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Gêneros textuais: charge

 

07/10/2009

Autor y Coautor(es)
Denis Leandro Francisco
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) aprimorar as habilidades de leitura e escrita a partir de um gênero textual específico: charge;

2) refletir sobre a forma e os usos sociais desse gênero textual;

3) perceber a importância de se estar atento à situação comunicativa, que envolve: interlocutores, contexto, finalidades, contexto histórico e outras circunstâncias de interlocução;

4) estabelecer relações entre o texto verbal e as imagens que o acompanham, bem como reconhecer e avaliar as especificidades de leitura desses dois tipos de texto;

5) reconhecer intencionalidade irônica em um texto;

6) inferir a correlação que a charge geralmente apresenta com o contexto político-social do seu momento de produção.

Duração das atividades
3 horas-aula com 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa é uma aula de apresentação do gênero textual Chat e, portanto, não exige conhecimentos prévios para além de:

1) Domínio das habilidades de leitura e de escrita;

2) (Re)conhecimento dos seguintes suportes textuais nos quais podem ser encontradas charges: jornal impresso e Internet.

Estratégias e recursos da aula

Professor, o tema será apresentado por meio de texto (imagem contendo texto verbal) e de um vídeo curto autênticos, ou seja, produções de circulação social efetiva. Atividades propostas: 1) leitura e discussão da primeira charge; 2) produção oral, com mediação do professor, a partir do roteiro de questões relacionadas à charge apresentada; 3) produção escrita de textos curtos a partir do roteiro de questões; 4) confecção de uma charge, contendo texto verbal e texto não-verbal.

AULA 1

PROFESSOR, escreva no quadro a palavra "Congressódromo". Peça aos alunos que observem a palavra e pensem um pouco sobre:

1) Possíveis significados para o vocábulo "Congressódromo". Eles já ouviram ou viram essa palavra antes? Onde?

PROFESSOR, apresente aos alunos a Charge 1 (Congressódromo) OCULTANDO a palavra "Congressódromo", de modo que os alunos vejam apenas a imagem e não vejam o texto verbal. Peça que eles observem o material e pensem um pouco sobre:

1) O que essa imagem lhes sugere?

2) Em que espaço a imagem está ambientalizada? (lembrar do escândalo causado pelo fato de um importante político mineiro ser proprietário de um castelo, as mulatas...) 

3) Você conhece esse espaço? Ele é importante? O que ele representa para o país?

PROFESSOR, apresente aos alunos a Charge 1 (Congressódromo), agora sem ocultar nenhuma informação, de modo que os alunos vejam a imagem e o texto verbal que a acompanha. Peça que eles observem o material e pensem um pouco sobre:

1) Quais as relações possíveis entre a palavra "CONGRESSÓDROMO" e a imagem?

2) Por que você acha que o cartunista escolheu esse estado do país para ambientalizar sua charge?

3) Você acha que a charge teria o mesmo efeito se estivesse ambientalizada, por exemplo, no Rio de Janeiro? O que mudaria?

4) O significado que a palavra "Congressódromo" tinha para você antes de ver a charge é o mesmo de agora que você a viu? Por que você acha que o sentido da palavra mudou?

PROFESSOR,

A palavra “congressódromo” é um neologismo formado pela aglutinação das palavras “congresso” e “sambódromo” (se você achar interessante pode se estudar  e produz um efeito de sentido crítico-irônico ao relacionar política e carnaval. O vocábulo sugere que o Congresso Nacional, constituído pelo corpo legislativo da nação e que deveria ser um espaço de políticas sérias e de trabalho pelo desenvolvimento do país, assemelha-se a um “sambódromo”, pista onde se exibem dançando e cantando escolas de samba e blocos carnavalescos e que indica, portanto, um espaço no qual não há nenhuma seriedade política e comprometimento social, apenas diversão e descontração.

Se você achar interessante, pode ainda trabalhar com o radical grego dromo e lembrar as diversas palavras às quais ele se agrega, quer como prefixo, quer como sufixo. A seguir a definção, retirada do Aulete Dicionário Digital: drom(o)-, -drom(o)-, -dromo - el.comp.   1 = 'ação de correr ou de andar'; 'corrida'; 'lugar ou pi sta de corrida (daqu ilo que é expresso pel a palavra base ou pe lo rad. nom.); 'lu gar ou local de';’'via gem'; 'direção'; (Bot. ) ’nervura ou nervaç ão que parte ou se e stende de certa form a ou em dada direção': dromomania, dromote rapia; aerodromofobi a, antidrômico; autó dromo, cinódromo, hipódromo, kartódromo , velódromo; camelód romo, sambódromo; ac ródromo, actinódromo , campilódromo.  [F.: Do gr. drómos, ou, ' ação de corr er’, ’corrida’; ’lugar para co rrida’.]

É preciso que, ao longo da aula e com as discussões proporcioandas pelos roteiros sugeridos, o aluno seja capaz de aproximar-se dessa compreensão, tanto no que se relaciona ao uso específico da língua como estratégia de humor e de crítica (a criação de um neologismo) quanto em relação ao contexto político-cultural que perpassa a charge e do qual ela se alimenta para criar seu efeito de contestação política e de ironia.

Provavelmente, os alunos arriscarão suas hipóteses - alguns aproximando-se mais, outros menos menos de uma leitura eficiente desse texto -, mas terão dificuldades em formular suas justificativas. Não se espera que eles produzam, para cada uma das perguntas dirigidas, uma argumentação fortemente embasada em conhecimentos teóricos, linguísticos e políticos: esse aprimoramento dev e ser feito em conjunto com a turma, tendo você como mediador, ao longo das atividades, sem, no entanto, esquecer-se de ouvir as hipóteses da turma e trabalhando a partir delas, seja complementado-as, seja indicando sua inadequação.

CHARGE 1: CONGRESSÓDROMO

 

AULA 2

PROFESSOR, apresente aos alunos a Charge 2: Minhas férias. Trata-se de um vídeo curto.

Peça aos alunos que assitam ao vídeo e pensem um pouco sobre:

1) Qual o tema da charge?

2) Você acha essa charge engraçada? Em que momento você percebe o humor que ela apresenta?

3) Por que a professora decide dar "nota 10" ao aluno?

4) Qual a relação da charge com o contexto social do do país e do mundo?

5) Compare essa charge com a charge anterior ("Congressódromo"). Descreva as diferenças que elas apresentam quanto a:

a) Tema;

b) Contexto;

c) Estrutura/forma.

6) Peça aos alunos para procurarem, no dicionário, a palavra "charge" e anotarem o seu significado. De acordo com o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, "charge" significa: "Representação pictórica, de caráter burlesco e caricatural, em que se satiriza um fato específico, em geral de caráter político e que é do conhecimento público. [Cf. cartum.]". Em seguida, pergunte se eles consideram que a definição encontrada está adequada aos exemplos de charge que eles conheceram na aula de hoje e a outras charges que eles já conheçam.

7) Incentive entre os alunos uma discussão quanto às limitações dessa definição dicionarizada (que prevê apenas charges pictóricas, estáticas) e as novas formas de apresentação desse gênero textual (charges dinâmicas, em um novo suporte: o computador).

CHARGE 2: http://charges.uol.com.br/2009/08/11/cotidiano-minhas-ferias/

AULA 3

ATIVIDADE

PROFESSOR, a participação dos alunos na aula se dará através das leituras e das discussões que os roteiros proporcionam. Como o professor percebe se houve ou não aprendizado? Monitorando a participação do grupo e através da ativida de de fechamento da pro posta, que lhe ap res entamos a seguir.

Apresente ao aluno s a charge 3: <http://dirceuveiga.com.br/blog/wp-content/uploads/charge001.jpg>. Acesso e m: 13 set. 2009. [Charge que apresenta marido e mulher prontos para dormirem e que substituem o contato do "beijo de boa noite" por um distante "ciber-beijo" via internet].

CHARGE 3

Em seguida, os alunos deverão se colocar na posição de leitores da seção "Humor" de um jornal da cidade.

CARO ALUNO,

Essa charge foi publicada no caderno do último domingo. Você deverá escrever uma breve carta para ser publicada na seção "Leitores" do jornal, comentando a charge. Cada leitor tem a liberdade de elogiar a charge ou de apontar algum ponto negativo dela, concordar com a proposta do chargista ou discordar, não importa. O importante é que você defenda sua leitura da charge com argumentos válidos e sólidos, que demonstre uma boa leitura da imagem. Você pode se basear nas leituras feitas das charges 1 e 2 e pode utilizar os roteiros para auxiliá-lo na construção do seu texto escrito.

Prezados responsáveis pela seção "Humor" do Jornal da Minha Cidade:

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PROFESSOR, com essa atividade, esperamos responder a duas perguntas importantes e que precisam estar no horizonte do professor durante toda a aula: Por que aprender sobre charge? Como aproveitar esse aprendizado na vida, no dia a dia?

Aprender sobre como ler charges é importante porque esse é um gênero textual muito recorrente e produtivo em nossa sociedade contemporânea, que quase sempre opta por unir ao texto verbal alguma imagem, algum texto não verbal, ou, muitos vezes, abre mão do texto verbal e prefere seguir aquele ditado que afirma que "uma imagem vale mais que mil palavras".

Portanto, a charge está no dia a dia de todos nós, seja nos jornais impressos ou nos televisivos e, hoje mais que nunca, na Internet. Quem nunca leu uma charge sobre futebol? sobre alguma gafe ou algum escândalo envolvendo políticos do país? Pois é: é preciso estar bem preparado para ler com eficiência e senso crítico esses textos com os quais topamos a todo momento, em vários "lugares" (vários suportes!).

Na atividade de fechamento da proposta, é preciso que o aluno, em seu processo de leitura, seja capaz de relacionar a imagem ao contexto histórico-social em que ela está inserida: a charge apresenta um casal, marido e mulher, já se preparando para dormir (pijamas, cama) e utilizando seus laptops. O momento histórico é atual, moderno, com as pessoas comuns tendo acesso a produtos eletr ônicos, à rede mundial de computadores e, como efeito colateral desse aces so e dessa (muitas vezes ilusória) proximidade entr e os sujeitos, o que s e produz é um distanciamento jamais visto, com a proximidade física não necessariamente resultando em proximidade afetiva ou em troca efetiva. Daí que o casal, mesmo estando na mesma casa e na mesma cama, prefira trocar beijos (de boa noite, ou de namoro, ou de despedida, não importa) pelo computador, em lugar de estabelecer contato físico. A charge visivelmente ironiza e critica essa febre da comunicação virtual, que tem cada vez mais substituído os laços humanos e, inesperadamente, distanciado as pessoas. Claro que há um outro lado da "moeda virtual", que os alunos poderão levantar e que será muito produtivo se o fizerem, que diz respeito à aproximação e o contato que a Internet pode proporcionar para aqueles que estão separados por longas distâncias, em países diferentes, por exemplo. E você, professor, pode discutir com eles, a partir das diferentes leituras que a charge 3 proporcionou, justamente essas duas facetas da comunicação contemporânea, que por um lado aproxima o que era inacreditavelmente distante e afasta o que parecia tão próximo, como os habitantes de um mesmo lar.

Recursos Complementares

Poderão ser utilizados exemplares de jornais e de revistas para que os alunos localizem as charges e tentem identificar o contexto de sua produção, qual o espaço que esses textos ocupam nesses suportes textuais, que temas, em geral, são abordados, os recursos verbais e não verbais utilizados. É importante que sejam contextualizadas as charges escolhidas, pois a sua compreensão está ancorada em dados da realidade social, política, econômica e, por isso, mesmo elas podem ser, inclusive, localizadas em um tempo/espaço bem específico.

Avaliação

Caro professor, não se esqueça que a avaliação é uma oportunidade para os alunos mostrarem o que e como aprenderam. Lembre-se sempre que a avaliação deve: 1) ser consistente com o que propõem os objetivos de aprendizagem; 2) incorporar as habilidades e competências dos objetivos. Tendo em vista esses critérios, proponha, como uma das formas de avaliação, que os alunos produzam, eles mesmos, uma charge, que pode ser estática (texto verbal e desenho, como a charge 1) ou dinâmica (vídeo curto, como a charge 2) Lembre-se que quase todo celular pode fazer gravações de vídeo curtas hoje em dia! Utilize esse aparelho que os adolescentes gostam tanto!.

Durante e após o processo de produção das charges, os alunos deverão ser avaliados em termos de:

1) Qualidade da charge produzida: o texto/vídeo é criativo? indica interesse e participação dos atores envolvidos em sua produção?

2) O texto/vídeo atende ao que foi proposto? ou seja, os alunos criaram um material própria que atende minimamente aos principais aspectos do gênero textual proposto?

3) O texto/vídeo indica que os alunos compreenderam a importância que o contexto social imediato tem para esse tipo de texto?

4) A charge produzida trabalha bem aspectos de ironia/humor?

5) A charge produzida consegue ir além do humor e apresentar traços de crítica social?

PROFESSOR, essa avaliação pode ser feita coletivamente: proponha um concurso de charges. Cada aluno (ou par de alunos, ou grupo) apresenta a sua charge, que será votada pelos outros colegas. Assim, coletivamente, os alunos podem opinar sobre a produção do outro, propor modificações, indicar possíveis problemas de produção do texto, apontar leituras diferentes daquela prevista pelo autor da charge.

Bom trabalho!

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 20 calificaciones

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Opiniones

  • Lidineres, Escola Estadual João Crisóstomo , Mato Grosso - dijo:
    fatorinthians@hotmail.com

    07/03/2013

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho.


  • Sônia Adriana Marques, Escola Municipal de Ensino Fundamental Neli Betemps , Rio Grande do Sul - dijo:
    soniamprofe@gmail.com

    12/09/2012

    Cinco estrelas

    Amei esta sugestão, quero trabalhar charge com meus alunos da EJA e as sugestões que encontrei aqui são ótimas.


  • patricia, cleide campos , Goiás - dijo:
    patriciarlq@hotmail.com

    22/02/2011

    Quatro estrelas

    este metodo é otimo para ser utilizado em sala de aula pois, assim que tive a oportunidade de conhecer este material fiz uso do mesmo e obtive um exelente resultado por parte dos meus alunos os quais se mostraram muito empolgados.


  • joana de oliveira da silva, ESC EST PROF JOSE BARROSO TOSTES , Amapá - dijo:
    joo.amapa@hotmail.com

    12/02/2011

    Quatro estrelas

    Interessante. Os adolescentes adoram textos que integram humor, ironia. A charge é também uma maneira de proporcionar uma leitura da conjuntura política e social do Brasil, onde temos grandes chargistas. Valeu !


  • marizete martins, E.E PROF. JOÃO LUDOVICO , Pará - dijo:
    marizete_seduc@hotmail.com

    28/12/2010

    Cinco estrelas

    O texto é muito bom, pois possibilita aos alunos interpretação através de imagens e também desperta o censo critico.


  • Maria Betania Oliveira da Paz, Colegi Estadual Pedro Atanásio Garcia , Bahia - dijo:
    bethapaz@hotmail.com

    28/11/2010

    Cinco estrelas

    Ao analisar esta aula pude perceber que o trabalho do professor foi instigante e reflexivo, usando muita criatividade e dinamismo ao apresentar as charges aos seus alunos. Isso demonstra que este tipo de trabalho seja criativo e produtivo.


  • Lícia Margareth N.A.Albuqurque, Lia Públio de Castro , Bahia - dijo:
    Liciamargareth@hotmail.com

    28/11/2010

    Quatro estrelas

    Achei interessante a aula sobre charges,pois orienta o aluno a interpretar e criar uma charge tornando a aula bem interessante mais criativa.Através das charges o aluno poderá produzir textos argumentativos, onde a charge produzida poderá trabalha aspectos de ironia/humor apresentando traços de crítica social.


  • Eden Leite, Escola Estadual Cristo Rei , Pernambuco - dijo:
    edemleite@hotmail.com

    28/10/2010

    Cinco estrelas

    achei muito interessante e criativa a sequencia didática com charge,gosto de trabalhar com sequencias didáticas e sempre pesquiso alguns modelos para poder complementar e até mesmo facilitar meu trabalho.Parabéns e continue divulga-do seus trabalhos.


  • Roberto Luiz Ferreira, ESCOLA ESTADUAL LAMOUNIER GODOFREDO , Minas Gerais - dijo:
    robertoferreira1521@yahoo.com.br

    22/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante ! O trabalho com charges permite que os alunos compreendam que este tipo de gênero textual é utilizado para fazer críticas sobre determinado assunto geralmente polêmico e que pondem exercer sua criatividade e criticidade através da reelaboração textual.


  • Susanna de A. Borghi, C E CONSELHEIRO JOSINO , Rio de Janeiro - dijo:
    saborghi@terra.com.br

    01/09/2010

    Quatro estrelas

    Adoro charges! Trabalhar com elas e tirinhas é muito bom. Adorei a aula.


  • Nilce Maria de Souza, ESCOLA ESTADUAL BARAO DE MELGACO , Mato Grosso - dijo:
    cinhadesouza@gmail.com

    29/08/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!


  • Luciana Ferreira Soares, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PORTO ALEGRE , Rio Grande do Sul - dijo:
    luciana_soares@brturbo.com.br

    05/06/2010

    Cinco estrelas

    Excelentes recursos e estratégias. Leitura de um texto de imagem como a charge é maravilhoso para desenvolver a parte oral e a sensibilidade crítica do aluno. Vou aproveitar muito mais esta lição dos colegas do Portal.


  • janicleide silva gomes, Escola Normal , Paraíba - dijo:
    jsdominus6@gmail.com

    10/05/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante!Essa aula ajuda os alunos a olharem a realidade com mais criticidade.


  • Cleusa Pereira, CEJA Dom Bosco e Escola Mul. Jorcelino Alves Barbosa , Goiás - dijo:
    cleusasol.ipo@bol.com.br

    21/04/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante ! As propostas bem elaboradas serão de grande ajuda para dinamizar minhas aulas de Língua Portuguesa.


  • erica oliveira do valle, ulbra , Rio de Janeiro - dijo:
    erikadovalle@hotmail.com

    15/04/2010

    Cinco estrelas

    muito boa ......


  • Jorgina Souza, NTE - SÃO MATEUS , Espírito Santo - dijo:
    jorginas@sedu.es.gov.br

    09/04/2010

    Cinco estrelas

    Achei essa aula super interessante. Considero o trabalho com charge na sala de aula de suma importância, pois aproxima o aluno do seu cotidiano e por ser um recurso que pode ser utilizado por todas as disciplinas. Achei interessante a porposta de avaliação coletiva do trabalho com charge por meio do concurso, pois acredito ser uma forma de ajudar os alunos,além de se tornarem criativos, no momento da produção da charge, a serem críticos e conscientes.


  • Maria do Socorro Viana Oliveira, Colégio Estadual Idelzito Eloy de Abreu , Bahia - dijo:
    socorro.viana@hotmail.com

    02/04/2010

    Cinco estrelas

    Estava pesquisando sobre charges para trabalhar em sala de aula e achei a proposta muito boa. Confere com a minha linha de trabalho. Vou segui-la adequando às necessidade dos alunos e ao meu planejamento.


  • Marina Niceia Cunha, Col Estadual de Marmeleiro-EFM , Paraná - dijo:
    marina_tvescola@hotmail.com

    25/03/2010

    Quatro estrelas

    Forma criativa de uma aula com charge. Gostei demais. Obrigada colegas de Minas gerais!


  • Jansiléia Nogueira, Escola Waldemon/Escola Progresso , Mato Grosso - dijo:
    professora_leia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A atividade é simplesmente maravilhosa, pois trabalhar charge desperta o lado crítico do nosso aluno, tornando-o cada vez menos alienado.


  • Maria Lucia Ferreira dos Santos, Escola Estadual Moreira e Silva , Alagoas - dijo:
    ml-santos1962@bool.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente


Sem classificação.
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