Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MITOS DO FOLCLORE - LEITURA

 

29/10/2009

Autor y Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues e Soymara Vieira Emilião

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver estratégias de compreensão na leitura
• Desenvolver a expressão oral
• Participar das discussões ouvindo e expressando suas opiniões
• O prazer proporcionado pela leitura, assim como a aquisição de novos conhecimentos;

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada que correspondem a 100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conhecimentos adquiridos na aula anterior, Mitos do Folclore (AULA 3) , onde a professora faz a explanação sobre o tema abordado.

Estratégias e recursos da aula

A professora apresenta o cartaz com o nome de todos os mitos encontrados – da letra A até a Z.
Distribuiu as seis fichas com pequenos textos sobre estes mitos. As crianças lêem para a classe, após a leitura a professora explora oralmente as informações obtidas através da leitura, pede para marcar algumas palavras mais significativas, como o nome, característica...
Após a exploração da leitura a professora pede para que os alunos ilustrem os mitos, sempre atentos às suas características.
Estas fichas deverão ser guardadas pois ao término das leituras, cada criança confeccionará seu livro de mitos.
A seguir apresento as fichas com algumas possíveis explorações:

1 -

• Quem é o boto?
• Para que serve o buraco que ele procura esconder com um chapéu?
• Onde vive o golfinho?

2 -

• Por que ele tem este nome?
• Descreva esta personagem.

3

• A quem as Encantadas tentam atrair?
• O que elas fazem?
• Marque no texto as cores dos cabelos das Encantadas.

4

• Marque no texto as palavras que a professora ditará:
1- lenda; 2 – mulher; 3- homem; 4 – lobisomem; 5 - menino

• O que é preciso para se transformar em uma Mula-sem-cabeça?

• Descreva o Saci-Pererê.

Recursos Complementares

TITULO DO LIVRO: FOLCLORIANDO
AUTOR: Almir Piedade
ILUSTRADOR: André Vilela e Mirela Spinelli
EDITORA: ELEMENTAR

TITULO DO LIVRO: PERSONAGENS ENCANTADOS
AUTOR: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN
EDITORA: DCL DIFUSÃO CULTURAL DO LIVRO

TITULO DO LIVRO: O MAIS ASSUSTADOR DO FOLCLORE: MONSTROS DA MITOLOGIA BRASILEIRO
AUTOR: LUCIANA GARCIA; ILUSTRADOR: ROGER CRUZ E BRUNA BRITO
EDITORA: CARAMELO

TITULO DO LIVRO: MEU LIVRO DO FOLCLORE
AUTOR: Ricardo Azevedo
EDITORA: Ática

TITULO DO LIVRO: MITOS, HISTORIAS DO MESTRE ANDRE
AUTOR: Marcelo Xavier
EDITORA: Formato

Avaliação

O desenvolvimento quanto à habilidade de ouvir e falar.
O grau de interesse pela leitura.
Identificar as estratégias que os alunos utilizam durante a leitura.
Verificar se as crianças reconhecem a estrutura dos textos lidos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.