moléculas do meio. A nossa voz é produzida pela vibração do diafragma, um músculo do nosso aparelho respiratório, o ar vibrando é expelido pelos pulmões e propaga-se pelo ar, até fazer vibrar uma membrana chamada tímpano no nosso ouvido, o cérebro interpreta essa vibração e entendemos o som. Os sons podem ser classificados como graves e agudos. Por ser uma oscilação que acontece em um meio, a unidade sonora utilizada é o hertz[Hz](oscilações por segundo), o ouvido humano é sensível para freqüências na faixa de 20Hz a 20KHz, quanto menor a freqüência, mais grave o som, e quanto mais alta, mais agudo.As ondas sonoras são chamadas de longitudinais, pois a direção da vibração coincide com a direção da propagação da onda, como ocorre também em ondas numa mola.

Atividade no laboratório de informática.(30 min)

Para a compreensão e visualização desse fenômeno, vamos utilizar um objeto de aprendizagem chamado “ondas sonoras” que permite simulação de um alto-falante, em que é possível escolher a freqüência utilizada e variar a amplitude do som, o objeto encontra-se disponível no portal do professor.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/591/imagens/sonora1.jpg

Na simulação, existe uma barra em que é possível variar a freqüência, e visualizar a frente de onda se deslocando até o ouvinte. Deixando marcada a opção “ligar áudio” e a opção “ouvinte” ouve-se o áudio com a freqüência selecionada, como exemplo, o valor de 440Hz é a freqüência utilizada para afinar instrumentos musicais, essa afinação é feita utilizando como referencia um instrumento chamado diapasão, normalmente afinado nessa freq&am p;uu ml;ência. Variando a amplitude da onda, que é a medida do valor máximo de uma oscilação, maior a intensidade sonora e maior será o volume do som.


 


Clicando na aba “Ouça a variação da pressão do ar” podemos simular como uma onda sonora se propagaria com a ausência de ar, nesse caso o auto-falante está no interior de um caixa em que o ar pode ser retirado. Marque a opção “ligar áudio” e “ouvinte”, deixe a onda se propagar até que possa ser ouvida. Clicando no ícone “remover ar da caixa”, aos poucos o som deixa de ser ouvido, pois sem a presença do ar a onda sonora não pode se propagar. Adicionando ar na caixa novamente, o som volta a ser ouvido, é interessante comentar com os alunos, sobre os diversos filmes de ficção, em que é possível ouvir as explosões de naves espaciais, e questionar se isso seria realmente possível.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/591/imagens/sonora2.jpg

 

Avaliação

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/591/imagens/sonora3.jpg

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ondas sonoras Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/ondas2/ondas2.html http://www.walter-fendt.de/ph14br/stlwaves_br.htm
Avaliação
A avaliação será realizada pele processo de Rubrica, e será auto avaliativa para o aluno, preenchendo o formulário a seguir, critério utilizado é o conhecimento adquirido após explorar as avaliações, utilize a tabela no final do texto.
Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • LEDA MARIA BRANDÃO LEITE, COL EST PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA , Tocantins - dijo:
    ledaresplandes@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Mais importante do que vê os conteúdos propostos é apreender-los, então todas as maneiras possíveis para que isso se torne possível é bem vinda.


Sem classificação.
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