Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Iniciação à Capoeira nas aulas de educação física do CAp-UFRJ (Aula 1)

 

18/10/2009

Autor y Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o encadeamento do planejamento de unidade sobre capoeira;
Executar o movimento básico da capoeira (Ginga), sem preocupação com aspectos técnicos do movimento;
Participar do debate sobre o tema da capoeira fazendo questionamentos e respondendo as perguntas do professor.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula
     

Caro professor, essa é a primeira aula do Plano de Unidade sobre capoeira, que contemplará no total 12 aulas de cinquenta minutos. Esse planejamento foi previamente elaborado para ser realizado com turmas do quarto ou quinto ano do Ensino Fundamental. Nesse primeiro momento, o professor irá apresentar os diferentes conteúdos que serão trabalhados nessa nova unidade. De forma sintética, o planejamento pode ser dividido em três momentos, que ocorrem de forma simultânea no transcorrer das aulas: 1) Debates sobre aspectos históricos da capoeira e seus rituais; 2) Prática de sete técnicas corporais específicas da capoeira definidas pelo professor; 3) Apresentação dos instrumentos e do repertório musical da capoeira.

Dica: Esse planejamento pode ser desenvolvido em parceria com outros setores curriculares, como por exemplo, o setor curricular de Música, Ciências Sociais, História e Sociologia. O diálogo com outras áreas de conhecimento certamente irá enriquecer as experiências dos alunos e aprofundar os conhecimentos sobre a capoeira. Nas próximas aulas serão apresentadas algumas propostas interdisciplinares.


As sete técnicas da capoeira que serão sistematizadas nas aulas são: a) Ginga; b) Aú; c) Cocorinha (movimento de esquiva); d) Negativa (movimento de esquiva); e) Martelo (movimento de ataque); f) Meia Lua de Frente (movimento de ataque); g) Benção (movimento de ataque). O professor pode optar pela escolha de outras técnicas dependendo do nível de conhecimento da turma.

Ao final dessa rápida apresentação, o professor irá iniciar uma avaliação diagnóstica da turma a partir de perguntas destinadas aos discentes. Destaco algumas perguntas que podem auxiliar nessa tarefa: 1) Quem já ouviu falar da capoeira? 2) O que é a capoeira? 3) Alguém já praticou capoeira?
Por fim, o professor irá fazer uma pergunta que irá nortear as reflexões nas próximas aulas: Afinal, capoeira é uma dança ou uma luta? Os alunos serão estimulados a responder essa pergunta ao longo das próximas aulas a partir das vivencias em aula.

Terminado esse primeiro momento (duração média 30 minutos), o professor irá encaminhar os alunos para a quadra esportiva ou o espaço destinado às aulas praticas de educação física. Lá irão formar uma grande roda de forma que todos os alunos estejam de mãos dadas. Na formação de roda, os alunos serão desafiados a realizar o movimento básico da capoeira – que se chama “Ginga”. Nesse instante, o professor não irá passar instruções específicas sobre a técnica da ginga, mas sim avaliar o grupo. Poderá observar o que os alunos já conseguem realizar sozinhos, ou seja, o que eles já sabem fazer. As correções ocorrerão futuramente após a avaliação diagnóstica.

Para realizar a ginga é importante a presença da música, que irá marcar o ritmo dos movimentos. Para isso, o professor pode utilizar tanto gravações com músicas de capoeira ou ainda tocar ao vivo instrumentos que compõem a roda. Indico o pandeiro por ser prático de carregar e o aprendizado dos toques é relativamente fácil.

Dica: É muito mais estimulante para os alunos participarem de uma aula com música ao vivo, ou seja, pessoas cantando e tocando. Professor, se possível, pratique um pouco e procure na escola ou na própria turma alunos que tenham experiência em tocar pandeiro, agogô, ganzá, atabaque ou mesmo berimbau.

Recursos Complementares

Para aprender os principais toques da capoeira, sugiro acessar os seguintes vídeos disponibilizados na internet:

http://www.youtube.com/watch?v=rPO49H9brvQ
http://www.youtube.com/watch?v=ck_d7hyu3lU
http://www.youtube.com/watch?v=JnrayDffGho

Avaliação

O professor, ao longo da aula, deverá observar o nível de conhecimento da turma sobre o conteúdo capoeira, interesse e capacidade motora para realizar a Ginga (elemento básico). Já que esta aula serviu como um diagnóstico inicial dos conhecimentos da turma sobre o tema da capoeira, a avaliação é realizada por observação dos alunos. Para as aulas práticas, indico a construção de uma ficha individual de avaliação continuada, que poderá acompanhar o desenvolvimento de cada aluno ao longo do plano de unidade. O professor pode optar por preencher as fichas todas as aulas ou escolher momentos pontuais ao longo do planejamento.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.