Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Desastres naturais: os eventos mais comuns no Brasil

 

03/02/2015

Autor y Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", especificamente na competência de área 6, que é compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para desenvolver esta competência é necessário propiciar condições para que os estudantes possam:

 

- Entender o que é um desastre natural.

- Saber quais são os principais eventos naturais mais comuns no Brasil.

- Conhecer alguns instrumentos usados para monitoramento de áreas de risco de desastres naturais.

Duração das atividades
05 aulas de cinquenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes devem saber alguns conceitos básicos de climatologia, como relevo, hidrografia, dentre outros.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a entenderem o que são desastres naturais, e quais são os principais eventos naturais que afetam o Brasil. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

 

hh

 

Atividade 01

 

Desastres naturais... o que são?

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre desastres naturais. Converse com o grupo sobre os principais eventos naturais que afetaram o maior número de pessoas no mundo nos últimos anos e, posteriormente, direcione especificamente para os desastres naturais ocorridos no Brasil. Problematize:

 

 

  • Quais são os principais desastres naturais ocorridos no mundo nos últimos anos?
  • Você já ouviu falar de eventos naturais que tenham afetado um grande número de pessoas no Brasil?
  • Em que parte do território brasileiro estes desastres naturais têm ocorrido?
  • O que você sabe sobre estes grandes eventos naturais?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Desastres naturais" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre as possíveis maneiras de se prevenir a ocorrências desses eventos, especialmente em nosso país.

 

 

 

Atividade 02

 

Desastres naturais... estudo e prevenção

 

 

PASSO A PASSO

 

 

hhh  

 

- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema "Desastres naturais", enfatizando a importância de conhecer quais são os principais desastres naturais ocorridos em nosso país e as possíveis maneiras de se prevenir a ocorrências desses eventos. Apresente a matéria intitulada "Os nossos desastres naturais", disponível no endereço web <http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/31/artigo178161-1.asp>, acesso em 21/01/2015.

 

Figura 01: Desastres naturais

 

Divulgação Shutterstock

 

Fonte: Disponível em: <http://migre.me/os7hs>, acesso em 21/01/2015

 

 

- Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Questões:

  • Qual é o tema tratado nessa matéria?
  • Em nosso país temos a ocorrência de desastres naturais?
  • Quais são os principais eventos naturais que afetam o maior número de pessoas no Brasil?
  • Quais as prováveis causas desses desses desastres naturais ocorridos em nosso país? 
  • Quais são os principais desastres naturais que não ocorrem em nosso país? Por quê?
  • Quais medidas podem ser tomadas para prevenir a ocorrência desses desastres naturais mais comuns no Brasil?

 

- Para responder a estas e/ou outras questões, além de lerem a matéria sugerida anteriormente, indique aos estudantes fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. A BRITANNICA ESCOLA ONLINE é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares, disponível no endereço web <http://escola.britannica.com.br/>, acesso em 21/01/2015. 

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões, de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

- Professor(a), algumas informações são relevantes e, caso não surjam durante as apresentações, devem ser apontadas. Dentre outras, destacam-se:

 

  • Desastres naturais não são apenas eventos de grande magnitude, como fortes tufões, furacões, terremotos, tsunamis e vulcões, mas outras atividades podem como chuva, queda de granizo, secas, geadas, enchentes, desertificação, erosão, queimadas, alagamentos, dentre outros, também podem se caracterizar como eventos naturais que podem ser considerados desastres naturais quando afetam grande número de pessoas e fazem vítima.

  • No Brasil, os deslizamentos de encostas e a seca são os eventos naturais que mais provocam vítimas, e são causadas por fatores climáticos e, principalmente pela ação humana.

  • Devido ao acelerado processo de urbanização e industrialização, os grupos sociais com menor renda constroem suas moradias em locais inadequados, como as encostas de morros ou áreas alagadas. Os interesses econômicos de outros grupos intensificam a construção de hidrelétricas, rodovias, fábricas, dentre outros, sem os devidos cuidados com o meio ambiente, provocando a ocorrência de grandes eventos naturais que afetam um grande número de pessoas, especialmente aquelas de menos renda que vivem em nosso país. 

 

Figura 02Nas grandes cidades, as enchentes e os deslizamentos de encostas causam grandes danos e muitas vítimas.

 

Divulgação Agência Brasil

Divulgação Cristian Janke/Flickr

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/oscsr>. Acesso em 11/01/2015.

 

  • No Brasil, entre os anos de 1991 e 2012 os principais eventos que afetaram o maior número de pessoas foram os seguintes:

 

 

Figura 03: Desastres naturais de norte a sul do Brasil.

 

Desastres naturais de norte a sul. Raphael Salimena

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/oscWX2>. Acesso em 11/01/2015.

 

  • O uso das geotecnologias e de instrumentos para o monitoramento de áreas de risco podem prevenir alguns desastres ambientais, além da importância do planejamento urbano efetivo (ou de áreas rurais) em médio e longo prazo torna-se imprescindível, pois as cidades brasileiras sofrem as consequências de eventos naturais que afetam um grande número de pessoas, especialmente aquelas com menor renda. 

 

- Após as apresentações dos grupos, promova um debate sobre as questões apontadas pelos mesmos, ressaltando os aspectos mais importantes. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre os principais desastres naturais que podem ocorrer no município onde a escola está localizada e regiões vizinhas. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Os principais eventos naturais que afetam o maior número de pessoas no município onde se localiza a escola e áreas vizinhas;
  • A influência da ação antrópica nestas áreas de risco;
  • A importância do planejamento urbano/rural e o uso soluções tecnológicas inovadoras para minimizar os desastres naturais.

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que elaborem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre a evolução do desastres naturais em diferentes épocas; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes dos desastres ambientais; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/01/2015.

Desastres naturais: estudo e prevenção. Disponível em: <http://migre.me/oscWX2>. Acesso em 11/01/2015.

Desastres naturais: furacões, tornados e tufões.  Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7248>. Acesso em 11/01/2015.

Desastres naturais . Disponível em: <http://exame.abril.com.br/topicos/desastres-naturais>. Acesso em 11/01/2015.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada durante os debates, na elaboração do relatório, na participação no fórum de discussão e na produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.