Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O homem e a Revolução Agrícola

 

29/11/2009

Autor y Coautor(es)
Virna Ligia Fernandes Braga
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Campo e a cidade como formações socioespaciais
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno irá perceber que a descoberta da agricultura, no período Neolítico, desencadeou o processo de sedentarização do homem e o surgimento das primeiras vilas e cidades.
Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O início da vida no planeta Terra.
  • O surgimento do Homo Sapiens no continente africano e as primeiras descobertas do período paleolítico.
  • A importância da natureza, a descoberta do fogo, os hábitos alimentares e a produção de utensílios.
  • Vida nômade.
Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO:

Atualmente, sabemos que a agricultura é praticada em todo o mundo. Plantar e colher faz parte da vida humana. Mas quando o homem começou a cultivar a terra?
Podemos dizer que foi em um período denominado de ‘Pré-História’, há mais ou menos 10 mil atrás quando, através da observação constante da natureza, os grupos humanos perceberam que era possível cultivar a terra. A fabricação de instrumentos e o uso do fogo foram muito importantes para o processo de desenvolvimento agrícola.

Mostre aos alunos como eram fabricadas as ferramentas de pedra.

A Revolução Agrícola-Neolítico

E como eram as primeiras moradias feitas pelos homens.

A Revolução Agrícola-Neolítico

Aos poucos os instrumentos de pedra ficaram mais elaborados, as pedras eram polidas e cada vez mais afiadas. Serviam como excelente ferramenta de corte, presas a ossos, chifres ou madeira. As peles de animais eram utilizadas para cobrir o corpo e se proteger do frio. O fogo, além de aquecer os homens ainda permitia que a comida fosse cozida.

DESENVOLVIMENTO:

Durante milhares de anos os grupos humanos viveram se deslocando de um lugar para o outro, em busca de alimento para sobreviver. Eram “nômades”, nunca se fixavam em um único lugar. Praticavam a caça, a pesca e a coleta, viviam do que a natureza lhes oferecia.
A situação de nômade começou a mudar quando começaram a praticar a agricultura, há cerca de 10 mil anos atrás, no período chamado de Neolítico ou Pedra Polida.

Atividade agrícola

Plantar alimentos foi um passo decisivo para o domínio da natureza e para o processo de fixação (sedentarização) dos grupos humanos. O fato do homem se tornar sedentário provocou uma verdadeira revolução no modo de vida da humanidade. Um dos acontecimentos mais importantes relacionados a isso foi o desenvolvimento de vilas e cidades.
As vilas se desenvolveram, geralmente, em regiões de solo fértil e propicio à agricultura. Perto de grandes rios, pois a água, a irrigação era fundamental para as plantações. Ali, às margens dos rios, as comunidades estabeleceram-se e começaram a praticar a agricultura. Entre os produtos cultivados estavam o trigo, a cevada e a aveia.
Aos poucos os alimentos passaram a ser armazenados em vasilhas de cerâmica. A argila era modelada e cozida no fogo para ficar resistente. Nas primeiras vilas, as cabanas funcionavam como uma cerca protetora para a comunidade. Alguns animais foram domesticados, como a cabra e o porco. A população também aumentou, pois havia mais comida e mais segurança.
As vilas se desenvolveram tanto que se transformaram em grandes cidades. Novas técnicas agrícolas surgiram como o arado, que proporcionou maior produtividade. Os alimentos eram suficientes para toda a população da cidade e os excedentes, o que sobrava, passou a ser utilizado no comércio.
Na região dos rios Tigre e Eufrates, que deram origem a civilização mesopotâmica, onde hoje se encontram o Iraque, a Síria e o Kuwait, e também às margens do Rio Nilo, onde surgiu a civilização egípcia, as cidades reuniam cerca de 40 mil habitantes.

CONCLUSÃO:

Embora as cidades da antiguidade não sejam como as de hoje, elas representavam um local 'seguro', no qual os grupos humanos podiam se estabelecer com mais recursos. As cidades representavam segurança, evitando-se as privações pelas quais passavam os homens no período de vida nômade. As grandes cidades da atualidade desempenham função de agregar recursos diversos, como aquelas surgidas na idade antiga, centros de poder, de produção de alimentos e de grandes obras coletivas.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos devem realizar uma produção de texto, a partir das seguintes considerações:

  • Vamos fazer uma comparação?
  • Vimos que nossos antepassados descobriram a agricultura e suas vidas modificaram completamente. Você acha que a agricultura ainda é importante hoje em dia?
  • Como e onde você consegue seu alimento?
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 10 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
  • Três estrelas 1/10 - 10%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ´Carlos Augusto Mitraud, Rede privada , Minas Gerais - dijo:
    carlosamitraud@gmail.com

    20/02/2015

    Quatro estrelas

    Aula muito bem estruturada, bem orientada. Permite discutir o tema para além do que está exposto. Senti falta de uma ilustração de uma cidade pré-histórica, pois o aluno do século XXI pode ter alguma dificuldade em imaginar como seriam os primeiros núcleos urbanos. Parabéns!


  • MARINA MEINCHEIM, Antonio Colonetti , Santa Catarina - dijo:
    marinajhuw@hotmail.com

    23/06/2014

    Cinco estrelas

    Achei fantastica, vai ajudar muito em meus trabalhos. Parabens!


  • CASSIMIRA MARIA DE OLIVEIRA, ESCOLA MUNC 1 E 2 G LEONIDAS DE A CASTRO , Bahia - dijo:
    cassmari@yahoo.com

    12/04/2014

    Cinco estrelas

    Excelente aula Pró está de parabéns, me ajudou muito!!!


  • Paulo Sérgio, Colégio Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário , Sergipe - dijo:
    psordem@hotmail.com

    01/08/2013

    Cinco estrelas

    Para introdução do conceito de revolução, a aula é bastante criativa, visto que assim como o fogo, a humanidade deu um salto em relação a transformação do meio.


  • David Silva Rodrigues, Colegio esta dual Flaviano de Jesus , Bahia - dijo:
    davidsilvarodrigues14@hotmail.com

    15/04/2013

    Quatro estrelas

    Adorei a aula ,poderia citar a disseminação da agricultura pelo globo e nas Americas ?


  • Ari Braz Dala Costa, Escola Estadual Beatriz Biavatti , Paraná - dijo:
    ari.dala@bol.com.br

    28/09/2010

    Cinco estrelas

    Professora Virna! Parabéns por sua aula. É maravilhosa e com certeza vai ser utilizada em minha atuação em sala de aula neste ano e nos próximos. Um grande abraço. Ari


  • Divina Elias da Silva, COLEGIO ESTADUAL PLINIO JAIME , Goiás - dijo:
    divin_aes@hotmail.com

    25/09/2010

    Cinco estrelas

    Amei essa aula e até utilizei para fazer um trabalho. Parabens Professora.


  • Cidinha Faria, Escola pública , Minas Gerais - dijo:
    cidfaria@oi.com.br

    20/06/2010

    Quatro estrelas

    Achei sua aula ótima. Sou professora de História e gostaria de trocar algumas atividades trabalho com ensino Fundamental II ( final) Se possível charges etc.. Te aguardo


  • Felícia Leite da silva, escola estadual , Mato Grosso - dijo:
    feliciadinda@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Achei interesse ,pois são tópicos principais que aborda a temãtica.


  • welceli cardoso lustosa, E M E F DEPUTADO RAIMUNDO RIBEIRO DE SOUZA , Pará - dijo:
    wellustosa@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Virna sua aula está ótima parabens. Douçlhe nota 10. Portanto um excelente


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.