29/11/2009
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Campo e a cidade como formações socioespaciais |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
INTRODUÇÃO:
Atualmente, sabemos que a agricultura é praticada em todo o mundo. Plantar e colher faz parte da vida humana. Mas quando o homem começou a cultivar a terra?
Podemos dizer que foi em um período denominado de ‘Pré-História’, há mais ou menos 10 mil atrás quando, através da observação constante da natureza, os grupos humanos perceberam que era possível cultivar a terra. A fabricação de instrumentos e o uso do fogo foram muito importantes para o processo de desenvolvimento agrícola.
Mostre aos alunos como eram fabricadas as ferramentas de pedra.
E como eram as primeiras moradias feitas pelos homens.
Aos poucos os instrumentos de pedra ficaram mais elaborados, as pedras eram polidas e cada vez mais afiadas. Serviam como excelente ferramenta de corte, presas a ossos, chifres ou madeira. As peles de animais eram utilizadas para cobrir o corpo e se proteger do frio. O fogo, além de aquecer os homens ainda permitia que a comida fosse cozida.
DESENVOLVIMENTO:
Durante milhares de anos os grupos humanos viveram se deslocando de um lugar para o outro, em busca de alimento para sobreviver. Eram “nômades”, nunca se fixavam em um único lugar. Praticavam a caça, a pesca e a coleta, viviam do que a natureza lhes oferecia.
A situação de nômade começou a mudar quando começaram a praticar a agricultura, há cerca de 10 mil anos atrás, no período chamado de Neolítico ou Pedra Polida.
Plantar alimentos foi um passo decisivo para o domínio da natureza e para o processo de fixação (sedentarização) dos grupos humanos. O fato do homem se tornar sedentário provocou uma verdadeira revolução no modo de vida da humanidade. Um dos acontecimentos mais importantes relacionados a isso foi o desenvolvimento de vilas e cidades.
As vilas se desenvolveram, geralmente, em regiões de solo fértil e propicio à agricultura. Perto de grandes rios, pois a água, a irrigação era fundamental para as plantações. Ali, às margens dos rios, as comunidades estabeleceram-se e começaram a praticar a agricultura. Entre os produtos cultivados estavam o trigo, a cevada e a aveia.
Aos poucos os alimentos passaram a ser armazenados em vasilhas de cerâmica. A argila era modelada e cozida no fogo para ficar resistente. Nas primeiras vilas, as cabanas funcionavam como uma cerca protetora para a comunidade. Alguns animais foram domesticados, como a cabra e o porco. A população também aumentou, pois havia mais comida e mais segurança.
As vilas se desenvolveram tanto que se transformaram em grandes cidades. Novas técnicas agrícolas surgiram como o arado, que proporcionou maior produtividade. Os alimentos eram suficientes para toda a população da cidade e os excedentes, o que sobrava, passou a ser utilizado no comércio.
Na região dos rios Tigre e Eufrates, que deram origem a civilização mesopotâmica, onde hoje se encontram o Iraque, a Síria e o Kuwait, e também às margens do Rio Nilo, onde surgiu a civilização egípcia, as cidades reuniam cerca de 40 mil habitantes.
CONCLUSÃO:
Embora as cidades da antiguidade não sejam como as de hoje, elas representavam um local 'seguro', no qual os grupos humanos podiam se estabelecer com mais recursos. As cidades representavam segurança, evitando-se as privações pelas quais passavam os homens no período de vida nômade. As grandes cidades da atualidade desempenham função de agregar recursos diversos, como aquelas surgidas na idade antiga, centros de poder, de produção de alimentos e de grandes obras coletivas.
Os alunos devem realizar uma produção de texto, a partir das seguintes considerações:
Quatro estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/02/2015
Quatro estrelasAula muito bem estruturada, bem orientada. Permite discutir o tema para além do que está exposto. Senti falta de uma ilustração de uma cidade pré-histórica, pois o aluno do século XXI pode ter alguma dificuldade em imaginar como seriam os primeiros núcleos urbanos. Parabéns!
23/06/2014
Cinco estrelasAchei fantastica, vai ajudar muito em meus trabalhos. Parabens!
12/04/2014
Cinco estrelasExcelente aula Pró está de parabéns, me ajudou muito!!!
01/08/2013
Cinco estrelasPara introdução do conceito de revolução, a aula é bastante criativa, visto que assim como o fogo, a humanidade deu um salto em relação a transformação do meio.
15/04/2013
Quatro estrelasAdorei a aula ,poderia citar a disseminação da agricultura pelo globo e nas Americas ?
28/09/2010
Cinco estrelasProfessora Virna! Parabéns por sua aula. É maravilhosa e com certeza vai ser utilizada em minha atuação em sala de aula neste ano e nos próximos. Um grande abraço. Ari
25/09/2010
Cinco estrelasAmei essa aula e até utilizei para fazer um trabalho. Parabens Professora.
20/06/2010
Quatro estrelasAchei sua aula ótima. Sou professora de História e gostaria de trocar algumas atividades trabalho com ensino Fundamental II ( final) Se possível charges etc.. Te aguardo
24/03/2010
Três estrelasAchei interesse ,pois são tópicos principais que aborda a temãtica.
24/03/2010
Cinco estrelasVirna sua aula está ótima parabens. Douçlhe nota 10. Portanto um excelente