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“Taca-le pau, Marco veio”. O sotaque, a cultura e o pertencimento ao lugar

 

27/05/2015

Autor y Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
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ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer a contribuição de várias etnias na formação da diversidade cultural, que caracteriza a sociedade brasileira.

- Associar grupos de imigrantes à formação da cultura brasileira.

- Reconhecer características culturais, linguísticas e sotaques dos diferentes povos que imigraram para o Brasil.

 

- Reconhecer a contribuição de várias etnias na formação da diversidade cultural, que caracteriza a sociedade brasileira.

- Associar grupos de imigrantes à formação da cultura brasileira.

- Reconhecer características culturais, linguísticas e sotaques dos diferentes povos que imigraram para o Brasil.

Duração das atividades
06 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Lugar: conceituação (como categoria geográfica de análise)

Histórico e distribuição espacial da imigração no Brasil

Regiões político-administrativas brasileiras: localização e critérios de agrupamento dos estados

Regionalismo linguístico: caracterização (variante linguística regional)

Etnias: conceituação

Tipos de texto: narração, dissertação, descritivo, argumentativo, entre outros

Produção de vídeo: noções básicas

Noções de informática

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para as séries finais do ensino fundamental. Recomenda-se um trabalho integrado entre os professores de Geografia, Língua Portuguesa, História, Artes, Sociologia e Informática.

 

Olá, colega professor/a 

A internet é uma valiosa ferramenta para a dinamização das aulas, em qualquer grau de ensino. À disposição do professor e dos alunos, encontram-se múltiplas opções para introduzir, aprofundar ou diversificar os conteúdos curriculares.

A proposta desta aula parte de um vídeo de 26 segundos, postado no youtube por dois garotos catarinenses, um de nove, outro de doze anos. A repercussão do vídeo ganhou proporções inimagináveis, talvez na mesma proporção das leituras que se podem fazer sobre o fato, em si, e dos seus desdobramentos. Em maio de 2015, são mais de seis milhões de acessos, nas mais variadas formas: matérias jornalísticas, televisivas, musical, radiofônica, publicitária, entre outras.

O vídeo original pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=GZlOyfAYiKo e alguns dos desdobramentos podem ser acessados no destaque proposto na atividade 1.

As fontes relacionadas têm a intenção de situar você quanto ao fenômeno dos primos catarinenses (caso não ainda não o conheça), oferecendo algumas das nuances adquiridas: o vídeo original; a abordagem feita por um programa televisivo de esportes; uma outra versão também televisiva num programa de variedades; uma matéria jornalística acerca da apropriação de uma grande rede de televisão; a versão publicitária da narração do menino Leandro, utilizada pela propaganda do Grande Prêmio de Fórmula-1; e a volta da brincadeira à cidade da avó Salvelina, numa versão turístico-cultural, com possibilidade de ser incluída no calendário festivo da cidade.

Nesta aula, procura-se abordar um dos aspectos pedagógicos do fenômeno dos primos catarinenses, que podem ser explorados sob a perspectiva das ciências humanas. Talvez, um dos motivos de tamanha repercussão tenha sido a inocência da brincadeira e o sotaque sulista do narrador da corrida: o r carregado, as expressões regionais, o contexto familiar e rural em que o fato acontece.

Outro aspecto a se considerar refere-se à sabedoria dos garotos (sem nem mesmo perceber) em equilibrar a brincadeira com o carrinho confeccionado artesanalmente (contrariando a atual lógica mercadológica presente até mesmo nos brinquedos infantis) e os atuais recursos tecnológicos disponíveis tanto na cidade quanto no campo (o telefone celular e a internet). Esses, entre tantos outros aspectos, são convites à análise histórico-geográfica e sociológica que se pode explorar em sala de aula, utilizando o fenômeno midiático como porta de entrada para a temática da formação do povo e da cultura brasileira. Ao menos, será esse o ponto de partida da proposta aqui apresentada.

 

 

Atividade 1. Onde vivem e como vivem os primos Leandro e Marcos? O que eles têm de especial?

Passo 1. Localização espacial do fenômeno

O professor deverá providenciar meios (provavelmente no laboratório de informática) para que todos os alunos assistam  ao vídeo indicado na fonte 1 (Quadro 1, abaixo). Depois, em dupla ou em grupos um pouco maiores (dependendo do número de alunos na turma), deverão acessar as demais fontes, sendo que cada dupla ou grupo acessará uma fonte diferente. A distribuição das fontes deverá ocorrer por sorteio.

No vídeo inicial e em todas as matérias, o professor deverá chamar a atenção para aspectos, como:

- a proeza dos meninos Marcos e Leandro.

- o sotaque e as expressões do narrador Leandro.

- o local onde eles fizeram a gravação (tanto o sítio da avó quanto a localização do município onde acontece a brincadeira de carrinho).

 

Sugestões de fontes a serem acessadas

Fonte 1 (vídeo original). https://www.youtube.com/watch?v=GZlOyfAYiKo

Fonte 2. Taca-le pau, Marcos. Conheça o Marcos e o Leandro:  https://www.youtube.com/watch?v=nSf5eDeI_RQ

Fonte 3.Taca-le pau! Garotos de Santa Catarina fazem sucesso com vídeo na internet: http://noticias.r7.com/record-news/video/taca-le-pau-garotos-de-santa-catarina-fazem-sucesso-com-video-na-internet-53cc537c0cf23dee1298f0bb/

Fonte 4.`Taca-le pau´no programa da Fátima Bernardes: https://www.youtube.com/watch?v=YjBUrJptXOI

Fonte 5.Garoto do `Taca-le pau´ participará de transmissão com Galvão Bueno: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2014/11/1543918-garoto-do-taca-le-pau-participara-de-transmissao-com-galvao-bueno.shtml

Fonte 6. `Taca-le pau´ vira propaganda do Grande Prêmio do Brasil de F-1: http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2014/09/10/taca-le-pau-vira-propaganda-de-grande-premio-do-brasil-de-f1/

Fonte 7.Taca-le pau, Marco véio. Fogo de chão: https://www.youtube.com/watch?v=iFd62RdH6s4

Fonte 8.Taca-le pau: prefeitura “rouba” carrinho de Marco Véio http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/taca-le-pau-prefeitura-rouba-carrinho-de-marco-veio,8247b201ea818410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html

Fonte 9. Corrida do Marco Véio reúne mais de 90 pessoas, em Taió, no Vale do Itajaí: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/09/corrida-do-marco-veio-reune-mais-de-90-pessoas-em-taio-no-vale-do-itajai.html

 

Após a apresentação do vídeo original e do acesso às demais fontes, os alunos deverão manifestar oralmente as suas impressões:

·   se já conheciam o caso dos garotos catarinenses;

·  o que acharam da brincadeira e da repercussão do fato;

·  os motivos que podem explicar a explosão midiática da iniciativa, entre outros aspectos.

No atlas geográfico, todos os alunos deverão localizar a cidade de Taió/SC (onde os garotos realizaram e filmaram a brincadeira).  Deverão também identificar a região político-administrativa a que pertence o Estado de Santa Catarina, bem como os demais estados e as capitais sulistas. A localização geográfica do fenômeno a ser estudado tem a finalidade de dar um ponto de partida para as próximas ações, evidenciando a dimensão espacial das mesmas. 

O professor deverá imprimir e distribuir, a cada aluno, um mapa político mudo, do Brasil, para que possam localizar os estados e as capitais brasileiras e o Distrito Federal. Os alunos deverão pintar as regiões solicitadas, utilizando cores diferentes. O mapa deverá ter título, legenda e escala, tomando como referência um atlas geográfico.

O mapa completo deverá ser conferido pelo professor e posteriormente colado no caderno do aluno.

Observação

O professor deverá incentivar a formação de um grupo de alunos voluntários para fazer a “cobertura jornalística” de todas as atividades desenvolvidas nesta aula: fotos, depoimentos escritos, gravações de alguns acontecimentos interessantes etc.

Esse material deverá ser sistematizado, conforme orientação sugerida na atividade 3.

 

 Passo 2. O sotaque e as expressões linguísticas do narrador Leandro e sua identidade histórico-cultural

Basta prestar atenção nas falas dos garotos e de seus familiares, principalmente da avó Salvelina, para observar o sotaque sulista. Está aí uma oportunidade interessante (o sotaque popularizado pelas mídias eletrônicas) para se explorar aspectos, como: a formação do povo brasileiro; imigração; migrações internas, diversidade e pluralidade cultural, entre outros.

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para que, em duplas, acessem ao vídeo 1, sugerido abaixo. Após a exibição eles deverão expressar suas opiniões sobre o conteúdo da matéria. O professor de Língua Portuguesa deverá esclarecer dúvidas, que, naturalmente, surgirão.

Os alunos deverão anotar em seu caderno, aspectos como: a) as diferentes etnias citadas no vídeo; b) influências na formação da diversidade de sotaques existentes no Brasil; c)a localização espacial das cidades e regiões brasileiras onde vivem as pessoas abordadas na reportagem.

                              taca1

Vídeo 1. Série Sotaques do Brasil mostra as diferenças na pronúncia da letra `R´ http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/serie-sotaques-do-brasil-mostra-as-diferencas-de-pronuncia-da-letra-r/3558809/

 

Para ampliar o conhecimento sobre a temática dos diferentes sotaques, os alunos deverão ler as matérias sugeridas no destaque abaixo. O professor deverá imprimir ou levar os alunos ao laboratório de informática para acesso aos links relacionados.

 Metade da turma fará a leitura da fonte 1 e a outra metade, da fonte 2. Será dado um tempo de 20 minutos para a leitura e a interpretação. Em duplas, eles deverão responder algumas perguntas, tais como: 1) Você entendeu o que é sotaque? Então, diga o que é. 2) Você sabe qual é a origem dos sotaques que caracterizam a língua portuguesa falada no Brasil?  3) Você tem sotaque? 4) Qual é a origem dele?

 

Fonte 1. Você sabe o que é sotaque? http://www.escolakids.com/voce-sabe-o-que-e-sotaque.htm

Fonte 2.Como surgiram os diferentes sotaques do Brasil?http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/como-surgiram-diferentes-sotaques-brasil-492066.shtml

 

Para concluir esta etapa da atividade, deverá ser formado um único grupo para que os alunos relatem seus novos conhecimentos.

 

 Passo 3. Mapeando a formação do povo brasileiro, por meio dos sotaques

Esta subatividade tem a intenção de ampliar a percepção e o conhecimento dos alunos sobre a diversidade étnica e cultural existente na sociedade brasileira.

O vídeo sugerido na fonte 2 (destaque anterior, passo 2) dará o suporte pedagógico para as tarefas propostas. Com a ajuda do atlas geográfico, em duplas, os alunos deverão: a) localizar a distribuição espacial (no território nacional) das pessoas entrevistadas na matéria midiática; e b) identificar os diferentes países e continentes de origem das pessoas entrevistadas (ou de seus ascendentes), que contribuíram para a formação do povo e da cultura brasileira.

As informações deverão ser anotadas no caderno e servirão como subsídios para a atividade 2. A  socialização dos resultados acontecerá de modo informal, quando o professor solicitará que, oralmente, os alunos façam comentários acerca das descobertas.

 

Atividade 2. Todo brasileiro tem um pouquinho de outros povos

 A turma deverá ser dividida em dez grupos, cujo número de componentes deverá variar de acordo com a quantidade de alunos da classe. Por sorteio, cada grupo pesquisará sobre um dos temas sugeridos no Quadro 1, apresentado após o destaque abaixo.
 

Observações

 Todos os grupos deverão ler, interpretar e sintetizar o conteúdo indicado nas fontes. Além daquelas relacionadas no Quadro 1, abaixo, outras fontes poderão ser consultadas para complementar a pesquisa.

A socialização dos resultados ocorrerá por meio de uma apresentação, cujo formato poderá ser escolhido pelos alunos. Sugestões de formas de apresentação dos trabalhos:

a) apresentação visual, com uso de slides.

b) elaboração de cartazes em cartolina ou papel branco.

c) elaboração de vídeo documentário utilizando seus próprios aparelhos de telefonia móvel.

 Como forma de estimular a capacidade de síntese e de argumentação, as apresentações deverão limitar-se a um tempo de oito a dez minutos e todos os membros do grupo deverão participar. Sugere-se que os vídeos prontos limitem-se a um tempo máximo de cinco minutos.

Os trabalhos deverão demonstrar os vários aspectos que envolvem os referidos grupos de imigrantes: localização espacial; principais atividades econômicas praticadas; manifestações culturais (presentes na culinária, arquitetura, dança etc.); sotaque ou dialeto; expressões linguísticas regionais, entre outros.

Observação: a proposta sugerida ao grupo 1 tem a intenção de contextualizar a temática da imigração. Os professores de História, Geografia e Sociologia deverão orientar os alunos na interpretação e representação do assunto.

 

 

Quadro 1. A formação do povo brasileiro

Grupo 1. A formação do povo brasileiro

ta1A

http://pt.slideshare.net/carminha.rh/educao-e-diversidade-cultural-9302733

Formação da população brasileira. http://escola.britannica.com.br/article/487840/imigracao-no-Brasil

O povo brasileiro/Darcy Ribeiro

https://www.youtube.com/watch?v=Dmi0Jn_9sPA

Regionalismo http://www.infoescola.com/cultura/regionalismo/

 

Grupo 6. Os alemães e a cultura brasileira

sotaque10A

http://www.pampasturismo.com.br/scatarina_valeeuropeu.htm

A contribuição alemã na cultura brasileira http://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes/a-contribuicao-alema-para-a-formacao-da-cultura-brasileira

Música: German dance https://www.youtube.com/watch?v=ddy4LJCC7bk

Comidas típicas alemãs:

http://www.mundoemsabores.com.br/top-10-comidas-tipicas-da-alemanha-e-suas-receitas-tradicionais/

 

Grupo 2. Os indígenas e a cultura brasileira

ta1B

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4840848-EI16863,00-Indios+Ikpeng+no+Xingu+inauguram+museu+na+aldeia.html

 

Influência indígena 

http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-5050-49479-,00.html

A influência indígena na cultura brasileira http://professor-josimar.blogspot.com.br/2011/04/influencia-indigena-na-cultura.html

Kuarup Kamaiurá https://www.youtube.com/watch?v=CeHx9eXvavY

 

Grupo 7. Os espanhóis e a cultura brasileira

ta7

http://www.aender.com.br/?p=1258

 

Imigração espanhola no Brasil http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/a-imigracao-espanhola-no-brasil.htm

Influência da cultura espanhola no Brasil

http://www.meuportal.net/influencia-da-cultura-espanhola/

 

 

 

 

Grupo 3. O colonizador português e a cultura brasileira

ta3

http://brasilimperdivel.tur.br/tiradentes-mg/

 

Colonizadores, colonos e colonizados

http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/colonizados.html

Cultura do Brasil http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Brasil

 

Grupo 8. Os japoneses e a cultura brasileira

ta8

http://admiradores-do-japao.blogspot.com.br/2011/07/arquitetura-oriental-influencia.html

 

Como buscar seus antepassados japoneses http://www.imigracaojaponesa.com.br/

Imigração Brasil Japão 

http://www.saopaulo.sp.gov.br/imigracaojaponesa/historia.php

 

Grupo 4. Os negros e a cultura brasileira

ta4

https://catracalivre.com.br/sp/tag/africanos/

 

Influência africana na cultura brasileira http://www.escolakids.com/influencia-africana-na-cultura-brasileira.htm

Portal da cultura afro-brasileira https://www.faecpr.edu.br/site/portal_afro_brasileira/2_I.php

Mestre Bimba – A capoeira iluminadahttps://www.youtube.com/watch?v=EHnPkKZxcmQ

Influência africana no Brasil e na Bahia – comidas

http://culturaafricananobrasilenabahia.blogspot.com.br/p/culinaria.html

 

Grupo 9. Os árabes e a cultura brasileira

ta9

http://www.olindaturismo.com.br/atrativos/monumentos/2o-sobrado-mourisco/

 

Imigração árabe no Brasil http://www.miniweb.com.br/cidadania/Personalidades/imigrantes10.html

Comida árabe http://saopauloparainiciantes.com.br/2012/09/al-maual-restaurante-arabe-tradicional.html

Dança árabe https://www.youtube.com/watch?v=CpZU8tu3idI

 

 

 

Grupo 5. Os italianos e a cultura brasileira

ta5

http://motorshow.terra.com.br/secao/aventura/capital-brasileira-do-vinho

 

A imigração italiana

http://www.educacional.com.br/reportagens/italia/

Imigração italiana no Brasil http://www.infoescola.com/geografia/imigracao-italiana-no-brasil/

Comida típica italiana

http://encantosdaserragaucha.blogspot.com.br/2012/05/comida-tipica-italiana.html

Música: Tarantella napoletana https://www.youtube.com/watch?v=52nuATp-ny4

 

 

Grupo 10. Os ingleses e a cultura brasileira

ta10

http://estradasecaminhos.blogspot.com.br/2012/10/paranapiacaba-um-pedacinho-da.html

 

Imigração inglesa no Brasil http://marusasaki.blogspot.com.br/2012/09/imigracao-inglesa-no-brasil-e-sua.html

Legados britânicos na história do Brasil http://festival.culturainglesasp.com.br/blog/top-5-legados-ingleses-na-historia-do-brasil/

Comidas inglesas http://www.mundoemsabores.com.br/comida-tipica-da-inglaterra-alimentos-pratos-e-receitas-tradicionais/

Danças inglesas http://tudorbrasil.files.wordpress.com/2013/03/genevieve-bujold-screencap-anne-boleyn-7259528-1600-896.jpg

 

 

 Atividade 3. Todos nós temos sotaques

 Ação 1

Utilizando aparelhos de telefonia móvel, o professor deverá orientar os alunos para que gravem suas próprias vozes, produzindo um minivídeo autobiográfico. Trata-se, portanto, de uma atividade individual, com três objetivos pedagógicos: a) contribuir para que o aluno perceba o seu próprio sotaque, quando comparado com os sotaques que ouviu na projeção dos vídeos sugeridos anteriormente; b) relacionar o seu sotaque com a sua origem étnico-cultural;   c) praticar a capacidade de síntese.

 Para o objetivo estabelecido no item b (relacionar o seu sotaque com a sua origem étnico-cultural), o professor deverá solicitar que os alunos conversem com seus pais e seus avós acerca do histórico da família, destacando o país, estado ou região de origem. O conteúdo do vídeo sugerido na atividade 1 e o contato com as fontes sugeridas na atividade 2 ajudarão os alunos a compreenderem melhor a sua própria identidade étnico-cultural.

 Para socializar essa descoberta, o professor deverá formar um único círculo e incentivar os alunos para que comentem sobre as informações que obtiveram com seus familiares. Trata-se de um momento privilegiado para se discutir temas como diversidade cultural, tolerância étnica, entre outros.

 

Regras para a elaboração do mini vídeo autobiográfico

- A filmagem deverá focar o rosto do narrador, procurando captar suas características físicas, seus gestos faciais e seu jeito de falar (sotaque).

- O conteúdo deverá priorizar o nome e sobrenome do narrador, data e local de nascimento, ascendência étnica (indígena, afrodescendente, europeia, asiática ou outra). A narração deverá ser feita na primeira pessoa do singular (eu).

- Entre os temas a serem abordados, sugerem-se: comidas e passatempo preferidos e outras informações pessoais, como gosto musical ou esportivo, habilidades manuais ou artísticas etc.

- O tempo de duração do vídeo será de até um minuto.

Observações:

1. Os alunos deverão conversar com seus pais, avós ou outros familiares para obterem mais informações sobre sua descendência étnica. Essas informações ajudarão no planejamento e organização do conteúdo a ser elaborado.

 2.  O site Festival do Minuto, disponível em https://www.festivaldominuto.com.br/v2/?locale=pt-BR, poderá servir como inspiração para a produção dos vídeos.

 3. O professor de Informática deverá orientar a produção e a edição dos vídeos.

 4. O professor de Língua Portuguesa deverá orientar a organização das falas: espontaneidade, dicção etc.

 

Em momento pré agendado, o professor deverá preparar o ambiente para projeção dos minivídeo autobiográficos. Com o intuito de destacar os diferentes sotaques, o professor deverá projetar novamente o vídeo da narração da corrida de carrinho dos primos Marcos e Leandro. (Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GZlOyfAYiKo)

 Sob a orientação do professor de Informática, um grupo de alunos voluntários deverá encarregar-se do preparo do ambiente para a projeção: computador, projetor multimídia, tela, caixa de som etc.

 Com a contribuição do professor de Língua Portuguesa, os alunos farão comentários acerca das falas, procurando destacar alguns sotaques e algumas expressões, que marcam a cultura local e regional.

 Os professores de História e de Sociologia deverão complementar a aula, destacando características marcantes acerca das etnias presentes naquele grupo de alunos, mesmo que sejam gerações distantes (no tempo) dos grupos étnicos originais (seus ancestrais).

 

 Ação 2

Valendo-se da conectividade das redes sociais, o professor deverá orientar os alunos para que usem as redes sociais (tipo facebook ou outro canal de comunicação pela internet. Ver segundo destaque desta ação) para divulgar sua proposta e convidar pessoas (do seu relacionamento direto ou não) para que postem um minivídeo autobiográfico com as mesmas características daquelas que acabaram de realizar. O objetivo é conhecer e comparar sotaques e diferentes culturas, tão presentes na sociedade brasileira.

Para esta atividade os alunos deverão ser divididos em cinco grupos e cada um deles ficará responsável por divulgar a proposta em uma das regiões brasileiras. Isso exigirá um acompanhamento minucioso do professor e o apoio do colega de Informática.

 

Sugestão de texto para divulgação da proposta nas redes sociais

 Você tem sotaque?

Divulgue o seu e conheça o de outras pessoas.

Grave e poste um vídeo de até um minuto dizendo seu nome completo, data e local de nascimento, ascendência étnica, comidas e passatempo preferido.

Essa é uma brincadeira criada com o intuito de conhecer e divulgar os sotaques brasileiros.

O uso desse material tem finalidade pedagógica e, ao aceitar a brincadeira, você, automaticamente, autoriza o uso de sua imagem e de sua mensagem pela equipe escolar responsável pela atividade.

 

O professor de Língua Portuguesa deverá explicar algumas características dos sotaques e os professores de História e de Sociologia explicarão as principais características dos grupos étnicos presentes nas culturas identificadas nos vídeos.

Os alunos deverão anotar as localidades onde vivem as pessoas que postaram seus minivídeos, bem como recortar as imagens de seus rostos para elaborar a etapa seguinte.

Usando um mapa do Brasil, eles deverão colocar as imagens e os nomes nos locais correspondentes a sua origem ou moradia. Essa atividade deverá ser feita num mapa mudo desenhado em papel pardo ou em cartolina, com a colagem das imagens e dos nomes. Cada grupo deverá ocupar-se em imprimir e recortar rostos e legendas equivalentes à região brasileira que representa (as imagens poderão ser obtidas em jornais e revistas da biblioteca da escola ou solicitadas anteriormente). Dois alunos voluntários deverão encarregar-se de confeccionar o mapa, colocar o título, e colar o mesmo em uma das paredes da sala.

 

Observações

1. Caso não seja possível receber a fala de pessoas de todas as regiões brasileiras, os grupos deverão fazer uma pesquisa no youtube (www.youtube.com), procurando identificar algumas falas de pessoas originárias de todas as regiões brasileiras. Um critério para identificação dessas pessoas pode ser a elaboração de uma lista de artistas (cantores e atores), atletas, governantes ou outras personalidades conhecidas. A partir daí, os grupos deverão procurar vídeos com entrevistas ou canções, que demonstram o seu sotaque e a sua cultura.

2. No caso de valer-se de falas diferentes do conteúdo proposto (minivídeo autobiográfico), o professor deverá supervisionar o conteúdo, com o intuito de garantir a imparcialidade do mesmo.

 

 

Ação 3

Após a montagem do painel com o mapa do Brasil ilustrado com os rostos e os nomes das pessoas, o professor deverá solicitar aos alunos para que retomem o mapa proposto no passo 2 da atividade 1. A ideia é comparar a distribuição espacial dos principais grupos étnicos identificados no vídeo proposto naquela atividade com as informações que eles mesmos coletaram ao divulgar e receber as gravações dos minivídeos. Muito provavelmente, as semelhanças se confirmarão e os alunos poderão visualizar, na prática, que o conteúdo estudado sobre a diversidade cultural brasileira constitui-se numa realidade vibrante.

 

Olá, colega professor

A inovação proposta na atividade 2 constitui um esforço didático-pedagógico para transformar os alunos em construtores do próprio conhecimento. Buscam-se fontes primárias de dados e informações, superando a passividade do livro didático. O instrumento é o uso das tecnologias da informação e da comunicação de modo criativo e lúdico.

Não se deve perder de vista, no entanto, que a atividade deve ser bem planejada, bem colocada aos alunos e acompanhada de perto pelos professores envolvidos.

Quem sabe, a turma consiga um contato direto (por meio das mídias sociais) com os primos Leandro e Marcos. Se isso for possível, aconteceria o coroamento da atividade, demonstrando aos alunos que o aprendizado escolar, ao partir e voltar à própria realidade, constitui-se em algo vivo e prazeroso.

 

Atividade 4. Da sala de aula para o mundo: socializando o aprendizado por meio da internet

O professor deverá orientar os grupos (formados na atividade 2) para que, de diferentes maneiras, registrem seu aprendizado e suas sensações durante o desenvolvimento das atividades. Para isso, terão que formar grupos em número correspondente à quantidade de registros, como sugerido no destaque abaixo. Talvez, para esta atividade, a formação dos grupos deverá ser revista.

 

Formas de registro e representação das diferentes atividades desenvolvidas ao longo da aula

- Redação de um texto dissertativo acerca do tema: Todos nós temos sotaques.

- Redação de uma matéria jornalística (do tipo release) narrando a experiência desenvolvida e vivenciada pela turma de alunos, sob orientação de vários professores.

- Redação de um relato com as informações coletadas ao longo do desenvolvimento do trabalho (conforme sugestões apresentadas no segundo destaque da atividade 1.

- Criação de uma paródia musical valendo-se de um ritmo local ou regional. Ver exemplo sugerido na fonte 10 do primeiro destaque da atividade 1: Taca-le pau, Marco veio. Grupo musical Fogo de chão, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=iFd62RdH6s4.

- Seleção, ensaio e apresentação de uma dança característica da cultura local e regional.

- Organização de uma exposição dos registros fotográficos feitos ao longo do trabalho. Com apoio da coordenação de área e da direção, as fotos deverão ser impressas na secretaria da escola.

- Elaboração de um videoclip com os minivídeo autobiográficos gravados pelos alunos acerca da sua própria identidade cultural.

- Elaboração de um videoclip com os minivídeos recolhidos pelos grupos, quando lançaram a proposta pelas redes sociais (Ação 2 da Atividade 2).

- Elaboração de um glossário com as palavras e expressões linguísticas regionais identificadas pelos alunos ao longo dos trabalhos.

- Outras formas de registro e representação.

 

O professor de Língua Portuguesa deverá orientar os alunos quanto à produção textual. O professor de Artes deverá orientar acerca da organização da exposição de fotos, da dança, e da criação da paródia musical.

Após a revisão textual e as apresentações artísticas, os trabalhos poderão ser publicados no jornalzinho ou no blog da escola ou da turma, bem como em outras fontes midiáticas. O release, devidamente ilustrado com fotos, poderá ser encaminhado para publicação nos jornais locais, como forma de divulgar a experiência vivenciada pelos alunos e de inserir a escola na comunidade.

Recursos Complementares

 

Ensino de história e diversidade cultural: desafios e perspectivas. Cadernos CEDES. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622005000300009&script=sci_arttext

Geografia e diversidade cultural. Territorialização de um grupo cigano em Goiás, Brasil. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281822001008

Tecnologia na educação. http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/

Uso das TIC na educação do Brasil. http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education/

 

Ensino de história e diversidade cultural: desafios e perspectivas. Cadernos CEDES. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622005000300009&script=sci_arttext

Geografia e diversidade cultural. Territorialização de um grupo cigano em Goiás, Brasil. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281822001008

Tecnologia na educação. http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/

Uso das TIC na educação do Brasil. http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education/

Avaliação

O professor deverá estar atento a todas as manifestações atitudinais e comportamentais dos alunos: interesse, participação, responsabilidade, pontualidade. Deverá também atentar-se para as demonstrações do domínio de conteúdo durante os momentos de socialização dos resultados das pesquisas, produção textual, debates, entre outros.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

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Opiniones

  • maria helena araujo, E.E Miguel Couto , Minas Gerais - dijo:
    mhser1@yahoo.com.br

    24/06/2015

    Quatro estrelas

    Projeto magnífico, completo, arrojado, desafiador. A maioria das escolas públicas não dispõem de espaços e recursos tecnológicos adequados , mas vou realizar essa atividade, ainda que tenha que improvisar em determinados momentos, mas valerá a pena. Amei, parabéns!


  • Lidiana Francisca Pereira Oliveira, E.E.E.F.Joaquim Nabuco , Rondônia - dijo:
    dianapereiramedina@hotmail.com

    28/05/2015

    Cinco estrelas

    Projeto maravilhoso! Fico super animada quando encontro algo novo e interessante sobre história. Será uma aula surpreendente. Parabéns!


  • Tereza Cristina Bez Batti Bessa, E.E. Prof. Leão Coelho de Almeida , Minas Gerais - dijo:
    cristinabezbatti@hotmail.com

    28/05/2015

    Cinco estrelas

    Excelente aula,por explanar toda a diversidade cultural de nosso país e suas regionalidades.Apresentei parte dessa aula em minha aula expositiva de pós graduação e recebi muitos elogios.


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