27/05/2015
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua |
- Reconhecer a contribuição de várias etnias na formação da diversidade cultural, que caracteriza a sociedade brasileira.
- Associar grupos de imigrantes à formação da cultura brasileira.
- Reconhecer características culturais, linguísticas e sotaques dos diferentes povos que imigraram para o Brasil.
- Reconhecer a contribuição de várias etnias na formação da diversidade cultural, que caracteriza a sociedade brasileira.
- Associar grupos de imigrantes à formação da cultura brasileira.
- Reconhecer características culturais, linguísticas e sotaques dos diferentes povos que imigraram para o Brasil.
Lugar: conceituação (como categoria geográfica de análise)
Histórico e distribuição espacial da imigração no Brasil
Regiões político-administrativas brasileiras: localização e critérios de agrupamento dos estados
Regionalismo linguístico: caracterização (variante linguística regional)
Etnias: conceituação
Tipos de texto: narração, dissertação, descritivo, argumentativo, entre outros
Produção de vídeo: noções básicas
Noções de informática
Olá, colega professor/aA internet é uma valiosa ferramenta para a dinamização das aulas, em qualquer grau de ensino. À disposição do professor e dos alunos, encontram-se múltiplas opções para introduzir, aprofundar ou diversificar os conteúdos curriculares.A proposta desta aula parte de um vídeo de 26 segundos, postado no youtube por dois garotos catarinenses, um de nove, outro de doze anos. A repercussão do vídeo ganhou proporções inimagináveis, talvez na mesma proporção das leituras que se podem fazer sobre o fato, em si, e dos seus desdobramentos. Em maio de 2015, são mais de seis milhões de acessos, nas mais variadas formas: matérias jornalísticas, televisivas, musical, radiofônica, publicitária, entre outras.O vídeo original pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=GZlOyfAYiKo e alguns dos desdobramentos podem ser acessados no destaque proposto na atividade 1.As fontes relacionadas têm a intenção de situar você quanto ao fenômeno dos primos catarinenses (caso não ainda não o conheça), oferecendo algumas das nuances adquiridas: o vídeo original; a abordagem feita por um programa televisivo de esportes; uma outra versão também televisiva num programa de variedades; uma matéria jornalística acerca da apropriação de uma grande rede de televisão; a versão publicitária da narração do menino Leandro, utilizada pela propaganda do Grande Prêmio de Fórmula-1; e a volta da brincadeira à cidade da avó Salvelina, numa versão turístico-cultural, com possibilidade de ser incluída no calendário festivo da cidade.Nesta aula, procura-se abordar um dos aspectos pedagógicos do fenômeno dos primos catarinenses, que podem ser explorados sob a perspectiva das ciências humanas. Talvez, um dos motivos de tamanha repercussão tenha sido a inocência da brincadeira e o sotaque sulista do narrador da corrida: o r carregado, as expressões regionais, o contexto familiar e rural em que o fato acontece.Outro aspecto a se considerar refere-se à sabedoria dos garotos (sem nem mesmo perceber) em equilibrar a brincadeira com o carrinho confeccionado artesanalmente (contrariando a atual lógica mercadológica presente até mesmo nos brinquedos infantis) e os atuais recursos tecnológicos disponíveis tanto na cidade quanto no campo (o telefone celular e a internet). Esses, entre tantos outros aspectos, são convites à análise histórico-geográfica e sociológica que se pode explorar em sala de aula, utilizando o fenômeno midiático como porta de entrada para a temática da formação do povo e da cultura brasileira. Ao menos, será esse o ponto de partida da proposta aqui apresentada. |
ObservaçãoO professor deverá incentivar a formação de um grupo de alunos voluntários para fazer a “cobertura jornalística” de todas as atividades desenvolvidas nesta aula: fotos, depoimentos escritos, gravações de alguns acontecimentos interessantes etc.Esse material deverá ser sistematizado, conforme orientação sugerida na atividade 3. |
Vídeo 1. Série Sotaques do Brasil mostra as diferenças na pronúncia da letra `R´ http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/serie-sotaques-do-brasil-mostra-as-diferencas-de-pronuncia-da-letra-r/3558809/
Fonte 1. Você sabe o que é sotaque? http://www.escolakids.com/voce-sabe-o-que-e-sotaque.htmFonte 2.Como surgiram os diferentes sotaques do Brasil?http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/como-surgiram-diferentes-sotaques-brasil-492066.shtml |
ObservaçõesTodos os grupos deverão ler, interpretar e sintetizar o conteúdo indicado nas fontes. Além daquelas relacionadas no Quadro 1, abaixo, outras fontes poderão ser consultadas para complementar a pesquisa.A socialização dos resultados ocorrerá por meio de uma apresentação, cujo formato poderá ser escolhido pelos alunos. Sugestões de formas de apresentação dos trabalhos:a) apresentação visual, com uso de slides.b) elaboração de cartazes em cartolina ou papel branco.c) elaboração de vídeo documentário utilizando seus próprios aparelhos de telefonia móvel.Como forma de estimular a capacidade de síntese e de argumentação, as apresentações deverão limitar-se a um tempo de oito a dez minutos e todos os membros do grupo deverão participar. Sugere-se que os vídeos prontos limitem-se a um tempo máximo de cinco minutos.Os trabalhos deverão demonstrar os vários aspectos que envolvem os referidos grupos de imigrantes: localização espacial; principais atividades econômicas praticadas; manifestações culturais (presentes na culinária, arquitetura, dança etc.); sotaque ou dialeto; expressões linguísticas regionais, entre outros.Observação: a proposta sugerida ao grupo 1 tem a intenção de contextualizar a temática da imigração. Os professores de História, Geografia e Sociologia deverão orientar os alunos na interpretação e representação do assunto. |
Regras para a elaboração do mini vídeo autobiográfico- A filmagem deverá focar o rosto do narrador, procurando captar suas características físicas, seus gestos faciais e seu jeito de falar (sotaque).- O conteúdo deverá priorizar o nome e sobrenome do narrador, data e local de nascimento, ascendência étnica (indígena, afrodescendente, europeia, asiática ou outra). A narração deverá ser feita na primeira pessoa do singular (eu).- Entre os temas a serem abordados, sugerem-se: comidas e passatempo preferidos e outras informações pessoais, como gosto musical ou esportivo, habilidades manuais ou artísticas etc.- O tempo de duração do vídeo será de até um minuto.Observações:1. Os alunos deverão conversar com seus pais, avós ou outros familiares para obterem mais informações sobre sua descendência étnica. Essas informações ajudarão no planejamento e organização do conteúdo a ser elaborado.2. O site Festival do Minuto, disponível em https://www.festivaldominuto.com.br/v2/?locale=pt-BR, poderá servir como inspiração para a produção dos vídeos.3. O professor de Informática deverá orientar a produção e a edição dos vídeos.4. O professor de Língua Portuguesa deverá orientar a organização das falas: espontaneidade, dicção etc. |
Sugestão de texto para divulgação da proposta nas redes sociaisVocê tem sotaque?Divulgue o seu e conheça o de outras pessoas.Grave e poste um vídeo de até um minuto dizendo seu nome completo, data e local de nascimento, ascendência étnica, comidas e passatempo preferido.Essa é uma brincadeira criada com o intuito de conhecer e divulgar os sotaques brasileiros.O uso desse material tem finalidade pedagógica e, ao aceitar a brincadeira, você, automaticamente, autoriza o uso de sua imagem e de sua mensagem pela equipe escolar responsável pela atividade. |
Observações1. Caso não seja possível receber a fala de pessoas de todas as regiões brasileiras, os grupos deverão fazer uma pesquisa no youtube (www.youtube.com), procurando identificar algumas falas de pessoas originárias de todas as regiões brasileiras. Um critério para identificação dessas pessoas pode ser a elaboração de uma lista de artistas (cantores e atores), atletas, governantes ou outras personalidades conhecidas. A partir daí, os grupos deverão procurar vídeos com entrevistas ou canções, que demonstram o seu sotaque e a sua cultura.2. No caso de valer-se de falas diferentes do conteúdo proposto (minivídeo autobiográfico), o professor deverá supervisionar o conteúdo, com o intuito de garantir a imparcialidade do mesmo. |
Olá, colega professorA inovação proposta na atividade 2 constitui um esforço didático-pedagógico para transformar os alunos em construtores do próprio conhecimento. Buscam-se fontes primárias de dados e informações, superando a passividade do livro didático. O instrumento é o uso das tecnologias da informação e da comunicação de modo criativo e lúdico.Não se deve perder de vista, no entanto, que a atividade deve ser bem planejada, bem colocada aos alunos e acompanhada de perto pelos professores envolvidos.Quem sabe, a turma consiga um contato direto (por meio das mídias sociais) com os primos Leandro e Marcos. Se isso for possível, aconteceria o coroamento da atividade, demonstrando aos alunos que o aprendizado escolar, ao partir e voltar à própria realidade, constitui-se em algo vivo e prazeroso. |
Formas de registro e representação das diferentes atividades desenvolvidas ao longo da aula- Redação de um texto dissertativo acerca do tema: Todos nós temos sotaques.- Redação de uma matéria jornalística (do tipo release) narrando a experiência desenvolvida e vivenciada pela turma de alunos, sob orientação de vários professores.- Redação de um relato com as informações coletadas ao longo do desenvolvimento do trabalho (conforme sugestões apresentadas no segundo destaque da atividade 1.- Criação de uma paródia musical valendo-se de um ritmo local ou regional. Ver exemplo sugerido na fonte 10 do primeiro destaque da atividade 1: Taca-le pau, Marco veio. Grupo musical Fogo de chão, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iFd62RdH6s4.- Seleção, ensaio e apresentação de uma dança característica da cultura local e regional.- Organização de uma exposição dos registros fotográficos feitos ao longo do trabalho. Com apoio da coordenação de área e da direção, as fotos deverão ser impressas na secretaria da escola.- Elaboração de um videoclip com os minivídeo autobiográficos gravados pelos alunos acerca da sua própria identidade cultural.- Elaboração de um videoclip com os minivídeos recolhidos pelos grupos, quando lançaram a proposta pelas redes sociais (Ação 2 da Atividade 2).- Elaboração de um glossário com as palavras e expressões linguísticas regionais identificadas pelos alunos ao longo dos trabalhos.- Outras formas de registro e representação. |
Ensino de história e diversidade cultural: desafios e perspectivas. Cadernos CEDES. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622005000300009&script=sci_arttext
Geografia e diversidade cultural. Territorialização de um grupo cigano em Goiás, Brasil. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281822001008
Tecnologia na educação. http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/
Uso das TIC na educação do Brasil. http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education/
Ensino de história e diversidade cultural: desafios e perspectivas. Cadernos CEDES. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622005000300009&script=sci_arttext
Geografia e diversidade cultural. Territorialização de um grupo cigano em Goiás, Brasil. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281822001008
Tecnologia na educação. http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/
Uso das TIC na educação do Brasil. http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education/
Quatro estrelas 3 calificaciones
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24/06/2015
Quatro estrelasProjeto magnífico, completo, arrojado, desafiador. A maioria das escolas públicas não dispõem de espaços e recursos tecnológicos adequados , mas vou realizar essa atividade, ainda que tenha que improvisar em determinados momentos, mas valerá a pena. Amei, parabéns!
28/05/2015
Cinco estrelasProjeto maravilhoso! Fico super animada quando encontro algo novo e interessante sobre história. Será uma aula surpreendente. Parabéns!
28/05/2015
Cinco estrelasExcelente aula,por explanar toda a diversidade cultural de nosso país e suas regionalidades.Apresentei parte dessa aula em minha aula expositiva de pós graduação e recebi muitos elogios.